Escurecer a escala
+17
Dloc
heitor_pg
guerra_luthier
URSOBHZ
GusVCD
dibass
Eömer
benedettiluthier
Ivanov_br
LuCaSbass
Thales_Sr
Cantão
Claudio
allexcosta
Eduardo Chaves
Mauricio Luiz Bertola
César_RS
21 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Escurecer a escala
Eu usei uma esponja de aço inoxidável no lugar do Bom-Bril, pois ela não solta "fiapos". Comprei no supermercado.
O ruim dela é que ela risca mais a escala do que o bombril... As marcas ficam mais aparentes.
Thales_Sr
Olá!
Bem, eu fiz uma cobertura em toda a escala com fita crepe, ficando apenas os trastes de fora. Dessa forma não atingiu a escala em momento algum. Se fizer a proteção de forma adequada creio que ela é melhor que o bom-bril (não solta os fiapos que grudam nos caps e entram nas cavidades destes).
Abraços
Olá!
Bem, eu fiz uma cobertura em toda a escala com fita crepe, ficando apenas os trastes de fora. Dessa forma não atingiu a escala em momento algum. Se fizer a proteção de forma adequada creio que ela é melhor que o bom-bril (não solta os fiapos que grudam nos caps e entram nas cavidades destes).
Abraços
URSOBHZ- Membro
vou comprar dessa esponja de aço ai Urso
agora, eu to com duvidas é quanto a pintura do baixo
se é utilizado verniz PU na pintura do baixo, que é o mesmo verniz utilizado em carro, pela logica poderia usar cera automotiva pra protejer a pintura do corpo, ou viajei demais?
agora, eu to com duvidas é quanto a pintura do baixo
se é utilizado verniz PU na pintura do baixo, que é o mesmo verniz utilizado em carro, pela logica poderia usar cera automotiva pra protejer a pintura do corpo, ou viajei demais?
Condor Club #007 - Pedreiro Bass #006 - Clube Ibanez #002 - Squier Club #011 - Clube dos Perdidos #006
Eömer- Membro
De vez em quando eu encero meu baixo, fica um brilho só. O Elifas também encera, não sei se com cera automotiva, mas encera.
Utilize cera líquida automotiva. Tem uma que é excelente, de frasco amarelo, não me lembro o nome.
As automotivas não devem ser usada mais de uma vez a cada mês mais ou menos pois podem prejudicar o verniz. Já as da Dunlop podem ser usadas com mais frequencia.
[ ]'s
As automotivas não devem ser usada mais de uma vez a cada mês mais ou menos pois podem prejudicar o verniz. Já as da Dunlop podem ser usadas com mais frequencia.
[ ]'s
valeu gente pela resposta
Condor Club #007 - Pedreiro Bass #006 - Clube Ibanez #002 - Squier Club #011 - Clube dos Perdidos #006
Eömer- Membro
Galera, comprei esse hidratante de escala da planet Waves e gostei muito do resultado:
É bem fácil de aplicar e não faz aquela sujeirada que eu sempre fiz ao aplicar oleo de peroba ou limão, por ser em spray... é só dar uma 'sprayzada' na escala, espalhar o condicionador e retirar o excesso com um pano seco... a escala dos meus baixos ficaram sorrindo! hehe
É bem fácil de aplicar e não faz aquela sujeirada que eu sempre fiz ao aplicar oleo de peroba ou limão, por ser em spray... é só dar uma 'sprayzada' na escala, espalhar o condicionador e retirar o excesso com um pano seco... a escala dos meus baixos ficaram sorrindo! hehe
Lucas, tirou fotos para o antes e depois? Posta ai se tiver.
heitor_pg- Membro
Ih, não! =/heitor_pg escreveu:Lucas, tirou fotos para o antes e depois? Posta ai se tiver.
Na proxima vez se eu lembrar eu tiro
Lucas, perguntei pq vou fazer isso agora. Tirei hj os trastes de um dos meus baixos e lixei toda a escala. Ainda estou vendo oq vou passar nela.
heitor_pg- Membro
O velho e bom óleo de peroba.heitor_pg escreveu:Lucas, perguntei pq vou fazer isso agora. Tirei hj os trastes de um dos meus baixos e lixei toda a escala. Ainda estou vendo oq vou passar nela.
Abç
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Bertola, procurei o óleo de limão mas não encontrei em Natal. Vou comprar óleo de peroba mesmo.
Alguma recomendação na forma de passar?
Alguma recomendação na forma de passar?
heitor_pg- Membro
allexcosta escreveu:Aqui o link, isso é prática normal no mundo todo...
http://www.stewmac.com/shop/Finishing_supplies/Colors,_tints,_and_stains/Black_Fingerboard_Stain.html?tab=Pictures#details
Desenterrando o tópico, mas para não abrir outro com o mesmo tema..
Allex, no seu ponto de vista essa prática é algo que desvaloriza o instrumento, ou que interfira na sonoridade? Ou é um efeito meramente estético e à gosto do proprietário que deseja um visual de ébano com sonoridade de rosewood?
Dloc- Membro
não sou o allex, mas pra mim:
Desvaloriza o instrumento
não interfere na sonoridade.
é um efeito meramente estético.
Desvaloriza o instrumento
não interfere na sonoridade.
é um efeito meramente estético.
Concordo se não for para um instrumento notóriamente "vintage"... No mais, isso aí é um tipo de corante tal qual o "vieaux-chenne" que citei acima...allexcosta escreveu:Se bem feito não desvaloriza nem afeta em nada além da estética.
Um amigo meu compro um enegrecedor de escala (acho que na stewmac). Quando chegou, analizando a embalagem e o conteúdo (formula) ele descobriu que era nada mais que cera líquida preta pra couro, nada mais que cera líquida de sapato!!!!
Paulo Penna- Membro
Paulo Penna escreveu:Um amigo meu compro um enegrecedor de escala (acho que na stewmac). Quando chegou, analizando a embalagem e o conteúdo (formula) ele descobriu que era nada mais que cera líquida preta pra couro, nada mais que cera líquida de sapato!!!!
Provavelmente o produto é esse: http://www.ebay.com/itm/Fiebings-Professional-Oil-Leather-Dye-4-Oz-11-Colors-/180948757300?pt=LH_DefaultDomain_0&var=480185624782&hash=item2a2162eb34
Bertola você conhece esse produto acima? O vieaux-chenne seria tão eficiente quanto?
Dloc- Membro
Dloc escreveu:Paulo Penna escreveu:Um amigo meu compro um enegrecedor de escala (acho que na stewmac). Quando chegou, analizando a embalagem e o conteúdo (formula) ele descobriu que era nada mais que cera líquida preta pra couro, nada mais que cera líquida de sapato!!!!
Provavelmente o produto é esse: http://www.ebay.com/itm/Fiebings-Professional-Oil-Leather-Dye-4-Oz-11-Colors-/180948757300?pt=LH_DefaultDomain_0&var=480185624782&hash=item2a2162eb34
Bertola você conhece esse produto acima? O vieaux-chenne seria tão eficiente quanto?
Cara, o problema do "vieaux-chenne" é que ele penetra nas fibras da madeira, portanto, ele não deve ser utilizado em braços já prontos, pois ele poderá tingir também o "corpo" do braço (de madeira clara). Provavelmente esse corante aí acima tem outro tipo de fórmula (que eu desconheço), embora em princípio, seja algo bem semelhante.
Bertola, entendi!!
Estou pensando em tingir uma escala de jacarandá brasileiro, mas é de um baixo novo, e será antes da colagem.
Valeu!!!
Estou pensando em tingir uma escala de jacarandá brasileiro, mas é de um baixo novo, e será antes da colagem.
Valeu!!!
Dloc- Membro
Dloc escreveu:Bertola, entendi!!
Valeu!!!
Se é antes da colagem, tudo bem...
Rapaz, encontrei o vieaux-chenne no mercado local.. aqui é popularmente chamado de "BIOXÊNI" ehehehe...
São umas pedrinhas de alguma coisa... a senhora que me vendou disse para colocá-las numa panela com um pouco de água e deixasse ferver. O resultado desse "chá" é uma água escura parecendo café. Dei umas pinceladas dessa tintura em algumas peças de madeira para teste, como pinus, imbuia e jatobá... ficaram pretinhos, mas eu apliquei umas 4 demãos (talvez o "chá" tenha ficado fraco).
São umas pedrinhas de alguma coisa... a senhora que me vendou disse para colocá-las numa panela com um pouco de água e deixasse ferver. O resultado desse "chá" é uma água escura parecendo café. Dei umas pinceladas dessa tintura em algumas peças de madeira para teste, como pinus, imbuia e jatobá... ficaram pretinhos, mas eu apliquei umas 4 demãos (talvez o "chá" tenha ficado fraco).
Dloc- Membro
Cuidado, água e escala não são exatamente amigos...
Paulo Penna escreveu:Um amigo meu compro um enegrecedor de escala (acho que na stewmac). Quando chegou, analizando a embalagem e o conteúdo (formula) ele descobriu que era nada mais que cera líquida preta pra couro, nada mais que cera líquida de sapato!!!!
tipo aquelas que vendem na CNS e algumas outras lojas de sapato?
Página 2 de 2 • 1, 2