Gravar banda em vários canais
+6
joabi
J.Adalberto
DenisLM
Boss2K
allexcosta
Stormbringer
10 participantes
Página 1 de 1
Gravar banda em vários canais
Opa galera.
Estava pensando em montar uma pequena sala pra gravação, mas ai surgiu uma duvida, quais equipamentos necessários pra gravar a banda inteira de uma vez, separando cada instrumento em um canal?
O ideal seria que os canais ja chegassem separados num programa como o Reaper, existe alguma interface especifica entre mesa e pc pra isso? Totalmente leigo, olhei quase todos os topicos dessa sala e a dúvida persiste.
Valeu.
Estava pensando em montar uma pequena sala pra gravação, mas ai surgiu uma duvida, quais equipamentos necessários pra gravar a banda inteira de uma vez, separando cada instrumento em um canal?
O ideal seria que os canais ja chegassem separados num programa como o Reaper, existe alguma interface especifica entre mesa e pc pra isso? Totalmente leigo, olhei quase todos os topicos dessa sala e a dúvida persiste.
Valeu.
Stormbringer- Membro
Re: Gravar banda em vários canais
É necessária uma interface com número de canais de entrada igual ou superior ao seu input list.
allexcosta- Administrador
Imaginando que seriam 8 canais, a interface seria uma placa de som com 8 inputs?
ou seria um aparelho externo ligado numa usb?
ou existe uma mesa de som com uma saida usb que ja faz esse tipo de coisa em parceria com o programa que leria esses dados?
Meu conhecimento nessa área é tão pequeno que é dificil até formular a duvida direito .
ou existe uma mesa de som com uma saida usb que ja faz esse tipo de coisa em parceria com o programa que leria esses dados?
Meu conhecimento nessa área é tão pequeno que é dificil até formular a duvida direito .
Stormbringer- Membro
<iframe width="640" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/rZ9do5V7_po" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/uRBQBqalctI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
<iframe width="640" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/0O1XS5V5I_0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Até 7 músicos, 21 canais, saída USB para gravação no PC, etc ...
<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/uRBQBqalctI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
<iframe width="640" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/0O1XS5V5I_0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Até 7 músicos, 21 canais, saída USB para gravação no PC, etc ...
Última edição por Boss2K em Seg maio 12, 2014 4:19 pm, editado 3 vez(es)
Boss2K- Membro
Opa Boss... eu assisti o video... Eu achei o aparelho bacana.
Só não saquei como os canais chegariam separados no PC (no Reaper, por exemplo)... Assisti outros videos dele também... Esse JamHub parece que grava internamente, direto num wav (que tem 2 canais: R/L), ou estou enganado?
Valeu rapaz...
Só não saquei como os canais chegariam separados no PC (no Reaper, por exemplo)... Assisti outros videos dele também... Esse JamHub parece que grava internamente, direto num wav (que tem 2 canais: R/L), ou estou enganado?
Valeu rapaz...
Stormbringer- Membro
^Lê o que escrevi acima, e visita o site ...
http://jamhub.com/what/index.html
http://jamhub.com/what/index.html
Boss2K- Membro
Behringer X32 rack:
http://www.behringer.com/EN/Products/X32-RACK.aspx
é o dobro do preço do jamhub, mas faz 100x mais coisas e com muito mais qualidade.
já tive experiência com os dois.
http://www.behringer.com/EN/Products/X32-RACK.aspx
é o dobro do preço do jamhub, mas faz 100x mais coisas e com muito mais qualidade.
já tive experiência com os dois.
Stormbringer escreveu:Imaginando que seriam 8 canais, a interface seria uma placa de som com 8 inputs?
Basicamente, você precisa de qualquer aparelho que tenha, no mínimo, 8 conversores A/D com respectivas entradas e saídas.
Hoje em dia há vários aparelhos com esse tipo de interface embutido, sendo que as interfaces separadas são as mais em conta. Não esqueça que o computador tem que ser relativamente robusto para suportar esse tipo de gravação de todo mundo junto.
Muito legal... Gostei desse da Behinger, ehheh, ja vou ler sobre ele na sequencia...
Ainda sobre o JamHub, li o site e o manual dos caras... Exatamente a parte que eu to curioso é a que não é abordada... Essa saida usb sai com os canais todos separados pra serem usados num programa de mixagem, ou sai um stereo comum com os canais ja pre-mixados no jamhub?
Pelo que vi, a gravaçao interna nele é a sessao toda no mesmo arquivo wav, correto? Ou cada um dos instrumentos é gravado num wav saparado?
O que eu quero mesmo é gravar o ensaio, mas seria o ideal se a gravaçao fosse realmente em trilhas diferentes pra poder mixar depois.
Ainda sobre o JamHub, li o site e o manual dos caras... Exatamente a parte que eu to curioso é a que não é abordada... Essa saida usb sai com os canais todos separados pra serem usados num programa de mixagem, ou sai um stereo comum com os canais ja pre-mixados no jamhub?
Pelo que vi, a gravaçao interna nele é a sessao toda no mesmo arquivo wav, correto? Ou cada um dos instrumentos é gravado num wav saparado?
O que eu quero mesmo é gravar o ensaio, mas seria o ideal se a gravaçao fosse realmente em trilhas diferentes pra poder mixar depois.
Stormbringer- Membro
Quase certeza que o JamHub grava todo mundo junto. Se fosse diferente, o preço desse aparelho seria outro.
^ O USB é somado, mas tem um cabo especial pra ter os canais separados, ligando diratamente num Hub.
Acho que uma interface 8 canais acaba tendo um bom custo para o que o Stormbringer quer fazer...
joabi- Eterno Colaborador
Com trilhas separadas, você precisa deste, em vez do JamHub
8 músicos e 16 canais
http://jamhub.com/trackermt16/index.html
8 músicos e 16 canais
http://jamhub.com/trackermt16/index.html
Boss2K- Membro
J.Adalberto escreveu:essa parece bacana heim...o unico senão eh ser Behringer!
pra gravacões simples e multicanal, gravações aovivo, ao mesmo tempo ser extremamente portátil, 16-in/8-out e ainda na faixa dos $1200 é imbatível.
e ainda dá pra adicionar facilmente mais 16-in/8-out com a S16
usei bastante essas coisas da Behringer (X32 e P16 system) e vou te dizer que ando gostando bastante.
continuo passando longe dos amps e pedais, mas sinto que eles acertaram a mão nessas duas linhas.
Considerando que o PC não é um problema (é um core i7 de segunda geração), um desses:
http://www.m-audio.com/products/en_us/Delta1010LT.html
Faria sentido pro que eu quero?
http://www.m-audio.com/products/en_us/Delta1010LT.html
Faria sentido pro que eu quero?
Stormbringer- Membro
Mexe com isso não ...
Boss2K- Membro
^
Só fazendo brainstorm pra gastar o menos possivel pra atingir o objetivo.
PS: esse jamhub com o tal track mt16 parece muito bacana, mas os preços no Brasil são terriveis... só rola se eu precisar voltar aos EUA a trabalho pra trazer esse equipamento na mala. E acho que não vai acontecer tão cedo .
PS: esse jamhub com o tal track mt16 parece muito bacana, mas os preços no Brasil são terriveis... só rola se eu precisar voltar aos EUA a trabalho pra trazer esse equipamento na mala. E acho que não vai acontecer tão cedo .
Última edição por Stormbringer em Seg maio 12, 2014 6:00 pm, editado 1 vez(es)
Stormbringer- Membro
Eu disse em vez de, não disse os dois ... No futuro, os dois podem até ser interessantes, mas agora só o MT16, resolve ...Stormbringer escreveu:PS: esse jamhub com o tal track mt16
Boss2K- Membro
Boss, mas não tem preamps, certo? Precisa de alguns externos.
Certo! são entradas de linha ...joabi escreveu:
Boss, mas não tem preamps, certo? Precisa de alguns externos.
Mas hoje, a banda já ensaia amplificada né? É só pegar as saídas de linha dos amplis/mesa ...
É pra gravar live performance ...
Boss2K- Membro
Funciona, mas a bateria fica prejudicada. O ideal seria ter uma mesa externa, mas com saídas Direct Out.
Acho que uma interface com 8 entradas de mic/instrumento ainda pode ser mais útil se decidirem usar de outra forma. Possibilita que se grave com mandadas de fones individuais, por exemplo.
De qualquer forma, eu também fugiria da Delta1010...
eu sempre vejo pessoal mandar fugir da delta 1010
só por curiosidade, qual o problema dela?
^ Instalação complicada em alguns casos, além de ser interna (não dá pra usar em um notebook). E só tem 2 prés, o resto é linha...
joabi escreveu:
Funciona, mas a bateria fica prejudicada.
Achei que os mics da bateria já iam no mesmo lugar onde está indo a voz ...
Eu sempre faço as sugestões de acordo com o pedido do cliente, nem mais nem menos ...
Última edição por Boss2K em Seg maio 12, 2014 10:29 pm, editado 1 vez(es)
Boss2K- Membro
malka_aff escreveu:eu sempre vejo pessoal mandar fugir da delta 1010
Depois de instalada e funcionando? Normalmente nenhum. Conheço duas pessoas que usam faz um bom tempo e não reclamam.
malka_aff escreveu:eu sempre vejo pessoal mandar fugir da delta 1010
<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/o67STxp7_pI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Boss2K- Membro
Eu tenho feito várias gravações de shows ao vivo. Gravo no Logic, usando uma Presonus 24.4.2 ligada via Firewire num MacBook Pro Core i7 com 16 Gb de RAM e um HD SSD de 1 Tb, com backup das trilhas num LaCie Thunderbolt de 3 Tb.
Não é um equipamento pequeno, mas é portátil o suficiente para gravar 24 canais numa boa! Com jeitinho chega a 30 canais, mas nunca precisei disso.
O último que gravei foi um show com bateria (7 canais), 2 guitarras (linha e mic - 4 canais no total), baixo (linha e mic também - 2 canais), 4 vozes e 2 para ambiência. Total de 19 trilhas num show de 2 horas, sem problema.
A mesa serve pra fazer o PA numa boa, com a opção de gravar as trilhas limpas para edição e mixagem.
Não é um equipamento pequeno, mas é portátil o suficiente para gravar 24 canais numa boa! Com jeitinho chega a 30 canais, mas nunca precisei disso.
O último que gravei foi um show com bateria (7 canais), 2 guitarras (linha e mic - 4 canais no total), baixo (linha e mic também - 2 canais), 4 vozes e 2 para ambiência. Total de 19 trilhas num show de 2 horas, sem problema.
A mesa serve pra fazer o PA numa boa, com a opção de gravar as trilhas limpas para edição e mixagem.
Andrezinho- Membro
Andrezinho escreveu:Gravo no Logic, usando uma Presonus 24.4.2 ligada via Firewire num MacBook Pro Core i7 com 16 Gb de RAM e um HD SSD de 1 Tb, com backup das trilhas num LaCie Thunderbolt de 3 Tb.
Quanto é isso no Brasil? R$50.000,00?
^ Um pouco menos, deve sair por volta de uns R$ 45.892,15
Mas isso é só porque é SSD de 1TB.
Mas isso é só porque é SSD de 1TB.
Claudio- Membro
Stormbringer escreveu:
Boss2K- Membro
E levando em consideração, que o tempo de vida útil de um SSD é de 1 a 2 anos (com sorte) ...ClaudioBass escreveu:Mas isso é só porque é SSD de 1TB.
Boss2K- Membro
^ Então eu pertenço ao grupo dos sortudos. Tenho um MacBook Air com SSD de 256 e outros dispositivos que utilizam também utilizam SSD. O mais novo deles tem pelo menos 3 anos.
Tem algum texto técnico que fale sobre vida útil de dispositivos SSD? isso é um assunto que me interessa, pois pretendo investir em umas coisas pro homestudio que são baseadas em SSD.
Tem algum texto técnico que fale sobre vida útil de dispositivos SSD? isso é um assunto que me interessa, pois pretendo investir em umas coisas pro homestudio que são baseadas em SSD.
Claudio- Membro
^Procure por SSD life span ...
Boss2K- Membro
http://us.hardware.info/reviews/4178/10/hardwareinfo-tests-lifespan-of-samsung-ssd-840-250gb-tlc-ssd-updated-with-final-conclusion-final-update-20-6-2013
Thales_Sr- Moderador
Bem... o texto que o Thales postou, diz que um SSD pode durar até 75 anos. A menos que eu tenha lido o texto 3 vezes e não entendido nada!
"If we take the 764 TiB and an average of 10 GiB of writes per day, we arrive at a lifespan of 214 years."
"With an average lifespan of 75 years for the TLC memory chips, consumers have absolutely nothing to worry about. It doesn't mean the SSD will actually last 75 years, but the number of available write cycles will not be the bottleneck."
"If we take the 764 TiB and an average of 10 GiB of writes per day, we arrive at a lifespan of 214 years."
"With an average lifespan of 75 years for the TLC memory chips, consumers have absolutely nothing to worry about. It doesn't mean the SSD will actually last 75 years, but the number of available write cycles will not be the bottleneck."
Claudio- Membro
Você entendeu sim ... não se preocupe ... Embora, EU considere que, testes de um ano atrás, referentes a tecnologia, já não são tão válidos ...ClaudioBass escreveu:Bem... o texto que o Thales postou, diz que um SSD pode durar até 75 anos. A menos que eu tenha lido o texto 3 vezes e não entendido nada!
Bom, já que você levantou a bandeira desses testes aí, em vez de pesquisar seriamente , peço licença pra usar a sua mesma frase:
A menos que o SSD sortudo, que você tem aí, use chips de memórias Flash (NAND) do tipo TLC (Triple-Level Cell), do mesmo tipo dos testes citados, talvez (com muita reza!) chegue nos 75 anos(?) (que projeção hein?!)
Atualmente, os fabricantes recorrem a duas técnicas. A primeira é a boa e velha migração para técnicas mais avançadas de produção para espremer mais células em cada milímetro quadrado do wafer de silício. A segunda é o armazenamento de múltiplos bits em cada célula de memória Flash, o que deu origem às memórias Flash MLC e TLC. Infelizmente, ambas as técnicas estão trazendo o efeito adverso de reduzir tanto o desempenho quanto a confiabilidade da memória Flash, produzindo chips que a cada nova geração são inferiores ao produzidos na geração anterior, especialmente com a introdução do TLC.
<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/wOLkEfGT7XM?vq=hd1080" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Embora pareça uma boa opção para aplicações básicas e de baixo custo. Não recomendo de maneira nenhuma para aplicações críticas ou importantes que exigem a atualização frequente de dados.
SSD pra mim, hoje, só para guardar sistemas operacionais, aplicativos e dados temporários, tudo que pode ser reposto a partir de um backup básico .... nothing more .... e ... SSD de 1 Tera pra quê?
Ahh! ... deixa eu colocar uma carinha aqui, porque senão vão falar que eu estou sendo ofensivo e tal ....
Boss2K- Membro
Aqui no estúdio estamos usando SSD pro sistema e HD tradicional para os dados. Está dando certo. Nenhum problema em mais de 2 anos de uso pesado.
Sistema operacional *não* é uso pesado e nunca foi. Carregou na memória, pronto!. não há o que ficar lendo ou escrevendo no disco. Assim .... vai durar 200 anos ...joabi escreveu:Aqui no estúdio estamos usando SSD pro sistema
O problema a meu ver, é a pessoa comprar 1 TB de SSD e fazer uso em aplicações que fazem bastante leitura/escrita de dados críticos ... aí o bicho pega!
Parei por aqui, acho que estou me expressando em chinês arcaico ... Bye bye!
Boss2K- Membro
Boss2K escreveu:
Sistema operacional *não* é uso pesado e nunca foi. Carregou na memória, pronto!.
Eu sei... por isso que não estamos usando pros dados.
Eu querendo gastar pouco e vocês discutindo um sistema de 50k... não, não vou vender minha casa
Stormbringer- Membro
Meu MacBook custou 4 pilas no Boa Dica. Tá! Sei! Foi um achado que nunca mais vai acontecer, mas é isso ai! Esse HD de 1 Tb SSD é um externo que eu uso pra gravar as trilhas. Optei por ele por ser mais rápido que o interno, que sempre "gargaleava" minhas gravações com mais de 14 canais. Travava a gravação toda hora! Mas agora com o LaCie tá bem mais fácil. Esse LaCie veio "de la territa de los hermanos" aqui do lado através de uma amiga que mora lá perto e de umas 2 viagens ao outro lado da fronteira! Me custou cerca de 590 pilas. E minha mesa também veio pelo mesmo caminho! Me custou cerca de 6 contos de réis, incluindo o frete. No mesmo caminho vieram também o HD SSD Samsung EVO e os 2 pentes de 8 Gb de memória RAM.
Realmente se comprasse tudo aqui no Brasil, chegaria fácil aos 35 ou 40 mil. Mas no total não chegou aos 13 contos. E levei uns 3 anos pra juntar esse set.
Não precisei vendar a casa! Só alguns móveis e um carro velho! heheheehe
Mas já recuperei o investimento com algumas poucas gravações que fiz!
Realmente se comprasse tudo aqui no Brasil, chegaria fácil aos 35 ou 40 mil. Mas no total não chegou aos 13 contos. E levei uns 3 anos pra juntar esse set.
Não precisei vendar a casa! Só alguns móveis e um carro velho! heheheehe
Mas já recuperei o investimento com algumas poucas gravações que fiz!
Andrezinho- Membro
ta certo, mas olhan do o cenário todo, o tracker16mt sai muito mais em conta pra atingir o objetivo do meu problema, ehhehe, nao vou montar um estudio profissional
Stormbringer- Membro
Andrezinho escreveu:Meu MacBook custou 4 pilas no Boa Dica.
Vin Diesel rabudo...
Sim! Sem dúvida! Temos que ver a necessidade de cada um. Minha idéia é manter este negócio de gravação de show ao vivo junto com uma equipe de filmagem. Fazer CD's e DVD's com qualidade profissional. Existem equipamentos bem mais baratos e fáceis de manusear para gravações mais simples.
Andrezinho- Membro
joabi escreveu:Andrezinho escreveu:Meu MacBook custou 4 pilas no Boa Dica.
Vin Diesel rabudo...
Cadê o botão "CURTIR" daqui do fórum? hauhauhauhauhauha
Andrezinho- Membro
Tá lá no início da página, do lado direito, abaixo do cabeçalho .... e chama: GostoAndrezinho escreveu:Cadê o botão "CURTIR" daqui do fórum?
Boss2K- Membro