Sentimento "Old School"
+11
Eliseumohr
Maurício_Expressão
Thales_Sr
DenisLM
fheliojr
allexcosta
Fernando Zadá
Mauricio Luiz Bertola
pedrohenrique.astronauta
subgrave
bassfuria
15 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Sentimento "Old School"
Quantos aqui adotaram o baixo de 5 cordas como seu instrumento principal...?
Por "trabalho" ou o recurso a mais da corda B, enfim, por qualquer que seja o motivo, e passam horas e horas estudando, acompanhando músicas, treinando técnicas, fazendo shows, apresentações, e em algum momento do dia ou da semana, naquele breve tempo de lazer e descanso olham pro lado e tiram o baixo de 4 cordas da Bag ou Case e tem aquele sentimento "Old School"...?
Onde tudo começou... O primeiro "Timbre Interior"... A "groveria" das 4 cordas... Lembrando das primeiras influências no baixo... James Jamerson, Jaco Pastorious, Larry Graham, Louis Johnson, Bootsy Colins, Marcus Miller... etc...
Tenho 39 anos, e comecei a escutar música de qualidade muito cedo, e por mais tempo que eu passe com o baixos de 5 cordas (cerca de 6 à 10 horas por dia) sempre antes de dormir dou uma olhada pro lado e tenho que tocar pelo menos 15 minutos com um baixo de 4 cordas, isso quando não tiro um dia inteiro só pra eles, se não meu dia não valeu nada...
Por "trabalho" ou o recurso a mais da corda B, enfim, por qualquer que seja o motivo, e passam horas e horas estudando, acompanhando músicas, treinando técnicas, fazendo shows, apresentações, e em algum momento do dia ou da semana, naquele breve tempo de lazer e descanso olham pro lado e tiram o baixo de 4 cordas da Bag ou Case e tem aquele sentimento "Old School"...?
Onde tudo começou... O primeiro "Timbre Interior"... A "groveria" das 4 cordas... Lembrando das primeiras influências no baixo... James Jamerson, Jaco Pastorious, Larry Graham, Louis Johnson, Bootsy Colins, Marcus Miller... etc...
Tenho 39 anos, e comecei a escutar música de qualidade muito cedo, e por mais tempo que eu passe com o baixos de 5 cordas (cerca de 6 à 10 horas por dia) sempre antes de dormir dou uma olhada pro lado e tenho que tocar pelo menos 15 minutos com um baixo de 4 cordas, isso quando não tiro um dia inteiro só pra eles, se não meu dia não valeu nada...
bassfuria- Membro
Re: Sentimento "Old School"
Realmente meus instrumentos de 4 cordas também rementem a alguma nostalgia.
subgrave- Membro
Esse tal sentimento me fez vender meu cinco cordas e comprar dois de quatro cordas. Não sei o que há. Sem contar que para mim que sou desprovido de estrutura corporal para aguentar um cinco cordas por muito tempo, o quatro cordas sempre cai como uma luva
pedrohenrique.astronauta- Membro
Tenho ambos, mas atualmente só toco os de 4...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
devo ser super ultra high new future school que só toco no 6 cordas!! Rsss
Mas brincadeiras a parte as vezes pego um JB 4 cordas aqui para brincar!!
Mas brincadeiras a parte as vezes pego um JB 4 cordas aqui para brincar!!
Fernando Zadá- Moderador
Gosto muito de tocar 4 cordas em casa, mas como comecei com 5, em gigs sinto falta da Sizona. Vale notar que raramente toco música considerada "old-school".
allexcosta- Administrador
tenho sentimentos old school, mas, desde q comecei a tocar com um de 5 cordas, não quero mais baixos de 4.
fheliojr- Membro
nas 4 cordas me sinto "em casa", sob controle de onde estou e tudo mais.
nas 6 cordas requer mais atenção, fácil de errar.
nas 10 cordas mal dá pra piscar... olhou pro lado é nota errada.
nas 6 cordas requer mais atenção, fácil de errar.
nas 10 cordas mal dá pra piscar... olhou pro lado é nota errada.
Nas bandas, levo o 5 cordas ativo. Tanto porque os estilos pedem, as vezes porque não quero ter de baixar a afinação em meio tom... E o circuito ativo me dá algum "poder de fogo" contra técnicos de som menos preparados.
Mas aqui em casa fica o SX 4 cordas passivo, delícia de tocar. Toda vez que pego ele me impressiono como que custa tão pouco e é tão confortável e soa tão bem.
Mas aqui em casa fica o SX 4 cordas passivo, delícia de tocar. Toda vez que pego ele me impressiono como que custa tão pouco e é tão confortável e soa tão bem.
Thales_Sr- Moderador
Gente... Nunca toquei em baixo de 5C. Até comprei um Ibanez ano passado, mas só toquei mesmo na loja. Em casa, os 4C são, de casa... Hehehehe.
Você acredita mesmo nisso?Thales_Sr escreveu:E o circuito ativo me dá algum "poder de fogo" contra técnicos de som menos preparados.
Sempre pensei assim .Thales_Sr escreveu:. E o circuito ativo me dá algum "poder de fogo" contra técnicos de som menos preparado.
Uso 4 cordas , tenho um baixo de 5 cordas aqui em casa ,mas nunca gostei do som da sizona!
Eliseumohr- Membro
Já tentei duas vezes com os 5 cordas e no final acabei vendendo e voltando para os 4 cordas.
Sim, pelo menos até agora tem funcionado. Se preciso de um pouco de volume e o cara não me ouve, só é dar um pouco de médio que tá tudo ok.allexcosta escreveu:Você acredita mesmo nisso?Thales_Sr escreveu:E o circuito ativo me dá algum "poder de fogo" contra técnicos de som menos preparados.
Thales_Sr- Moderador
^ A maioria de técnicos de som que conheço vai deixar o baixo soando exatamente da maneira que eles querem, não importa o que o baixista faça.
Exatamente assim,achar q um pré te salva nessas ocasiôes é lenda,o técnico tem o Fader de nosso canal nas mãos,e não há nada q possamos fazer,a não ser chegar com um Bombom,uma cervejinha,ou dizendo q tem irmã boa e q vai passar o facebook dela pra ele!!!!allexcosta escreveu:^ A maioria de técnicos de som que conheço vai deixar o baixo soando exatamente da maneira que eles querem, não importa o que o baixista faça.
Nando Vasques- Membro
Eu tenho um 5 cordas, só que com as cordas EADGC
5 cordas disfarçado de 4 cordas... 5 cordas com B não é a minha praia.
5 cordas disfarçado de 4 cordas... 5 cordas com B não é a minha praia.
Já trabalhei como técnico de som de palco e de PA. É exatamente isso que é feito. Tudo sai do jeito que a gente quer, exceto quando o artista tem técnico próprio e/ou traz seu próprio equipamento. No mais, com feeling de baixista, procurava deixar o som do baixo, o mais próximo do trabalho gravado do artista, quando isso era possível ou conversava com todos os músicos sobre quais eram as preferencias. É claro, que esse seria o melhor dos mundos, mas em shows onde se apresentam vários artistas, isso é praticamente, impossível.allexcosta escreveu:^ A maioria de técnicos de som que conheço vai deixar o baixo soando exatamente da maneira que eles querem, não importa o que o baixista faça.
Boss2K- Membro