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Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

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Mensagem por arthur.farias.96 Sex Nov 22, 2013 2:50 pm

Então rapaziada!

Com o instrumento desligado a gente é forçado a prestar mais atenção no som e tb a sentir mais a vibração do instrumento, possiveis trastejamentos tb ficam mais evidentes e podem ser corrigidos, e tem q dar mais atenção na pegada da mão direita tb pro som sair mais alto e
mais claro.

Vcs acham q tocar com o instrumento desligado pode ajudar a desenvolver a pegada ou é perda de tempo tocar assim?
Vcs tem esse hábito ou sabem de músicos famosos que fazem isso?
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Mensagem por GusVCD Sex Nov 22, 2013 2:56 pm

Eu toco bastante com o instrumento desligado, normalmente em duas situações:

- Vendo TV com a família, mais treinando exercícios de coordenação e velocidade, como desenhos de escalas "teia de aranha".
- Qdo estou sozinho no silencio absoluto, treinando grooves e principalmente notas abafadas. Esses prefiro até fazer assim do q com fone.

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Mensagem por webercar Sex Nov 22, 2013 3:04 pm

^ Idem, acrescentando + uma.
- Qdo alguém está dormindo, para não incomodar. Não consigo ficar muito tempo com fone de ouvido.
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Mensagem por DenisLM Sex Nov 22, 2013 3:58 pm

eu toco direto com o instrumento desligado.
tenho a mão direita bem pesada por causa disso, o que é uma boa para o tipo de som que faço
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Mensagem por allexcosta Sex Nov 22, 2013 4:10 pm

Se você não se apresenta para o público com o instrumento desligado, estudar dessa forma não é a melhor opção.
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Mensagem por Edu Fettermann Sex Nov 22, 2013 4:15 pm

allexcosta escreveu:Se você não se apresenta para o público com o instrumento desligado, estudar dessa forma não é a melhor opção.
Ia dizer isso. "Pegada" não significa necessariamente "tocar forte".
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Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Nov 22, 2013 4:28 pm

Sem contar que, quanto menos força você aprender a fazer, menor a chance de LER e afins.

Para estudar em silêncio eu prefiro usar meu amplug da vox
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Mensagem por Licas Sex Nov 22, 2013 4:54 pm

Acho legal pra ajustar a pegada. Se tiver soando legal desplugado, provavelmente soará legal quando estiver amplificado.
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Mensagem por subgrave Sex Nov 22, 2013 5:08 pm

nada a ver...
até atrapalha pq quando for tocar prá valer vc vai tocar com o instrumento ligado...


Última edição por subgrave em Sex Nov 22, 2013 5:09 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Nov 22, 2013 5:09 pm

Para exercitar a pegada eu costumo fazer exercícios para a mão direita.
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Mensagem por arthur.farias.96 Sex Nov 22, 2013 5:10 pm

Legal saber q outros tb tem esse hábito,

Eu faço isso as vezes, mas da semana passada pra cá, comecei a pensar q esse podia ser um jeito bom de tocar, pra ajustar a pegada como Licas disse e tb acho q é bom pra conhecer mais a fundo as particularidades do instrumento.

Mas Allexcosta, quais seriam os problems desse maneira de estudar?
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Mensagem por allexcosta Sex Nov 22, 2013 5:14 pm

arthur.farias.96 escreveu:Mas Allexcosta, quais seriam os problems desse maneira de estudar?
O estudo deve simular situações reais vividas com um instrumento.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Nov 22, 2013 5:33 pm

allexcosta escreveu:
arthur.farias.96 escreveu:Mas Allexcosta, quais seriam os problems desse maneira de estudar?
O estudo deve simular situações reais vividas com um instrumento.
(2)
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Mensagem por DUDUBASS Sex Nov 22, 2013 5:43 pm

Na impossibilidade de praticar com instrumento plugado acho válido. Mas problemas como abafamento, extremamente comuns e relativamente ruins de resolver, com instrumento desplugado você nem percebe que está rolando.
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Mensagem por GusVCD Sex Nov 22, 2013 5:51 pm

^ Do jeito q o Zuzo abordou abafados comigo, não sinto diferença em estudar abafado com o baixo plugado, no fone, ou desplugado...

Os exercícios funcionam bem de qq forma.

Mas claro q falo de um nível amador todas essas coisas. Pra galera q tem o baixo como algo mais profissional ou um talento bem mais evoluído, pode ser outro caso.
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Mensagem por allexcosta Sex Nov 22, 2013 6:02 pm

^ Sim, o exercício até funciona, mas em música, a prática mecânica de uma técnica sem a associação auditiva do que aquela técnica produz não é uma situação ideal.

Música é a arte dos sons.
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Mensagem por Fernando Zadá Sex Nov 22, 2013 6:05 pm

allexcosta escreveu:Se você não se apresenta para o público com o instrumento desligado, estudar dessa forma não é a melhor opção.
claps claps 

allexcosta escreveu:
arthur.farias.96 escreveu:Mas Allexcosta, quais seriam os problems desse maneira de estudar?
O estudo deve simular situações reais vividas com um instrumento.
claps claps claps claps claps claps claps claps claps claps claps claps claps 

Penso da mesma forma. O baixo tem uma característica que é muita mudança de timbre em função da pegada e a não ser que esteja querendo fazer apensa um exercício físico tipo marombeiro não vejo porque não ligar ele. Acho contraproducente esse estudo

Mais claps pela resposta de cima!! Rsss
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Mensagem por Christian Sex Nov 22, 2013 6:50 pm

eu acho bacana pra treinar velocidade, exercícios pois pode fazer isso quando estiver vendo um filme essas coisas. Mas o pensamento do Allex é super relevante
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Mensagem por DenisLM Sex Nov 22, 2013 6:52 pm

e quem disse que tocando com o baixo desligado não se consegue ouvir o que está tocando? Twisted Evil 
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Mensagem por Fernando Zadá Sex Nov 22, 2013 7:03 pm

pra rock tanto faz né.... jocolor Twisted Evil Twisted Evil 
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Mensagem por DenisLM Sex Nov 22, 2013 7:14 pm

é só dum dum dum é tônica.
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Mensagem por arthur.farias.96 Sáb Nov 23, 2013 1:50 pm

Fernando Zadá escreveu:pra rock tanto faz né.... jocolor Twisted Evil Twisted Evil 
headbang headbang 

É q o jack tava com mau contato, aí abria mexia nos contatos e ficava bom de novo, fiz isso algumas vezes até que quebrou o contato. Como só vou mandar pro luthier na próxima semana, pra não ficar vários dias sem tocar estou tocando com ele desligado por uns dias.
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Mensagem por GeTorres Sáb Nov 23, 2013 3:31 pm

Perguntem ao Zubrycky!!!

Reza a lenda contada pelo próprio que ele estuda desplugado, por não acreditar em "amplificador para estudo".

Resultado, o bem merecido apelido de mão de marreta! headbang headbang headbang 
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Mensagem por cardozo Sáb Nov 23, 2013 7:37 pm

Não vejo muito sentido tocar um instrumento musical que não faz música.

O som é o resultado de toda uma técnica. A pegada é uma das partes que compõe a técnica. E o som resultante é o feedback para você saber se está executando corretamente a técnica.

Valeu!
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Mensagem por Zubrycky Sáb Nov 23, 2013 10:53 pm

GeTorres escreveu:Perguntem ao Zubrycky!!!

Reza a lenda contada pelo próprio que ele estuda desplugado, por não acreditar em "amplificador para estudo".

Resultado, o bem merecido apelido de mão de marreta!   headbang headbang headbang 
E não acredito mesmo...

Bom, respeito as opiniões em contrário, mas pessoalmente dispenso completamente o uso de amplificadores para estudar. Vou na mão mesmo.

Para mim, esta tática de estudos tem sido útil desde que comecei a tocar.

Quando iniciei os meus estudos, há 20 anos atrás, só pude comprar o baixo. Como queria aprender a tocar, ao invés de começar a estudar somente após a compra do amplificador, fui na mão mesmo, me adaptei a isso e fui em frente.

Acabei me acostumando a isso (Nunca comprei um amplificador de estudos pois, como não uso amplis para estudar, isso,para mim, é dinheiro jogado fora) e, honestamente, não acho que isso tenha me prejudicado em nada.

Ainda que isso não sirva para todos, penso que o amplificador não é, de forma alguma, uma condição sine qua non para a prática de estudos. Em outras palavras, a ausência dele não impede que se estude o instrumento.

(Já vi, aliás, ao longo dos anos, alguns casos de pessoas que não tinham dinheiro para comprar o amplificador - O que não é demérito algum, diga-se de passagem... Eu mesmo, repito, quando comecei, só tinha dinheiro para comprar o baixo - e deixar de estudar por acreditar que o estudo depende do amplificador)

Ao meu ver, portanto, pode-se muito bem dispensar completamente o uso de amplificadores para estudar em casa. E ainda ter vantagens com isso.

As vantagens dessa técnica de estudo são a liberdade de treinar a qualquer hora sem precisar se preocupar com família e/ou vizinhança e também a aquisição, ao longo da prática sem amplificação, do tônus muscular necessário para uma "pegada" mais forte no instrumento (Uma vez que, sem amplificador, os dedos que tangem as cordas precisam tocar com mais força para que a nota possa ser ouvida pelo executante).

A minha experiência me ensinou que é muito mais fácil tocar com uma pegada leve quando já se tem uma pegada forte do que tocar com uma pegada forte quando só se consegue tocar com uma pegada leve. Em outras palavras, subtrair força quando esta já existe é muito mais fácil do que adicioná-la quando os músculos não estão devidamente condicionados para exercê-la de forma constante ao longo do tempo.

Nunca encontrei algo melhor do que treinar para adquirir a força necessária para poder tocar o instrumento com força (Leia-se tocar notas com mais volume sem ter que mexer no volume do amplificador) por bastante tempo.

É claro que cada caso é um caso e entendo que algumas pessoas queiram e também se beneficiem do uso de amplificador nos estudos... Entretanto, enxergo a questão da prática sem amplificação como uma técnica de cultivo do tônus muscular necessário para alcançar a força e os resultados sonoros aos quais aspiro, de forma que para mim o amplificador de estudos sempre foi algo que julguei ser completamente desnecessário.

É claro que isso, por me servir, não é necessariamente algo aplicável a todo mundo.

Mas essa é a minha posição a respeito do assunto.
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Mensagem por emanuelneto Dom Nov 24, 2013 7:16 am

É recomendado instrumento plugado como a maioria comentou (melhor formar de aprender é escutar o som produzido pelo amplificador e você irá ajustar melhor a pegada da mão para chegar ao som que lhe agrade) ... Mas eu faço exercícios de coordenação tarde da noite (pessoal está dormindo em casa) e meu porta pro está sem esponja (incomoda os ouvidos) ... ou seja: "A necessidade faz o homem."
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Mensagem por fgbass Dom Nov 24, 2013 7:30 am

Estudo direto sem plugar o baixo, e principalmente, a guitarra. O som que obtenho sem amplificacao me ajuda muito a desenvolver uma gama maior de timbres que posso obter mudando somente o jeito de tocar, sem mexer com EQ, ganho, etc. Claro que isso pode nao funcionar pra outras pessoas, mas comigo é de grande ajuda. Quando plugo o baixo, percebo que me baseio muito mais pelo "tocar" em si, do que pelo som do contrabaixo, o que me da muito mais controle e um monitoramento mais eficiente sobre o que o resto da banda esta fazendo.
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Mensagem por Fernando Zadá Dom Nov 24, 2013 12:31 pm

scratch scratch scratch scratch 
Sleep Sleep Sleep Sleep Sleep weed weed weed up up up snax snax snax snax Café Café Estudando Estudando Estudando Estudando Legal Slap Palhaçada Tonto Zen Zen Book Jornal Dance 2 Dance 1 Escondido Pergunta :hmm: :hmm: :curti: 

sem palavras
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Mensagem por Claudio Dom Nov 24, 2013 1:29 pm

Eu estudo 100% das vezes com o instrumento desplugado... dependendo da situação, até faço apresentações para público com instrumento desplugado. lol! 
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Mensagem por GeTorres Dom Nov 24, 2013 1:45 pm

ClaudioBass escreveu:Eu estudo 100% das vezes com o instrumento desplugado... dependendo da situação, até faço apresentações para público com instrumento desplugado. lol! 
hail hail Descobri quem foi o "Mestre" do Zubrycky!
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Mensagem por Fernando Zadá Dom Nov 24, 2013 1:46 pm

^ fanfarrões!! Rsss
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Mensagem por Cid Dom Nov 24, 2013 1:57 pm

Fala sério kkkkk.

Isso é igual dizer que um piloto de F1 se prepara pras corridas dentro do seu carro sem sair da garagem.
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Mensagem por GeTorres Dom Nov 24, 2013 3:12 pm

Tem um inglês que é 'piloto de simulador' e foi campeão no primeiro campeonato que disputou.

Ele nem entrou no carro pra treinar!
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Mensagem por subgrave Dom Nov 24, 2013 3:39 pm

Zubrycky escreveu:A minha experiência me ensinou que é muito mais fácil tocar com uma pegada leve quando já se tem uma pegada forte do que tocar com uma pegada forte quando só se consegue tocar com uma pegada leve. Em outras palavras, subtrair força quando esta já existe é muito mais fácil do que adicioná-la quando os músculos não estão devidamente condicionados para exercê-la de forma constante ao longo do tempo.
Com todo o respeito ao entendimento do amigo, mas pegada é um conceito muito mais amplo que tocar com menos ou mais força, depende principalmente da sensibilidade da execução como um todo, sendo portanto indispensável o instrumento estar ligado para a maior possível percepção da sonoridade gerada e suas nuances.

Dona edit: erro de digitação e erro de português lamentável...


Última edição por subgrave em Dom Nov 24, 2013 6:56 pm, editado 3 vez(es)

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Mensagem por Cid Dom Nov 24, 2013 3:41 pm

GeTorres escreveu:Tem um inglês que é 'piloto de simulador' e foi campeão no primeiro campeonato que disputou.

Ele nem entrou no carro pra treinar!
Hahaha quase, mas não foi....

Simulador como o none já diz simula, mas um simulador desses simula condições reais de pista, de pneus, de consumo, de vento, de chuva, ou seja, se aproxima muito do real...

Estudar com o baixo desplugado vai te dar memória muscular e só sem dúvida, mas não vai fazer você tirar o melhor som.
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Mensagem por emanuelneto Dom Nov 24, 2013 3:59 pm

subgrave escreveu:
Zubrycky escreveu:A minha experiência me ensinou que é muito mais fácil tocar com uma pegada leve quando já se tem uma pegada forte do que tocar com uma pegada forte quando só se consegue tocar com uma pegada leve. Em outras palavras, subtrair força quando esta já existe é muito mais fácil do que adicioná-la quando os músculos não estão devidamente condicionados para exercê-la de forma constante ao longo do tempo.
Como todo o respeito ao entendimento do amigo, mas pegada é um conceito muito mais amplo que tocar com menos ou mais força, depende principalmente da sensibilidade da execução como um todo, sendo portando indispensável o instrumento estar ligado para a maior possível perceção da sonoridade gerada e suas nuançes.
Aonde eu assino??? rsrsrsrs ... Pegada é isso mesmo que você falou ... eu queria entender porque as pessoas associam "pagada" a "força"
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Mensagem por subgrave Dom Nov 24, 2013 4:10 pm

^assina umas duplicatas que tenho aqui... rsrsrsrs

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Mensagem por Fernando Zadá Dom Nov 24, 2013 4:41 pm

pegada e força não são a mesma coisa mesmo. Tocar suave em muitos casos é usar a pegada correta.
Assim como alguns confundem velocidade com ser bom muitos confundem pegada com tocar forte como se música fosse esporte ou musculação.
E muita analise e rodação de lampada só gasta tempo hábil que poderia ser aproveitado tocando.
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Mensagem por DenisLM Dom Nov 24, 2013 5:45 pm

Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? Popcorn
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Nov 24, 2013 6:36 pm

subgrave escreveu:
Zubrycky escreveu:A minha experiência me ensinou que é muito mais fácil tocar com uma pegada leve quando já se tem uma pegada forte do que tocar com uma pegada forte quando só se consegue tocar com uma pegada leve. Em outras palavras, subtrair força quando esta já existe é muito mais fácil do que adicioná-la quando os músculos não estão devidamente condicionados para exercê-la de forma constante ao longo do tempo.
Com todo o respeito ao entendimento do amigo, mas pegada é um conceito muito mais amplo que tocar com menos ou mais força, depende principalmente da sensibilidade da execução como um todo, sendo portando indispensável o instrumento estar ligado para a maior possível percepção da sonoridade gerada e suas nuances.

Dona edit: erro de digitação e erro de português lamentável...
Concordo.
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Mensagem por Zubrycky Dom Nov 24, 2013 9:12 pm

subgrave escreveu:
Zubrycky escreveu:A minha experiência me ensinou que é muito mais fácil tocar com uma pegada leve quando já se tem uma pegada forte do que tocar com uma pegada forte quando só se consegue tocar com uma pegada leve. Em outras palavras, subtrair força quando esta já existe é muito mais fácil do que adicioná-la quando os músculos não estão devidamente condicionados para exercê-la de forma constante ao longo do tempo.
Com todo o respeito ao entendimento do amigo, mas pegada é um conceito muito mais amplo que tocar com menos ou mais força, depende principalmente da sensibilidade da execução como um todo, sendo portanto indispensável o instrumento estar ligado para a maior possível percepção da sonoridade gerada e suas nuances.

Dona edit: erro de digitação e erro de português lamentável...
Respeito a sua opinião, mas dizer que a presença do amplificador no estudo é algo indispensável é, ao meu ver, um exagero e uma imprecisão, pois usar o termo "indispensável" neste caso é algo equivalente a afirmar, de forma categórica e dogmática, que o estudo não pode ser feito sem amplificação, algo que está bem longe da verdade, pois o estudo é possível, com ou sem amplificador.

Agora, se o amplificador será usado ou não, bom, isso será sempre algo determinado pelas circunstâncias e também pelas preferências pessoais do músico.
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Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por subgrave Dom Nov 24, 2013 11:21 pm

Zubrycky escreveu:
subgrave escreveu:
Zubrycky escreveu:A minha experiência me ensinou que é muito mais fácil tocar com uma pegada leve quando já se tem uma pegada forte do que tocar com uma pegada forte quando só se consegue tocar com uma pegada leve. Em outras palavras, subtrair força quando esta já existe é muito mais fácil do que adicioná-la quando os músculos não estão devidamente condicionados para exercê-la de forma constante ao longo do tempo.
Com todo o respeito ao entendimento do amigo, mas pegada é um conceito muito mais amplo que tocar com menos ou mais força, depende principalmente da sensibilidade da execução como um todo, sendo portanto indispensável o instrumento estar ligado para a maior possível percepção da sonoridade gerada e suas nuances.

Dona edit: erro de digitação e erro de português lamentável...
Respeito a sua opinião, mas dizer que a presença do amplificador no estudo é algo indispensável é, ao meu ver, um exagero e uma imprecisão, pois usar o termo "indispensável" neste caso é algo equivalente a afirmar, de forma categórica e dogmática, que o estudo não pode ser feito sem amplificação, algo que está bem longe da verdade, pois o estudo é possível, com ou sem amplificador.

Agora, se o amplificador será usado ou não, bom, isso será sempre algo determinado pelas circunstâncias e também pelas preferências pessoais do músico.
Claro que o estudo é possível atraves de diversas 'técnicas', por isso veja-se que o termo "indispensável" não foi usado de forma isolada ou absoluta, está associado a uma questão qualitativa, vinculada ao nível técnico de cada um.

Minhas técnicas de slap por exemplo ficam extremamente comprometidas com o baixo desligado, e não as teria alcançado de jeito nenhum com o instrumento desligado. Minha intenção não foi jogar pedras em ninguém, inclusive hoje ironicamente estava tocando com o baixo desligado, mas tem coisa que não funciona com o instrumento desligado, e o estudo nestas condições acaba por criar uma limitação, ao menos para mim.

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Mensagem por Fabio Linhares Seg Nov 25, 2013 12:15 am

Tocar o baixo desplugado pode aumentar a força de sua pegada, mas tem grande chance de perder o feeling da mesma.
Agora decorar desenho de escalas, memoria muscular, aquecer antes de tocar numa gig (quem nunca) são perfeitamente conseguidos sem ligar o instrumento no ampli.
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Mensagem por emanuelneto Seg Nov 25, 2013 12:20 am

Existem casos e casos ... claro que dar para estudar com o baixo desligado (baixolão, rabecão e até mesmo o baixo elétrico), mas no caso de "baixo elétrico" é recomendado estudar com ele plugado. Quem estuda com baixo desligado vai passar por alguns problemas ao tocar ao vivo, vai ter dificuldade de configurar seu timbre, vai ter que usar no mínimo um compressor entre outras coisas... tocar sem amplificação é uma coisa, tocar com amplificação é outra coisa.
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Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por Zubrycky Seg Nov 25, 2013 12:51 am

emanuelneto escreveu:Existem casos e casos ... claro que dar para estudar com o baixo desligado (baixolão, rabecão e até mesmo o baixo elétrico), mas no caso de "baixo elétrico" é recomendado estudar com ele plugado. Quem estuda com baixo desligado vai passar por alguns problemas ao tocar ao vivo, vai ter dificuldade de configurar seu timbre, vai ter que usar no mínimo um compressor entre outras coisas... tocar sem amplificação é uma coisa, tocar com amplificação é outra coisa.
Não necessariamente.

Embora tocar sem amplificação não seja o mesmo que tocar com amplificação, eu sempre estudei sem amplificador e nunca tive esse tipo de problemas ao vivo.


Última edição por Zubrycky em Seg Nov 25, 2013 1:07 am, editado 1 vez(es)
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Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por Zubrycky Seg Nov 25, 2013 1:06 am

subgrave escreveu:
Zubrycky escreveu:
subgrave escreveu:
Zubrycky escreveu:A minha experiência me ensinou que é muito mais fácil tocar com uma pegada leve quando já se tem uma pegada forte do que tocar com uma pegada forte quando só se consegue tocar com uma pegada leve. Em outras palavras, subtrair força quando esta já existe é muito mais fácil do que adicioná-la quando os músculos não estão devidamente condicionados para exercê-la de forma constante ao longo do tempo.
Com todo o respeito ao entendimento do amigo, mas pegada é um conceito muito mais amplo que tocar com menos ou mais força, depende principalmente da sensibilidade da execução como um todo, sendo portanto indispensável o instrumento estar ligado para a maior possível percepção da sonoridade gerada e suas nuances.

Dona edit: erro de digitação e erro de português lamentável...
Respeito a sua opinião, mas dizer que a presença do amplificador no estudo é algo indispensável é, ao meu ver, um exagero e uma imprecisão, pois usar o termo "indispensável" neste caso é algo equivalente a afirmar, de forma categórica e dogmática, que o estudo não pode ser feito sem amplificação, algo que está bem longe da verdade, pois o estudo é possível, com ou sem amplificador.

Agora, se o amplificador será usado ou não, bom, isso será sempre algo determinado pelas circunstâncias e também pelas preferências pessoais do músico.
Claro que o estudo é possível atraves de diversas 'técnicas', por isso veja-se que o termo "indispensável" não foi usado de forma isolada ou absoluta, está associado a uma questão qualitativa, vinculada ao nível técnico de cada um.

Minhas técnicas de slap por exemplo ficam extremamente comprometidas com o baixo desligado, e não as teria alcançado de jeito nenhum com o instrumento desligado. Minha intenção não foi jogar pedras em ninguém, inclusive hoje ironicamente estava tocando com o baixo desligado, mas tem coisa que não funciona com o instrumento desligado, e o estudo nestas condições acaba por criar uma limitação, ao menos para mim.
Entendo o seu ponto de vista.

Também não tenho (E lhe peço desculpas se pareceu o contrário) a intenção de jogar pedras em ninguém.

De qualquer forma, sendo este Fórum um local para repartir experiências, quis compartilhar neste tópico a minha experiência nesse assunto, experiência que é diferente da maioria (Sei que a maioria prefere estudar com amplificação).

Pessoalmente (E respondendo à pergunta do autor do tópico), treino assim há cerca de 20 anos e não acho que isso tenha me prejudicado em nada (Aliás, como já disse antes, até encontrei certas vantagens com este tipo de treinamento).

Enfim, cada caso é um caso, pois há quem seja prejudicado pelo estudo sem amplificação (Como você mesmo relatou ter sido) e há quem não o seja (Como eu).


Última edição por Zubrycky em Seg Nov 25, 2013 1:12 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por emanuelneto Seg Nov 25, 2013 1:10 am

Zubrycky escreveu:
emanuelneto escreveu:Existem casos e casos ... claro que dar para estudar com o baixo desligado (baixolão, rabecão e até mesmo o baixo elétrico), mas no caso de "baixo elétrico" é recomendado estudar com ele plugado. Quem estuda com baixo desligado vai passar por alguns problemas ao tocar ao vivo, vai ter dificuldade de configurar seu timbre, vai ter que usar no mínimo um compressor entre outras coisas... tocar sem amplificação é uma coisa, tocar com amplificação é outra coisa.
Não necessariamente.

Embora tocar sem amplificação não seja o mesmo que tocar com amplificação, eu sempre estudei sem amplificador e nunca tive esse tipo de problemas ao vivo.
Eu também estudo "sem amplificação" (tarde da noite não dar para ligar e acorda o pessoal em casa e meu porta pro está sem esponja) ... Nos conseguimos estudar porque já temos uma experiencia, mas para quem está começando vai ter problemas sim
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Mensagem por Zubrycky Seg Nov 25, 2013 1:19 am

emanuelneto escreveu:
Zubrycky escreveu:
emanuelneto escreveu:Existem casos e casos ... claro que dar para estudar com o baixo desligado (baixolão, rabecão e até mesmo o baixo elétrico), mas no caso de "baixo elétrico" é recomendado estudar com ele plugado. Quem estuda com baixo desligado vai passar por alguns problemas ao tocar ao vivo, vai ter dificuldade de configurar seu timbre, vai ter que usar no mínimo um compressor entre outras coisas... tocar sem amplificação é uma coisa, tocar com amplificação é outra coisa.
Não necessariamente.

Embora tocar sem amplificação não seja o mesmo que tocar com amplificação, eu sempre estudei sem amplificador e nunca tive esse tipo de problemas ao vivo.
Eu também estudo "sem amplificação" (tarde da noite não dar para ligar e acorda o pessoal em casa e meu porta pro está sem esponja) ... Nos conseguimos estudar porque já temos uma experiencia, mas para quem está começando vai ter problemas sim
Mais uma vez, não necessariamente.

Desde que eu comecei a estudar contrabaixo, eu o fiz sem amplificação.

Não tinha dinheiro para comprar um amplificador, não queria esperar até adquirir um amplificador para começar a aprender, de forma que fui sem amplificador mesmo.

Usei o dinheiro que tinha para ter aulas. E tive a sorte de encontrar ótimos professores.

Sendo assim, hoje penso que para um iniciante a ausência de um bom professor causa muito mais problemas do que a ausência de um amplificador (Note que não estou dizendo para que iniciantes deixem de comprar um amplificador... Aqui, deixo bem claro que penso que eles devam sempre iniciar os seus estudos sob a tutela de um bom professor).
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Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por emanuelneto Seg Nov 25, 2013 1:34 am

^^ como falei antes: "Existem casos e casos" ...
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Mensagem por Fernando Zadá Seg Nov 25, 2013 9:22 am

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