Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Timbrar x Estar bem

+11
Zubrycky
Fernando Zadá
tcraposo
bruno.be
Fernandão C
Breno_Barnabe
José Carlos
DenisLM
allexcosta
Boss2K
gsfteodoro
15 participantes

Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Timbrar x Estar bem

Mensagem por gsfteodoro Seg Jan 27, 2014 8:05 pm

Eu não sei se este seria um bom título para este tópico... Mas foi o que veio, hehehe.

Este final de semana, notei algo bem engraçado. Com o set Genz Benz + WBass + Xotic, toquei em uma missa onde o pé direito é altíssimo, o som não pode ser muito alto e tal. Mas consegui tirar um som maravilhoso. Daí, fiquei impressionado pois até parecia estar alto mas estava super agradável e não estava embolando.
Chego em casa, duas horas depois e: Caramba, que som maravilhoso. Muito som, muito som...
Hoje, acabo de chegar do trabalho, dia bem cansativo. Mas a GAS de ligar o baixo faz o cansaço ir embora rapidinho. Do mesmo jeito que estava ontem, o meu set está hoje, posição, mesmo baixo e tudo mais. Porém, o som não flui como ontem.
Sei lá, acho que estou ficando meio maluco. Isso acontece com vocês?

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5419
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por Boss2K Seg Jan 27, 2014 8:08 pm

Seja bem-vindo ao mundo da equalização ...  Shocked 

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por gsfteodoro Seg Jan 27, 2014 8:12 pm

Peraí! Mas estou falando que cheguei em casa ontem, som ótimo. Hoje, som estranho! Isso é equalização?

PS: Se sim, novidade pra mim...

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5419
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por Boss2K Seg Jan 27, 2014 8:20 pm

É ciência ...

http://www.eletrica.ufpr.br/marcelo/TE072/012007/Rudolfo-Equaliza.pdf

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por allexcosta Seg Jan 27, 2014 8:30 pm

Fora a parte psicológica, sobre a qual não é necessário falar, som muda (e muito), dependendo da temperatura e umidade relativa do ar.

Só pra eu entender bem. Em casa ontem estava ótimo e na mesma casa e mesmo local hoje não está? Ou na missa estava ótimo e em casa não está? Porque se for isso...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por DenisLM Seg Jan 27, 2014 8:49 pm

se for no mesmo lugar eu sinto algo parecido frequentemente.
no mesmo estúdio com as mesmas coisas praticamente no mesmo lugar e teoricamente com temperatura controlada.

DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por José Carlos Seg Jan 27, 2014 8:52 pm

Pode acontecer também de você tocar em um lugar antes de um show (sem o público), e sentir o som alto demais na passagem de som, e na hora do show com o lugar lotado sentir falta de volume, pelo menos isso já aconteceu comigo.
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Jan 27, 2014 8:52 pm

Eu passo por isso as vezes. Sem mexer em nada, nem na equalização, um dia tiro um som, outro dia parece que está diferente (sempre em casa).
É meio maluco mesmo. Acho que depende da gente
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5347
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por Fernandão C Seg Jan 27, 2014 9:03 pm

Todos tem razão, principalmente o "tal do estado de espírito", seja lá o que for isso, influencia. A temperatura, umidade, pressão do ar, o ambiente (EQ), infinitas variáveis, por isso é importante saber tocar muito melhor do que o que você vai tocar, tem que driblar estes "obstáculos". Experimentem simplesmente abrir a porta do estúdio de ensaio (ou sala de gravação), o som muda completamente. Sem falar que ninguém toca igual todo dia, o padrão técnico muda bastante, IMO.
Fernandão C
Fernandão C
Membro

Mensagens : 111
Localização : São Paulo/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por gsfteodoro Seg Jan 27, 2014 9:32 pm

allexcosta escreveu:Fora a parte psicológica, sobre a qual não é necessário falar, som muda (e muito), dependendo da temperatura e umidade relativa do ar.

Só pra eu entender bem. Em casa ontem estava ótimo e na mesma casa e mesmo local hoje não está? Ou na missa estava ótimo e em casa não está? Porque se for isso...
Exatamente isso. Mudou, de ontem para hoje, a posição do cabo P10.

DenisLM escreveu:se for no mesmo lugar eu sinto algo parecido frequentemente.
no mesmo estúdio com as mesmas coisas praticamente no mesmo lugar e teoricamente com temperatura controlada.
No meu quarto, com ar condicionado ligado ontem e hoje, som diferente.

José Carlos escreveu:Pode acontecer também de você tocar em um lugar antes de um show (sem o público), e sentir o som alto demais na passagem de som, e na hora do show com o lugar lotado sentir falta de volume, pelo menos isso já aconteceu comigo.
Isso eu já sei que é normal, sem contar a pequena adrenalina que sobe no momento de tocar.

Breno_Barnabe escreveu:Eu passo por isso as vezes. Sem mexer em nada, nem na equalização, um dia tiro um som, outro dia parece que está diferente (sempre em casa).
É meio maluco mesmo. Acho que depende da gente
Realmente, sinto que não sou único.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5419
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por allexcosta Seg Jan 27, 2014 9:38 pm

Você tocou em casa depois da gig? Os falantes ficam mais soltos depois que são bem exigidos. Isso muda bastante o som. Depois de um dia sem trabalharem eles ficam mais quietos. Normal.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por Boss2K Seg Jan 27, 2014 9:42 pm

São situações diferentes ...

Ontem, seus ouvidos estavam expostos a uma massa sonora, que além de tudo era bastante agradável.

No outro dia, situação diferente, cansativo, estressante, etc. Seus ouvidos estiveram sob uma situação diferente e não agradável.

É mais uma caso de acústica adaptativa, cancelamento de ecos multicanal.

É nessa hora, que usa-se e abusa-se do equalizador, para adaptar seu ouvido à nova situação. Se não usar o equalizador (com várias bandas), a sensação não vai ser agradável ... simples assim .... normal.

Faça bom uso do equalizador, esta é uma das suas funções ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por bruno.be Seg Jan 27, 2014 9:47 pm

allexcosta escreveu:Fora a parte psicológica, sobre a qual não é necessário falar, som muda (e muito), dependendo da temperatura e umidade relativa do ar.

Creio que seja isso mesmo...

bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagens : 432
Localização : Cabreúva

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por gsfteodoro Seg Jan 27, 2014 9:51 pm

Legal. Eu curti o artigo que você postou, Boss. Na verdade, eu estranhei bem a situação. Tenho estudado constantemente e a diferença de som que tiro todos os dias se torna absurda. Vou ver se consigo me dar mais com o equalizador aqui.
E Allex, não havia pensado nisso. Realmente, em um dia que estava tocando de boa em casa e depois fui pra GIG, o som na GIG ficou bem melhor. O fato do falante poder influenciar não pode ser descartado.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5419
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por allexcosta Seg Jan 27, 2014 9:55 pm

Já ouviu falar em amaciar os falantes? É isso. E sua caixa é nova, certo? Ela ainda vai falar mais depois de alguns meses.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por bruno.be Seg Jan 27, 2014 9:57 pm


Amaciar falantes?  scratch 

bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagens : 432
Localização : Cabreúva

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por allexcosta Seg Jan 27, 2014 10:02 pm

bruno.be escreveu:Amaciar falantes?  scratch

Sim, ué... Falante é igual a carro, tem suspensão, bobina e precisa ser amaciado.

Tudo sai de fábrica muito justo. À medida que você vai usando as peças vão ganhando alguma folga e melhorando em performance. Quando as folgas aumentam muito, a performance diminui e o equipamento falha. Esse é o ciclo de quase tudo na vida...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por bruno.be Seg Jan 27, 2014 10:05 pm

E quando nota-se essa "folga" que gera falhas, mesmo sem serem geradas mas com o propósito de serem evitadas?
bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagens : 432
Localização : Cabreúva

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por allexcosta Seg Jan 27, 2014 10:11 pm

^ Li 5x e não entendi a pergunta.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por bruno.be Seg Jan 27, 2014 10:13 pm

allexcosta escreveu:^ Li 5x e não entendi a pergunta.


Hahahaha, compliquei mesmo...

Enfim, como podemos notar esse desgaste que podem gerar futuras falhas?

Digo isso pois uso um combo Antera BX150 há uns 6 anos e nunca notei nenhuma diferença...

bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagens : 432
Localização : Cabreúva

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por allexcosta Seg Jan 27, 2014 10:19 pm

Falantes de qualidade utilizados com um certo cuidado duram muitos anos... Quando estão cansados, eles geralmente começam a reclamar das notas mais graves... Os sintomas são aqueles clássicos, uma certa distorção ou não atingir a mesma pressão sonora de outrora.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por bruno.be Seg Jan 27, 2014 10:24 pm


Por sorte meu combo não ta sofrendo disso ainda, então creio que tenha chão pela frente...

Mas é um ponto que eu realmente desconhecia quanto a durabilidade, pra mim ela só dava sinal de problemas quando começasse a rajar...

E esse problema é mais comum em determinados falantes ou não tem uma regra?

bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagens : 432
Localização : Cabreúva

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por tcraposo Seg Jan 27, 2014 10:28 pm

Esse tópico veio bem a calhar...
Isso aconteceu consigo esses dias na igreja. Mesmo baixo que tenho tocado direto, mesma caixa, cordas, mas o timbre não saía do jeito que eu estou acostumado de jeito nenhum... Dia seguinte levei meu pedal equalizador (groovin) mas não obtive muito sucesso não... Vou tentar mais
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por allexcosta Seg Jan 27, 2014 10:38 pm

Agora, às vezes é a energia né?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 27, 2014 10:40 pm

Hum esse lance do falante tem lógica já senti esse tipo de coisa em dias com várias gigs seguidas mandando ver e depois ele descansado em casa.
Interessante
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14269

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por Boss2K Seg Jan 27, 2014 10:45 pm

Equalização - A Arte ...

http://www.qgdaluz.com.br/Apostilas%20e%20Cursos%20de%20%C3%81udio%20Profissional/Equaliza%C3%A7%C3%A3o.doc

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por bruno.be Seg Jan 27, 2014 10:52 pm


Boa!

bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagens : 432
Localização : Cabreúva

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por tcraposo Seg Jan 27, 2014 11:29 pm

allexcosta escreveu:Agora, às vezes é a energia né?

Energia, elétrica?
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por allexcosta Seg Jan 27, 2014 11:31 pm

^ Ela mesma.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por tcraposo Seg Jan 27, 2014 11:36 pm

É o tal negócio né... Mais do que equalizar, eu diria que "timbrar" é uma arte...
Até porque tem aquele tipo de situação também onde você não tá curtindo 100% teu som, mas TODOS estão te elogiando. Isso é o que mais me deixa curioso as vezes.

E essa situação do tópico também é bem recorrente. Treino com amplug em casa, mesmo baixo, mesmas cordas, mesma temperatura (ar condic) e tem dia que eu tô com som tipo Nathan East mesmo, coisa de louco. Tem dia que eu vou já pra uma onda de quase um berimbau.

¬¬
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por allexcosta Seg Jan 27, 2014 11:43 pm

tcraposo escreveu:Até porque tem aquele tipo de situação também onde você não tá curtindo 100% teu som, mas TODOS estão te elogiando. Isso é o que mais me deixa curioso as vezes.

O som lá é diferente do som aqui.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por tcraposo Seg Jan 27, 2014 11:47 pm

^
Exato.
Som é definitivamente um dos mistérios da vida.
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por Zubrycky Ter Jan 28, 2014 12:58 am

tcraposo escreveu:É o tal negócio né... Mais do que equalizar, eu diria que "timbrar" é uma arte...
Até porque tem aquele tipo de situação também onde você não tá curtindo 100% teu som, mas TODOS estão te elogiando. Isso é o que mais me deixa curioso as vezes.

Vale lembrar que, nas situações envolvendo música ao vivo, como o comprimento de onda é maior nos sons graves, o som que o público percebe (em termos de timbre) não é o mesmo som que é percebido pelo instrumentista quando ele está perto do amplificador.

Se eu não me engano, a frequência da corda Mi do contrabaixo solta é de 41,2 Hz, o que resulta numa onda com cerca de 8,34 metros de comprimento.

Enfim, uma dica que um professor meu me passou para apresentações ao vivo é sempre tocar alguma coisa e, ao mesmo tempo, me afastar o máximo do amplificador para ter uma idéia melhor do timbre percebido pelo público. Ele também me recomendou que isso fosse feito preferencialmente na(s) primeira(s) música(s) para que os ajustes na equalização pudessem ser feitos, caso estes ajustes se mostrassem necessários.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19078
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por bruno.be Ter Jan 28, 2014 8:06 am

Zubrycky escreveu:Vale lembrar que, nas situações envolvendo música ao vivo, como o comprimento de onda é maior nos sons graves, o som que o público percebe (em termos de timbre) não é o mesmo som que é percebido pelo instrumentista quando ele está perto do amplificador.

Se eu não me engano, a frequência da corda Mi do contrabaixo solta é de 41,2 Hz, o que resulta numa onda com cerca de 8,34 metros de comprimento.

Enfim, uma dica que um professor meu me passou para apresentações ao vivo é sempre tocar alguma coisa e, ao mesmo tempo, me afastar o máximo do amplificador para ter uma idéia melhor do timbre percebido pelo público. Ele também me recomendou que isso fosse feito preferencialmente na(s) primeira(s) música(s) para que os ajustes na equalização pudessem ser feitos, caso estes ajustes se mostrassem necessários.

Isso realmente acontece, quando estou perto do meu amplificador o timbre é totalmente diferente de quando estou mais distante do mesmo, dando uma maior ênfase nos graves... E isso sempre varia a cada ambiente.

bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagens : 432
Localização : Cabreúva

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por José Carlos Ter Jan 28, 2014 8:31 am

bruno.be escreveu:Isso realmente acontece, quando estou perto do meu amplificador o timbre é totalmente diferente de quando estou mais distante do mesmo, dando uma maior ênfase nos graves... E isso sempre varia a cada ambiente.

O Captador "capta" o som emitido e reemite ele, sendo captado posteriormente o som re-remetido...  drunk 
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por bruno.be Ter Jan 28, 2014 8:32 am

José Carlos escreveu:
bruno.be escreveu:Isso realmente acontece, quando estou perto do meu amplificador o timbre é totalmente diferente de quando estou mais distante do mesmo, dando uma maior ênfase nos graves... E isso sempre varia a cada ambiente.

O Captador "capta" o som emitido e reemite ele, sendo captado posteriormente o som re-remetido...  drunk 

Ai vira um loop eterno hehehe

bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagens : 432
Localização : Cabreúva

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por tcraposo Ter Jan 28, 2014 9:33 am

Zubrycky escreveu:
tcraposo escreveu:É o tal negócio né... Mais do que equalizar, eu diria que "timbrar" é uma arte...
Até porque tem aquele tipo de situação também onde você não tá curtindo 100% teu som, mas TODOS estão te elogiando. Isso é o que mais me deixa curioso as vezes.

Vale lembrar que, nas situações envolvendo música ao vivo, como o comprimento de onda é maior nos sons graves, o som que o público percebe (em termos de timbre) não é o mesmo som que é percebido pelo instrumentista quando ele está perto do amplificador.

Se eu não me engano, a frequência da corda Mi do contrabaixo solta é de 41,2 Hz, o que resulta numa onda com cerca de 8,34 metros de comprimento.

Enfim, uma dica que um professor meu me passou para apresentações ao vivo é sempre tocar alguma coisa e, ao mesmo tempo, me afastar o máximo do amplificador para ter uma idéia melhor do timbre percebido pelo público. Ele também me recomendou que isso fosse feito preferencialmente na(s) primeira(s) música(s) para que os ajustes na equalização pudessem ser feitos, caso estes ajustes se mostrassem necessários.

Acho que foi exatamente sobre isso que o Allex falou quando disse: "O som lá não é o som aqui."
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por Nando Vasques Ter Jan 28, 2014 10:02 am

Isso para mim tem uma explicação simples...Tem dias q não estamos pra coiisa,vc pode passar horas tocando seu baixo amarradão e no dia seguinte,só de dar a primeira nota notamos q aquele dia não é pra tocar baixo.Ai achamos q a acústica,Eq,Timbre etc mudou.Comigo acontece direto!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por José Carlos Ter Jan 28, 2014 10:14 am

Nando Vasques escreveu:Isso para mim tem uma explicação simples...Tem dias q não estamos pra coiisa,vc pode passar horas tocando seu baixo amarradão e no dia seguinte,só de dar a primeira nota notamos q aquele dia não é pra tocar baixo.Ai achamos q a acústica,Eq,Timbre etc mudou.Comigo acontece direto!

E nesses dias bate aquela crise existencial "será que eu realmente nasci pra fazer música"? rsrsrsrsrs
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por bruno.be Ter Jan 28, 2014 10:16 am

José Carlos escreveu:

E nesses dias bate aquela crise existencial "será que eu realmente nasci pra fazer música"? rsrsrsrsrs

HAHAHAHAHA bem isso mesmo!
bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagens : 432
Localização : Cabreúva

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por CaQuinhO Ter Jan 28, 2014 10:21 am

Guilherme, passou muito tempo em silêncio antes de alguma das 2 tocadas?
A percepção do seu ouvido muda também, dependendo das circunstâncias.

É praticamente análogo ao que o allex falou dos falantes.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2019
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por José Carlos Ter Jan 28, 2014 10:22 am

O pior é querer vender tudo e comprar tudo novo de outra marca, só não pode cismar de torrar tudo por causa disso..
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por malka_aff Ter Jan 28, 2014 10:30 am

José Carlos escreveu:
bruno.be escreveu:Isso realmente acontece, quando estou perto do meu amplificador o timbre é totalmente diferente de quando estou mais distante do mesmo, dando uma maior ênfase nos graves... E isso sempre varia a cada ambiente.

O Captador "capta" o som emitido e reemite ele, sendo captado posteriormente o som re-remetido...  drunk 

não é bem assim não. existe alguns captadores que captam som mesmo, que você pode falar nele como se fosse microfone.

Mas a maioria so capta o movimento da corda, não o som dela. O captador não é igual ao microfone, ela não capta energia mecânica pura. Ele percebe apenas o movimento da corda por ela ser feita basicamente de aço. É uma questão de induzir a bobina do captador, não de ouvir a corda.

Os captadores que eu vi que captam "som" geralmente são aquele captadores de violão. Que você compra pra poder imbutir ele no seu violão preso por uma presilha ou por sucção
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por NeyBass Ter Jan 28, 2014 10:32 am

vc ficou na mesma posição as duas vezes que tocou? (corpo em relação ao falante)
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por José Carlos Ter Jan 28, 2014 10:43 am

malka_aff, estou brincando um pouco, mas de certa forma, quis dizer que o captador capta a vibração causada pela onda sonora vinda do alto falante, e não o som em si. Na verdade foi mais um chute do que uma constatação rsrs
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por malka_aff Ter Jan 28, 2014 11:06 am

mas a vibração causada pelo alto falante É o próprio som em si.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por allexcosta Ter Jan 28, 2014 11:50 am

Captador de qualidade não capta vibração. Eles são submersos em parafina ou verniz com esse intuito. Captadores magnéticos captam variações nos campos magnéticos. Captadores piezo e de membrana é que são desenhados para captar vibrações.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por gsfteodoro Ter Jan 28, 2014 6:01 pm

Esse tópico está rendendo, hein!?

A posição é sempre a mesma, minha e dos falantes. Normalmente, quando toco na igreja, o som não é muito alto e o nível de ruído antes e depois da GIG sempre acabam sendo os mesmos.

Acho que a questão do "Não é um bom dia para tocar" acaba ganhando força nessa.
Hoje, não fui trabalhar cedo e aproveitei para abrir umas rachaduras na casa (igual a tocar um pouquinho) e o som show de bola.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5419
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Timbrar x Estar bem Empty Re: Timbrar x Estar bem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos