[ENQUETE] Danos causados por cordas roundwound em escalas de baixos fretless.
+7
Luiz Bass
DUDUBASS
allexcosta
ursoouindio
JAZZigo
DenisLM
fheliojr
11 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
O uso rotineiro de cordas roundwound em seu(s) baixo(s) fretless causou que tipo de dano à(s) escala()s deste(s)?
[ENQUETE] Danos causados por cordas roundwound em escalas de baixos fretless.
Esta é uma curiosidade que tenho, reavivada por um tópico recente daqui.
Futuramente, se tudo der certo, pretendo ter um fretless e usar este encordoamento nele.
Valeu, pessoal.
Futuramente, se tudo der certo, pretendo ter um fretless e usar este encordoamento nele.
Valeu, pessoal.
fheliojr- Membro
Re: [ENQUETE] Danos causados por cordas roundwound em escalas de baixos fretless.
ficaram marcas em um fretless que tive anos atrás.
não sei se usar durante anos e anos chegaria ao ponto de precisar trocar a escala. mas do mesmo jeito que as vezes os trastes precisam de um cuidado de um bom luthier, a escala de um fretless também.
não sei se usar durante anos e anos chegaria ao ponto de precisar trocar a escala. mas do mesmo jeito que as vezes os trastes precisam de um cuidado de um bom luthier, a escala de um fretless também.
Re: [ENQUETE] Danos causados por cordas roundwound em escalas de baixos fretless.
Não me importo nem um pouco com as marcas que as cordas roundwound deixam na escala, pois estou mais interessado na qualidade de som. Além disso, o uso de madeiras bem duras na escala de um fretless, como ébano ou pau-ferro, pode postergar por muitos anos a necessidade de renivelamento, mesmo com o uso frequente do contrabaixo.
JAZZigo- FCBR-CT
Eu ainda sou novo no mundo do fretless, o meu tem escala em maple.
Eu comprei um conjunto D'addario halfround pra testar, mas ainda não chegou e enquanto isso não resisti e coloquei um jogo de cordas roundwound que estavam sobrando aqui.
No começo estava tocando "bem na manha", pois já li por aí que escala clara é mais suscetível a marcas de uso. Mas já faz umas duas semanas que tenho tocado, inclusive já ando me esquecendo de tocar na manha , e até agora não reparei em nenhum dano.
Acho que tenho tocado em média uma meia hora por dia...
Pouco tempo ainda, eu sei, mas me parece que esse dano que a corda causa é mais sutil do que eu imaginava.
Eu comprei um conjunto D'addario halfround pra testar, mas ainda não chegou e enquanto isso não resisti e coloquei um jogo de cordas roundwound que estavam sobrando aqui.
No começo estava tocando "bem na manha", pois já li por aí que escala clara é mais suscetível a marcas de uso. Mas já faz umas duas semanas que tenho tocado, inclusive já ando me esquecendo de tocar na manha , e até agora não reparei em nenhum dano.
Acho que tenho tocado em média uma meia hora por dia...
Pouco tempo ainda, eu sei, mas me parece que esse dano que a corda causa é mais sutil do que eu imaginava.
ursoouindio- Membro
Marca sim, mas em uns 30 anos de carreira, se fretless não for o instrumento principal do cabra, tipo esse baixo vê 4 ou 5 horas de ação por dia, talvez precise só de uma lixada. Trocar acho que não...
Bom salientar que depende muito da madeira também. Pau-ferro, por exemplo, aguenta muito abuso.
Bom salientar que depende muito da madeira também. Pau-ferro, por exemplo, aguenta muito abuso.
allexcosta- Administrador
Tenho um fretless com escala de ipê há uns oito anos, só uso round usada que tiro de um com trastes e ponho nele, só tem pequenos arranhões na escala que não chamo nem de dano.
DUDUBASS- Membro
O meu eagle tbm tem a escala em ipê, toco muito pouco com ele, tirei as flats e coloquei as Rounds não tem nenhum problema nem da pra ver direito os riscos.
Luiz Bass- Membro
Não sei dizer...
Tenho dois fretless com cordas tipo nylon tapewound (D'addario e LaBella) e um com round, mas este tem escala em ebonol, portanto não deve nem fazer cosquinha.
Tenho dois fretless com cordas tipo nylon tapewound (D'addario e LaBella) e um com round, mas este tem escala em ebonol, portanto não deve nem fazer cosquinha.
Tarcísio Caetano- Membro
Os meus marcaram pouco, todos os fretless que tive foram em rosewood que parece não ser das mais duras para resistir a cordas round, porém, nada demais.
De qualquer forma, há madeiras mais duras e ainda há a opção de usar uma resina. Usarei flat no meu próximo fretless por curiosidade mesmo, mas acho que voltarei a round.
De qualquer forma, há madeiras mais duras e ainda há a opção de usar uma resina. Usarei flat no meu próximo fretless por curiosidade mesmo, mas acho que voltarei a round.
gpraxedes- Membro
Coisas simples...
Nada que uma lixadinha, como o Allex comentou, depois de uns anos de uso não resolva!
O som compensa tudo isso!!
Nada que uma lixadinha, como o Allex comentou, depois de uns anos de uso não resolva!
O som compensa tudo isso!!
BigBoy- Membro
JAZZigo escreveu:Não me importo nem um pouco com as marcas que as cordas roundwound deixam na escala, pois estou mais interessado na qualidade de som...
BigBoy escreveu:...O som compensa tudo isso!!
fheliojr- Membro
^ Não gosta do som de epoxy? Deixa bem "melado". O meu vai ser assim.
gpraxedes- Membro
Particularmente acho esse epoxi um m&%#@. Pra mim abre muito brilho no som e perde aquele lance do contato com a madeira, tive um Pedulla assim, na época pensei até em tirar, mas aí negociei o baixo; essa observação fiz comparando com meu outro fretless sem essa resina.
DUDUBASS- Membro
gpraxedes escreveu:^ Não gosta do som de epoxy? Deixa bem "melado". O meu vai ser assim.
eu gosto do som dos pedullas buzz, pelo q já vi na net.
dudu, vc só teve um rapture daquela marca?
fheliojr- Membro
Tive um Rapture, não tive coragem de retirar o epoxi e negociei o baixo por isso. Não curti essa resina, abria muito o som e já estava acostumado com o outro fretless, mas o baixo era muito bacana, o problema foi esse e a total falta de fretlines, no meu tem o início da linha no alto da escala e facilita um pouco sem perder o visual do baixo sem fretlines.
DUDUBASS- Membro
Meu primeiro fretless foi usado por anos com cordas roundwound e ficaram marcas mínimas na escala escura que tinha. Talvez em 30 de uso, uma lixada para nivelar resolveria.
obrigado por todas estas colocações, pessoal!
fheliojr- Membro
Conteúdo patrocinado