Problema com parte eletrica Asema com Aguilar OBP-3
+3
Nando Medeiros
nando.filho
Fabio Linhares
7 participantes
Página 1 de 1
Problema com parte eletrica Asema com Aguilar OBP-3
Tenho um N.Zaganin Asema 5c com caps Dimarzio Ultrajazz e pré Aguilar OBP-3 18v, com chave passivo/mute/ativo.
O baixo sempre falou perfeito, sem ruido algum, com o ganho do pré flat igual ao modo passivo.
Deixei ele guardado por um tempo.
Hoje fui tocar nele e ocorreu o seguinte:
Com a chave no passivo, o baixo tocou normal.
Com a chave no ativo, o som sumiu, ficou bem baixo mesmo, quase mudo, tipo 3 (três) por cento do normal.
Com a chave no mute (no meio) ficou um ruido de estática.
Achei que era a bateria. Abri e troquei. Mas o problema continuou igual. Olhei a fiação (nao entendo nada) e nao vi nenhum fio solto em lugar algum. Percebi um certo zinabre em um dos pinos que conecta na bateria. limpei com oleo WD e depois limpa contato. E o problema persistiu.
Alguem tem alguma ideia do que poderia ser?
Valeu desde já...
O baixo sempre falou perfeito, sem ruido algum, com o ganho do pré flat igual ao modo passivo.
Deixei ele guardado por um tempo.
Hoje fui tocar nele e ocorreu o seguinte:
Com a chave no passivo, o baixo tocou normal.
Com a chave no ativo, o som sumiu, ficou bem baixo mesmo, quase mudo, tipo 3 (três) por cento do normal.
Com a chave no mute (no meio) ficou um ruido de estática.
Achei que era a bateria. Abri e troquei. Mas o problema continuou igual. Olhei a fiação (nao entendo nada) e nao vi nenhum fio solto em lugar algum. Percebi um certo zinabre em um dos pinos que conecta na bateria. limpei com oleo WD e depois limpa contato. E o problema persistiu.
Alguem tem alguma ideia do que poderia ser?
Valeu desde já...
Fabio Linhares- Membro
Re: Problema com parte eletrica Asema com Aguilar OBP-3
^Fábio, em hipótese alguma passe WD em contatos elétricos. O WD não é pra isso.
Assim falar é difícil, pede pra alguem que manja mais de elétrica dar uma olhada,, pode ser uma besteira como um fio partido, ou algum mal-contato .
Assim falar é difícil, pede pra alguem que manja mais de elétrica dar uma olhada,, pode ser uma besteira como um fio partido, ou algum mal-contato .
nando.filho- Membro
O WD pssei só no zinabre mesmo, até protegi o resto. em todo o resto passei limpa contato.
Fabio Linhares- Membro
Olha, o Obp-3 conta com mais de 15 fios, vários potenciômetros, captadores, etc, etc.
Infelizmente se não tem fio solto, não é problema com as baterias, melhor levar para quem entende.
Às cegas é muito complicado afirmar qualquer coisa.
Porém, se fosse problema de curto, não sairia som nenhum.
Quem sabe seja algum problema com potenciômetros? Muito tempo guardado, pode ter oxidado os contatos...
Infelizmente se não tem fio solto, não é problema com as baterias, melhor levar para quem entende.
Às cegas é muito complicado afirmar qualquer coisa.
Porém, se fosse problema de curto, não sairia som nenhum.
Quem sabe seja algum problema com potenciômetros? Muito tempo guardado, pode ter oxidado os contatos...
Nando Medeiros- Membro
O fato da chave em mute ter um chiado de estatica daria alguma dica do que pode ser?
Fabio Linhares- Membro
Dá pra fazer um troubleshooting em casa, mas é uma trabalheira.
Trocar o conector da bateria, os pots um por um, o jack, verificar solda fria ou solta...
Sei lá, melhor levar a um profissional.
Antes disso, talvez muito limpa contato daquele bonzão, algum isopropílico nos pots e uma mexida aqui, uma porradinha ali... Vai ver resolve.
A pilha é alcalina, correto?
Trocar o conector da bateria, os pots um por um, o jack, verificar solda fria ou solta...
Sei lá, melhor levar a um profissional.
Antes disso, talvez muito limpa contato daquele bonzão, algum isopropílico nos pots e uma mexida aqui, uma porradinha ali... Vai ver resolve.
A pilha é alcalina, correto?
allexcosta- Administrador
Estava com duas Duracell, depois coloquei duas que tinha aqui de outra marca, mas tinham mais carga ( testando na lingua...)
Fabio Linhares- Membro
Usadas? Aí não, afro.
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:Usadas? Aí não, afro.
Rsrs, mesmo que elas quase soltaram faisca da mnha lingua? Rsrs
Fabio Linhares- Membro
Pra baterias secas ou alcalinas, uma tensão abaixo de 6 V indica uma unidade esgotada. Pra tensões entre 6 e 7,5 V temos uma bateria fraca, e para tensões acima de 7,5 V a bateria poderá estar boa ...
Boss2K- Membro
nando.filho escreveu:^Fábio, em hipótese alguma passe WD em contatos elétricos. O WD não é pra isso...
porque ele é inflamável, né?
putz, eu passo wd em tudo, em fontes de computador, em plugues de cabo de força... como a maresia daqui é forte, tenho q me valer destas coisas, p/ q meus equipamentos eltro/eletrônicos continuem a funcionar. :/
fheliojr- Membro
^WD40 é lubrificante ...
Eu sempre usei, pra liimpeza, um Limpa Contatos (Freon) ou Álcool Isopropílico (que não tem água) ...
Eu sempre usei, pra liimpeza, um Limpa Contatos (Freon) ou Álcool Isopropílico (que não tem água) ...
Boss2K- Membro
fheliojr escreveu:nando.filho escreveu:^Fábio, em hipótese alguma passe WD em contatos elétricos. O WD não é pra isso...
porque ele é inflamável, né?
putz, eu passo wd em tudo, em fontes de computador, em plugues de cabo de força... como a maresia daqui é forte, tenho q me valer destas coisas, p/ q meus equipamentos eltro/eletrônicos continuem a funcionar. :/
Como o Boss falou, o WD40 é um lubrificante,um óleo. Como óleo, deixa resíduos. Para limpeza os materiais que o Boss falou são os indicados.
nando.filho- Membro
Companheiro, verifique o jack P10 fêmea (conector do baixo).
Quando você espeta o P10 macho (cabo que vai ao amp), fecha um contato interno entre o negativo da bateria e o negativo geral do baixo (é a chave liga/desliga do preamp).
O problema mais "simples" que consigo imaginar é aí.
Um teste pode ser feito ligando o negativo da bateria diretamente no negativo (terra) do baixo.
Pra testar é necessário um conhecimento mínimo em eletrônica, logo, se não estiver seguro de como fazer, melhor levar a um técnico.
Quando você espeta o P10 macho (cabo que vai ao amp), fecha um contato interno entre o negativo da bateria e o negativo geral do baixo (é a chave liga/desliga do preamp).
O problema mais "simples" que consigo imaginar é aí.
Um teste pode ser feito ligando o negativo da bateria diretamente no negativo (terra) do baixo.
Pra testar é necessário um conhecimento mínimo em eletrônica, logo, se não estiver seguro de como fazer, melhor levar a um técnico.
Huderson- Membro
valeu, boss e nando!!
fheliojr- Membro