Caps em Serie/Paralelo como identificar?
+3
subgrave
Boss2K
J.Adalberto
7 participantes
Página 1 de 1
Caps em Serie/Paralelo como identificar?
boa noite amiguilhos!
por fvr os que são entendidos aki de eletronica e caps...me tirem uma duvida.
tenho um baixo com dois caps humbuckers, do tipo Staked (aquele com uma bonina em cima da outra), e nesse baixo tenho uma chave que permite alternar as bobinas entre Serie e Paralelo.
pois bem minha dúvida é a seguinte, qdo sei que esta na posição Serie ou Paralelo? Noto que em uma posição tenho uma saída com mais ganho, e outra com menos...
por fvr os que são entendidos aki de eletronica e caps...me tirem uma duvida.
tenho um baixo com dois caps humbuckers, do tipo Staked (aquele com uma bonina em cima da outra), e nesse baixo tenho uma chave que permite alternar as bobinas entre Serie e Paralelo.
pois bem minha dúvida é a seguinte, qdo sei que esta na posição Serie ou Paralelo? Noto que em uma posição tenho uma saída com mais ganho, e outra com menos...
Última edição por J.Adalberto em Dom Nov 24, 2013 7:13 pm, editado 1 vez(es)
Re: Caps em Serie/Paralelo como identificar?
http://www.seymourduncan.com/forum/showthread.php?227705-Difference-between-Series-Parallel-and-Coil-SplitSeries is a slightly warm, thick sound. Parallel has a touch of single coil-type attack, clarity and shimmery treble, but it still eliminates hum. Parallel wiring also has slightly lower output than series wiring.
Boss2K- Membro
A função da chavinha na grandeeeeeeee maioriaaaaaaa dos captadores "humbucker" é fazer "coil tap" e não "série-paralelo".J.Adalberto escreveu:
tenho um baixo com dois caps Humbacking, do tipo Staked (aquele com uma bonina em cima da outra), e nesse baixo tenho uma chave que permite alternar as bobinas entre Serie e Paralelo.
Ou seja, só desliga (na verdade põem em curto) uma bobina do captador para ele ficar como se fosse um captador single, e não inverte fase e nem outras peripécias.
Por isso que o som fica com menos saída, pois desliga uma bobina.
Porque vc acha que a a chavinha de seus captadores "humbucker" faria ligação série-paralelo?
subgrave- Membro
Valeu Boos!Boss2K escreveu:http://www.seymourduncan.com/forum/showthread.php?227705-Difference-between-Series-Parallel-and-Coil-SplitSeries is a slightly warm, thick sound. Parallel has a touch of single coil-type attack, clarity and shimmery treble, but it still eliminates hum. Parallel wiring also has slightly lower output than series wiring.
aproveitando, postei no lugar errado, vc pode por favor mover para Pickups & Eletronica
vixi, agora minha duvida aumentou. qdo comprei o instrumento perguntei qual a função da chaves...o antigo dono me disse que uma era para Ativo/Passivo é outra para Serie/Paralelo...porém agora já nao sei se eh isso ou que vc disse!subgrave escreveu:A função da chavinha na grandeeeeeeee maioriaaaaaaa dos captadores "humbucker" é fazer "coil tap" e não "série-paralelo".J.Adalberto escreveu:
tenho um baixo com dois caps Humbacking, do tipo Staked (aquele com uma bonina em cima da outra), e nesse baixo tenho uma chave que permite alternar as bobinas entre Serie e Paralelo.
Ou seja, só desliga (na verdade põem em curto) uma bobina do captador para ele ficar como se fosse um captador single, e não inverte fase e nem outras peripécias.
Por isso que o som fica com menos saída, pois desliga uma bobina.
Porque vc acha que a a chavinha de seus captadores "humbucker" faria ligação série-paralelo?
^tenta ver batendo algum objeto metálico e pontiagudo nos pólos do captador nas duas posições da chave, é batata perceber se uma bobina está desligada (coil tap), não vai sair nenhum barulho do pólo da bobina desligada...
subgrave- Membro
Pois eh, como disse os caps são molejo stacked, as bobinas não estão lado a lado.
Elas ficam uma sobre a outra
Elas ficam uma sobre a outra
Então só olhando dentro prá ver como estão ligados os fios.
Uma dica é o tipo de chave, se for chave SPDT (single pole dual throw - tem um pólo e duas posições, com três terminais/perninhas) é coil tap pois não dá prá fazer outra coisa com esse tipo de chave...
Uma dica é o tipo de chave, se for chave SPDT (single pole dual throw - tem um pólo e duas posições, com três terminais/perninhas) é coil tap pois não dá prá fazer outra coisa com esse tipo de chave...
subgrave- Membro
Então pode ser série-parelelo mesmo, mas ainda aposto que esteja sendo usada metade da chave para cada capatador, tem como tirar fotos?
subgrave- Membro
Se for série/paralelo a ligação em série tem mais volume.
joabi- Eterno Colaborador
J.Adalberto escreveu:A chve tem 6 "pernhinhas" 3 de cada lado
From: http://www.bartolini.net/instructions/pickups/passive/switching/4cnd_sw1.htm
JAZZigo- FCBR-CT
Me estranha ninguém perguntar "Qual é o baixo?"
Se não for nenhum baixo de luthier ou modificado, podemos ver o esquema elétrico original e saber facilmente se é Singu/Rambuca ou o serie/paralelus.
Sendo realmente serie/paralelus, o post do Boss já responde a dúvida em "Parallel wiring also has slightly lower output than series wiring."
Se não for nenhum baixo de luthier ou modificado, podemos ver o esquema elétrico original e saber facilmente se é Singu/Rambuca ou o serie/paralelus.
Sendo realmente serie/paralelus, o post do Boss já responde a dúvida em "Parallel wiring also has slightly lower output than series wiring."
GusVCD- Moderador
^
Segundo muito bem descrito pela Nordstrand:
"In general, a pickup wired in series will have a fuller and fatter midrange with a subdued high end than a pickup wired in parallel, which will typically have more highs and a deeper low end with a cleaner midrange. Series pickups also have more output than parallel pickups. Parallel pickups generally are a better choice for a split-able installation as there will not be the gain loss associated with series style pickups."
Segundo muito bem descrito pela Nordstrand:
"In general, a pickup wired in series will have a fuller and fatter midrange with a subdued high end than a pickup wired in parallel, which will typically have more highs and a deeper low end with a cleaner midrange. Series pickups also have more output than parallel pickups. Parallel pickups generally are a better choice for a split-able installation as there will not be the gain loss associated with series style pickups."
JAZZigo- FCBR-CT
Pois é! O Tri-Tone™ Preamp Onboard dos baixos G&L L-Series, por exemplo, conta com uma series/parallel switch (DPDT nos baixos de 1 captador e 4PDT nos de 2 captadores).GusVCD escreveu:Me estranha ninguém perguntar "Qual é o baixo?"
Diferenças perceptíveis:
JAZZigo- FCBR-CT
Valeu mesmo galera! Interessante que a partir de uma pequena duvida, surge tantas informações esclarecedoras
Galera, não entendo quase nada de eletronica, mas me aventurei e instalei um pré bartolini no meu condor 6 cordas. Mas quando desmontei ele tive uma dúvida gigante. De acordo com o diagrama dos kent armstrong, ou ele estava soldado errado ou eu agora soldei errado pois as cores que estavam agora estão diferentes. Vou postar o link do diagrama e alguém pode me dizer o q fazer?
ou
http://www.4shared.com/office/itdb8sPW/KA_Wiring_Instructions.html
Juntei o verde e vermelho e os amarrei e isolei. Usei apenas o branco e o preto sendo o preto o positivo.
ou
http://www.4shared.com/office/itdb8sPW/KA_Wiring_Instructions.html
Juntei o verde e vermelho e os amarrei e isolei. Usei apenas o branco e o preto sendo o preto o positivo.
anderson.florencio- Membro