Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problema com parte eletrica Asema com Aguilar OBP-3

+3
Nando Medeiros
nando.filho
Fabio Linhares
7 participantes

Ir para baixo

Problema com parte eletrica Asema com Aguilar OBP-3 Empty Problema com parte eletrica Asema com Aguilar OBP-3

Mensagem por Fabio Linhares Ter Fev 11, 2014 9:49 pm

Tenho um N.Zaganin Asema 5c com caps Dimarzio Ultrajazz e pré Aguilar OBP-3 18v, com chave passivo/mute/ativo.
O baixo sempre falou perfeito, sem ruido algum, com o ganho do pré flat igual ao modo passivo.
Deixei ele guardado por um tempo.
Hoje fui tocar nele e ocorreu o seguinte:
Com a chave no passivo, o baixo tocou normal.
Com a chave no ativo, o som sumiu, ficou bem baixo mesmo, quase mudo, tipo 3 (três) por cento do normal.
Com a chave no mute (no meio) ficou um ruido de estática.

Achei que era a bateria. Abri e troquei. Mas o problema continuou igual. Olhei a fiação (nao entendo nada) e nao vi nenhum fio solto em lugar algum. Percebi um certo zinabre em um dos pinos que conecta na bateria. limpei com oleo WD e depois limpa contato. E o problema persistiu.

Alguem tem alguma ideia do que poderia ser?

Valeu desde já...
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com parte eletrica Asema com Aguilar OBP-3 Empty Re: Problema com parte eletrica Asema com Aguilar OBP-3

Mensagem por nando.filho Ter Fev 11, 2014 10:23 pm

^Fábio, em hipótese alguma passe WD em contatos elétricos. O WD não é pra isso.

Assim falar é difícil, pede pra alguem que manja mais de elétrica dar uma olhada,, pode ser uma besteira como um fio partido, ou algum mal-contato .
nando.filho
nando.filho
Membro

Problema com parte eletrica Asema com Aguilar OBP-3 Empty Re: Problema com parte eletrica Asema com Aguilar OBP-3

Mensagem por Fabio Linhares Ter Fev 11, 2014 10:49 pm

O WD pssei só no zinabre mesmo, até protegi o resto. em todo o resto passei limpa contato.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagem por Nando Medeiros Ter Fev 11, 2014 11:23 pm

Olha, o Obp-3 conta com mais de 15 fios, vários potenciômetros, captadores, etc, etc.

Infelizmente se não tem fio solto, não é problema com as baterias, melhor levar para quem entende.
Às cegas é muito complicado afirmar qualquer coisa.

Porém, se fosse problema de curto, não sairia som nenhum.

Quem sabe seja algum problema com potenciômetros? Muito tempo guardado, pode ter oxidado os contatos...
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagem por Fabio Linhares Ter Fev 11, 2014 11:34 pm

O fato da chave em mute ter um chiado de estatica daria alguma dica do que pode ser?
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagem por allexcosta Ter Fev 11, 2014 11:45 pm

Dá pra fazer um troubleshooting em casa, mas é uma trabalheira.

Trocar o conector da bateria, os pots um por um, o jack, verificar solda fria ou solta...

Sei lá, melhor levar a um profissional.

Antes disso, talvez muito limpa contato daquele bonzão, algum isopropílico nos pots e uma mexida aqui, uma porradinha ali... Vai ver resolve.

A pilha é alcalina, correto?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Fabio Linhares Qua Fev 12, 2014 8:10 am

Estava com duas Duracell, depois coloquei duas que tinha aqui de outra marca, mas tinham mais carga ( testando na lingua...)
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Fev 12, 2014 8:19 am

Usadas? Aí não, afro.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Fabio Linhares Qua Fev 12, 2014 11:05 am

allexcosta escreveu:Usadas? Aí não, afro.

Rsrs, mesmo que elas quase soltaram faisca da mnha lingua? Rsrs
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagem por Boss2K Qua Fev 12, 2014 11:20 am

Pra baterias secas ou alcalinas, uma tensão abaixo de 6 V indica uma unidade esgotada. Pra tensões entre 6 e 7,5 V temos uma bateria fraca, e para tensões acima de 7,5 V a bateria poderá estar boa ...

Boss2K
Membro

Mensagem por fheliojr Qua Fev 12, 2014 4:30 pm

nando.filho escreveu:^Fábio, em hipótese alguma passe WD em contatos elétricos. O WD não é pra isso...

porque ele é inflamável, né?
putz, eu passo wd em tudo, em fontes de computador, em plugues de cabo de força... como a maresia daqui é forte, tenho q me valer destas coisas, p/ q meus equipamentos eltro/eletrônicos continuem a funcionar. :/
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Boss2K Qua Fev 12, 2014 4:42 pm

^WD40 é lubrificante ...

Eu sempre usei, pra liimpeza, um Limpa Contatos (Freon) ou Álcool Isopropílico (que não tem água) ...

Boss2K
Membro

Mensagem por nando.filho Qua Fev 12, 2014 4:50 pm

fheliojr escreveu:
nando.filho escreveu:^Fábio, em hipótese alguma passe WD em contatos elétricos. O WD não é pra isso...

porque ele é inflamável, né?
putz, eu passo wd em tudo, em fontes de computador, em plugues de cabo de força... como a maresia daqui é forte, tenho q me valer destas coisas, p/ q meus equipamentos eltro/eletrônicos continuem a funcionar.  :/

Como o Boss falou, o WD40 é um lubrificante,um óleo. Como óleo, deixa resíduos. Para limpeza os materiais que o Boss falou são os indicados.
nando.filho
nando.filho
Membro

Mensagem por Huderson Qua Fev 12, 2014 10:13 pm

Companheiro, verifique o jack P10 fêmea (conector do baixo).
Quando você espeta o P10 macho (cabo que vai ao amp), fecha um contato interno entre o negativo da bateria e o negativo geral do baixo (é a chave liga/desliga do preamp).
O problema mais "simples" que consigo imaginar é aí.
Um teste pode ser feito ligando o negativo da bateria diretamente no negativo (terra) do baixo.
Pra testar é necessário um conhecimento mínimo em eletrônica, logo, se não estiver seguro de como fazer, melhor levar a um técnico.

Huderson
Membro

Mensagem por fheliojr Qui Fev 13, 2014 4:04 pm

valeu, boss e nando!!  up 
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo