Trocando o tensor de um Giannini
5 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Trocando o tensor de um Giannini
Amigos
Tenho um baixo que aprecio muito cujo tensor parece ter cedido, ou coisa que o valha. Em uma tentativa de ajustá-lo, parece que o mesmo se soltou lá dentro e fica girando louco, quando giro a chave. Já fiz alguma incursões básicas de wiring, blindagem, tudo muito simples. Inclusive comprei algum material no site da stewmac (www.stewmac.com) e passei a receber catálogos periodicamente. Eles vendem de "tudo" que você possa imaginar para lutheria, coisa de americano, imagino que já conheçam. Num desses, vi alguns tensores de diferentes medidas para contrabaixo, guitarra,e etc. Inclusive tem um kitzinho pra recuperar tensores, etc.
Vocês recomendaml ir tateando e trocar o tensor, caso consiga descobrir se é "compatível" com a cavidade do braço do instrumento, ou algo assim?
Tenho um baixo que aprecio muito cujo tensor parece ter cedido, ou coisa que o valha. Em uma tentativa de ajustá-lo, parece que o mesmo se soltou lá dentro e fica girando louco, quando giro a chave. Já fiz alguma incursões básicas de wiring, blindagem, tudo muito simples. Inclusive comprei algum material no site da stewmac (www.stewmac.com) e passei a receber catálogos periodicamente. Eles vendem de "tudo" que você possa imaginar para lutheria, coisa de americano, imagino que já conheçam. Num desses, vi alguns tensores de diferentes medidas para contrabaixo, guitarra,e etc. Inclusive tem um kitzinho pra recuperar tensores, etc.
Vocês recomendaml ir tateando e trocar o tensor, caso consiga descobrir se é "compatível" com a cavidade do braço do instrumento, ou algo assim?
Pedro Jack- Membro
Re: Trocando o tensor de um Giannini
Recomendo um luthier. É o melho investimento que vc poderá fazer. tenh um Giannini ai no Rio tb que tá precisando uma geral tb, mas toda ela será feita pelo meu luthier de confinança.
Se você tem experiência com isso, porque não? Se não tem, porque arriscar?
allexcosta escreveu:Pedro Jack escreveu:Vocês recomendaml ir tateando e trocar o tensor, caso consiga descobrir se é "compatível" com a cavidade do braço do instrumento, ou algo assim?
Se você tem experiência com isso, porque não? Se não tem, porque arriscar?
Não sei, até onde fui, fui bem, mas temo que esteja entrando em território perigoso, se for por aí. Gostaria de ir aprendendo, mas temo fazer besteira.
Pedro Jack- Membro
Pedro Jack escreveu:Não sei, até onde fui, fui bem, mas temo que esteja entrando em território perigoso, se for por aí. Gostaria de ir aprendendo, mas temo fazer besteira.
Se você convive bem com a idéia de inutilizar o braço, joga duro... Digo isso porque é uma possibilidade. Se você quer aprender luthieria, talvez seja mais prudente arrumar uns tonantes ou giannini sonics pra brincar e entregar esse baixo aí pra alguém treinado.
Cara, trocar o tensor não é fácil: Você terá que retirar a escala, que necessita de uma técnica específica, verificar a possibilidade de instalação do novo tensor (muitas vezes é necessário reescavar a cavidade).
Sinceramente acho mais barato e fácil colocar um novo braço (principalmente se o instrumento não é um "vintage" verdadeiro).
Eu mesmo recebi um dos antigos Gianninis AE08B para reformar e o braço está bastante danificado, empenado e o tensor não funciona. O dono do instrumento não se posicionou sobre a troca do braço ou mesmo o custo de reparos no braço (o que sairá tão caro quanto fazer um novo braço), e acabou por "abandoná-lo" aqui. Resultado: Estou com o instrumento aqui, desmontado a mais de 6 meses, o dono não se pronuncia, e eu, éticamente, estou impedido de mexer no mesmo.
Abç
Sinceramente acho mais barato e fácil colocar um novo braço (principalmente se o instrumento não é um "vintage" verdadeiro).
Eu mesmo recebi um dos antigos Gianninis AE08B para reformar e o braço está bastante danificado, empenado e o tensor não funciona. O dono do instrumento não se posicionou sobre a troca do braço ou mesmo o custo de reparos no braço (o que sairá tão caro quanto fazer um novo braço), e acabou por "abandoná-lo" aqui. Resultado: Estou com o instrumento aqui, desmontado a mais de 6 meses, o dono não se pronuncia, e eu, éticamente, estou impedido de mexer no mesmo.
Abç
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Não é um modelo strato, é um neck-through, o modelo alembic. Nao tem escala, é aquela cavidade que acessa por trás do braço.
Pedro Jack- Membro
Pior ainda....Pedro Jack escreveu:Não é um modelo strato, é um neck-through, o modelo alembic. Nao tem escala, é aquela cavidade que acessa por trás do braço.
Trocar escala em baixos "neck-trhu" é ainda mais complexo, pois exige mais cuidado, ademais, para trocar o tensor desse aí a trabalheira será maior ainda, pois o "skunk stripe" (aquela tira de madeira que tampa o tensor) terá que ser retirada e substituída por outra depois da troca do tensor, que nesse caso é ainda mais chato de retirar.
Cara, você está com um "pepino" nas mãos!!!
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Pior ainda....Pedro Jack escreveu:Não é um modelo strato, é um neck-through, o modelo alembic. Nao tem escala, é aquela cavidade que acessa por trás do braço.
Trocar escala em baixos "neck-trhu" é ainda mais complexo, pois exige mais cuidado, ademais, para trocar o tensor desse aí a trabalheira será maior ainda, pois o "skunk stripe" (aquela tira de madeira que tampa o tensor) terá que ser retirada e substituída por outra depois da troca do tensor, que nesse caso é ainda mais chato de retirar.
Cara, você está com um "pepino" nas mãos!!!
Sacar a tira de madeira (e confeccionar outra) não me assusta, o que temo é a dificuldade de encontrar outro tensor e colocá-lo de forma correta lá dentro.
Pra saber, só retirando, né? O braço é "one-piece", os trastes são no próprio braço, como disse, não tem escala separada.
Pedro Jack- Membro
Eu sei disso, eu conheço bem esses baixos. Como vc mesmo percebeu, e eu havia dito acima, a dificuldade será retirar o tensor e colocar outro...
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Eu sei disso, eu conheço bem esses baixos. Como vc mesmo percebeu, e eu havia dito acima, a dificuldade será retirar o tensor e colocar outro...
É, Maurício, não sei se arrisco ou não. Diga uma coisa: um tensor para baixo de escala longa é padrão, a diferença varia somente se duplo/simples, e de atuação no headstock/encaixe do tróculo?
O tensor é simples, não acredito que exista algum giannini de tensor duplo, e o encaixe pra chave é lá em cima, no headstock.
Pedro Jack- Membro
Cara, esse tensor aí é uma simples vara de ferro com a "âncora" e o parafuso de ajuste (modelo de ação simples).
Quanto a vc arriscar ou não, eu não posso te responder. O que posso te dizer que há um risco de danificar o braço permanentemente, o que num instrumento "neck-thru" dá em perda total......
Abçs e boa sorte.
Quanto a vc arriscar ou não, eu não posso te responder. O que posso te dizer que há um risco de danificar o braço permanentemente, o que num instrumento "neck-thru" dá em perda total......
Abçs e boa sorte.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Cara, esse tensor aí é uma simples vara de ferro com a "âncora" e o parafuso de ajuste (modelo de ação simples).
Abçs e boa sorte.
Valeu, cara. Bom, custou 600 reais, acho que vou arriscar. Se mexer, posto fotos e vou mandando informações.
Brigadão, Maurício.
Pedro Jack- Membro
Disponha cara, se precisar de algo, avise.
Abç
Abç
Se o baixo é integral, não arrisca, manda pra alguém de confiança aí no Rio.
Faço isto direto e o buraco é mais embaixo.....De a um profissional e que conheça gianini. Use um tensor de barra dupla pra não ter mais problemas . Não estou vendo o baixo , mas o tensor não precisa ser two-way.
Faço isto direto e o buraco é mais embaixo.....De a um profissional e que conheça gianini. Use um tensor de barra dupla pra não ter mais problemas . Não estou vendo o baixo , mas o tensor não precisa ser two-way.
benedettiluthier escreveu:Se o baixo é integral, não arrisca, manda pra alguém de confiança aí no Rio.
Pois é, rapaz, tô quase mandando ele pro Maurício, em Niterói...
Pedro Jack- Membro