O incrível e o inacreditável
5 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
O incrível e o inacreditável
POR LUIS FERNANDO VERISSIMO, em “O Globo” de hoje
“Incrível” e “inacreditável” querem dizer a mesma coisa — e não querem. “Incrível” é elogio. Você acha incrível o que é difícil de acreditar de tão bom.
Já inacreditável é o que você se recusa a acreditar de tão nefasto, nefário e nefando — a linha média do Execrável Futebol Clube.
Incrível é qualquer demonstração de um talento superior, seja o daquela moça por quem ninguém dá nada e abre a boca e canta como um anjo, o do mirrado reserva que entra em campo e sai driblando tudo, inclusive a bandeirinha do córner, o do mágico que tira moedas do nariz e transforma lenços em pombas brancas, o do escritor que torneia frases como se as esculpisse.
Inacreditável seria o Jair Bolsonaro na presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara em substituição ao Feliciano, uma ilustração viva da frase “ir de mal a pior”.
Incrível é a graça da neta que sai dançando ao som da Bachiana nº 5 do Villa-Lobos como se não tivesse só cinco anos, é o ator que nos toca e a atriz que nos faz rir ou chorar só com um jeito da boca, é o quadro que encanta e o pôr de sol que enleva.
Inacreditável é, depois de dois mil anos de civilização cristã, existir gente que ama seus filhos e seus cachorros e se emociona com a novela e mesmo assim defende o vigilantismo brutal, como se fazer justiça fosse enfrentar a barbárie com a barbárie, e salvar uma sociedade fosse embrutecê-la até a autodestruição.
Incrível, realmente incrível, é o brasileiro que leva uma vida decente mesmo que tudo à sua volta o chame para o desespero e a desforra.
Inacreditável é que a reação mais forte à vinda de médicos estrangeiros para suprir a falta de atendimento no interior do Brasil, e a exploração da questão dos cubanos insatisfeitos para sabotar o programa, venha justamente de associações médicas.
Incrível é um solo do Yamandu.
Inacreditável é este verão.
Fonte: http://blogdojuca.uol.com.br/2014/02/o-incrivel-e-o-inacreditavel/
“Incrível” e “inacreditável” querem dizer a mesma coisa — e não querem. “Incrível” é elogio. Você acha incrível o que é difícil de acreditar de tão bom.
Já inacreditável é o que você se recusa a acreditar de tão nefasto, nefário e nefando — a linha média do Execrável Futebol Clube.
Incrível é qualquer demonstração de um talento superior, seja o daquela moça por quem ninguém dá nada e abre a boca e canta como um anjo, o do mirrado reserva que entra em campo e sai driblando tudo, inclusive a bandeirinha do córner, o do mágico que tira moedas do nariz e transforma lenços em pombas brancas, o do escritor que torneia frases como se as esculpisse.
Inacreditável seria o Jair Bolsonaro na presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara em substituição ao Feliciano, uma ilustração viva da frase “ir de mal a pior”.
Incrível é a graça da neta que sai dançando ao som da Bachiana nº 5 do Villa-Lobos como se não tivesse só cinco anos, é o ator que nos toca e a atriz que nos faz rir ou chorar só com um jeito da boca, é o quadro que encanta e o pôr de sol que enleva.
Inacreditável é, depois de dois mil anos de civilização cristã, existir gente que ama seus filhos e seus cachorros e se emociona com a novela e mesmo assim defende o vigilantismo brutal, como se fazer justiça fosse enfrentar a barbárie com a barbárie, e salvar uma sociedade fosse embrutecê-la até a autodestruição.
Incrível, realmente incrível, é o brasileiro que leva uma vida decente mesmo que tudo à sua volta o chame para o desespero e a desforra.
Inacreditável é que a reação mais forte à vinda de médicos estrangeiros para suprir a falta de atendimento no interior do Brasil, e a exploração da questão dos cubanos insatisfeitos para sabotar o programa, venha justamente de associações médicas.
Incrível é um solo do Yamandu.
Inacreditável é este verão.
ZédeLepelin- Membro
Re: O incrível e o inacreditável
jmaxyyz escreveu:Inacreditável é, depois de dois mil anos de civilização cristã, existir gente que ama seus filhos e seus cachorros e se emociona com a novela e mesmo assim defende o vigilantismo brutal, como se fazer justiça fosse enfrentar a barbárie com a barbárie, e salvar uma sociedade fosse embrutecê-la até a autodestruição.
Isso é algo que realmente não vou conseguir entender jamais. É como vi hoje cedo, uma passeata tempo depois da morte de um jovem, vítima de latrocínio, os familiares pedindo um fim a essa prática, pedindo paz.. enquanto houverem seres humanos na terra, isso vai acontecer.
José Carlos- Membro
jmaxyyz escreveu:
(...)
(...)
Ao contrário do autor do texto, não só não vejo tal coisa como inacreditável como também não consigo entender como o óbvio não possa ver enxergado aqui: O surgimento do vigilantismo, a defesa dele feita por parte da população e a busca da justiça pelas próprias mãos são as coisas mais normais do mundo, em qualquer ponto da Terra, quando o Estado não cumpre devidamente o seu dever de garantir segurança para a população e punir os infratores.
Há uma antiga frase cunhada por Aristóteles que, ao meu ver, resume de forma brilhante esta situação: “A natureza abomina o vácuo.”
Em outras palavras, em qualquer lugar do planeta aonde existir uma sociedade humana, quando o Estado não está presente, algo toma o lugar dele.
Notem que não estou defendendo o vigilantismo. Aqui, apenas analiso a situação.
Última edição por Zubrycky em Sex Fev 14, 2014 11:19 am, editado 1 vez(es)
O problema é que Veríssimo não é nenhum Aristóteles.
Fernandão C- Membro
Zubrycky escreveu:jmaxyyz escreveu:
(...)
(...)
Ao contrário do autor do texto, não só não vejo tal coisa como inacreditável como também não consigo entender como o óbvio não possa ver enxergado aqui: O surgimento do vigilantismo, a defesa dele feita por parte da população e a busca da justiça pelas próprias mãos são as coisas mais normais do mundo, em qualquer ponto da Terra, quando o Estado não cumpre devidamente o seu dever de garantir segurança para a população e punir os infratores.
Há uma antiga frase cunhada por Aristóteles que, ao meu ver, resume de forma brilhante esta situação: “A natureza abomina o vácuo.”
Em outras palavras, em qualquer lugar do planeta aonde existir uma sociedade humana, quando o Estado não está presente, algo toma o lugar dele.
Desculpa aí Zubrycky, mas a interpretação da frase aristotélica foi meio forçada... Natureza não é sinônimo sine qua non de sociedade humana, muito menos de Estado.
Veja bem, a observação refere-se apenas a isso, sobre o assunto em pauta, não sei o que dizer
Pedroswaldo- Membro
Pedroswaldo escreveu:Zubrycky escreveu:jmaxyyz escreveu:
(...)
(...)
Desculpa aí Zubrycky, mas a interpretação da frase aristotélica foi meio forçada... Natureza não é sinônimo sine qua non de sociedade humana, muito menos de Estado.
Veja bem, a observação refere-se apenas a isso, sobre o assunto em pauta, não sei o que dizer
Bom, entendo o seu ponto de vista e o respeito. Talvez eu não tenha sido claro o bastante, de forma que eu tomarei a liberdade de ser mais explícito para desfazer qualquer mal entendido.
Na minha postagem anterior, embora eu tenha feito, sim, relações entre natureza e sociedade humana e/ou Estado em nenhum momento eu afirmei que tais relações são válidas para absolutamente todos os casos. Entendo que tal extrapolação possa ser feita a partir do que afirmei, mas não escrevi nada nesse sentido.
Sobre a frase de Aristóteles: Ela foi usada por mim como um dos elementos presentes dentro da minha linha de argumentação e ela é, sim, muito pertinente neste caso, pois assim como a natureza abomina o vácuo, fazendo com que espaços vazios sejam automaticamente preenchidos com alguma coisa, algo sempre tomará o lugar do Estado quando ele não se fizer presente para cumprir os seus deveres para com a população.
Agora, não tenho a menor intenção de ser o dono da verdade. Se porventura o raciocínio por mim tecido no parágrafo anterior estiver equivocado, não há, de minha parte, nenhum problema em admitir isso. Tudo o que peço é que você por gentileza me mostre aonde está o equívoco.
Não discordo. Em verdade, concordo.
Só que a frase original tem uma conotação muito mais "naturalística" que sócio-politico-econômica.
Mas vc tem razão. Eu também devo ter forçado um pouco a retidão da compreensão.
Só que a frase original tem uma conotação muito mais "naturalística" que sócio-politico-econômica.
Pedroswaldo- Membro
Pedroswaldo escreveu:Não discordo. Em verdade, concordo.
Sem problemas, meu caro. Debatendo idéias, todos nós aprendemos. Abraço!
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos