Bateristas inconstantes
+21
gpraxedes
pedrohenrique.astronauta
SILVIAO
Vlademir Felix
jesseleite
Adriano Oliveira
fheliojr
Sonikado
Esequiel Bass
Breno_Barnabe
José Carlos
Andre Azulao
carimbass
RodrigoBR
Ricardo Petrone
Christian
Maurício_Expressão
malka_aff
Giuliano
allexcosta
gmv bass
25 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Bateristas inconstantes
Pessoal,tava pensando num tema que a meu ver é importe e resolvi compartilhar pois acho que a maioria de nós já passou por isso.
Toquei bastante tempo em uma banda(pop rock) onde o batera era mediano,tinha até uma boa pegada, mas todo show,ensaio ou gravação tocava a música diferente, ora acelerava ora fazia firulas e "viradas", deixando a banda perdida.....Na época ainda muito pouco experiente, empurrávamos com a barriga...
A gravação em estúdio foi um fiasco... a mix ficou boa mas em certas faixas ouvia-se nitidamente erros rítmicos, mesmo gravando milhões de vezes.... o cara do estúdio fez o possível
Depois que sai da banda, toquei com vários bateras em diferentes estilos ( alguns mais experientes, ) e senti uma diferença gritante não só no próprio batera mas em minha progressão como baixista no sentido de constância do instrumento (bateria), "tocando o que planejou"
A questão é: até onde o batera pode atrapalhar o desempenho do baixista(baixo e batera= cozinha)?
O que é mais importante para o baterista, constancia (estabilidade musical) ou habilidade ?
eis a questão...
Toquei bastante tempo em uma banda(pop rock) onde o batera era mediano,tinha até uma boa pegada, mas todo show,ensaio ou gravação tocava a música diferente, ora acelerava ora fazia firulas e "viradas", deixando a banda perdida.....Na época ainda muito pouco experiente, empurrávamos com a barriga...
A gravação em estúdio foi um fiasco... a mix ficou boa mas em certas faixas ouvia-se nitidamente erros rítmicos, mesmo gravando milhões de vezes.... o cara do estúdio fez o possível
Depois que sai da banda, toquei com vários bateras em diferentes estilos ( alguns mais experientes, ) e senti uma diferença gritante não só no próprio batera mas em minha progressão como baixista no sentido de constância do instrumento (bateria), "tocando o que planejou"
A questão é: até onde o batera pode atrapalhar o desempenho do baixista(baixo e batera= cozinha)?
O que é mais importante para o baterista, constancia (estabilidade musical) ou habilidade ?
eis a questão...
gmv bass- Membro
Re: Bateristas inconstantes
Batera e baixo funcionam juntos. Um sempre influencia o outro.
Não entendi a segunda pergunta. Qualquer coisa feita pelo batera, precisa ser feita no tempo correto.
Não entendi a segunda pergunta. Qualquer coisa feita pelo batera, precisa ser feita no tempo correto.
allexcosta- Administrador
gmv bass escreveu:Pessoal,tava pensando num tema que a meu ver é importe e resolvi compartilhar pois acho que a maioria de nós já passou por isso.
Meu chapa, já vi e passei por isso também.
Como tudo na vida, tem gente que faz bem feito e gente que faz o "marromeno". Talvez o seu amigo seja o segundo caso.
Pelo que eu entendi, o seu batera se perdia no 'andamento'. Nada que um metrônomo na orelha dele não resolva. Ou o cara toca certo ou sai da banda, porque vai ficar evidente que um dos dois está errado: ou ele, ou o metrônomo!
Mas vou te contar uma coisa: não é só baterista que sai do tempo não viu...
Giuliano- Membro
Tocar com click também não quer dizer que o batera é bom...
Há diversas outras coisas relacionadas ao assunto, como pegada, sotaque, acento, acerto das células rítmicas, lugar das viradas, dinâmica, enfim...
Há diversas outras coisas relacionadas ao assunto, como pegada, sotaque, acento, acerto das células rítmicas, lugar das viradas, dinâmica, enfim...
sim, não disse que o metrônomo vai fazer o cara ficar bom, mas vai ajudar a manter compasso...
Giuliano- Membro
gmv bass escreveu:
eis a questão...
estabilidade musical faz parte do "ter habilidade"
Eu sempre tive a sorte de tocar com ótimos bateras. Eu é que derrubo eles... Hehehehe.
Mas é uma delícia tocar com um cara de boa pegada e que seja bem correto no tempo. Parece que você está num trilho de trem. Já quando o batera não é bom, parece que você está andando sobre cerâmica ensaboada...
Mas é uma delícia tocar com um cara de boa pegada e que seja bem correto no tempo. Parece que você está num trilho de trem. Já quando o batera não é bom, parece que você está andando sobre cerâmica ensaboada...
melhor ter um batera com o beat sólido do que aquele cara cheio de firulas, já toquei com batera ruim é uma coisa terrível.
Christian- Membro
Ah.. Ja toquei com Batera " Prateiro" e " Virador" . Muita firula, mas o resultado foi 1 irritação musical.
Ahh bateristas,
em minha experiência de igreja, minha segunda maior briga (no bom sentido) é com eles, em primeiro estão os tecladistas que insistem em usar a 1a oitava no teclado e pedindo mais grave, mas isso é pra outra hora.
Voltando aos bateras, o problema principal, falta de padrão no bumbo, em cada momento está de um jeito, eu fico cutucando o cara o tempo inteiro, o segundo problema é que os bateristas não tiram a musica como deveria tirar, vai de qualquer jeito, não dão a devida atenção aos detalhes que justamente fazem a musica ficar bonita.
Enfim já reclamei demais.
em minha experiência de igreja, minha segunda maior briga (no bom sentido) é com eles, em primeiro estão os tecladistas que insistem em usar a 1a oitava no teclado e pedindo mais grave, mas isso é pra outra hora.
Voltando aos bateras, o problema principal, falta de padrão no bumbo, em cada momento está de um jeito, eu fico cutucando o cara o tempo inteiro, o segundo problema é que os bateristas não tiram a musica como deveria tirar, vai de qualquer jeito, não dão a devida atenção aos detalhes que justamente fazem a musica ficar bonita.
RodrigoBR escreveu:
Voltando aos bateras, o problema principal, falta de padrão no bumbo, em cada momento está de um jeito
Cara, isso me irrita demais.... Chego a perder a vontade de tocar...
carimbass- Membro
[quote="RodrigoBR"]Ahh bateristas,
É o famoso tecladista "pé de galinha"
É o famoso tecladista "pé de galinha"
gmv bass- Membro
carimbass escreveu:RodrigoBR escreveu:
Voltando aos bateras, o problema principal, falta de padrão no bumbo, em cada momento está de um jeito
Cara, isso me irrita demais.... Chego a perder a vontade de tocar...
Já cheguei a parar de tocar, e o batera olhou para minha cara com o ar de "porque parou?"....eu simplesmente aumentei o baixo e mandei basicamente o bumbo que ele tinha que fazer.....ficou chato mas resolveu...
Andre Azulao- Membro
Isso se chama falta de bom senso do baterista, e excesso de vontade em ser virtuoso. É aquele lance, na maioria das vezes, menos é mais, mas vá explicar isso ao baterista..
José Carlos- Membro
Já quis matar um baterista uma vez... rs. O cara botava o bumbo no lugar errado da música, pior que ensaiamos umas 15 vezes certo e no ao vivo o cara cagou tudo. Botando o bumbo no lugar errado, a linha de baixo não "encaixava", a musica ficou totalmente descaracterizada. Sem contar que o cara fazia viradas brilhantes, mas voltava no tempo errado.
Já toquei com batera reto que nem um relógio, que era de poucas viradas, era um som seco, mas o cara era um metronomo, não se perdia no tempo, isso era ótimo.
Já toquei com batera que colocava detalhe onde não tinha, fazia vários frufrus na música, mas ao menos não saía do tempo. Mas de fato parecia que ele estava querendo se aparecer.
Hoje o batera que toco é bem reto, faz viradas de certa forma mais econômicas, mas marca bem o ritmo, não se perde no tempo, chama bem as viradas, final de musica, faz o chimbau "crescer" perto dos refrões, enfim, pro estilo que toco está ótimo, estamos progredindo bem e fazendo uma boa cozinha.
E os bateras com amnésia, alguém já tocou com um? Do cara simplesmente esquecer as músicas na hora do show?
Já toquei com batera reto que nem um relógio, que era de poucas viradas, era um som seco, mas o cara era um metronomo, não se perdia no tempo, isso era ótimo.
Já toquei com batera que colocava detalhe onde não tinha, fazia vários frufrus na música, mas ao menos não saía do tempo. Mas de fato parecia que ele estava querendo se aparecer.
Hoje o batera que toco é bem reto, faz viradas de certa forma mais econômicas, mas marca bem o ritmo, não se perde no tempo, chama bem as viradas, final de musica, faz o chimbau "crescer" perto dos refrões, enfim, pro estilo que toco está ótimo, estamos progredindo bem e fazendo uma boa cozinha.
E os bateras com amnésia, alguém já tocou com um? Do cara simplesmente esquecer as músicas na hora do show?
Breno_Barnabe- Membro
RodrigoBR escreveu:Ahh bateristas,
Que doidera,cara,só muda o endereço.No grupo de louvor da igreja,é de dar enjoo.
Me sinto liberto quando toco com a minha banda,onde tudo corre perfeito.
Esequiel Bass- Membro
Não é só batera que sofre desse mal nãoE os bateras com amnésia, alguém já tocou com um? Do cara simplesmente esquecer as músicas na hora do show?
Sonikado- Membro
a gente tem rixas com guitarristas, com tecladistas e com bateristas.
fheliojr- Membro
e vocalista não? ô raça!fheliojr escreveu:a gente tem rixas com guitarristas, com tecladistas e com bateristas.
Giuliano- Membro
Toquei com um cara um tempo que parece a mistura de tudo que foi citado acima, as vezes ele tava até tocando legal, ai a galera começava a bater palmas alguns certos e outros no contra tempo e acabavam com tudo, o baterista se atrapalhava todo.
Adriano Oliveira- Membro
Ricardo Petrone escreveu:Ah.. Ja toquei com Batera " Prateiro" e " Virador" . Muita firula, mas o resultado foi 1 irritação musical.
A batera aqui da igreja é exatamente desse tipo. Não toco na minha igreja, mas vejo o perrengue que a baixista passa nos cultos.
jesseleite- Membro
O duro é quando, o batera quer usar o pedal duplo em todas as frases e acaba perdendo o tempo.
Vlademir Felix- Membro
Ou mesmo quando o cara demorar uma eternidade pra montar esse pedal duplo...rsVlademir Felix escreveu:O duro é quando, o batera quer usar o pedal duplo em todas as frases e acaba perdendo o tempo.
Breno_Barnabe- Membro
Eu encarava os dois tipos citados acima, o baterista sem ritmo e o tecladista pianistaovervirtuoso floreador de acordes,era um verdadeiro sacrificio,quando eles estavam atacados kkk.
SILVIAO- Membro
SILVIAO escreveu:Eu encarava os dois tipos citados acima, o baterista sem ritmo e o tecladista pianistaovervirtuoso floreador de acordes,era um verdadeiro sacrificio,quando eles estavam atacados kkk.
Tem que falar grosso com os caras. "Ô brother, se você se perde na virada faz o bagulho reto" e "Respeita o baixo, ô do piano."
Já toquei com bateras bons e ruins bem como também experimentei os dias bons e maus deles. Além disso, pelo fato de também ser baterista e ter mais tempo de bateria do que de baixo, eu conheço vícios de bateristas e toco o baixo pensando como um baixista e como um baterista. Com isso é mais fácil segurar a onda e saber como lidar em todas as situações. Hoje me considero um baixista que toca bateria muito raramente e que utiliza os conhecimentos e experiências como baterista apenas para aperfeiçoar o baixo e também instruir bateristas a também perceber o todo para aperfeiçoar a bateria. Com isso eu acabo não sendo pego de surpresa. Acaba que para mim a diferença de tocar com um baterista bom e o ruim se deve ao nível de tranquilidade que terei e também o nível de trabalho e esforço. Com ambos consigo levar numa boa.
pedrohenrique.astronauta- Membro
Graças a Deus não tenho esse problema. Eu e o baterista "conversamos" muito durante as músicas mesmo que seja por telepatia. Acho que posso me considerar um cara de sorte nisso. O batera se preocupa muito em como faremos cada parte da música.
gpraxedes- Membro
Giuliano escreveu:e vocalista não? ô raça!fheliojr escreveu:a gente tem rixas com guitarristas, com tecladistas e com bateristas.
a gente tem é q ser solista.
fheliojr- Membro
Só pra constar sobre esse assunto: o Zubrycky me presenteou com um método, que basicamente é sobre a integração do baixista com o baterista. É muito legal, rola até umas expressões "corporais", vou postar mais detalhes em casa, com o método na mão.
Breno_Barnabe- Membro
asaallexcosta escreveu:SILVIAO escreveu:Eu encarava os dois tipos citados acima, o baterista sem ritmo e o tecladista pianistaovervirtuoso floreador de acordes,era um verdadeiro sacrificio,quando eles estavam atacados kkk.
Tem que falar grosso com os caras. "Ô brother, se você se perde na virada faz o bagulho reto" e "Respeita o baixo, ô do piano."
Cansei dessa vida, parei de tocar já faz um ano...agora só em casa, e se for pra tocar com alguém,somente após uma longa audição do mesmo.
SILVIAO- Membro
Tem mais de 10 anos que não toco com batera caído. Não tem condições... Tem algumas músicas em que toco teclados, e aí não tem baixo. Tem uma marcação com a mão esquerda em outro teclado, então, o batera tem que ser sólido...
Já toquei com uma meia dúzia nesses últimos 10 anos, todos bons músicos.
Já toquei com uma meia dúzia nesses últimos 10 anos, todos bons músicos.
Rico- Eterno Colaborador
gpraxedes escreveu:Graças a Deus não tenho esse problema. Eu e o baterista "conversamos" muito durante as músicas mesmo que seja por telepatia. Acho que posso me considerar um cara de sorte nisso. O batera se preocupa muito em como faremos cada parte da música.
!!
Isso acontece comigo, na igreja. Não tão perfeitamente (o batera ainda tá aprendendo, mas já segura bem e toca de forma bonita mesmo sem tanta firula)
Só que é aquela coisa. Se um de nós escorregar o outro vai junto rs As vezes eu erro o tempo, o batera se perde no bumbo, o inverso também acontece.
Acho que pra resolver isso só com muita experiência mesmo.
Sonikado- Membro
gpraxedes escreveu:Graças a Deus não tenho esse problema. Eu e o baterista "conversamos" muito durante as músicas mesmo que seja por telepatia. Acho que posso me considerar um cara de sorte nisso. O batera se preocupa muito em como faremos cada parte da música.
O entrosamento vêm com o tempo, toquei sete anos com o mesmo batera e rolava a mesma situação.
Vlademir Felix- Membro
Rapaz, to em uma dificuldade com meu batera, ele não cola no bumbo não da peso, enfim dias de luta dias de glória, vejo que o problema não é só comigo, kkkkkkk.
DDC- Membro
Tenho alguns problemas com o batera da minha banda.
O cara, além de não ter instrumento para praticar, não ouve as músicas no tempo que ele tem livre. Chega na hora do ensaio e o bocó aqui tem que ficar mostrando a música pelo celular, daí sai ó, aquela bosta, sem detalhe nenhum e tudo reto.
Pior de tudo é morar numa cidade sem opções para substituir o "baterista".
O cara, além de não ter instrumento para praticar, não ouve as músicas no tempo que ele tem livre. Chega na hora do ensaio e o bocó aqui tem que ficar mostrando a música pelo celular, daí sai ó, aquela bosta, sem detalhe nenhum e tudo reto.
rschunck- Membro
ODEIO isso!rschunck escreveu:Tenho alguns problemas com o batera da minha banda.
Hora do ensaio é pra colocar em prática o que estudou antes, não pra "tentar tirar".
E não ser que seja um ensaio sem fins de tirar musica, só por diversão, mas aí é outro caso.
Breno_Barnabe- Membro
rschunck escreveu:Tenho alguns problemas com o batera da minha banda.
passei algumas vezes por isso também,o melhor que eu fiz foi desistir e arcar com o onus de ensaiar longe.
Vicente Ganem- Membro
Tem vezes que dá vontade até de parar de tocar. Mas daí eu chego em casa e passa. heheh
Fui convidado para entrar numa banda de uma cidade vizinha.
Tanto o guitarrista como o baterista são monstros. Agora quem precisa cuidar pra não passar vergonha sou eu.
Se tudo der certo, minha atual banda vai ficar sem baixista.
Fui convidado para entrar numa banda de uma cidade vizinha.
Tanto o guitarrista como o baterista são monstros. Agora quem precisa cuidar pra não passar vergonha sou eu.
Se tudo der certo, minha atual banda vai ficar sem baixista.
rschunck- Membro
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos