Sx Spb-62. Modificado por CêuBass. Vale a pena?
+9
Mauricio Luiz Bertola
Thales_Sr
Gustavo Rache
djmmaster
Boss2K
afonsodecampos
pedrohenrique.astronauta
DenisLM
CêuBass
13 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Gostaria de deixar um pouco da minha pequena experiência em modificações dos meus baixos aqui no fórum e espero que gostem. Neste final de semana inventei de modificar o meu Sx Spb-62 por simples fato do escudo que veio nele ser muito ruim e estar perdendo a cor e também por não gostar de sua captação original (pouco definido e pra mim muito "estalado").
Dai fiz algumas alterações:
1. Retirei as cordas para limpeza (gosto de corda velha no Precision), a limpeza (Álcool etílico absoluto 99,5%) ocorreu para dar um pouco de brilho (Daddario EXL 170 .045/.065/.080/.100);
2. O escudo foi lixado (lixa 320) para ficar branco;
3. Foi todo blindado. Desde já, agradeço a grande contribuição e inspiração do Tópico de Motta (Meu muito obrigado);
4. Fiz a limpeza nos traste e na escala;
5. Colocação do Cover Capa da Ponte;
6. Refiz todo a parte elétrica (potenciômetros, capacitor e captador);
7. Capatador Spb-1 (Seymour Duncan), fiz esta opção após passar pelo Spb-3 (me perdoem os amantes do Spb-3). Fiz como o Alex sempre fala, as vezes não é po$$ível. Comprei os dois (Spb-1 e Spb-3) e vendi o que menos gostei. o Spb-1, pra mim trouxe mais definição e equilíbrio. Agora é só esperar a corda ficar mais velhinha ou ter coragem de comprar, como diz o Denis, as cordas flat;
8. Por fim, fiz todas as regulagem: Trastejamento, oitavas e alturas do captador.
Tudo isto resolvi disponibilizar para vocês, tanto para servir para encorajar ou até mesmo para não cometerem este absurdo. Espero que gostem. Como não sei bem colocar fotos resolvi colocar um vídeo mostrando tudo em 2:30 (fotos) e mais 4:00 (Do som) como ficou. Desde já peço desculpas pela excussão. Toco a menos de dois anos sem professor nem nada. Porém com ajuda de muitos de vocês aqui no fórum (Valeu J.Adalberto, JAZZigo, Brucce, Bertola, entre outros) estou crescendo um pouco e saindo das cabeças das notas. Será que vou ser reprovado pelo Ivano? Dá uma desconto ai... Espero ter contribuído e estou disponível para qualquer pergunta fiquem bem a vontade. PAzzz...
Dá a impressão de ser o Cover para Precision 5 Cordas??? Falei besteira??? Não é para Jazz Bass e não é tão pequeno quanto de Precision (Estranho)
Dá uma olhada no vídeo com um bom fone de ouvido e pode ficar livre para dar sua opinião sobre qualquer coisa que venha contribuir para melhorar no futuro. Podem perguntar...Desde já agradeço pela paciência e boa vontade de vocês.
CêuBass
Dai fiz algumas alterações:
1. Retirei as cordas para limpeza (gosto de corda velha no Precision), a limpeza (Álcool etílico absoluto 99,5%) ocorreu para dar um pouco de brilho (Daddario EXL 170 .045/.065/.080/.100);
2. O escudo foi lixado (lixa 320) para ficar branco;
3. Foi todo blindado. Desde já, agradeço a grande contribuição e inspiração do Tópico de Motta (Meu muito obrigado);
4. Fiz a limpeza nos traste e na escala;
5. Colocação do Cover Capa da Ponte;
6. Refiz todo a parte elétrica (potenciômetros, capacitor e captador);
7. Capatador Spb-1 (Seymour Duncan), fiz esta opção após passar pelo Spb-3 (me perdoem os amantes do Spb-3). Fiz como o Alex sempre fala, as vezes não é po$$ível. Comprei os dois (Spb-1 e Spb-3) e vendi o que menos gostei. o Spb-1, pra mim trouxe mais definição e equilíbrio. Agora é só esperar a corda ficar mais velhinha ou ter coragem de comprar, como diz o Denis, as cordas flat;
8. Por fim, fiz todas as regulagem: Trastejamento, oitavas e alturas do captador.
Tudo isto resolvi disponibilizar para vocês, tanto para servir para encorajar ou até mesmo para não cometerem este absurdo. Espero que gostem. Como não sei bem colocar fotos resolvi colocar um vídeo mostrando tudo em 2:30 (fotos) e mais 4:00 (Do som) como ficou. Desde já peço desculpas pela excussão. Toco a menos de dois anos sem professor nem nada. Porém com ajuda de muitos de vocês aqui no fórum (Valeu J.Adalberto, JAZZigo, Brucce, Bertola, entre outros) estou crescendo um pouco e saindo das cabeças das notas. Será que vou ser reprovado pelo Ivano? Dá uma desconto ai... Espero ter contribuído e estou disponível para qualquer pergunta fiquem bem a vontade. PAzzz...
Dá a impressão de ser o Cover para Precision 5 Cordas??? Falei besteira??? Não é para Jazz Bass e não é tão pequeno quanto de Precision (Estranho)
Link do vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=UjDFYnu2byM
Ou procura no YouTube por:
Sx Spb 62 Moficicado com Som- CêuBass
Dá uma olhada no vídeo com um bom fone de ouvido e pode ficar livre para dar sua opinião sobre qualquer coisa que venha contribuir para melhorar no futuro. Podem perguntar...Desde já agradeço pela paciência e boa vontade de vocês.
CêuBass
Última edição por CêuBass em Qui Dez 19, 2013 11:06 pm, editado 4 vez(es)
CêuBass- Membro
Re: Sx Spb-62. Modificado por CêuBass. Vale a pena?
cordas flats são obrigatórias pro tipo de som que você procura.
agora pena que você colocou o cover da ponte do JB e não do PB...
Êita vacilo...
DenisLM escreveu:cordas flats são obrigatórias pro tipo de som que você procura.
Denis, Comprei como se fosse para o Precision. Agora é que reparei. Valeu...
Última edição por allexcosta em Qui Dez 19, 2013 5:15 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Não inverta quote)
CêuBass- Membro
DenisLM escreveu:
(2)
pedrohenrique.astronauta- Membro
O seu bass era pra ter ficado assim:
Talvez o vendedor tenha te entregado o cover errado mas olhando direito o cover do JB é mais comprido, este parece estar "no meio termo", estranho.
Fora este detalhe, gostei do resultado!
Talvez o vendedor tenha te entregado o cover errado mas olhando direito o cover do JB é mais comprido, este parece estar "no meio termo", estranho.
afonsodecampos- Membro
Você desativou a visualização incorporada no YouTube ...CêuBass escreveu:Dá uma olhada no vídeo
Boss2K- Membro
afonsodecampos escreveu:O seu bass era pra ter ficado assim:
Imagem do Precision Bass postado pelo Afonso
Por sinal, este Precision que você postou é lindo!
pedrohenrique.astronauta- Membro
eu modifiquei o meu tbm!! pintura, escudo, ponte, captador, circuito, blindagem e uma Xtender
na ultima troca de cordas ele ganhou cordas brancas e ficou assim:
djmmaster- Membro
Achei estranho, depois do Comentário do Denis e fui comparar com o meu do Sx Jazz Bass (ver foto) é realmente menor, porém "médio" se é que existe. Será que existe Cover Capa menor? Há tenho o Cover CAPA do captador mais não coloquei pois gosto de tocar apoiado no captador. Será que vale a pena colocar?
afonsodecampos escreveu:O seu bass era pra ter ficado assim:
NÃO FAÇA CITAÇÕES/QUOTES DE IMAGENS E VÍDEOS!
LEIA AS REGRAS DO FÓRUM E OS AVISOS DA MODERAÇÃO ...
ÚLTIMO AVISO!
CêuBass- Membro
djmmaster escreveu:eu modifiquei o meu tbm!! pintura, escudo, ponte, captador, circuito, blindagem e uma Xtender
CêuBass
VOCÊ JÁ FOI AVISADO!
Muito bonito o resultado...Onde você achou o escudo? Tentei achar escudo perolado branco e não consegui nenhum que desse nele.
CêuBass- Membro
Boss2K escreveu:Você desativou a visualização incorporada no YouTube ...CêuBass escreveu:Dá uma olhada no vídeo
Bosss...não desativei nada...ai vai o link novamente...
CêuBass- Membro
Já clicou aí no vídeo?CêuBass escreveu:
Boss2K- Membro
DenisLM escreveu:cordas flats são obrigatórias pro tipo de som que você procura.
Dennis agora deu...Dá uma olhada comparando com o JAZZ BASS. O que pode ter ocorrido?
[img][/img]
CêuBass- Membro
Boss2K escreveu:Já clicou aí no vídeo?CêuBass escreveu:
Boss, já coloquei outro link no começo. Já cliquei e deu certo. O que aparece para você?
CêuBass- Membro
Nenhum dos dois funciona ...CêuBass escreveu:Boss, já coloquei outro link no começo. Já cliquei e deu certo. O que aparece para você?
Não acredito que, pra você não apareça isto:
Boss2K- Membro
Boss2K escreveu:Nenhum dos dois funciona ...CêuBass escreveu:Boss, já coloquei outro link no começo. Já cliquei e deu certo. O que aparece para você?
Não acredito que, pra você não apareça isto:
EDITADO PELA MODERAÇÃO
O que eu posso fazer para corrigir Boss? Nunca coloquei um vídeo aqui. E agora? Vou tentar colocar o link então:
Em último caso procura no you tube com este nome:
Espero ter te ajudado...Fica na Pazzz...
CêuBass- Membro
Preste atenção!CêuBass escreveu:O que eu posso fazer para corrigir Boss? Nunca coloquei um vídeo aqui. E agora?
O problema não é aqui no fórum ... é uma configuração lá no YouTube ...
1 - Faça login em sua conta/canal do YouTube.
2 - Clique em seu nome de usuário, na parte superior direita e selecione Gerenciador de vídeos.
3 - Clique no botão Editar, do vídeo em questão.
4 - Clique na aba Configurações avançadas.
5 - Em Opções de distribuição, escolha/marque Permitir incorporação.
6 - Salvar essas configurações e pronto! tá feito.
Obs: Leia com calma as mensagens anteriores a esta, e observe as LETRAS VERMELHAS!
Boss2K- Membro
Boss,
Muito obrigado pela sua ajuda. Acho que consegui corrigir o problema. Tenta agora e me diz alguma coisa. Valeu.
Muito obrigado pela sua ajuda. Acho que consegui corrigir o problema. Tenta agora e me diz alguma coisa. Valeu.
CêuBass- Membro
o escudo original do Spb-62 é muito feio...
ficou muito melhor após o lixamento
ficou muito melhor após o lixamento
Gustavo Rache- Membro
o escudo do meu eu comprei nos USA, mas tive que refurar
djmmaster- Membro
É verdade Gustavo. O escudo parece ser branco e fazem uma "pintura" para imitar ser tortoise. Muito tosco mesmo. Você conseguiu ver o vídeo?
CêuBass- Membro
^
to no celular cara,não consigo ver videos online
to no celular cara,não consigo ver videos online
Gustavo Rache- Membro
djmmaster escreveu:o escudo do meu eu comprei nos USA, mas tive que refurar
Comprou Padrão Precision Standard para Fender mesmo? Qual o modelo? Valeu.
CêuBass- Membro
Legal, gostei bastante do resultado. O baixo ficou muito mais bonito. Quanto ao som, dá pra ter uma idéia, mas a captação usada (microfone no ambiente) deixa o som meio "enlatado".
Thales_Sr- Moderador
Thales_Sr escreveu:Legal, gostei bastante do resultado. O baixo ficou muito mais bonito. Quanto ao som, dá pra ter uma idéia, mas a captação usada (microfone no ambiente) deixa o som meio "enlatado".
Thales,
como poderia gravar melhor? Tenho uma pequena mesa da Behringer, poderia pegar a saída dela e colocar na entrada de microfone ou linha do Notebook para Gravação? O som ficaria melhor? Na entrada em Linha ou Microfone do Notebook? Não tenho experiência em gravação do instrumento. Realmente no meu Amp gravando percebo uma diferença grande do tone aberto e fechado, já na gravação percebo menos a diferença. O que poderia fazer para captar melhor o som? Tem alguma dica de gravação? Muito grato pelo comentário.
CêuBass- Membro
Não gostei do "cover" da ponte apenas...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Tá tudo ok com o vídeo agora CêuBass. Só uma dica, edite seu post e redimensione as imagens, elas estão grandes, fora do padrão sugerido para o Fórum. Acessando o postimage.org você faz isso em um clique, escolhendo uma resolução não superior a 800x600.
afonsodecampos- Membro
Bertola, o meu Cover se eu fosse colocar dentro de um retângulo tem 13cm de comprimento máximo e 9cm de altura. Qual o tamanho padrão do Cover para o Precision? Desde já, agradeço sua opinião. PAzzz...Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não gostei do "cover" da ponte apenas...
CêuBass- Membro
CêuBass escreveu:. Tenta agora e me diz alguma coisa. Valeu.
Boss2K- Membro
J.Adalberto escreveu:Ótimo trabalho!
Tbem só não curti o cover
Obrigado Adalberto. Quanto ao Cover...Qual o tamanho do Cover de um Precision? Este que está na foto é 13cm x 9cm. Você tem algum? Qual a medida? Acho que tive o azar de encontrar um tamanho "médio". Que estranho!!!
CêuBass- Membro
Tem muito cover vindo da China que não é medida padrão Fender. Não é melhor deixar isso quieto?
allexcosta- Administrador
No mais das vezes os "covers" chineses seguem o padrão Fender.allexcosta escreveu:Tem muito cover vindo da China que não é medida padrão Fender. Não é melhor deixar isso quieto?
Eles são menores que os de JB e tem os furos de fixação em local distinto. Eu não uso esses "covers", apenas o do capt, por motivos estéticos e de apoio do dedo.
Bertola o meu Jazz Bass é assim também só uso o Cover do captador. Como no Precision me acostumei a tocar apoiado no captador, não coloquei o Cover pensando que iria demorar para me adaptar. Já tenho o Cover do Captador, será que vale a pena colocar e ir se readaptando? Aproveito e tiro o Cover da ponte enquanto não encontro um menor.Mauricio Luiz Bertola escreveu:Eu não uso esses "covers", apenas o do capt, por motivos estéticos e de apoio do dedo.
CêuBass- Membro
CêuBass escreveu:J.Adalberto escreveu:Ótimo trabalho!
Tbem só não curti o cover
Obrigado Adalberto. Quanto ao Cover...Qual o tamanho do Cover de um Precision? Este que está na foto é 13cm x 9cm. Você tem algum? Qual a medida? Acho que tive o azar de encontrar um tamanho "médio". Que estranho!!!
Desse assunto cover to por fora, nunca tive um baixo com tal acessórios!
Mas cara, se vc curtiu eh o que interessa
Adalberto, desde que comprei achei um pouco estranho. Porém, como nunca tinha visto um de Precision por perto não tinha referência, a não ser o do meu Sx JAzz BAss (Foto comparativa) ai eu achava que estava certo. O bom de colocar aqui no Fórum é poder desfrutar desta troca de informações e ai e que vi que existe menores e agora vou correr atrás para ver se dar certo. Ou retirar o Cover da Ponte e colocar apenas o Cover do Captador (já tenho) e ir me adaptando para tocar (Já é assim no meu Jazz Bass).J.Adalberto escreveu:Mas cara, se vc curtiu eh o que interessa
CêuBass- Membro
Realmente ficou muito bonito!djmmaster escreveu:eu modifiquei o meu tbm!! pintura, escudo, ponte, captador, circuito, blindagem e uma Xtender
GusVCD- Moderador
Se adapta fácil.CêuBass escreveu:Bertola o meu Jazz Bass é assim também só uso o Cover do captador. Como no Precision me acostumei a tocar apoiado no captador, não coloquei o Cover pensando que iria demorar para me adaptar. Já tenho o Cover do Captador, será que vale a pena colocar e ir se readaptando? Aproveito e tiro o Cover da ponte enquanto não encontro um menor.Mauricio Luiz Bertola escreveu:Eu não uso esses "covers", apenas o do capt, por motivos estéticos e de apoio do dedo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-525642064-cover-fender-cromado-para-baixo-precision-fender-_JM
Valeu Gus!!!
eu tava pensando em comprar covers pro meu, mas não sei
eu tava pensando em comprar covers pro meu, mas não sei
djmmaster- Membro
Só não coloca o Cover da Ponte pois vai matar a sua ponte da Wilkinson...djmmaster escreveu:Eu tava pensando em comprar covers pro meu, mas não sei
CêuBass- Membro
Gente finalmente consegui encontrar um cover menor (12cm x 7cm x 2cm). Agora é só esperar e atualizar a foto. Só espero que não fique estranho com a furação anterior. Bertola, o cover que estava falando era o do captador. Eu tenho e não quis colocar pois estou acostumado a tocar apoiado no captador. Será que vale a pena colocar também ele (o cover do Captador)? Valeu. A previsão de chegada é no dia 15 de janeiro. Assim que colocar eu atualizo a foto. PAzzz...Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se adapta fácil.
CêuBass- Membro
Cêubass, parabens. Ficou muito bacana o som do baixo. Eu só não usaria o cover, pois particularmente não gosto, mas de resto ficou bem legal.
Aproveitando: quais as principais diferenças que você notou entre o SBP3 e o SPB1? O que define como mais "equilibrio"?
Abs
Aproveitando: quais as principais diferenças que você notou entre o SBP3 e o SPB1? O que define como mais "equilibrio"?
Abs
Breno_Barnabe- Membro
Breno, grato pelo comentário. Em relação ao cover, gostaria de dar um ar + antigo ai estou esperando chegar o outro que é um pouco menor. Em relação aos captadores posso te dizer o seguinte (é bem pessoal mesmo):Breno_Barnabe escreveu:Aproveitando: quais as principais diferenças que você notou entre o SBP3 e o SPB1? O que define como mais "equilibrio"?Abs
1. A receita do Alex é infalível, só requer um pouco de grana, comprar os dois testar e vender o que menos gostou (foi o que fiz);
2. O SPB-3 achei o som muito para os baixos de musica PUNK (para quem gosta é excelente), sei que não explica bem (vamos continuar);
3. O SPB-3, segundo o site da Seymour Duncan, tem G/M/A = 7/4/6 e o SPB-1, G/M/A = 5/4/5. Quando comprei pensei que ia ficar com o SPB-3 pois aparentava ter mais grave. Foi ai que me enganei.
4. Minha experiência (suposição minha), talvez o grande segredo dos captadores estejam nos médios, dai uma diferença grande dos graves e agudos para os médios dê este "desequilíbrio" que chamo. Já o SPB-1 é mais comportado, os graves e agudos trabalham bem "próximos" aos médios (quase uma eq flat) e ai me agradou mais. Tudo depende do seu gosto.
5. Na realidade o bem era ter um Precision com o Spb-3 e outro Precison com o Spb-1. E ai sim, se for só para tocar músicas + "agressivas" pegaria o que tem o SPB-3 e se for para tocar músicas mais "calmas" iria de Spb-1. Obs.:Não adianta fechar o tone do Spb-3 que nunca será o Spb-1, será Spb-3 com corte nos agudos, só isso.
6. Se gostas de um som + vintage, sem dúvida uma boa pedida seria o Lindy Fralin P-Bass Pickup. Porém, o Spb-1 está suprindo o que buscava. Ainda falta as cordas flats. Na minha próxima troca vou nelas. Atualmente estou esperando envelhecer mais (gosto do som de corda velha - Menos para Slap, que pouco uso). Quero um som mais fechado mesmo (ver vídeo);
7. Especulação minha: na página da Seymour Duncan não há nada falando da Eq do Spb-4 (Steve harris)
http://www.seymourduncan.com/comparetones
Não duvido nada que seja a eq do Spb-1 sendo com mais saída. Mais saída não me faz falta, fui de Spb-1.Resumindo, é extremamente particular seu sentimento em relação ao som que você busca e esse é o nosso Gás que nos move. Buscar algo que só existe em nossas cabeças. Espero ter ajudado ou complicado tudo. Fica na PAzzz...Qualquer coisa fique a vontade para perguntar. Valeu.
Obs.: Acho que você já leu, se não, dá uma olhada:
https://www.contrabaixobr.com/t5819-dicas-de-captadores-pra-p-bass
https://www.contrabaixobr.com/t8670-seymour-duncan-spb-1-ou-spb-3
https://www.contrabaixobr.com/t27826-comparativo-entre-4-captadores-split-coil-no-fender-precision-bass
Espero ter ajudado Breno. PAzzz e Feliz Natal a todos.
https://www.contrabaixobr.com/t5819-dicas-de-captadores-pra-p-bass
https://www.contrabaixobr.com/t8670-seymour-duncan-spb-1-ou-spb-3
https://www.contrabaixobr.com/t27826-comparativo-entre-4-captadores-split-coil-no-fender-precision-bass
Espero ter ajudado Breno. PAzzz e Feliz Natal a todos.
CêuBass- Membro
Gente,
só atualizando este poster, para não abrir outro, ai está a modificação parte 2 (Final) deste meu Sx. Desde já agradeço a contribuição de Denis, Bertola e Guerra pelo incentivo com suas sugestões. Quero agradecer em especial a um amigo, Marcelo, pela ajuda na pintura com a tinta PU. Para terminar resolvi colocar no meu Sx Spb-62 tarraxas novas, escudo, ponte e finalmente as cordas flatwound. Ai vai uma foto e um vídeo. Espero que gostem e que sirva de inspiração pra futuras modificações. Fiquem na Pazzz...
só atualizando este poster, para não abrir outro, ai está a modificação parte 2 (Final) deste meu Sx. Desde já agradeço a contribuição de Denis, Bertola e Guerra pelo incentivo com suas sugestões. Quero agradecer em especial a um amigo, Marcelo, pela ajuda na pintura com a tinta PU. Para terminar resolvi colocar no meu Sx Spb-62 tarraxas novas, escudo, ponte e finalmente as cordas flatwound. Ai vai uma foto e um vídeo. Espero que gostem e que sirva de inspiração pra futuras modificações. Fiquem na Pazzz...
CêuBass- Membro
ficou quase igual o meu!! a maior diferença é a faixa preta, mais um precision white/black pearl para o forum
djmmaster- Membro
djmmaster escreveu: Mais um precision white/black pearl para o forum
Djmmaster, não posso negar que o seu me inspirou. Depois do comentário do Denis sobre o Cover Cap da ponte, consegui encontrar o menor e comprar. Porém, quando fui colocar ficou aparecendo o furo do maior. Ai tive a ideia de fazer uma modificação mais drástica e mantendo uma lembrança da cor original dele (O friso preto). E com a ponte Badass II não deu para colocar mais o cover Cap da ponte. Ai coloquei apenas o cover Cap do captador (Ala Bertola, Marcus Miller, ...). Obrigado pelas dicas rapaz. Deus te abençoe e fica na Pazzz...
CêuBass- Membro
Legal!! eu gostei muito do resultado quando vi o meu, o seu tambem ficou muito bonito. tente umas cordas brancas nele, fica muito bonito
djmmaster- Membro
Só vou pensar nisto quando as minhas estiverem bem velhinhas. No início de 2015. Existem branco sendo flatwound?djmmaster escreveu:Tente umas cordas brancas nele, fica muito bonito
CêuBass- Membro
acho que brancas flat não
djmmaster- Membro
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos