Comercialização online de instrumentos musicais - Pesquisa acadêmica
+24
emachado
RodrigoBR
edumoraes
Uchoa
J.Adalberto
Eduardo Tob
Diegobass
malka_aff
Mauricio Luiz Bertola
siodoni
vinibassplayer
Alex BHT
fheliojr
rafael.buzzi.andrade
subgrave
Boss2K
afonsodecampos
José Carlos
charles lopes kuster
brucce
pedrohenrique.astronauta
allexcosta
KIQ
cecilia.meirelles.986
28 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Comercialização online de instrumentos musicais - Pesquisa acadêmica
Oi pessoal, tudo bem?
Estou fazendo uma pesquisa acadêmica sobre a comercialização online de instrumentos musicais e nada mais apropriado que perguntar para vocês, músicos, suas opiniões sobre o assunto.
Criei um questionário do SurveyMonkey com algumas perguntas rápidas, para facilitar. São apenas 10 perguntas!
Será que vocês podem me ajudar?
O link de acesso ao questionário é: https://pt.surveymonkey.com/s/5CR5LJM
Muito obrigada e tenham certeza que as informações coletadas serão muito valiosas e que eu com certeza levarei isso adiante!
Estou fazendo uma pesquisa acadêmica sobre a comercialização online de instrumentos musicais e nada mais apropriado que perguntar para vocês, músicos, suas opiniões sobre o assunto.
Criei um questionário do SurveyMonkey com algumas perguntas rápidas, para facilitar. São apenas 10 perguntas!
Será que vocês podem me ajudar?
O link de acesso ao questionário é: https://pt.surveymonkey.com/s/5CR5LJM
Muito obrigada e tenham certeza que as informações coletadas serão muito valiosas e que eu com certeza levarei isso adiante!
cecilia.meirelles.986- Membro
KIQ- Membro
allexcosta- Administrador
pedrohenrique.astronauta- Membro
Re: Comercialização online de instrumentos musicais - Pesquisa acadêmica
Obrigada, pessoal! :-)
brucce- Síndico
charles lopes kuster- Membro
José Carlos- Membro
afonsodecampos- Membro
Boss2K- Membro
Até respondi mas... não faltou a "pesquisante" se apresentar melhor não?
subgrave- Membro
fheliojr- Membro
subgrave escreveu:Até respondi mas... não faltou a "pesquisante" se apresentar melhor não?
Oi! Eu me chamo Cecília, moro em São Paulo e sou formada em Administração e estou terminando minha pós-graduação em Gestão Estratégica de Vendas. Tenho um enorme apreço pelo mercado de instrumentos musicais - apesar de não ser uma musicista nata - e sempre senti falta de um conteúdo acadêmico sobre o assunto. Tenho conhecimento das lojas virtuais conhecidas no Exterior, mas nunca senti o comércio online brasileiro forte de fato, como podemos perceber a presença da Musicia's Friends, por exemplo. Por isso quis fazer minha monografia sobre o assunto, pra tentar entender o motivo do mercado brasileiro não ser tão forte nos meios online.
Se você tiver qualquer outra dúvida, estou por aqui.
Obrigada pela resposta ao questionário!
Alex BHT- Membro
vinibassplayer- Membro
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Diegobass- Membro
Eduardo Tob- Membro
edumoraes- Membro
cecilia.meirelles.986 escreveu:Por isso quis fazer minha monografia sobre o assunto, pra tentar entender o motivo do mercado brasileiro não ser tão forte nos meios online.
- Baixo poder de consumo.
- Viver em um país onde passar a perna e tirar vantagem é o comportamento padrão.
- Noção generalizada de impunidade para uma loja ou vendedor online que agir de má fé.
- País onde a tecnologia de hacking e cracking é muito avançada.
- Falta de confiança geral em enviar dados sensíveis online, por mais segura que a conexão possa parecer.
allexcosta- Administrador
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Allex, eu nunca comprei um instrumento de lojas on-line, mas o quesito danos/extravio das transportadoras ou correios me preocupariam por demais. Creio que até mais dos os que você citou.
emachado- Membro
allexcosta escreveu:cecilia.meirelles.986 escreveu:Por isso quis fazer minha monografia sobre o assunto, pra tentar entender o motivo do mercado brasileiro não ser tão forte nos meios online.
- Baixo poder de consumo.
- Viver em um país onde passar a perna e tirar vantagem é o comportamento padrão.
- Noção generalizada de impunidade para uma loja ou vendedor online que agir de má fé.
- País onde a tecnologia de hacking e cracking é muito avançada.
- Falta de confiança geral em enviar dados sensíveis online, por mais segura que a conexão possa parecer.
[2]
embora esta pesquisa seja sobre compras on-line, tem-se q considerar um contexto muito mais amplo.
como aprofundamento da primeira questão q o alex levantou, há problemática da qualidade ou dos preços dos produtos q seriam comercializados, q demostra ser inviável, pois:
1) quanto aos equipamentos nacionais: as empresas locais ou têm pouco know-how p/ produzir bens ou tecnologia de alta qualidade ou os insumos a serem empregados p/ a consecução disto são caros;
2) quanto aos produtos importados: os custos operacionais para a disponibilização deles no nosso mercado são muito elevados, pois englobam uma ampla tributação, encargos trabalhistas, etc, o que resulta em um preço final proibitivo a ponto de ser mais viável, às vezes, viajar p/ outro país e trazer aqueles.
fheliojr- Membro
fheliojr,
Penso que esses aspectos, embora influentes, creio que, estão fora da área de conhecimento da pesquisadora. Um trabalho assim, precisa delimitar o alcance e os objetivos, senão vai navegar em mares distantes e sem definições claras, IMHO.
Penso que esses aspectos, embora influentes, creio que, estão fora da área de conhecimento da pesquisadora. Um trabalho assim, precisa delimitar o alcance e os objetivos, senão vai navegar em mares distantes e sem definições claras, IMHO.
Boss2K- Membro
^ concordo, totalmente, com vc, boss.
meu objetivo, já q a Cecília não é musicista, era contextualizá-la de parte dos nossos problemas neste âmbito. ela está pesquisando sobre a pouca expressividade do nosso comércio on-line de instrumentos (vide quote abaixo), e eu quis, apenas, expor que esta "fraqueza" é mais generalizada, extendendo-se, tb, a lojas físicas.
Cecília, quando vc concluir este trabalho, por favor, volte aqui e nos exponha sua conclusão sobre este assunto.
meu objetivo, já q a Cecília não é musicista, era contextualizá-la de parte dos nossos problemas neste âmbito. ela está pesquisando sobre a pouca expressividade do nosso comércio on-line de instrumentos (vide quote abaixo), e eu quis, apenas, expor que esta "fraqueza" é mais generalizada, extendendo-se, tb, a lojas físicas.
cecilia.meirelles.986 escreveu:...Por isso quis fazer minha monografia sobre o assunto, pra tentar entender o motivo do mercado brasileiro não ser tão forte nos meios online...
Cecília, quando vc concluir este trabalho, por favor, volte aqui e nos exponha sua conclusão sobre este assunto.
fheliojr- Membro
Vlademir Felix- Membro
Olá a todos!
Gostaria, em primeiro lugar, agradecer a receptividade de todos vocês. Além do questionário, as questões levantadas aqui por vocês também são de grande valia.
Acredito muito que, conforme abordado pelo fheliojr, o problema é muito maior. Os custos operacionais de importação são abusivos e as marcas nacionais ainda não possuem um know-how para larga produção, seguindo padrões já vistos lá fora. Muita coisa tem que mudar pra nós podermos ver mudanças nesse mercado, não acham?
Assim que a pesquisa estiver pronta, vou disponibilizar o link para vocês, tudo bem?
Obrigada e bom restinho de feriado para todos!
Gostaria, em primeiro lugar, agradecer a receptividade de todos vocês. Além do questionário, as questões levantadas aqui por vocês também são de grande valia.
Acredito muito que, conforme abordado pelo fheliojr, o problema é muito maior. Os custos operacionais de importação são abusivos e as marcas nacionais ainda não possuem um know-how para larga produção, seguindo padrões já vistos lá fora. Muita coisa tem que mudar pra nós podermos ver mudanças nesse mercado, não acham?
Assim que a pesquisa estiver pronta, vou disponibilizar o link para vocês, tudo bem?
Obrigada e bom restinho de feriado para todos!
Cantão- Moderador
Licas- Membro
Andremoura- Membro