Encrinamento no RJ?
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leofiuza
mlchagas
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Encrinamento no RJ?
Alguém sabe quem está encrinando arcos no RJ?
mlchagas- Membro
- Mensagens : 11
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Re: Encrinamento no RJ?
Andrea Spada: https://www.facebook.com/contrabbassidautore?fref=ts
Newton Rolla: https://www.facebook.com/pages/Newton-Rolla-Luthier/574331829245326
Deve ter bem mais, sei desses dois com certeza.
Newton Rolla: https://www.facebook.com/pages/Newton-Rolla-Luthier/574331829245326
Deve ter bem mais, sei desses dois com certeza.
leofiuza- Membro
- Mensagens : 49
Localização : Rio de Janeiro
Re: Encrinamento no RJ?
Obrigado Leo!
Na Marrecas eu liguei para outro luthier e, mesmo se eu der a crina, o serviço de encrinamento cotado foi de R$200,00.
:S
Caro!
Na Marrecas eu liguei para outro luthier e, mesmo se eu der a crina, o serviço de encrinamento cotado foi de R$200,00.
:S
Caro!
mlchagas- Membro
- Mensagens : 11
Localização : Iceland
Re: Encrinamento no RJ?
^ Velho, você não tem a noção do baita trabalho que dá pra encrinar um arco, além de exigir um profissional que realmente conheça o ofício, não é qualquer um que faz isso não. R$ 200,00 tá barato
Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Encrinamento no RJ?
ClaudioBass escreveu:^ Velho, você não tem a noção do baita trabalho que dá pra encrinar um arco, além de exigir um profissional que realmente conheça o ofício, não é qualquer um que faz isso não. R$ 200,00 tá barato
Entendo que não é qualquer um, mas devo discordar do preço. Com equipamento um músico tem condições de fazer por si só e noto que o preço é feito com base na hora do profissional e não no trabalho proposto . Certamente vou investir para fazer eu mesmo no futuro.
mlchagas- Membro
- Mensagens : 11
Localização : Iceland
Re: Encrinamento no RJ?
O que, ao meu ver, faz todo o sentido.mlchagas escreveu:(...)noto que o preço é feito com base na hora do profissional e não no trabalho proposto(...)
Re: Encrinamento no RJ?
mlchagas escreveu:
Com equipamento um músico tem condições de fazer por si só e noto que o preço é feito com base na hora do profissional e não no trabalho proposto.
Certamente vou investir para fazer eu mesmo no futuro.
Tem razão, concordo contigo
Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Encrinamento no RJ?
O encrinamento (ou encerdamento) do arco é um gasto que o contrabaixista tem a cada dois anos, três, seis, oito...
Tudo depende da qualidade da crina, dos cuidados do contrabaixista, e do uso que ele faz do arco.
Na orquestra, se usa mais resina do que para estudar em casa.
Se o contrabaixista toca mais com o pizzicato, o arco não precisa de muita resina para tocar meia dúzia de notas, por exemplo.
A resina serve para grudar a crina na corda, e funciona como uma cola necessária, e não como um tratamento de beleza para a crina de cavalo.
Com o tempo, ela "enseba" demais a crina.
Esse excesso de resina acumulada faz com que a própria crina não pegue mais resina, como se ela tivesse ficado saturada de tanta cola.
Nesse caso, ela pode ser linda e maravilhosa, de cavalinhos da Mongólia ou do próprio Pegasus, mas terá que ser trocada.
A crina também fica velha e, mesmo que esteja sem excesso de resina, deixa de absorver resina a contento, e precisa ser trocada.
Com o uso, a crina também pode ir arrebentando.
O ideal é não deixar a calvície se instalar e que, quando estiver faltando no máximo 1/4 dos cabelinhos de cavalo, o arco seja encaminhado a um bom luthier (na realidade seria archethier) para a troca da crina.
Nos modelitos acima, é chegada a hora da crina ir para o lixo, de preferência com a honras mentais pelos bons serviços prestados e sem sentimentalismos...
Toda essa volta foi para ilustrar o exemplo de uso do arco relacionado à necessidade de encriná-lo novamente.
Um contrabaixista de uma grande orquestra, que ensaia na orquestra entre três a seis horas, durante 5 ou 6 vezes na semana, com dois ou três concertos por semana, provavelmente precisará encrinar o arco de orquestra a cada dois anos (ou três, já na prorrogação).
Se o contrabaixista fizer pouco uso do arco, tiver crina de boa qualidade e cuidado com o arco (deixar longe da umidade, do calor excessivo, da poeira e das crianças, empregadas, cachorros, sofás e curiosos em geral; afrouxar ligeiramente a crina após o uso; se possível, ter um arco para a orquestra e outro para estudar em casa; não alternar resinas diferentes com frequência...), penso que dá para esperar pelo envelhecimento natural da crina - que varia de crina para crina, de clima para clima, etc -, e isso pode durar uns cinco anos ou bem mais que isso.
Penso também que, manutenção do contrabaixo e de seus acessórios faz parte intrínseca da vida do contrabaixista, assim como outros instrumentos e/ou outros artigos profissionais, amadorísticos ou quase profissionais têm suas manutenções.
Gastar de cara 200 ou 250 reais para encrinar um arco, realmente, pode assustar.
Mas se pararmos para pensar que o serviço será repetido somente de dois a oito anos depois, penso que o custo-benefício é muito compensador.
Mlchagas, desculpe discordar de você, mas para fazer o encrinamento "por si só", o músico não precisa somente de equipamento, mas precisará também de muitos livros, aulas, estágios com luthiers profissionais (muitas coisas não estão nos livros e são passadas de professor para aluno, de pai luthier para filho luthier) e, logicamente, de dinheiro para comprar muitas crinas para treinar, fora o tempo para aprender e treinar.
Já vi arcos sendo encrinados ao vivo e a cores. Pode ter certeza de que não é algo tão simples de ser feito bem, mesmo para quem já tem experiência...
A crina mais barata na lemurmusic.com está a U$ 14.95, nos EUA.
Um arco mal encrinado pode deixar a crina frouxa demais ou curta demais, ou mesmo frouxa numa parte e apertada em outra.
Isso pode inutilizar a crina e até acabar com a curvatura do arco, desequilibrá-lo, fazê-lo perder a tensão ou mesmo quebrá-lo, mas isso também poderá fazer parte do processo de aprendizado do futuro archethier (luthier de arco) e, assim como gastamos com a compra e com a manutenção do instrumento e dos seus acessórios, o archethier também tem seus gastos profissionais, e o futuro archethier - mesmo que só faça serviços para si mesmo - também os terá.
Embora comprar equipamento e material para trocar a crina do seu próprio arco possa parecer uma economia, isso sairá mais caro do que gastar 200 ou 250 reais a cada dois a oito anos...
E já que o gasto com tudo isso vai ser tão elevado, por que não fazer disso logo uma profissão e não somente um hobby ou um quebra-galho?
Tenho um grande amigo e grande contrabaixista que agora resolveu se enveredar nas artes e segredos da lutheria do contrabaixo acústico, e é um talentosíssimo aprendiz.
Ele TODOS os dias vai a uma oficina de lutheria para aprender e treinar o ofício com um grande luthier, e fica lá das 13 às 18h.
Ele já faz isso, sistematicamente, há dois anos, faça chuva ou faça sol e, segundo ele, "ainda está bem longe de terminar o aprendizado".
Mlchagas, de qualquer forma, se for ou não essa a sua opção, boa sorte contrabaixística pra você!
Tudo depende da qualidade da crina, dos cuidados do contrabaixista, e do uso que ele faz do arco.
Na orquestra, se usa mais resina do que para estudar em casa.
Se o contrabaixista toca mais com o pizzicato, o arco não precisa de muita resina para tocar meia dúzia de notas, por exemplo.
A resina serve para grudar a crina na corda, e funciona como uma cola necessária, e não como um tratamento de beleza para a crina de cavalo.
Com o tempo, ela "enseba" demais a crina.
Esse excesso de resina acumulada faz com que a própria crina não pegue mais resina, como se ela tivesse ficado saturada de tanta cola.
Nesse caso, ela pode ser linda e maravilhosa, de cavalinhos da Mongólia ou do próprio Pegasus, mas terá que ser trocada.
A crina também fica velha e, mesmo que esteja sem excesso de resina, deixa de absorver resina a contento, e precisa ser trocada.
Com o uso, a crina também pode ir arrebentando.
O ideal é não deixar a calvície se instalar e que, quando estiver faltando no máximo 1/4 dos cabelinhos de cavalo, o arco seja encaminhado a um bom luthier (na realidade seria archethier) para a troca da crina.
Nos modelitos acima, é chegada a hora da crina ir para o lixo, de preferência com a honras mentais pelos bons serviços prestados e sem sentimentalismos...
Toda essa volta foi para ilustrar o exemplo de uso do arco relacionado à necessidade de encriná-lo novamente.
Um contrabaixista de uma grande orquestra, que ensaia na orquestra entre três a seis horas, durante 5 ou 6 vezes na semana, com dois ou três concertos por semana, provavelmente precisará encrinar o arco de orquestra a cada dois anos (ou três, já na prorrogação).
Se o contrabaixista fizer pouco uso do arco, tiver crina de boa qualidade e cuidado com o arco (deixar longe da umidade, do calor excessivo, da poeira e das crianças, empregadas, cachorros, sofás e curiosos em geral; afrouxar ligeiramente a crina após o uso; se possível, ter um arco para a orquestra e outro para estudar em casa; não alternar resinas diferentes com frequência...), penso que dá para esperar pelo envelhecimento natural da crina - que varia de crina para crina, de clima para clima, etc -, e isso pode durar uns cinco anos ou bem mais que isso.
Penso também que, manutenção do contrabaixo e de seus acessórios faz parte intrínseca da vida do contrabaixista, assim como outros instrumentos e/ou outros artigos profissionais, amadorísticos ou quase profissionais têm suas manutenções.
Gastar de cara 200 ou 250 reais para encrinar um arco, realmente, pode assustar.
Mas se pararmos para pensar que o serviço será repetido somente de dois a oito anos depois, penso que o custo-benefício é muito compensador.
Mlchagas, desculpe discordar de você, mas para fazer o encrinamento "por si só", o músico não precisa somente de equipamento, mas precisará também de muitos livros, aulas, estágios com luthiers profissionais (muitas coisas não estão nos livros e são passadas de professor para aluno, de pai luthier para filho luthier) e, logicamente, de dinheiro para comprar muitas crinas para treinar, fora o tempo para aprender e treinar.
Já vi arcos sendo encrinados ao vivo e a cores. Pode ter certeza de que não é algo tão simples de ser feito bem, mesmo para quem já tem experiência...
A crina mais barata na lemurmusic.com está a U$ 14.95, nos EUA.
Um arco mal encrinado pode deixar a crina frouxa demais ou curta demais, ou mesmo frouxa numa parte e apertada em outra.
Isso pode inutilizar a crina e até acabar com a curvatura do arco, desequilibrá-lo, fazê-lo perder a tensão ou mesmo quebrá-lo, mas isso também poderá fazer parte do processo de aprendizado do futuro archethier (luthier de arco) e, assim como gastamos com a compra e com a manutenção do instrumento e dos seus acessórios, o archethier também tem seus gastos profissionais, e o futuro archethier - mesmo que só faça serviços para si mesmo - também os terá.
Embora comprar equipamento e material para trocar a crina do seu próprio arco possa parecer uma economia, isso sairá mais caro do que gastar 200 ou 250 reais a cada dois a oito anos...
E já que o gasto com tudo isso vai ser tão elevado, por que não fazer disso logo uma profissão e não somente um hobby ou um quebra-galho?
Tenho um grande amigo e grande contrabaixista que agora resolveu se enveredar nas artes e segredos da lutheria do contrabaixo acústico, e é um talentosíssimo aprendiz.
Ele TODOS os dias vai a uma oficina de lutheria para aprender e treinar o ofício com um grande luthier, e fica lá das 13 às 18h.
Ele já faz isso, sistematicamente, há dois anos, faça chuva ou faça sol e, segundo ele, "ainda está bem longe de terminar o aprendizado".
Mlchagas, de qualquer forma, se for ou não essa a sua opção, boa sorte contrabaixística pra você!
Re: Encrinamento no RJ?
mlchagas escreveu:Entendo que não é qualquer um, mas devo discordar do preço. Com equipamento um músico tem condições de fazer por si só e noto que o preço é feito com base na hora do profissional e não no trabalho proposto
É o quê?
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Encrinamento no RJ?
Pessoal,
muito obrigado a todos pelos pontos de vista. É primordial (para um aprendiz como eu) a crítica sobre a postura superficial que tive. Tudo é muito novo e como a Mestra Marques disse: "pode assustar". Já que estou migrando de uma área profissional que lida com cotações, preços e serviços acabei por limitar um trabalho de precisão a um simples serviço substituto (econ.).
Embora tenha achado valores bem melhores quando orcei fora do RJ, certamente irei confiar meu arco a um profissional capacitado com referências, afinal de contas o barato sai caro em grande parte das chances.
Abaixo minhas considerações em respeito a todo o carinho e disposição de vocês ao me incentivar a encarar de outra forma a realidade contrabaixística.
Entendi agora o que quis dizer! Realmente, depois desse tópico todo, entendi que "200 reais" deixam de ser despesa para se tornar "investimento" (de certa forma).
Em tese faz sentido, Rafael. E agora, depois de ponderar, acabo por concordar com a hora do profissional.
Fiquei desconfortável ao pensar por analogia: uma obturação dentária pode custar o dobro se fores a um Dentista com Extensões e cursos. Por fim uma obturação é uma obturação, logo a técnica que se aprende durante o curso inicial é mais que suficiente para concluir o proposto. Seria o caso de ter dois dentistas, não?
Incrível explicação Mestra! Muito obrigado pelo texto e todo conteúdo. Era basicamente o que eu precisava ler, principalmente sobre o período de manutenção. O preço para o decorrer de 2 anos realmente se justifica, principalmente se feito com presteza.
É que, como expliquei pro Rafael, fiz uma analogia entre serviço, prestadores e trabalho prestado. Por fim acabei por desconsiderar a mão-de-obra especializada para o Encerdamento.
muito obrigado a todos pelos pontos de vista. É primordial (para um aprendiz como eu) a crítica sobre a postura superficial que tive. Tudo é muito novo e como a Mestra Marques disse: "pode assustar". Já que estou migrando de uma área profissional que lida com cotações, preços e serviços acabei por limitar um trabalho de precisão a um simples serviço substituto (econ.).
Embora tenha achado valores bem melhores quando orcei fora do RJ, certamente irei confiar meu arco a um profissional capacitado com referências, afinal de contas o barato sai caro em grande parte das chances.
Abaixo minhas considerações em respeito a todo o carinho e disposição de vocês ao me incentivar a encarar de outra forma a realidade contrabaixística.
ClaudioBass escreveu:^ Velho, você não tem a noção do baita trabalho que dá pra encrinar um arco, além de exigir um profissional que realmente conheça o ofício, não é qualquer um que faz isso não. R$ 200,00 tá barato
Entendi agora o que quis dizer! Realmente, depois desse tópico todo, entendi que "200 reais" deixam de ser despesa para se tornar "investimento" (de certa forma).
rafael.buzzi.andrade escreveu:O que, ao meu ver, faz todo o sentido.mlchagas escreveu:(...)noto que o preço é feito com base na hora do profissional e não no trabalho proposto(...)
Em tese faz sentido, Rafael. E agora, depois de ponderar, acabo por concordar com a hora do profissional.
Fiquei desconfortável ao pensar por analogia: uma obturação dentária pode custar o dobro se fores a um Dentista com Extensões e cursos. Por fim uma obturação é uma obturação, logo a técnica que se aprende durante o curso inicial é mais que suficiente para concluir o proposto. Seria o caso de ter dois dentistas, não?
Voila Marques escreveu:O encrinamento (ou encerdamento) do ar ... boa sorte contrabaixística pra você!
Incrível explicação Mestra! Muito obrigado pelo texto e todo conteúdo. Era basicamente o que eu precisava ler, principalmente sobre o período de manutenção. O preço para o decorrer de 2 anos realmente se justifica, principalmente se feito com presteza.
allexcosta escreveu:mlchagas escreveu:Entendo ... proposto
É o quê?
É que, como expliquei pro Rafael, fiz uma analogia entre serviço, prestadores e trabalho prestado. Por fim acabei por desconsiderar a mão-de-obra especializada para o Encerdamento.
mlchagas- Membro
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Localização : Iceland
Re: Encrinamento no RJ?
mlchagas escreveu:Fiquei desconfortável ao pensar por analogia: uma obturação dentária pode custar o dobro se fores a um Dentista com Extensões e cursos. Por fim uma obturação é uma obturação, logo a técnica que se aprende durante o curso inicial é mais que suficiente para concluir o proposto. Seria o caso de ter dois dentistas, não?
Preço de um bem ou serviço depende de leis de mercado e não de quanto tempo a pessoa estudou para aprender um ofício.
Uma mulher bonita pode ganhar 10x mais que um médico com doutorados e pós-graduações fazendo algo que ela praticamente nasceu sabendo. Pense nisso.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Encrinamento no RJ?
allexcosta escreveu:mlchagas escreveu:Fiquei desconfortável... dentistas, não?
Preço de um bem ou serviço depende de leis de mercado e não de quanto tempo a pessoa estudou para aprender um ofício.
Uma mulher bonita pode ganhar 10x mais que um médico com doutorados e pós-graduações fazendo algo que ela praticamente nasceu sabendo. Pense nisso.
kkkk Pensarei!
mlchagas- Membro
- Mensagens : 11
Localização : Iceland
Re: Encrinamento no RJ?
De nadinha, Mlchagas e, mais uma vez, boa sorte contrabaixística procê!mlchagas escreveu:Voila Marques escreveu:O encrinamento (ou encerdamento) do ar ... boa sorte contrabaixística pra você!
Incrível explicação Mestra! Muito obrigado pelo texto e todo conteúdo. Era basicamente o que eu precisava ler, principalmente sobre o período de manutenção. O preço para o decorrer de 2 anos realmente se justifica, principalmente se feito com presteza.
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