Trocando as cordas do baixo
+10
B3ck1m2n
DenisLM
fheliojr
Robert Garcia
Breno_Barnabe
malka_aff
Maurício_Expressão
rennan560@gmail.com
Boss2K
fedalto
14 participantes
Página 1 de 1
Trocando as cordas do baixo
Entao galera, eu acabei arrebentando a G do baixo esses tempos, e hoje fui comprar um encordamento novo, como eu estava usando o encordamento q veio com o baixo eu nao sabia dizer qual era a espessura e comprei um encordamento em que G - 0.045, D - 0.065, A - 0.080 e E - 0.100.
Bem, após trocar as cordas, comecei a sentir um trastejamento, observei que a E q eu comprei é um pouco mais fina que a q estava antes, e é de nickel. Eu devo apertar o tensor do braço?
Bem, após trocar as cordas, comecei a sentir um trastejamento, observei que a E q eu comprei é um pouco mais fina que a q estava antes, e é de nickel. Eu devo apertar o tensor do braço?
Última edição por fedalto em Seg Dez 23, 2013 6:37 pm, editado 1 vez(es)
fedalto- Membro
Re: Trocando as cordas do baixo
Sempre que trocar as cordas do instrumento, e principalmente trocando de espessura, é necessário regular. Alías, já deveria ter feito isso, logo após comprá-lo.
Leve-o a um luthier ... Não mexa no tensor sem saber o que está fazendo.
Leve-o a um luthier ... Não mexa no tensor sem saber o que está fazendo.
Boss2K- Membro
há algum grande problema em deixar as cordas com excesso e meio sobrepostas?
rennan560@gmail.com- Membro
Lá no headstock, na parte de enrolar da tarraxa? Pode ser que isso gere uma tensão maior no eixo da tarraxa, o que não é bom, além de deixar menos precisa a afinação. 2 ou 3 voltas é o ideal. Mais que isso, é melhor dar um pequeno corte na corda com alicate.
e é verdade que essa sobreposição facilita arrebentar? ou é mito?
de um certo modo facilita, porque a corda fica por cima dela mesma. Mas sua corda arrebentou na ponta do headstock ou na ponta da ponte?
arrebentou não, só perguntando msm. Porque as deixei com excesso e tenho uma apresentação sábado..aí queria saber se é realmente arriscado nesse sentido de arrebentar
Muito excesso? Já deixei com umas 3 ou quatro voltas e nunca deu nenhum problema.
Breno_Barnabe- Membro
Breno_Barnabe escreveu:Muito excesso? Já deixei com umas 3 ou quatro voltas e nunca deu nenhum problema.
É, 3 ou 4 voltas é o suficiente pra segurar. O ideal é que corte o excesso da corda com alicate.
Robert Garcia- Banido
se nao me engano, o recomendável é cortar qualquer excesso superior a 8 ou a 12 cm de cada corda.
fheliojr- Membro
mas no caso da falta de um alicate e eu tendo uma apresentação amnhã, é muita imprudência deixá-las sobrepostas e com excesso nesse sentido de arrebentar? é remota a possibilidade de isso acontecer/? a afinação eu sei que pode ficar imprecisa.
rennan560@gmail.com escreveu:mas no caso da falta de um alicate e eu tendo uma apresentação amnhã, é muita imprudência deixá-las sobrepostas e com excesso nesse sentido de arrebentar? é remota a possibilidade de isso acontecer/? a afinação eu sei que pode ficar imprecisa.
Pede emprestado pra um vizinho o alicate! Fala que é pra arrumar um vazamento na pia do banheiro que você fez, senão sua mãe te xinga! He he!
Robert Garcia- Banido
Cara, se for MUITO excesso, acho que o perigo não é arrebentar, mas sim escapar ou a afinação não ficar precisa.rennan560@gmail.com escreveu:mas no caso da falta de um alicate e eu tendo uma apresentação amnhã, é muita imprudência deixá-las sobrepostas e com excesso nesse sentido de arrebentar? é remota a possibilidade de isso acontecer/? a afinação eu sei que pode ficar imprecisa.
Breno_Barnabe- Membro
normalmente eu deixo apenas uma volta e meia.
não tem necessidade nenhuma de ter milhares de voltas.
é notável como a afinação das cordas fica mais estável com menos voltas.
e pelamor hein, não ter um alicate é tenso...
não tem necessidade nenhuma de ter milhares de voltas.
é notável como a afinação das cordas fica mais estável com menos voltas.
e pelamor hein, não ter um alicate é tenso...
Pessoal, aproveitando o tópico, me surgiu algumas dúvidas: preciso trocar as minhas cordas, porém, como comprei o baixo usado e é a primeira vez que vou trocá-las não sei qual o calibre das cordas... Como faço pra saber o calibre? (obs.: não tenho paquimetro...) Será que esses 0.005 de diferença fariam tanto estrago assim no baixo? Em todo caso, eu compro 0.045 ou 0.040? Qual seria o padrão de fábrica para um Samick Sturn Series 5c?
B3ck1m2n- Membro
Não diria que é um estrago, mas essa diferença possivelmente exigirá uma regulagem no seu baixo.
Obs: Estou aguardando o Boss aparecer aqui para falar que corda não é cano de arma, que por tanto não tem calibre.
Obs: Estou aguardando o Boss aparecer aqui para falar que corda não é cano de arma, que por tanto não tem calibre.
Breno_Barnabe- Membro
^ E tem alguma maneira prática de eu medir + ou - e saber se é 0.045 ou 0.040 (por ex. medir pela sizona que é a mais grossa e a diferença entre as duas acredito que seja maior)?
B3ck1m2n- Membro
Acho que não, pois existem N modelos de cordas que não seguem a mesma espessura. O melhor é colocar as cordas e regular mesmo.
Até pq, em alguns casos, mesmo colocando o mesmo encordamento e da mesma espessura, pode ser necessário regulagem pois a madeira sobre com ação de temperatura, etc.
Até pq, em alguns casos, mesmo colocando o mesmo encordamento e da mesma espessura, pode ser necessário regulagem pois a madeira sobre com ação de temperatura, etc.
Breno_Barnabe- Membro
marciobs escreveu:^ E tem alguma maneira prática de eu medir + ou - e saber se é 0.045 ou 0.040 (por ex. medir pela sizona que é a mais grossa e a diferença entre as duas acredito que seja maior)?
até tem, mas, mesmo q se troque por um jogo de cordas igual (bitolas, marca, modelo...), uma regulagem pode se fazer necessária.
fheliojr- Membro
Revivendo o tópico.
Minhas EXL170 chegaram hoje e já as coloquei.
Quando fui colocar percebi que a Mi ficaria com muita sobra então decidi cortar o excesso com o alicate. Quando coloquei ela percebi um som chiado, parecido com um trastejamento (mas não 100% igual) e a corda não deu timbre.
Fiquei preocupado e com as outras 3 cordas eu não cortei o excesso, até porque não sobraria muito. Elas ficaram perfeitas, com um brilho maravilhoso.
Depois disso tentei erguer um pouco o "carrinho" da ponte na corda Mi, para verificar se estava trastejando mesmo... Eu ergui até ao máximo e mesmo assim o "TXXXX" quando eu toco e a falta de timbre continuaram. Parece que o som de um parafuso desapertado quando vibra alguma coisa. Verifiquei todos e não era. É a corda mesmo.
O que eu fiz de errado? não deveria ter cortado?
A espessura das cordas é aparentemente a mesma das que já estavam no meu baixo(0.45~1.00mm).
Será que veio com defeito ou algo do tipo ou eu que estou fazendo algo errado?
Minhas EXL170 chegaram hoje e já as coloquei.
Quando fui colocar percebi que a Mi ficaria com muita sobra então decidi cortar o excesso com o alicate. Quando coloquei ela percebi um som chiado, parecido com um trastejamento (mas não 100% igual) e a corda não deu timbre.
Fiquei preocupado e com as outras 3 cordas eu não cortei o excesso, até porque não sobraria muito. Elas ficaram perfeitas, com um brilho maravilhoso.
Depois disso tentei erguer um pouco o "carrinho" da ponte na corda Mi, para verificar se estava trastejando mesmo... Eu ergui até ao máximo e mesmo assim o "TXXXX" quando eu toco e a falta de timbre continuaram. Parece que o som de um parafuso desapertado quando vibra alguma coisa. Verifiquei todos e não era. É a corda mesmo.
O que eu fiz de errado? não deveria ter cortado?
A espessura das cordas é aparentemente a mesma das que já estavam no meu baixo(0.45~1.00mm).
Será que veio com defeito ou algo do tipo ou eu que estou fazendo algo errado?
Última edição por MarcosTudisco em Seg Ago 18, 2014 10:56 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Typos :|)
MarcosTudisco- Membro
OBS: coloquei minha mizona antiga e ela não faz o mesmo barulho. Porém a diferença no brilho com as cordas novas fica estranho :/
MarcosTudisco- Membro
Muito estranho isso.
Quanto ficou de sobra na E?
Não tem relação não, teve ter alguma coisa errada aí, regulagem, tensor, etc.
Visualmente é muito difícil perceber uma diferença entre 045 e 040, por exemplo.
Quanto ficou de sobra na E?
Não tem relação não, teve ter alguma coisa errada aí, regulagem, tensor, etc.
Visualmente é muito difícil perceber uma diferença entre 045 e 040, por exemplo.
Breno_Barnabe- Membro
Eu tirei mais ou menos uns 4cm, em mesmo assim tiver que dar umas duas voltas na tarracha. Meu baixo é longscale.
MarcosTudisco- Membro
Muita tensão no braço pode gerar isso?
Parece que a vibração vem da corda.
Parece que a vibração vem da corda.
MarcosTudisco- Membro
Corto as cordas todas as vezes sem exceção e certamente não é esse o problema.
Já peguei uns dois encordoamentos com problema de fabricação, que nitidamente tinha algo errado, não soava certo ou quebrou muito facilmente.
Creio que seja esse seu caso.
Já peguei uns dois encordoamentos com problema de fabricação, que nitidamente tinha algo errado, não soava certo ou quebrou muito facilmente.
Creio que seja esse seu caso.
É raro, mas acontece de vir com erro de fabricação.
Tire foto, relate isso em um email, e mande pro atendimento ao cliente da marca. Em geral, eles mandam um jogo novo.
Mas antes disso, olhe o nut do seu baixo pra ver se tem algo no sulco da corda, olhe se a corda está bem encaixada no carrinho, examine a ponte e a tarracha pra ver se tem algo frouxo, etc.
Tire foto, relate isso em um email, e mande pro atendimento ao cliente da marca. Em geral, eles mandam um jogo novo.
Mas antes disso, olhe o nut do seu baixo pra ver se tem algo no sulco da corda, olhe se a corda está bem encaixada no carrinho, examine a ponte e a tarracha pra ver se tem algo frouxo, etc.
CaQuinhO- Membro
Tudo bem, pessoal?
Aproveitando esse tópico para não abrir outro!
1 - Como eu faço para saber a espessura das cordas que estão atualmente no baixo? Dá pra descobrir usando um paquímetro (posso arranjar um aqui)??
2 - Nos conjuntos de 5 cordas da ELIXIR, as cordas G-D-A-E tem sempre a mesma espessura .045 - 0.100, e o cliente só escolhe da B. Nesse caso, as cordas de G à E são a mesma coisa de um jogo de 4 cordas? Posso usar de boa ou há diferença? (o jg de 5 cordas é metade do preço do de 4 cordas... ñ sei pq)
Obrigado!
Aproveitando esse tópico para não abrir outro!
1 - Como eu faço para saber a espessura das cordas que estão atualmente no baixo? Dá pra descobrir usando um paquímetro (posso arranjar um aqui)??
2 - Nos conjuntos de 5 cordas da ELIXIR, as cordas G-D-A-E tem sempre a mesma espessura .045 - 0.100, e o cliente só escolhe da B. Nesse caso, as cordas de G à E são a mesma coisa de um jogo de 4 cordas? Posso usar de boa ou há diferença? (o jg de 5 cordas é metade do preço do de 4 cordas... ñ sei pq)
Obrigado!
109eh- Membro
109eh escreveu:Dá pra descobrir usando um paquímetro?
Dá.
109eh escreveu:Nesse caso, as cordas de G à E são a mesma coisa de um jogo de 4 cordas? Posso usar de boa ou há diferença?
Sim. Pode.
allexcosta- Administrador
Obrigado por toda a ajuda gente. Conferi tudo o que o Caquinho tinha dito e estava realmente normal. Contatei o vendedor e ele foi bem prestativo, me mandou uma E avulsa no mesmo dia.
Quando chegou eu troquei (cortei o excesso também), e ela está perfeita
Quando chegou eu troquei (cortei o excesso também), e ela está perfeita
MarcosTudisco- Membro