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Mensagem por Fernando Zadá Sex Jun 04, 2010 10:18 am

Renato Leite escreveu:

Mas esse negocio de musica ser um hobby para o aluno é uma coisa um pouco complicada mesmo. Por mais que a intençao nao seja ser um musico profissional, tem que ter um pouco de dedicaçao. Aqueles alunos que querem fazer preparatorio pro vestibular de musica sao um prato cheio pro professor...

Mas esses são moleza.
Me preocupo mais com o aluno genérico aquele que nem sempre sabe o que quer e que procura a música como uma forma de se expressar ou de descobrir algo, ou ainda vem por incentivo dos pais. Esse sim precisa de preparação para despertar interesse nele e dedicação do professor para entender qual é a relação e o que ele busca na música.
Nesse campo que me preocupo mais e bato nessa tecla com os professores aqui na escola pois a música possui uma função social que não se resume a ensinar a tocar um instrumento mas sim ajudar o individuo a se expressar como ser humano.
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Mensagem por Bhernardo Sex Jun 04, 2010 12:19 pm

Eu acho que, como ja foi dito, o mais complicado é o começo, não só para os professores quanto para os alunos.
Como sou "muito" novo e não tenho conhecimento o suficiente pra dar aulas de baixo, posso dar a visão de um aluno para vocês.
Eu realmente demorei pra descobrir qual era o instrumento que eu queria tocar, mas eu sabia que eu queria e devia aprender a tocar alguma coisa. Tentei violão e bateria, mas nada me despertou tanto a curiosidade quanto "aquele som grave na introdução da música". Nisso tive minha primeira aula de baixo e aprendi o básico, mas meu principal obstáculo sempre foi a preguiça de aprender a tocar os instrumentos que eu ja havia tentado aprender. Mas só tive essa preguiça até encontrar o instrumento certo, o baixo.

Muitas vezes o que dificulta o professor á dar uma aula e dificulta o aluno á aprender é que aquilo que está acontecendo nem sempre é o que o aluno realmente quer, nem sempre ele realmente quer aprender á tocar violão ou baixo, mas simplesmente está tentando descobrir o instrumento certo pra ele (que é um processo que pode demorar um pouco), que no final pode ser o baixo ou o violão, e talvez nem ser um instrumento de corda.

Mas realmente, sempre tem aqueles que são 'obrigados' pelos pais á aprenderem algum instrumento ou querem aprender as músicas que tocam nas rádios só pra impressionar os amigos.
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Mensagem por Fernando Zadá Sex Jun 04, 2010 1:43 pm

Bhernardo escreveu:
Muitas vezes o que dificulta o professor á dar uma aula e dificulta o aluno á aprender é que aquilo que está acontecendo nem sempre é o que o aluno realmente quer, nem sempre ele realmente quer aprender á tocar violão ou baixo, mas simplesmente está tentando descobrir o instrumento certo pra ele (que é um processo que pode demorar um pouco), que no final pode ser o baixo ou o violão, e talvez nem ser um instrumento de corda.

Mas realmente, sempre tem aqueles que são 'obrigados' pelos pais á aprenderem algum instrumento ou querem aprender as músicas que tocam nas rádios só pra impressionar os amigos.

Bacana seus comentários.
Mesmo os que estão querendo impressionar os amigos na verdade estão buscando na música uma forma de comunicação e expressão e devem ser respeitados. Alguns buscam no esporte, outros nas baladas e outros na música. Dentre esses alguns descobrem um caminho bacana tem facilidades e enveredam por esse aprendizado enquanto outros não tem muita facilidade, as vezes grandes dificuldades, e precisam de um suporte e uma orientação bacana para não se frustrarem. Mesmo os que não tem o tão falado talento, ou dom, coisa que inclusive questiono, devem ser orientados de forma honesta para ter uma relação saudavel e honesta com a música. Nem todos podem virar profissionais e músicos mas todos podem ter na música um hobby bacana e uma via de entretenimento.
E nisso acho essencial o professor ser interessado e dedicado para não criar traumas e uma frustração no aluno.
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Mensagem por Alencar Sex Jun 04, 2010 2:09 pm

Bhernardo escreveu:Mas realmente, sempre tem aqueles que são 'obrigados' pelos pais á aprenderem algum instrumento ou querem aprender as músicas que tocam nas rádios só pra impressionar os amigos.

Comigo foi o contrario, meus país me obrigaram a não aprender nenhum instrumento, mas sou teimoso! iauiuahua Razz

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Mensagem por Djabass Sex Jun 18, 2010 10:16 pm

Tive aulas com bons professores :
No inicio com Prof. Boka e com Prof. Manga em Piracicaba
Depois tive aulas com Prof. Sérgio Frigério em Tatui.
Agora estudo sozinho em casa, mas pretendo ainda fazer mais aulas.
Na minha opnião na música sempre temos algo a aprender com alguem.
Pretendo ainda voltar a fazer aulas com alguns desses prof. que citei. Ou talves com outro. Em uma época estava tentado fazer aula com o Sherlok Gomes em sampa, não deu certo, talves de algum dia . Um abraço pessoal e bons estudos. SEMPRE.
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Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jun 19, 2010 12:08 pm

As coisas são realmente curiosas vou citar um causo real aqui:
tô com um professor gente fina e excelente músico mas que ainda não entendeu o direcionamento das aulas e a concepção pedagógica da escola e essa semana ele foi dar aula para um aluno que tinha aulas com outro excelente professor daqui que está fora em gig o mês todo e depois da aula, eu ja tinha dados umas 2 aulas pra ele substituindo o primeiro professor, me ligou pedindo para continuar fazendo aulas comigo enquanto o outro estiver fora.
Por que aconteceu isso? O professor substituto (vou evitar citar nomes para só nos atermos aos fatos) tem de tempo de baixo mais do que eu de vida é um excelente músico, eu assino embaixo, mas não conseguiu satisfazer o aluno.
Por que aconteceu isso?
Pelo que entendo além de empatia, que é uma coisa normal e o aluno pode ou não ter com qualquer professor, tem o fato de dar a aula estando por inteiro e procurar passar o algo mais. O assunto da aula dele foi modos.
Isso é uma coisa que ensino para os alunos quando percebo ser necessário pois não vejo utilidade nenhum pro cara que ainda esta entendendo forma, tom maior e concepção de groove básico. Acho estremamente brochante encher o cara de conteúdo que ele acha na internet e em qualquer livro de teoria e não mostrar pra ele concepções e criar uma situação onde realmente seja necessário utilizar os modos. Ai sim ensinar e não só passar conteúdo para a aula acontecer.
O que pensam disso?
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Mensagem por rodrigogomes Sáb Jun 19, 2010 5:57 pm

Fernando Zadá escreveu:(...)Isso é uma coisa que ensino para os alunos quando percebo ser necessário pois não vejo utilidade nenhum pro cara que ainda esta entendendo forma, tom maior e concepção de groove básico. Acho estremamente brochante encher o cara de conteúdo que ele acha na internet e em qualquer livro de teoria e não mostrar pra ele concepções e criar uma situação onde realmente seja necessário utilizar os modos. Ai sim ensinar e não só passar conteúdo para a aula acontecer.
O que pensam disso?
Concordo plenamento contigo Fernandão, imagina numa aula você cheio de vontade de sair tocando (que é o que a maioria procura) e ficar estudando "formulas", perai...
-Isso eu posso achar em qualquer lugar, eu quero é me divertir (tocar)Wink
Tem que ser dosado... teoria e pratica
Minha opinião....

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Mensagem por Djabass Sáb Jun 19, 2010 10:14 pm

É Fernando vc tá certo.
Tem muito baixista bom, vc gosta de ver ele tocar etc..
Mas na hora de ensinar é aquele desastre...só vai na teoria.
Ensina escalas, modos, campo harmonico etc. pro aluno.
Só que depois o aluno não sabe o que fazer com isso.
Era melhor ensinar poucas coisas e deixar ele se desenvolver no
baixo. Tocar a vontade com o que foi passado para ele. E aos poucos de acordo com a evolução do aluno ir passando coisas novas. To com vc Fernando. Um abraço.
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Mensagem por MPSGODOY Seg Jun 21, 2010 10:00 pm

Alguém de Vitória ou Vila Velha - ES podem me dar alguma sugestão? Qro voltar a tocar, mas com estudo teórico e acompanhamento de um professor. Se alguém tiver alguma indicação, agradeço.
Abs,
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Mensagem por sales100 Sáb Nov 27, 2010 12:00 am

Oi nukebass!!
Ressucitei o top pois estou interessado em ter aulas e sou de fortaleza.
Vc está dando aulas atualmente?

como q a gente poderia fazer?

Já toco a uns 5 anos, mas pelo fato de nunca ter tido aula sinto dificuldades em por ex: improvisação, teoria em geral, harmonia, improvisação pra slap e etc.

Passei muito tempo só nas tablaturas e só agora q tou começando a tirar musica de ouvido.

Aq vai um audio deu tirando um som, num vai mangar não hein rsrsrsrs

http://www.4shared.com/audio/cJ2NlaP8/tirando_um_som_do_baixo.html

Vou ficar no aguardo, abraço!
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Mensagem por nukebass Sáb Nov 27, 2010 12:39 am

sales100 escreveu:(...) num vai mangar não hein rsrsrsrs
"Mangar" ...esse num nega mesmo as origens Alencarinas! Rsrsrs!

Estou dando aulas sim, inclusive estou reformando um espaço aqui em casa justamente para aulas. Inclusive, hoje eram para ter entregue um monte de material de construção aqui em casa e me deram bolo.

Enfim, dou aulas sim, aqui em casa (Centro/Aldeota - próximo ao Ginásio Paulo Sarasate) e em breve via Skype também. Precisamos antes de mais nada marcar um bate-papo, sem compromisso é claro, para podermos definir o que estudaremos, quais horários e outros detalhes. Esses detalhes da conversa vão orientar a maneira como passarei o conteúdo pra você.

Contato: nukebass@gmail.com

Abraço!

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Mensagem por sales100 Sáb Nov 27, 2010 12:51 am

Blz Nuke, vamos tratar dos detalhes pelo gmail então
vlw!!
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Mensagem por Henrique Alencar Seg Dez 13, 2010 9:16 am

Sempre volto a esse tópico para ver as novidades e claro aprender mais. Apesar de não dar aulas, atualmente eu estou fazendo licenciatura em música então este tópico é algo que me interessa muito.
Definitivamente aquele que toca bem não necessariamente dá aula bem, as vezes é aquela cara que dá aula em casa num puxadinho bem tosco é o que vai te ensinar música de verdade, ser professor é um lance meio de pai e filho é uma ligação forte de mais, então tem que rolar empatia, muito respeito e sabedoria nos direcionamentos aos alunos, pois como no exemplo do Zadá isso pode até inibir o aluno, o conhecimento deve ser construído tijolo por tijolo sem acelerar nada e nem pular etapas, e para isso devemos manter o aluno sempre afim de aprender mais uma coisa nova, como fazer isso que é o diferencial entre um bom ou mau profissional, em minha opinião é claro.

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Mensagem por nukebass Seg Dez 13, 2010 12:00 pm

Henrique Alencar escreveu:Sempre volto a esse tópico para ver as novidades e claro aprender mais. Apesar de não dar aulas, atualmente eu estou fazendo licenciatura em música então este tópico é algo que me interessa muito.
Definitivamente aquele que toca bem não necessariamente dá aula bem, as vezes é aquela cara que dá aula em casa num puxadinho bem tosco é o que vai te ensinar música de verdade, ser professor é um lance meio de pai e filho é uma ligação forte de mais, então tem que rolar empatia, muito respeito e sabedoria nos direcionamentos aos alunos, pois como no exemplo do Zadá isso pode até inibir o aluno, o conhecimento deve ser construído tijolo por tijolo sem acelerar nada e nem pular etapas, e para isso devemos manter o aluno sempre afim de aprender mais uma coisa nova, como fazer isso que é o diferencial entre um bom ou mau profissional, em minha opinião é claro.
É a diferença entre professor e tutor. Ontem fui comer uma panelada e uma buchada com um aluno meu Cool

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Mensagem por Henrique Alencar Seg Dez 20, 2010 11:15 am

É isso aí Nuke!

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Mensagem por joaoprodrigues Ter Jan 18, 2011 3:02 pm

Não sei se é o tópico certo, mas como não achei nenhum específico...

Alguém sabe de algum lugar em Niterói que tenha um curso de baixo?

Valeu!
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Mensagem por nukebass Ter Jan 18, 2011 3:13 pm

joaoprodrigues escreveu:Não sei se é o tópico certo, mas como não achei nenhum específico...

Alguém sabe de algum lugar em Niterói que tenha um curso de baixo?

Valeu!
É, não é o tópico certo, mas respondendo mesmo assim, aconselho você ir a uma loja de instrumentos musicais e falar com um vendedor. Eles normalmente conhecem músicos que atuam em várias áreas, desde gigs até aulas Wink E, nada contra escolas de música, mas se você puder ter aulas particulares com um BOM professor, vai te render melhor.

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Mensagem por wellrod Ter Jan 18, 2011 3:21 pm

Que eu saiba, em NItcheroy City tem o nosso grande amigo Francisco Falcon... acho q ele tá aqui nesse fórum... meu amigo de internet de LONGA data... gente boa toda vida!!!

dá uma procurada nos membros daqui e manda uma MP pra ele...

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Mensagem por nukebass Ter Jan 18, 2011 3:26 pm

wellrod escreveu:Que eu saiba, em NItcheroy City tem o nosso grande amigo Francisco Falcon... acho q ele tá aqui nesse fórum... meu amigo de internet de LONGA data... gente boa toda vida!!!

dá uma procurada nos membros daqui e manda uma MP pra ele...
Meu deus! Como pude esquecer do Falcon??? Um dia desses falei com ele por email. Ali é coisa fina viu...
Tenho o contato dele (e-mail) mas não me sinto à vontade para postar aqui em aberto.
Tentar falar com ele via MP é o melhor a fazer, ou perguntar nas lojas daí Wink

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Mensagem por LucasSapoh Seg Jan 24, 2011 2:04 pm

Eu fiz aula com várias pessoas aqui no meu estado , mas nem tudo eu aproveitei, infelizmente.

Meu primeiro professor , era muito, mas muito bom (como músico), mas não sabia como me passar o conteudo e nem sei se ele se interessava em fazê-lo , um dia me ensinava uma coisa , outro dia outra e assim ia , nunca me ensinou como ligar os assuntos!
Por isso , comecei a estudar muita teoria , sozinho, com a ajuda de uns amigos, mas a este primeiro professor posso agradecer a minha postura e a minha tecnica.


Passei um ano estudando sozinho em casa (em um ano de aulas ele nunca havia me ensinado intervalos , coisa que eu estudei sozinho ao 3 meses de aula , e acho que ele ficou feliz por não ter que perder otempo dele me ensinando aquilo) tudo que eu encontrava , mas para falar a verdade estudei muito mais o baixo em si , pegando quantas músicas eu conseguisse, mas nada que me fizesse evoluir de verdade.

Depois um amigo que faz música na UECE , resolveu ensinar a mim e a outro amigo teoria músical.
Ensinou nos intervalo ( alem de mostrar a teoria fez na prática com utilização de um piano, tocou músicas para memorizarmos os intervalos e etc) e não parou por ai.

Depois fiz aula com o MESTRE Miqueias dos Santos, eu fiz apenas dois meses de aulas com ele , porém , aprendi como jamais havia aprendido.

Depois disso , fui atrás de aulas de guitarra, e infelizmente foi uma porcaria , ficava num cubiculo com 4 pessoas, o professor me ensinava a teoria errado , prq era mais facil, qnd eu discutia com ele sobre oque ele estava me ensinando , ele dizia que daquele jeito era mais facil a compreensão e que para ele o importante era tocar e não saber teoria, fiquei pasmo com aquilo, diz 6 aulas e sai fora, por que ia esquecer tudo que eu ainda não sabia.

Tudo isso durante três anos, o meu erro foi apenas deixar para trás os treinos auditivos que agora me fazem muita falta.

Saudações.

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Mensagem por Kelvin Queiroz Qua Mar 23, 2011 4:44 pm

Foi mal ressucitar esse tópico, mas lendo isso daqui lembrei da minha história praticamente recente.

Ano passado (durante julho e novembro), eu fazia aula numa escola de música onde eu passei por 2 professores. O primeiro era um cara que no começo fez uma introdução da teoria mas depois ele só pensava em tocar, tocar e tocar! Toda aula eu sentava no banco, tirava meu baixo da capa, e ele falava: "Vamo lá, toca alguma coisa aí." e ele tocando bateria e eu tentando fazer algo no baixo(tava uma porcaria já que eu tinha começado a tocar a umas 2 semanas).

Aí fui pro segundo professor por falta de disponibilidade DO ANTIGO PROFESSOR(eu já tava ameaçando sair da escola e só assim eles me botaram com outro). Ele até que me ensinou mais, me ensinou macetes, fazer grooves, mas eu com o tempo percebia que ele não era aquele professor que te dava segurança pra falar que tá aprendendo a tocar baixo, entendem?

Aí, tempo se passou, parei de fazer aula meio desistimulado pela aula e meio ocupado com os estudos. E aqui estou de novo para perguntar a vocês que moram no Rio de Janeiro (Zona Sul) se conhecem algum professor particular/escola de música que tenha um preço bom e o professor realmente ensine música e que se importe com o aluno.

Obs: Naquela escola que eu fazia, a mensalidade era 170. Deve ser essa a média por aqui.

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Mensagem por RFILIPPIS Seg maio 09, 2011 2:06 pm

Boa tarde, amigos.
Acompanho quase todos os dias este forum e também já comprei alguns equipamentos dos classificados por se tratar de gente honesta e prestativa. Comecei a tocar o contrabaixo sozinho quando uns amigos que participavam da missa de sábado e estavam carentes de instrumentos me convidaram. No início eu desenhava na folhas das músicas onde tinha que tocar e posso garantir que apanhei muito até conseguir decorar algumas notas no braço do instrumento e começar a tirar algumas músicas de ouvido. Já se passaram 4 anos, continuo tocando na Igreja com outro grupo, mas me falta 95% (ou mais) de conhecimento, e posso dizer que as vezes isso me deixa constrangido dependendo com quem vou tocar. Mas aí tem a questão do tempo disponível para treino e também um "entusiasmo" por parte de alguns professores, como foi dito pelos senhores o início do aprendizado é muito difícil e também cansativo. Eu fiz algumas aulas com um professor particular que me passava um tsunami de exercícios práticos e teóricos para ser apresentado em uma semana, mais devido ao meu trabalho, as vezes não conseguia praticar nem mesmo um! Claro, todo resultado depende muito do sacrifício do aluno. Também Já fiz algumas aulas em uma escola perto da minha casa, e a situação foi totalmente ao contrário, concluí três meses de curso e só fiquei nos exercícios de digitação, porque na mísera uma hora de aula, o professor ficava batendo papo e os minutos se passavam...
Meus caros, não estou dizendo que eu sou a vítima da história, como foi dito acima, as vezes a preguiça atrapalha o aprendizado, mas no meu caso, eu não pretendo ser um baixista profissional, não tenho planos de viver da música, apenas gostaria de aprender a tocar o instrumento de uma forma que completasse todo o conjunto, de uma forma agradável, para todos os estilos.
Gostaria de uma dica dos meus amigos com relação a isto.
Grande abraço!

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Mensagem por Renato Leite Seg maio 09, 2011 2:33 pm

RFLIPPIS, faltou um pouco de "leitura"para os seus professores. Em ambos os casos eles não souberam entender o que você estava procurando com as aulas. Aulas particulares não devem ser dadas sistematicamente iguais para todos alunos, e sim devem ser moldadas e planejadas de acordo com o intuito e rendimento do aluno.

Comecei a dar aulas muito cedo (16 anos) no interior de SP, por uma questão de demanda, não tinha professores na cidade e sempre me convidavam para isso. Quando vi, ja estava vivendo de música. Hoje lembro de muitos alunos que perdi por cometer esse erro, explicar muita coisa em uma só aula, passar infinitos exercicios para o aluno estudar em casa. O ideal é perceber que existe uma enorme diferença entre alunos que querem ser músicos e alunos que querem se divertir.

Por isso mesmo que em uma primeira aula eu converso bastante com o aluno para ver qual é a intenção da aula, quanto tempo ele tem para estudar, qual o gosto musical. Peço tambem para ele tocar um pouco e vejo o quanto de facilidade ele tem no instrumento.


Acredito que o meu desfio atual como professor, é fazer os caras que querem se divertir com música, aprenderem algo de verdade. Como se eles fossem músicos profissionais. Isso tem que ser feito com muita cautela, porque os caras tem que se entreter e aprender ao mesmo tempo.
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Mensagem por Fernando Zadá Seg maio 09, 2011 3:42 pm

Renato Leite escreveu:RFLIPPIS, faltou um pouco de "leitura"para os seus professores. Em ambos os casos eles não souberam entender o que você estava procurando com as aulas. Aulas particulares não devem ser dadas sistematicamente iguais para todos alunos, e sim devem ser moldadas e planejadas de acordo com o intuito e rendimento do aluno.

Acredito que o meu desfio atual como professor, é fazer os caras que querem se divertir com música, aprenderem algo de verdade. Como se eles fossem músicos profissionais. Isso tem que ser feito com muita cautela, porque os caras tem que se entreter e aprender ao mesmo tempo.


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Mensagem por RFILIPPIS Seg maio 09, 2011 4:01 pm

É isso mesmo, prof. Renato, eu gostaria de aprender a tocar o instrumento não profissionalmente, mas pelo menos o suficiente para poder acompanhar qualquer conjunto com uma levada simples e bem feita.

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Mensagem por Guilherme Lizardo Seg maio 09, 2011 9:08 pm

mas isso é algo complexo... faço aula com um dinossauro do baixo Brasileiro... o cara tem uma pegada incrivel... mas as aulas se baseiam em licks.. e ler o Slap It.

mas eu sabia que ia encontrar isso... e to com ele pra aprimorar minha técnica... depois.. quero afundar em Harmonia..

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Mensagem por Kelvin Queiroz Seg maio 09, 2011 9:09 pm

Cada vez sinto mais que as escolas de música do Rio tão querendo dar facadas na gente em vez de ensinar pensando que a gente é burro e alienado...

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Mensagem por Guilherme Lizardo Seg maio 09, 2011 10:00 pm

ahh velho.. é so tu não ser tapado...
pesquisar direito o portifólio do professor, verificar o material de estudo e se encaixa naquilo que você quer.

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Mensagem por Renato Leite Qua maio 11, 2011 12:34 am

Precisa experimentar. Fazer aulas com varios professores. Release e portifolios muitas vezes não ajudam, pois sempre falarão bem do cara. É dificil ler e confiar.

Indicações ajudam muito, mas não 100% confiáveis. Pois dependem também da interação entre o professor e você. As vezes um professor que foi bom para o seu amigo pode não ser bom para você.

Outra generalização que pode ajudar é que dependendo do nivel de aprendizado que você quer, pegar um professor que não é especialista em nenhum gênero musical pode ser bom. Ele vai te ensinar de maneira geral, como colocar o baixo em diversas situações, e pode inclusive te ajudar a achar o seu som.
Mas se você for um baixista mais avançado, terá que encontrar um especialista em alguma coisa, por exemplo: um baixista que saiba tocar jazz ou musica brasileira. Mas se esse for o caso, ele só vai saber ensinar a especialidade dele.
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Mensagem por felpope Qua maio 11, 2011 2:25 am

Sou professor de baixo elétrico e vou deixar meu depoimento. Existe um mal que persegue os alunos de baixo elétrico: Todos pensam que é fácil tocá-lo porque pensam que tocar violão ou guitarra é mais difícil; não querem estudar o instrumento com seriedade porque pensam que é besteira é só levar tudo na tônica e fazer uns pun pun pun de passagem. Estes alunos já perderam não vão aprender nunca, simplesmente porque não querem, a mídia perverteu a mente deles com uma onda de lixo musical sem precedentes na história. Em contra partida há aqueles alunos talentoso que estão vacinados contra a epidemia do sertanojo e o modismo gospel, no passado era rock... nirvana ramones guns e metallica ( oque aconteceu com aquele baixista medíocre do nirvana rsrsrsrs). Não tenho nada contra mas direcionar os estudos para tocar banda X ou Y é furada! Em fim aqueles alunos são raros mas são os que conseguem ir para frente e alcançar um nível profissional global. Infelizmente outros que querem aprender tocar para tocar naquela banda ou naquela igreja se auto limitam porque não se empenham na trindade santa do instrumento que é técnica,(bio mecânica) teoria(ciência da musica) e leitura (Musica escrita). São sonhadores pensam que vão ser grandes artistas um dia e que não precisam estudar nada, o que a mídia prega por aí.... É difícil lidar com aluno assim, que vem para aula com camisa de banda ou com uma bíblia na sacola. A musica é uma coisa só. É uma arte lógica que está além das fronteiras ideológicas. Infelizmente como tudo na indústria humana ela é usada também para o mal, no caso a alienação mental. É muito eficaz nisto porque mexe com emoções. O primeiro passo para um aluno ser bem sucedido é abandonar os dogmas e preconceitos musicais e encarar-la de um ponto de vista metódico, científico e artístico porque meus caros tudo passa, o rock, o gospel, o samba e muitos outros mas a MUSICA só passa quando passar também a humanidade. O ABBA foi a sensação dos anos 70, agora é a sensação do ridículo.

Tem outro problema com o baixo elétrico. A sua escola é muito jovem ainda. É diferente do violão, piano ou outros instrumento que tem um lado erudito por trás. Pensadores que passaram séculos desenvolvendo uma técnica concisa e sólida para os respectivos instrumentos. Cada um toca o baixo de um jeito diferente. Isto não acontece com o baixo de arco ou baixo acústico onde há uma técnica definida. A metodologia dos professores em geral é muito confusa. É complicada a situação do baixo atualmente...

Estudar música para tocar em churrasco de final de semana é outra piada. É pior do que estudar para tocar na igreja ou em banda. Este alunos vai levar menos a sério ainda o estudo da música e vai fazer o professor passar muita raiva. Infelizmente este é o perfil de 99% dos consumidores de escolas de musica e lojas de instrumentos musicais. É eu estou cometendo alta traição, mas é a verdade. Isto é assim porque há uma carência de educação musical (não só musical mas total) de qualidade em nível nacional. Nesta realidade não há demanda por ensino de nível desta forma o quadro geral é de professores enroladores e alunos enrolados. Nesta situação bem brasileira, por milagre, porque até nos pântanos mais fedorentos nascem flores, brotam alguns alunos, que contra todos os revezes, chegam ao nível profissional. Infelizmente ficam pouco tempo no Brasil porque não suportam a patifaria.

Bom gente mais ou menos é isto. Desculpe se exagerei, mas é a realidade. Quem está pensando em estudar é este quadro que vai encontrar, o mesmo serve para quem quer ensinar.
Bem, como ainda não estamos no inferno há anjos por aí. Tem muita gente boa ensinado bem e gente interessada em aprender, sou testemunha, caso contrário eu já tinha cortado os pulsos. Tenham bom ânimo e boa vontade que tudo se acerta; é um pensamento que me move. Quem procura a mentira encontra a mentira e quem procura a verdade a verdade encontra.

Eu vi alguém citar o nome Sergio Frigério. Excelente instrumentista, baixista fervoroso e ótimo professor. É um dos poucos nomes que eu indico em São paulo.

Vou dar uma dica que serve não só para música mas para qualquer ciência. Estudem a sua linguagem padrão este é o primeiro passo para sua compreensão. Tanto na guitarra quanto no baixo há muita gíria musical que dificulta a real compreensão da arte. É difícil ensinar harmonia para o aluno que vem destes instrumentos. Um exemplo: não existe campo harmônico na harmonia e sim intervalos de terças sobrepostas nos sete graus da escala maior ou menor. Na harmonia não se estuda "blocos de notas" tocados simultaneamente ou em seqüência e a relação que estes tem entre si, mas as quatro vozes do canto coral sendo o baixo uma delas. Porque este equívoco de linguagem é prejudicial. Porque o musico deixa de pensar linearmente e passa a pensar verticalmente, tão somente, cometendo equivoco na cadência e outros piores. O baixista tem problemas de encontrar o seu lugar na estrutura musical. Tudo por causa de um conceito que não foi definido corretamente. Bem eu já estou falando demais ...

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Mensagem por Claudio Qua maio 11, 2011 7:50 am

felpope escreveu:
(...) a mídia perverteu a mente deles com uma onda de lixo musical sem precedentes na história. (...) São sonhadores pensam que vão ser grandes artistas um dia e que não precisam estudar nada, o que a mídia prega por aí....

Perfeito!

Aqueles que se interessam em tocar e ter aulas de Baixo Acústico, vêm com uma mentalidade completamente diferente, e uma visão musical bem ampla.


A propósito... seja bem-vindo ao nosso Fórum!

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Mensagem por webercar Qua maio 11, 2011 9:49 am

Parabéns felpope!!! Seu depoimento foi excelente.
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Mensagem por jgs Qua maio 11, 2011 10:58 am

Fernando Zadá escreveu:Pratico Aikido e curto muito trazer aprendizados de lá para as aulas.

isso me soou interessante. também pratico aikido (1 ano e pouquinho de treino 2x por semana...), gosto muito (apesar das dificuldades) e queria saber o que vc levou do dojo pras suas aulas.



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Mensagem por Fernando Zadá Qua maio 11, 2011 12:07 pm

Ola jgs
Cara trouxe e trago muito da filosofia e disciplina do Aikido e princípios de não resistência entre outras coisas. De um modo geral todas as artes marcias possuem pontos em comum que podem ser aplicados no estudo da música.

Felpope
Primeiramente seja bem vindo.
Vou ser bem sincero e discordo de muito o que falou. Pra mim o educador tem que saber conduzir o aluno e leva-lo além de suas expectativas. Esse é o papel do educador e não me vejo como professor de música mas sim como educador onde posso e devo ter com todo a vasta gama de alunos a preocupação de conquista-los e conduzi-los a um caminho mais amplo e melhor. Muitos chegam quase perdidos mas ai é que esta a graça de com sua experiência e conhecimento, além do que ele precisa, abrir a mente dele.
Sim o mundo é cruel e os meios de midia idem. Os alunos mudaram estão mais imediatistas e sem gana pra estudar de forma séria mas temos que respeitar mesmo os que procuram entretenimento fácil e procurar mostra-los que a música tem as portas abertas pra recebe-los. Quantas portas mais ele vai querer abrir já é outro caso mas mesmo quem quer só curtir um churrasco com os amigos pode e deve ter um professor disposto a auxilia-lo nesse caminho e "malandramente" mostrar outros caminhos.
Ouso dizer que o que os alunos mais tem carência é de conhecimento geral da música e de cultura em geral que é o que acaba limitando-os nos seus interesses.
É uma pena mas é isso e pra pior que vamos encontrar e nossa missão é justamente reverter isso.
Como você disse acho que só vai passar raiva o professor que não souber entender o aluno, suas limitações e seus reais anseios com a música e quiser tratar todos como possíveis profissionais. Isso é irreal e hoje em dia vi que judiei de muito aluno querendo que ele estudasse o quanto eu achava bom pra mim!! cada aluno é único e deve ser entendido como tal! Fico muito feliz quando alguém que só quer tocar em churrasco além de se realizar nisso resolve dar uns passos além porque facilitei o caminho e mostrei que ele pode se divertir com pouco e aprender mais para se divertir mais ainda.
Quanto a escola do baixo ser nova concordo e é realmente difícil, por exemplo, achar um bom método que cubra o básico no baixo elétrico.
Abraço
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Mensagem por fma Qua maio 11, 2011 12:37 pm

Discordo em boa parte... não dá pra julgar a ambição alheia, o que o professor pode fazer é ensinar de forma competente e honesta.
Sempre vai existir a questão entre o que o aluno quer tocar e o que o professor quer ensinar. Se não for algo balanceado, ambos os lados ficarão frustrados.
Se o camarada quer tocar em churrasco, ok, é o que ele almeja no momento. Eu, como professor, vou tentar fazer com que ele toque com som limpo, com ele sabendo o que está fazendo e ele sendo feliz tocando.
O aluno pode ter o Flea como ídolo e querer tocar músicas do RHCP, você pode ajudá-lo quanto a isso ou você pode ficar forçando ele a perceber como o Hermeto, o Wayne Shorter ou o Debussy são geniais, mas vai acabar fazendo com que ele não tenha a experiência que ele quer ter em relação a música e provavelmente ele vai desanimar.
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Mensagem por Claudio Qua maio 11, 2011 1:25 pm

fma escreveu:
Discordo em boa parte... não dá pra julgar a ambição alheia, o que o professor pode fazer é ensinar de forma competente e honesta.
Sempre vai existir a questão entre o que o aluno quer tocar e o que o professor quer ensinar. Se não for algo balanceado, ambos os lados ficarão frustrados.
Se o camarada quer tocar em churrasco, ok, é o que ele almeja no momento. Eu, como professor, vou tentar fazer com que ele toque com som limpo, com ele sabendo o que está fazendo e ele sendo feliz tocando.
O aluno pode ter o Flea como ídolo e querer tocar músicas do RHCP, você pode ajudá-lo quanto a isso ou você pode ficar forçando ele a perceber como o Hermeto, o Wayne Shorter ou o Debussy são geniais, mas vai acabar fazendo com que ele não tenha a experiência que ele quer ter em relação a música e provavelmente ele vai desanimar.

Acho que aí depende também de um outro fator: se o professor dá aulas só porque gosta, ou se além de gostar ele precisa dar aulas para complementar parte da renda.

No meu caso por exemplo, se um aluno vier me pedir pra ensinar a ele a tocar como esse tal de flea, com certeza eu vou indicá-lo para outro professor. Eu dou aulas apenas porque gosto, ensino música, trabalho com solfejo, percepção, ritimo e leitura em pauta, e utilizo o Contrabaixo Acústico e o Finale como ferramentas. Não há chances de dar aulas pra um aluno que não esteja disposto a trabalhar com leitura. Eu me permito seguir nessa linha, porque não tenho o dinheiro das aulas como complemento de renda, e ainda procuro trabalhar com no máximo 3 alunos, senão não sobra tempo pra fazer as outras coisas que preciso.

Sei que vários não vão concordar, mas eu acho que dar aulas de Acústico é muito mais fácil do que trabalhar com aulas de Elétrico... ao contrário do que o Zadá falou, os métodos para Acústico são mais ricos, completos, melhor direcionados.

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Mensagem por fma Qua maio 11, 2011 1:56 pm

Existe grande diferença entre indicar para outro professor e achar que o cara querer tocar uma música do RHCP é uma piada.
Como você, ensino elementos gerais de música. Tento fazer com que o aluno compreenda que esses elementos vão além de gênero musical.
Além disso, deixo claro que o aluno pode me procurar caso esteja com dificuldades para tocar algo que lhe interessa, seja The Trooper, Buffalo Soldier ou All the things you are.
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Mensagem por Kelvin Queiroz Qua maio 11, 2011 2:27 pm

Como aluno, acho que muitos também pensam em aprender a teoria para se basear no seu ídolo ou em quem deseja saber mais...

Pelo menos para mim, pretendo aprender a teoria para depois ocorrer a "especificação", se é que vocês me entenderam.

Mas acho que isso vai de cada professor e cada aluno, tem aluno que quando gosta muito de um gênero, quer só tocar ele e acaba considerando outros baixistas até MUITO melhores tecnicamente como lixo. Para mim, não tem nada disso, primeiro estudar para depois especificar.

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Mensagem por VINIPRO7 Qua maio 11, 2011 4:43 pm

Eu não sou expert em jazz mas reconheço a sua importância no aprendizado( até porque estou começando a entrar nesse), Aprendi quase tudo que sei com módulos, videos, e perguntando a amigos, principalmente com guitarristas, tive dois professores, um muito bom durante apenas 5 meses( que pena),que me deu a base para conseguir trilhar o meu aprendizado sozinho, e um muito ruim também por 5 meses, mas críticas a parte acho que o é válido o cara aprender de tudo um pouco, pois isso o vai fazer crescer como músico, mesmo que vc não toque forró, tem umas linhas muito legal vale a pena escutar de tudo desde que bem tocado.
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Mensagem por Renato Leite Qui maio 12, 2011 2:24 am

É, não tem jeito, quem depende de aulas de baixo como fonte de renda tem que "dançar conforme a música".

Eis ai que surge um novo objetivo: "subverter" o aluno para o bem.

Mostrar músicas novas
Ensinar estilos até então desconhecidos
Fazer o aluno dispertar interesse em novos caminhos
Encontrar alunos talentosos e mostrar a profissão de músico (essa é realmente do mal heheheh)

Tudo isso com muita calma. Depois de um tempo você fica orgulhoso de ver um roqueiro (que não parou de tocar rock) tocando 1x0 do pixinguinha.



é aquele velho papo..."ok, o flea é o melhor do mundo, mas olha esse tal de Patitucci.... toca em também..."

E por ai vai.


Abraços
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Mensagem por fmt90 Qui maio 12, 2011 9:43 am

Pelo depoimento de vcs aqui, acho que sou privilegiado!

É o seguinte, sou aluno da Escola Oficina de Arte Valdice Teles pertencente à Secretaria de Cultura daqui de Aracaju/SE, que funciona da seguinte forma: os alunos pagam por semestre um taxa de R$20,00 e tem direito a aula do seu instrumento + aula de Teoria musical. Logo que eu entrei, já com algum conhecimento no instrumento, meu professor me colocou pra estudar as escalas, paralelamente ao estudo de alguns ritmos. Depois avançamos até o método Dan Dean vol. 1, e hoje em dia estou no Slap It. Porém, ele me informou que, paralelamente ao Slap It, eu irei estudar outros conteúdos!
Pra sorte minha, o mesmo professor de prática também é meu professor de Teoria. Na turma de teoria(mais ou menos 5 alunos) começamos juntos, quase as mesmas pessoas, a 1 ano atrás(começamos do zero mesmo!) e hoje em dia estamos estudando harmonia! Todos os baixistas que conheço falam que ele(meu professor) é um dos melhores professores de música do estado e que tem vasto conhecimento sobre outros instrumentos, experiência no comando de algumas bandas, etc. Acho que tive sorte, até porque não desembolso R$80,00 e nem R$100,00 por mês, pago somente R$20,00 no semestre!
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Mensagem por jgs Qui maio 12, 2011 10:19 am

fmt90 escreveu:sou privilegiado!
fmt90 escreveu:os alunos pagam por semestre um taxa de R$20,00 e tem direito a aula do seu instrumento + aula de Teoria musical
fmt90 escreveu:Pra sorte minha, o mesmo professor de prática também é meu professor de Teoria
fmt90 escreveu:sou privilegiado!
fmt90 escreveu:sou privilegiado!

realmente é mesmo, heheh... espero que possa continuar seus estudos por todo o tempo possível, vc tá tendo uma excelente oportunidade.



Renato Leite escreveu:"subverter" o aluno para o bem.
Renato Leite escreveu:Tudo isso com muita calma.

e bota calma nisso. acho que nesse caso, tem que ter mais calma ainda do que com um aluno que fosse tipo eu (que tem curva de aprendizado lenta, esqueceu a pouca técnica que tinha e vai demorar pra reaprender por não conseguir lá muito tempo livre em casa pra praticar)

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Mensagem por fma Qui maio 12, 2011 12:40 pm

Renato, concordo com mostrar sons que o aluno não conhece, várias coisas que ouço e coisas com as quais eu trabalho hoje, me foram apresentados por professores, sou grato a eles por isso. Concordo também com apresentar essas coisas com calma, na medida do possível dentro do assunto que está sendo trabalhado. Mas pode acontecer do aluno ter interesses e gostos opostos aos do professor.
FMT, morei uns 3 anos no interior de Minas e estudei no conservatório público de lá, foi uma boa experiência. Mesmo que nessas entidades públicas sempre tenham uns professores preguiçosos, o de instrumento mesmo foi legal. Uma pena nem toda cidade ter um conservatório e em São Paulo é muito improvável entrar na ULM ou na Escola municipal, que são cursos gratuitos.
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Mensagem por Fernando Zadá Qui maio 12, 2011 3:31 pm

fma escreveu:
Mas pode acontecer do aluno ter interesses e gostos opostos aos do professor.

Ai é que acho que entra o lance profissional pois meu gosto não é meu porto seguro pras minhas aulas. Na primeira aula já peço pra eles fazerem lista do que querem tocar e já aviso que a lista vai servir de guia para conhece-lo mas não é obrigatoriamente lista de repertório mas sim uma referência. Existem alguns lugares comuns nos estilos e procuro me valer disso.
Mas o aluno radical e bitolado ai é mais chato mesmo mas faz parte .... ossos do ofício......
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Mensagem por Renato Leite Sex maio 13, 2011 5:16 pm

Exatamente, eu não forço nada. Apenas mostro.

em 99% dos casos, os alunos ouvem e tentam absorver algo util.
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Mensagem por RFILIPPIS Sex maio 13, 2011 5:41 pm

Fernando Zadá escreveu:Ola jgs
... Pra mim o educador tem que saber conduzir o aluno e leva-lo além de suas expectativas. Esse é o papel do educador e não me vejo como professor de música mas sim como educador onde posso e devo ter com todo a vasta gama de alunos a preocupação de conquista-los e conduzi-los a um caminho mais amplo e melhor. Muitos chegam quase perdidos mas ai é que esta a graça de com sua experiência e conhecimento, além do que ele precisa, abrir a mente dele.
Sim o mundo é cruel e os meios de midia idem. Os alunos mudaram estão mais imediatistas e sem gana pra estudar de forma séria mas temos que respeitar mesmo os que procuram entretenimento fácil e procurar mostra-los que a música tem as portas abertas pra recebe-los. Quantas portas mais ele vai querer abrir já é outro caso mas mesmo quem quer só curtir um churrasco com os amigos pode e deve ter um professor disposto a auxilia-lo nesse caminho e "malandramente" mostrar outros caminhos.

Obrigado, Fernando, como já disse, nem sempre a procura de uma escola de música é com interesse de profissionalismo. Tenho certeza que você entendeu.



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Mensagem por felpope Sex maio 13, 2011 7:17 pm

Fernando Zadá escreveu:Ola jgs
Cara trouxe e trago muito da filosofia e disciplina do Aikido e princípios de não resistência entre outras coisas. De um modo geral todas as artes marcias possuem pontos em comum que podem ser aplicados no estudo da música.

Felpope
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Vou ser bem sincero e discordo de muito o que falou. Pra mim o educador tem que saber conduzir o aluno e leva-lo além de suas expectativas. Esse é o papel do educador e não me vejo como professor de música mas sim como educador onde posso e devo ter com todo a vasta gama de alunos a preocupação de conquista-los e conduzi-los a um caminho mais amplo e melhor. Muitos chegam quase perdidos mas ai é que esta a graça de com sua experiência e conhecimento, além do que ele precisa, abrir a mente dele.
Sim o mundo é cruel e os meios de midia idem. Os alunos mudaram estão mais imediatistas e sem gana pra estudar de forma séria mas temos que respeitar mesmo os que procuram entretenimento fácil e procurar mostra-los que a música tem as portas abertas pra recebe-los. Quantas portas mais ele vai querer abrir já é outro caso mas mesmo quem quer só curtir um churrasco com os amigos pode e deve ter um professor disposto a auxilia-lo nesse caminho e "malandramente" mostrar outros caminhos.
Ouso dizer que o que os alunos mais tem carência é de conhecimento geral da música e de cultura em geral que é o que acaba limitando-os nos seus interesses.
É uma pena mas é isso e pra pior que vamos encontrar e nossa missão é justamente reverter isso.
Como você disse acho que só vai passar raiva o professor que não souber entender o aluno, suas limitações e seus reais anseios com a música e quiser tratar todos como possíveis profissionais. Isso é irreal e hoje em dia vi que judiei de muito aluno querendo que ele estudasse o quanto eu achava bom pra mim!! cada aluno é único e deve ser entendido como tal! Fico muito feliz quando alguém que só quer tocar em churrasco além de se realizar nisso resolve dar uns passos além porque facilitei o caminho e mostrei que ele pode se divertir com pouco e aprender mais para se divertir mais ainda.
Quanto a escola do baixo ser nova concordo e é realmente difícil, por exemplo, achar um bom método que cubra o básico no baixo elétrico.
Abraço

É natural que discorde. É muito bom que você faça como vem fazendo porque o mercado pede isso. Agora veja bem; eu só expus um fato. Não opinei em como se deve dar aulas. Não tenho formação pedagógica para isso. As linhas que escrevi relatam um fato. Ou seja como se comporta o consumidor de aulas de música e alguns "profissionais" do setor.(em "Escola livre"). Se você discorda então discorda da realidade do mercado. Bem...Eu dou aulas particulares, trabalhei com Escola Livre etc.. sei muito bem do que estou falando. Quer mudar a realidade boa sorte meu amigo. Só não me entenda mau.

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