Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Afinal, remover a tinta muda o timbre? (Corpo em Tília)

+6
Fernandão C
gpraxedes
malka_aff
Gustavo Rache
allexcosta
cK
10 participantes

Ir para baixo

Afinal, remover a tinta muda o timbre? (Corpo em Tília) Empty Afinal, remover a tinta muda o timbre? (Corpo em Tília)

Mensagem por cK Ter Dez 24, 2013 2:31 pm

Olá pessoal, em primeiro lugar, sim, eu pesquisei, eu li vários tópicos, até dei pitaco em alguns mas essa pergunta ficou em aberto.
Remover a pintura e deixar apenas madeira com acabamento em cêra muda o timbre?
Pergunto isso porque sempre tive vontade de fazer isso, mesmo antes de ter comprado o baixo.
Agora quero fazer isso num Strinberg com pintura translúcida e dá pra ver que a madeira em baixo parece ser bonita. Num video do youtube tinha um americano mal humorado falando que em instrumentos baratos o fabricante usa camadas espessas de tinta e verniz pra compensar o uso de madeiras baratas e que sem isso o timbre fica magrinho.

Será que isso procede?
O corpo do meu é de Tília, pode ser barata mas não acho que seja vagabunda.
Enfim, alguém já fez isso num corpo de Tília?

Desde já agradeço e desejo um Feliz Natal!

Última edição por cK em Ter Dez 24, 2013 5:48 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Retirei as frases que andaram escandalizando o povo)
cK
cK
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal, remover a tinta muda o timbre? (Corpo em Tília) Empty Re: Afinal, remover a tinta muda o timbre? (Corpo em Tília)

Mensagem por allexcosta Ter Dez 24, 2013 2:41 pm

Sendo bem sincero, é difícil acreditar que você tenha pesquisado e lido vários tópicos.

Digo isso porque esse assunto já foi conversado por aqui e normalmente ninguém faz pouco caso de um instrumento pela sua marca.

Apesar de nossos esforços às vezes parecerem em vão, nos orgulhamos de ter demonstrado àqueles menos experientes que a marca de um instrumento pouco significa. O músico precisa ter discernimento para entender se um instrumento serve pra ele ou não.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Afinal, remover a tinta muda o timbre? (Corpo em Tília) Empty Re: Afinal, remover a tinta muda o timbre? (Corpo em Tília)

Mensagem por Gustavo Rache Ter Dez 24, 2013 3:54 pm

é cada tópico que aparece...
Gustavo Rache
Gustavo Rache
Membro

Mensagem por cK Ter Dez 24, 2013 6:34 pm

Aqui o povo só reclama dos tópicos dos outros. Nem leem direito as perguntas e já vão dando piti dizendo que ja foi discutido.
Ok, desculpa, não achei. Não achei especificamente se muda o timbre do corpo feito em Tília (ou Basswood, pfff).
E sobre as frases finais. Hoje mesmo eu li que alguem escreveu que Stringberg deveria ficar pendurado na parede, de enfeite.

Última edição por cK em Qua Dez 25, 2013 7:48 pm, editado 1 vez(es)
cK
cK
Membro

Mensagem por allexcosta Ter Dez 24, 2013 7:49 pm

Respondendo.

Não há nada errado com a Tília. 99% dos corpos de instrumentos feitos no mundo são feitos com madeiras muito baratas.

Se a tinta afeta o timbre, é uma daquelas coisas que ninguém sabe responder. Uns acham que sim, outros que não. Use seu ouvido.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por malka_aff Qua Dez 25, 2013 7:53 am

ele quer uma resposta, eu vou dar.

Não, você não vai notar diferença nenhuma no timbre, qualquer mudança que você notar depois de tirar a tinta é placebo ou alguma outra variavel que voce alterou quando tirava a tinta.
malka_aff
malka_aff
Membro

http://www.nikolasgomes.com.br

Mensagem por gpraxedes Qua Dez 25, 2013 8:05 am

Em violões muda muita coisa...
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagem por malka_aff Qua Dez 25, 2013 8:13 am

por que em violões (e instrumentos acústicos em gerais) o som que ouvimos vem da ressonancia do corpo inteiro, mas no baixo elétrico, o som que ouvimos vem principalmente da ressonancia eletromagnetica causada pela corda no campo magnetico do captador.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagem por gpraxedes Qua Dez 25, 2013 8:42 am

^ Sim. Só quis enfatizar porque tem uns modelos de violões que estou pesquisando e entre dois modelos a única diferença era o acabamento e o som mudava, mas é totalmente off.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagem por malka_aff Qua Dez 25, 2013 12:12 pm

só pra não parecer que eu quis falar bonito ali:
resumindo:
Quando um instrumento depende do seu corpo pra ter volume (violões, violinos, violas, contrabaixos acusticos, coisas ocas em geral) a tinta e o acabamento fazem diferença

Quando um instrumento não depende do seu corpo pra ter volume (guitarra, baixo, violão elétrico, violino elétrico, coisas maciças ou sem corpo em geral). Nesses casos o acabamento nao faz diferença (mas há controvérsias)
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagem por cK Qua Dez 25, 2013 2:41 pm

Pessoal, muito obrigado pelas respostas. Também achava que se mudasse, seria só impressão, e foi bom ler umas respostas mais enfáticas sobre o assunto.
Boas Festas para todos!

cK
cK
cK
Membro

Mensagem por Fernandão C Qua Dez 25, 2013 4:37 pm

Já ouvi dizer que grandes fábricas usam as madeiras mais bonitas para instrumentos com acabamento transparente/translúcido, e que as com aspecto mais comum, ou com pequenos defeitos são usadas para instrumentos pintados, das séries mais baratas. Se for verdade é sempre um risco remover a pintura, vc pode não gostar da madeira que vai encontrar por baixo da tinta. Eu não faço a menor ideia se isso é verdade, tem lógica, apenas ouvi dizer.
Fernandão C
Fernandão C
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Dez 25, 2013 4:44 pm

^ Ouviu dizer certo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por malka_aff Qua Dez 25, 2013 5:00 pm

o dele é translucido, pela lógica, a madeira é bonita.

A má notícia é que geralmente no processo de pintura translucida, para aparecer os veios da madeira, a mesma é tingida, ou seja, a tinta não fica como uma casca externa e entra na madeira, você vai lixar e lixar e nunca vai tirar a cor 100% da madeira.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagem por cK Qua Dez 25, 2013 7:48 pm

malka_aff escreveu:[...] a mesma é tingida, ou seja, a tinta não fica como uma casca externa e entra na madeira, você vai lixar e lixar e nunca vai tirar a cor 100% da madeira.

Obrigado Malka, essa é uma informação nova, bom saber. Nesse caso, vou fazer um teste embaixo da ponte pra verificar. Eu também tenho a intenção de escurecer um pouco usando betume, que é um produto bem legal de trabalhar na madeira. E nesse caso, o betume provavelmente iria disfarçar a cor.
cK
cK
Membro

Mensagem por MamedeARTE Qui Jan 02, 2014 8:15 pm

Acredito que deva mudar o timbre, porém acho que seja algo quase imperceptível em um baixo elétrico, logo não tenho total certeza... Acho que tem que ter "ouvido de tuberculoso" para perceber... Já tive a oportunidade de retirar a tinta de um baixo e encerar e,.... não notei nada de diferente (na prática)... então, continuo na dúvida...
MamedeARTE
MamedeARTE
Membro

Mensagem por cK Sáb Jan 04, 2014 5:40 pm

Boa tarde pessoal,
terminei de fazer as modificações no baixo... e foi difícil.
Esse era o original:
Afinal, remover a tinta muda o timbre? (Corpo em Tília) S0
Comecei usando um removedor em gel, deixei agindo por uns minutos e nem cosquinha. Então resolvi dar uma lixada para abrir a primeira camada, que era dura que nem vidro, pra ver se o removedor conseguia penetrar. Dessa vez deixei agindo por quase uma hora e isso ajudou, mas mesmo assim foram várias vezes passando removedor e raspando...
Fiquei satisfeito com a padronagem da madeira que surgiu debaixo da tinta, e ainda por cima tava bem lisa.
Achei que estava pronto para tingir com betume... ledo engano. Ainda tinha mais uma camada grossa de selador e o trabalho estava nem na metade. Já tinha limpado todo o baixo, me livrando daquela peste que é o removedor e não queria passar por isso de novo. Usei lixa, lixadeira e litros de suor mais tarde já tava querendo pendurar o treco na asa de um Airbus, usar jato de areia e sei lá o que mais. Pensei até em passar selador de volta e pintar. Mas sou teimoso e continuei. Terminei de lixar, beirando a tendinite no cotovelo.
Ainda fiz um pino de madeira para tampar o buraco do potenciômetro que eliminei quando arranquei fora o circuito ativo. [os pots agora são volume, blend e tone - e o circuito ativo foi instalado dentro do cubo Staner].
Depois de tingido e encerado, eis o resultado:
Afinal, remover a tinta muda o timbre? (Corpo em Tília) S1

No timbre não notei nenhuma diferença, afinal não estamos tratando de nenhum Stradivarius.
Se alguém quiser se arriscar a fazer o mesmo: se prepare para suar ou tenha as ferramentas ideais para isso, que não era meu caso, por isso deixei algumas marcas do lixamento - que irei arrumar em outro momento.
Mas quando pronto, olhei para o resultado e pensei: "Uau, faria tudo de novo" e "Putz, realmente, quando era vermelho brilhante era feio pra burro mesmo".

Abraços e bom domingo!

cK
cK
cK
Membro

Mensagem por Luiz Bass Sáb Jan 04, 2014 7:37 pm

Escrevi no outro post, estou super afim de fazer o mesmo com meu Tagima Seijy 5 cordas Preto, não faço ideia se a madeira é bonita ou não minha vontade e deixar ele encerado por isso gostaria de saber quais as lixas e a cera ideais para esse processo.
Luiz Bass
Luiz Bass
Membro

Mensagem por cK Sáb Jan 04, 2014 8:31 pm

Luiz Bass escreveu:[...]quais as lixas e a cera ideais para esse processo.

Luiz, eu fico meio inseguro para dar dicas, porque no meu caso era um baixo barato e admito que não tive o cuidado que eu deveria ter. Não vou nem comentar as loucuras que eu fiz pra não dar idéias.
Mas sobre as lixas, eu usei umas 4 numerações de lixas para madeira (80, 150, 220, 400), a 400 era lixa d'água que eu usei seca mesmo. E a cera era dessas para móveis, comprada no supermercado:

Afinal, remover a tinta muda o timbre? (Corpo em Tília) Cera

No meu caso eu escureci a madeira usando Betume diluído em solvente e por esse motivo eu tive de lixar muito bem para retirar todo o selador que tinha em baixo da tinta. Onde tinha selador o betume não penetrava na madeira.
Eu só mantive a pintura original na parte onde o braço vai encaixado, pra não criar nenhuma folga. Na verdade eu achei que essa parte nem era pintada, mas era e por isso tive de cuidar pra que aquela tinta ficasse ali.
Outra coisa que deve ser levado em consideração é que a ponte vai ficar até uns 2mm mais baixa. A camada de tinta + selador no meu baixo era realmente grossa.

Se o corpo do baixo for de Tília (Basswood), precisa tomar cuidado que é uma madeira mole, mole do tipo que dá pra arrancar pedaço com os dentes. A cera não vai proteger contra batidas e coisas do gênero. No meu caso só toco em casa mesmo e não levo o baixo pra lugar nenhum.

É o que eu tenho pra dizer por enquanto. Vamos ver se outros podem te dar outras dicas.
cK
cK
Membro

Mensagem por Luiz Bass Sáb Abr 05, 2014 5:01 pm

Terminei agora de montar meu bass, tirei toda a tinta deixei na seladora gostei muito do resultado, mais o que eu quero mesmo é passar cera, mais o que me preocupa pois eu transpiro muito, a cera protege legal? e quanto ao betume como passar?
Luiz Bass
Luiz Bass
Membro

Mensagem por cK Sáb Abr 05, 2014 6:39 pm

Luiz, o betume que eu uso precisa ser diluído em solvente, podendo deixar mais claro ou mais escuro. A partir daí dá pra passar com um pincel, estopa ou pano. Tem videos no youtube onde eles escurecem madeira para artesanato. É a mesma técnica.
Mas... e sempre tem um porém... O betume é usado para tingir a madeira e não para pintar, e a seladora não vai permitir isso.
Agora não sei qual a solução ideal pro teu caso, pois só a cera não vai proteger tanto assim. Melhor continuar pesquisando...
cK
cK
Membro

Mensagem por Luiz Bass Sáb Abr 05, 2014 7:06 pm

Brother gostei muito do jeito que esta, mais tem um porém!!! eu tirei a tinta com uma faca, minha mulher quase me bateu pensando que estragaria a faca dela kkkk em alguns lugares marcou legal, ai eu passei a lixa 120 várias vezes não prestei atenção ficou bem marcado. fora isso ficou show!!! seguem as fotos.
Afinal, remover a tinta muda o timbre? (Corpo em Tília) Foto0098Afinal, remover a tinta muda o timbre? (Corpo em Tília) Foto0097Afinal, remover a tinta muda o timbre? (Corpo em Tília) Foto0095
Luiz Bass
Luiz Bass
Membro

Mensagem por ct.colela Sáb Abr 05, 2014 7:45 pm

A tinta tem assim como podemos chamar o produto quimico usado para dar cor
muda sim o som do instrumento
O exemplo mais gritante são os instrumentos antigos que eram pintados com nitrocelulose
eles tinham um som mais aveludado e quando eram repintados com o P.U. produto oderno
perdiam uma caracteristica sonora que só que ouve entederia (aquele som emborrachado aveludado ia para casa do chapéu)
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 05, 2014 7:51 pm

ct.colela escreveu:O exemplo mais gritante são os instrumentos antigos que eram pintados com nitrocelulose
eles tinham um som mais aveludado

Tipo quais? Até quando?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por ct.colela Sáb Abr 05, 2014 7:54 pm

Trabalhando com luthieria ouvi muitos relatos de músicos que tinham guitarras strato ,outros precision e jazz bass que pintaram seus instrumentos
e todos falavam que se arrependeram por ter pintado com o tipo de material atual
o discurso era o mesmo não sei o que é mas perdeu a magia
ouvi relatos também de luthiers das antigas falando o mesmo assunto
e tive a mesma experiência ao repintar um gianinni meu dos anos70
o baixo morreu
Antes tinha um p#$% som que gostava,depois que pintei perdi ate o prazer sobre o baixo e o vendi
depois do gianoca eu tentei entender o pq disso
e a resposta é simplesmente física
o nitro é uma pintura mole quase uma borracha e para pintar o instrumento é necessário muitas demãos de pintura para se ter um acabamento legal,isso acaba deixando uma camada espessa de tinta,principalmente em instrumentos sunburts
O nitro é ma tinta muito frágil dependendo do fabricante ela se dissolve com alguns produtos
Agora a resposta física
O corpo e braço de um instrumento tem como característica de propagar o som que vem da ponte e do restante do braço do mesmo jeito que em outros estados da matéria como agua ou ar
Faça ma analogia como em uma piscina
quando você joga um objeto na agua ela forma uma onda que se propaga por toda a piscina
quando essa onda bate na parede de azulejo quase como um espelho, essa onda inverte sua fase e volta,nessa volta ela se choca com as ondas que ainda estão indo da mesma origem ao passar uma pelas outras elas se anulam por determinadas partes da piscina ocorrendo o cancelamento de fases
esse fenômeno ocorre no corpo do instrumento na forma de vibração ,quando você toca uma nota ela se propaga na matéria do corpo em forma de onda e ao chegar a extremidade do corpo essa onda se depara com um espelho vitrico que é a característica das tintas e verniz atuais,ai o efeito se repete, a onda é refletida com sua fase invertida gerando vários pontos de cancelamento de frequência no corpo do instrumento,contudo você tem uma duração maior de nota devido ao meio de propagação mais rígido ,mas você perde em frequências principalmente as baixas
Porque a onda vai ,bate na extremidade tem sua fase invertida e volta com quase a mesma força reverberando por todo instrumento
No caso do nitro ele funciona quase como um amortecedor sonoro um abafador,é como se a extremidade do instrumento abafasse as ondas refletidas amenizando o cancelamento de fase,porque a extremidade do instrumento onde esta a tinta segura ou quase anula a onda reversa amenizando o cancelamento de fase em todo corpo, isso torna o som mais macio rico em frequências graves e subgraves ,mas isso também tem um preço negativo,porque o baixo soa meio fechado amarrado,mas o som tem uma gordura de frequência aveludada muito agradável
Por isso escutamos um jazz bass das antigas pintado com nitro ter um som gordão e os atuis baixos passivos com um som mais magrelo e agudo
Não sei se fui claro na minha explicação
mas a tinta tem um fator muito importante na física do instrumento

Última edição por ct.colela em Dom Abr 06, 2014 12:46 am, editado 2 vez(es)
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por emachado Sáb Abr 05, 2014 9:10 pm

Ainda não tenho como avaliar por experiência própria se o nitro de fato favorece algumas características do timbre do instrumento sólido, mas que este dá um acabamento mais "fino" (no sentido de elegante), isso dá.
É claro que esta é a minha interpretação, pois a elegância é um elemento bastante subjetivo.
Acho o nitro mais "seco" ou duro do que o PU mais emborrachado/macio.
Em acústicos vários lutiers condenam o uso do PU.
emachado
emachado
Membro

Mensagem por Luiz Bass Sáb Abr 05, 2014 10:14 pm

Me digam por favor se passando essa cera terei algum problema? é possível passar a mesma e depois passar a seladora? e por favor deem uma olhada na 3 foto eu apertei demais a lixa será que terei que tirar toda a seladora?
Luiz Bass
Luiz Bass
Membro

Mensagem por emachado Sáb Abr 05, 2014 11:24 pm

Penso que você tem duas opções:

1 - Lixar tudo por igual e aplicar ou cera ou seladora conforme seu desejo. Tenho aqui uma guitarra com seladora nitro e cera de carnaúba por cima desta. Não fica muito brilhante e protege bem. Seladora nitro é barata, 15 Dilmas e dá para fazer uns 3 baixos. Na aplicação com boneca fica dispensado de usar compressor, mas terás mais trabalho para lixar e igualar na fase de acabamento. Nada muito oneroso, mas é um lixamento mais "suave", de leve.

2 - Testa sua seladora numa pequena demão nesta área para tentar se aproximar da original. Será difícil conseguir igualar, mas se ficar próximo ao menos vai atenuar o problema. Se não der certo, lixa tudo por igual e volta à 1ª opção.

Será que o pessoal da Tagima não lhe informa qual a seladora usada na época de construção de seu baixo?
Deve ser polyéster ou PU, mas mesmo sabendo o tipo utilizado, é difícil igualr 100%.
Me manda uma MP caso queira vir aqui em casa para eu lhe mostrar a guita citada.
emachado
emachado
Membro

Mensagem por ct.colela Dom Abr 06, 2014 12:46 am

Respondido Allex
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Dom Abr 06, 2014 6:18 am

ct.colela escreveu:Respondido Allex

A Fender começou a usar Fullerplast em 1962.

A não ser que as pessoas que relatam essas coisas tivessem instrumentos de antes dessa época, o que é raríssimo no Brasil, embaixo do nitro havia uma camada muito grossa de poliester, assim como qualquer instrumento de hoje em dia.

Essa história que muita gente repete de que instrumento Fender antigo tem mais som porque era pintado em nitro é puro efeito placebo. Ou então não estamos falando de Fender, o que duvido muito...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por ct.colela Dom Abr 06, 2014 1:14 pm

^Faz assim pega um jazz bass antigo seu e repinta com as tintas acrilicas de hoje em dia e depois posta aqui se é efeito placebo
aposto com voce que vai mudar de opinião
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo