Altura da corda
+5
Breno_Barnabe
Vitão
Bruno da Rosa
allexcosta
israeldelgado
9 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Altura da corda
Oi Moçada boa noite !!!
Sou novo aqui mais um pouco detalhista nas coisas, tenho um baixo SX SJB75C, o encordoamento original ficou antigo comprei um Ernie Ball e levei a um amigo meu luthier para regular, trocou as cordas eu um trato bem legal no baixo o som ficou mto bom tb....
Mais fiquei com 1 dúvida a questão da distância das cordas em relação ao braço como sou leigo gostaria da opinião de vocês perto da pestana do baixo ou cabeça as cordas estão bem próximas uns 2 mm bem confortável de tocar, mais chegando perto do corpo da quase um 0,5cm dando uma diferença bem grande em relação as distâncias da corda para o traste da pestana até o corpo do baixo.(segue as imagens)
Moçada é possível melhorar isso, não que não fique com as mesma distância mais aproximar as 2 extremidades para que fique bem próximo ou devido a ser um baixo SX não seria possível realizar este ajuste..
Grande Abraço a todos
Israel
Sou novo aqui mais um pouco detalhista nas coisas, tenho um baixo SX SJB75C, o encordoamento original ficou antigo comprei um Ernie Ball e levei a um amigo meu luthier para regular, trocou as cordas eu um trato bem legal no baixo o som ficou mto bom tb....
Mais fiquei com 1 dúvida a questão da distância das cordas em relação ao braço como sou leigo gostaria da opinião de vocês perto da pestana do baixo ou cabeça as cordas estão bem próximas uns 2 mm bem confortável de tocar, mais chegando perto do corpo da quase um 0,5cm dando uma diferença bem grande em relação as distâncias da corda para o traste da pestana até o corpo do baixo.(segue as imagens)
Moçada é possível melhorar isso, não que não fique com as mesma distância mais aproximar as 2 extremidades para que fique bem próximo ou devido a ser um baixo SX não seria possível realizar este ajuste..
Grande Abraço a todos
Israel
israeldelgado- Membro
Re: Altura da corda
Seu baixo precisa de uma simples regulagem.
Favor diminuir o tamanho das imagens ou elas serão removidas.
Favor diminuir o tamanho das imagens ou elas serão removidas.
allexcosta- Administrador
É possível sim, e provavelmente a regulagem não foi bem feita. Eu gosto de manter meus baixos com ação bem baixa, de modo que pressionando o primeiro traste e o das oitavas (ou o último) a distância das cordas para os trastes sejam praticamente invisíveis a olho nu (poucos mm mesmo).
Bruno da Rosa- Membro
Oi Alex diminiu para 40% .. o tamanho blz..
israeldelgado- Membro
Oi Bruno blz vou ver com o meu amigo la para acertar pois estava bem parecido com antes de levar la..
israeldelgado- Membro
Isso é simples, basta abaixar os carrinhos da ponte. Pegue a chave allen menorzinha que veio junto com o baixo e desaperte os parafusos dos carrinhos. Vá desapertando uma volta por vez e testando, até chegar numa regulagem que te agrade.
Quando meu baixo voltou do luthier eu também achei a ação meio alta, abaixei umas duas voltas os carrinhos e ficou melhor. Não tem segredo.
Quando meu baixo voltou do luthier eu também achei a ação meio alta, abaixei umas duas voltas os carrinhos e ficou melhor. Não tem segredo.
Vitão- Membro
Vitão escreveu:Isso é simples, basta abaixar os carrinhos da ponte.
Nem sempre. Às vezes precisa de ajuste de tensor e/ou calço, além de regulagem de ponte.
Sim, é simples, mas regulagem inclui vários ítens e esse baixo claramente não está regulado.
Na ultima foto o braço me pareceu muito curvado em direção ao corpo, creio que é mais questão de mexer no tensor.
Breno_Barnabe- Membro
allexcosta escreveu:Vitão escreveu:Isso é simples, basta abaixar os carrinhos da ponte.
Nem sempre. Às vezes precisa de ajuste de tensor e/ou calço, além de regulagem de ponte.
Sim, é simples, mas regulagem inclui vários ítens e esse baixo claramente não está regulado.
Parti do pressuposto de que o amigo luthier do colega regulou corretamente o baixo e apenas deixou as cordas altas. Caso o baixo esteja devidamente regulado basta abaixar as cordas, caso contrário será necessária outras alterações.
Para verificar isso aperte as cordas, uma por vez, em cima do primeiro e último traste e observe a altura delas em relação aos trastes do meio do braço. O ideal seria haver uma folga de aproximadamente 1mm, caso esteja mais alto que isso será necessário apertar o tensor, se estiver colado nos traste será necessário folgá-lo.
Em todo caso, certifique-se da competência de quem for mexer no seu instrumento e se possível ouça opiniões de profissionais diferentes.
Última edição por Vitão em Sex Abr 25, 2014 10:31 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Troquei "baixo" por "braço".)
Vitão- Membro
Esse baixo, na minha opinião, NÃO FOI REGULADO....
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Vitão escreveu:Parti do pressuposto de que o amigo luthier do colega regulou corretamente o baixo
Ah tá... Mas tive a mesma impressão do Bertola desde o princípio. Esse baixo não viu regulagem e é só disso que ele precisa.
a olho nu pelas fotos da pra sacar que a curvatura do braço esta mais acentuada do que deveria...
tem um topico por ai que ensina a regular o tensor...
ai depois regular os cavaletes...(tomara que nao precise de calços ou "shins" ) depois as oitavas...
Mas ai é que ta, se pra trocar as cordas você levou num luthier, não sei se é conveniente você mesmo fazer essa regulagem
tem um topico por ai que ensina a regular o tensor...
ai depois regular os cavaletes...(tomara que nao precise de calços ou "shins" ) depois as oitavas...
Mas ai é que ta, se pra trocar as cordas você levou num luthier, não sei se é conveniente você mesmo fazer essa regulagem
Stormbringer- Membro
Esse baixo precisa de um luthier. De verdade. Uma pena deixar o baixo dessa forma...
Meus baixos tem uma altura mínima das cordas na região perto do corpo de 2mm em média. No limite do trastejamento.
Aliás para mim, o baixo tem que ter um leve trastejar, para ter um ronco gostoso.
Meus baixos tem uma altura mínima das cordas na região perto do corpo de 2mm em média. No limite do trastejamento.
Aliás para mim, o baixo tem que ter um leve trastejar, para ter um ronco gostoso.
Groovin- Membro
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos