Baixo 5 cordas economico em construção
+41
B3ck1m2n
rodsom
Bruno da Rosa
ffc4852
ursoouindio
rassan
João Rios
leo_claypool
Breno_Barnabe
MamedeARTE
emachado
Andre Azulao
GeTorres
Nando Medeiros
Uchoa
Christian
bruno.be
malka_aff
Andremoura
RodrigoBR
martines
enderbass
Vlademir Felix
JORGE BATALHA
Wyk.3
Stormbringer
cardozo
Groovin
siodoni
CG
fheliojr
DUDUBASS
gpraxedes
flauius
ricargeta
cK
edumoraes
allexcosta
Boss2K
Thales_Sr
lucio mario
45 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 3 de 3
Página 3 de 3 • 1, 2, 3
Re: Baixo 5 cordas economico em construção
Muito legal seu projeto, cara!
Também estou curioso pelo resultado. Se esse aí não ficar bom para tocar, pelo menos para decoração e fica a tua experiência para um projeto futuro em que você possa pensar mais nos materiais e métodos...
Tomara que o fator grana (que você enfatizou no começo) não seja tão impactante no andar do seu projeto!
Também estou curioso pelo resultado. Se esse aí não ficar bom para tocar, pelo menos para decoração e fica a tua experiência para um projeto futuro em que você possa pensar mais nos materiais e métodos...
Tomara que o fator grana (que você enfatizou no começo) não seja tão impactante no andar do seu projeto!
ursoouindio- Membro
a escala.
Sucupira amarela, as marcações foram feitas com um cartão de crédito e as bolinhas com um suporte de cortina, a escala foi cortada na serra manual e no formão, ainda falta lixar, raiar e escurecer, vou usar extrato de nogueira.
Sucupira amarela, as marcações foram feitas com um cartão de crédito e as bolinhas com um suporte de cortina, a escala foi cortada na serra manual e no formão, ainda falta lixar, raiar e escurecer, vou usar extrato de nogueira.
lucio mario- Membro
shape e headstock
a camera é muito ruim!
a camera é muito ruim!
lucio mario- Membro
impressão minha ou o espelho da escala ficou muito "grosso"?
Christian- Membro
Christian escreveu:impressão minha ou o espelho da escala ficou muito "grosso"?
Tive essa mesma impressão. Lucio mário, quantos mm tem a escala?
Sucesso no projeto!
ffc4852- Membro
A escala está um pouco grossa.
Apesar de tornar o baixo mais pesado do que poderia ser, isso adicionará resistência ao conjunto braço/escala e pode ser benéfico no fim das contas.
Aparentemente, esse baixo funcionará normalmente sem maiores problemas. A questão é se será superior a um baixo comprado pelo valor similar gasto na construção desse, mas mesmo se não for, a experiência será positiva por vários motivos.
Apesar de tornar o baixo mais pesado do que poderia ser, isso adicionará resistência ao conjunto braço/escala e pode ser benéfico no fim das contas.
Aparentemente, esse baixo funcionará normalmente sem maiores problemas. A questão é se será superior a um baixo comprado pelo valor similar gasto na construção desse, mas mesmo se não for, a experiência será positiva por vários motivos.
allexcosta- Administrador
ffc4852 escreveu:Christian escreveu:impressão minha ou o espelho da escala ficou muito "grosso"?
Tive essa mesma impressão. Lucio mário, quantos mm tem a escala?
Sucesso no projeto!
Realmente está um pouco espessa (9mm) porém será lixada mais um pouco e ainda falta raiar, assim ficará mais fina e, após o abaulamento creio que ficará com a impressão de uma espessura um pouco menor. E também terá as características observadas pelo Alex. Agora, enquanto aos valores (R$) , só será possível avaliar após finalizado o processo.
lucio mario- Membro
Essa escala espessa também "atrapalha" na tocabilidade, não?
Enfim... admiro sua coragem, lucio, parabéns pela iniciativa, estou bastante curioso com o estado final desse instrumento.
Enfim... admiro sua coragem, lucio, parabéns pela iniciativa, estou bastante curioso com o estado final desse instrumento.
Bruno da Rosa- Membro
Bruno da Rosa escreveu:Essa escala espessa também "atrapalha" na tocabilidade, não?
Se a espessura for compensada no braço, não.
E ai, tchê, novidades na construção?
(e aposto que uma galera vai receber a notificação de atualização dessa postagem e vai vir correndo de curiosidade...)
Estamos ansiosos, pelos menos alguns de nós...
(e aposto que uma galera vai receber a notificação de atualização dessa postagem e vai vir correndo de curiosidade...)
Estamos ansiosos, pelos menos alguns de nós...
cK- Membro
No momento o projeto está parado por falta de verba! mas eu to trabalhando em uma miniatura, que não tem custo algum: rs
lucio mario- Membro
Legal, vai ser um bonito enfeite.
E quando tiver novidades poste aqui!
E quando tiver novidades poste aqui!
cK- Membro
Está tomando forma.
Seria interessante, se você achar conveniente, nos contar quanto gastou e fazer uma avaliação.
Ps: bacana a miniatura hehehe.
Boa sorte, abraço.
Seria interessante, se você achar conveniente, nos contar quanto gastou e fazer uma avaliação.
Ps: bacana a miniatura hehehe.
Boa sorte, abraço.
Groovin- Membro
Peço desculpas por não ter postado as novidades, é que eu estava com alguns problemas...
Alguns erros no meio do caminho fizeram o projeto tomar outros rumos, para não perdê-lo tive que transformá-lo em um quatro cordas. Seguem algumas fotos, o som está bom, a afinação também ficou boa, só não estou conseguindo afinar as oitavas (está dando uma pequena diferença) Estou pensando em como vou fazer para gravar e postar pra ver se vocês aprovam! este captador é de guitarra, e tem apenas um potenciômetro, vou instalar outro captador e colocar dois volumes e um tone. Porém o projeto é para 5 cordas e vou começar tudo de novo! agora sem a mesma ansiedade porque este ai já da pra fazer um som!
Alguns erros no meio do caminho fizeram o projeto tomar outros rumos, para não perdê-lo tive que transformá-lo em um quatro cordas. Seguem algumas fotos, o som está bom, a afinação também ficou boa, só não estou conseguindo afinar as oitavas (está dando uma pequena diferença) Estou pensando em como vou fazer para gravar e postar pra ver se vocês aprovam! este captador é de guitarra, e tem apenas um potenciômetro, vou instalar outro captador e colocar dois volumes e um tone. Porém o projeto é para 5 cordas e vou começar tudo de novo! agora sem a mesma ansiedade porque este ai já da pra fazer um som!
lucio mario- Membro
ficou massinha, hein. e o som, prestou?
rodsom- Membro
Quanto foi o custo?
CG- Moderador
Quanto você acha que valeu a experiência e o aprendizado com esse projeto lucio mario ?
JORGE BATALHA- Membro
Ficou bom o baixo? Tem um bom som? É tocável?
B3ck1m2n- Membro
afinal valeu a experiencia, mas o 5 cordas não saiu e se sair vai sair o preço de um baixo bem honesto
Christian- Membro
Curioso pra saber as especificações e valor gasto
poste mais detalhes da construção também
poste mais detalhes da construção também
gmv bass- Membro
eita, a escala dele tem um dedo de espessura.
fheliojr- Membro
Valeu a pena no final das contas?
Acho muito bacana o esforço todo para construir seu próprio instrumento, mesmo concordando com o pessoal aqui do fórum de que existem opções baratas no mercado que cumpririam o mesmo propósito. De qualquer maneira, parabens por atingir seu objetivo.
Acho muito bacana o esforço todo para construir seu próprio instrumento, mesmo concordando com o pessoal aqui do fórum de que existem opções baratas no mercado que cumpririam o mesmo propósito. De qualquer maneira, parabens por atingir seu objetivo.
Só tenho uma coisa a dizer...todo luthier começou um dia assim....
Independente do custo...acho que o de 5 cordas vc deve avaliar o que ficou ruim neste ai e melhorar... tipo.
Colocar um capitador EMG, circuito massa...etc...
e assim vai melhorando man...adorei..
Independente do custo...acho que o de 5 cordas vc deve avaliar o que ficou ruim neste ai e melhorar... tipo.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
CG escreveu:Quanto foi o custo?
tarraxas 68
ponte: 26
captador 30
knob 10
tensor 48
roldanas 7
total: 189
o jogo de cordas foi presente, o potenciometro é de 26k, usei da caixinha de som de computador, como disse anteriormente ainda faltam alguns detalhes pra concluir.
lucio mario- Membro
Você também não deixa escapar uma heim!fheliojr escreveu:eita, a escala dele tem um dedo de espessura.
lucio mario- Membro
nunca havia experimentado um fretless, ainda estou me acostumando, não tenho nada preparado para demonstrar, e ainda faltam alguns ajustes, também ainda não sei a melhor forma de gravar, mas segue ai o link do soundcloud onde postei um som bem rustico só pra demonstrar o som.marciobs escreveu:Ficou bom o baixo? Tem um bom som? É tocável?
https://soundcloud.com/lucio-marios/teste-bass
https://soundcloud.com/lucio-marios/teste
Depois posto um som mais trabalhado.
lucio mario- Membro
Luiz87 escreveu:Valeu a pena no final das contas?
Com certeza! a duras penas descobri que ir até a loja e comprar um destes baratinhos ai é bem mais fácil, mas tudo na vida tem um propósito, e o meu era atingir o objetivo, não saiu da forma que planejei, mas aprendi e estou convicto de que valeu a pena sim.
lucio mario- Membro
JORGE BATALHA escreveu:Quanto você acha que valeu a experiência e o aprendizado com esse projeto lucio mario ?
Acho que não tem preço, o aprendizado nunca tem preço.
lucio mario- Membro
lucio mario escreveu:a duras penas descobri que ir até a loja e comprar um destes baratinhos ai é bem mais fácil
A duras penas não. Lá na primeira página está escrito exatamente isso.
Juninho Sampaio escreveu:Só tenho uma coisa a dizer...todo luthier começou um dia assim....
Não tenho pretensão de ser um luthier, acredito que este profissional merece ser muito valorizado e reconhecido, pois achei a tarefa muito complicada, minhas sinceras considerações a todos os profissionais.
o baixo de 5 cordas irei construir seguindo todos os procedimentos (inclusive o uso de gabaritos)
Última edição por lucio mario em Ter Jul 01, 2014 10:37 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção)
lucio mario- Membro
lucio mario escreveu:nunca havia experimentado um fretless, ainda estou me acostumando, não tenho nada preparado para demonstrar, e ainda faltam alguns ajustes, também ainda não sei a melhor forma de gravar, mas segue ai o link do soundcloud onde postei um som bem rustico só pra demonstrar o som.marciobs escreveu:Ficou bom o baixo? Tem um bom som? É tocável?
https://soundcloud.com/lucio-marios/teste-bass
https://soundcloud.com/lucio-marios/teste
Depois posto um som mais trabalhado.
Pro meu gosto o som ficou ótimo! Ótimo timbre! Parabéns!
B3ck1m2n- Membro
allexcosta escreveu:lucio mario escreveu:a duras penas descobri que ir até a loja e comprar um destes baratinhos ai é bem mais fácil
A duras penas não. Lá na primeira página está escrito exatamente isso.
fheliojr- Membro
lucio mario, parabéns pelo teu trabalho!
Curti o som, ficou bem característico de fretless. A tocabilidade está legal também?
E, por mais barato e funcional que um baixo pronto pode sair, não substitui a tua experiência e o "apego" por um baixo que tu dedicaste teu trabalho.
Muito legal mesmo!
Curti o som, ficou bem característico de fretless. A tocabilidade está legal também?
E, por mais barato e funcional que um baixo pronto pode sair, não substitui a tua experiência e o "apego" por um baixo que tu dedicaste teu trabalho.
Muito legal mesmo!
ursoouindio- Membro
Timbre bem legal...gostei... ...parabéns pelo empenho Lúcio...
Andre Azulao- Membro
Lucio Mario, parabéns pelo trabalho e insistência! Vc se propôs a começar a construção e terminá-la. Valeu nao só pela experiência, mas pelo projeto concluído! Parabéns!
GabrielCrsilva- Membro
Página 3 de 3 • 1, 2, 3