Modificando e restaurando captadores cerâmicos para imã de alnico.
5 participantes
Página 1 de 1
Modificando e restaurando captadores cerâmicos para imã de alnico.
Olá pessoal,
Gostaria de compartilhar com a turma, esta conversão que estou fazendo para colocar no meu jazz bass.
Nada mais é que a substituição do imã e pinos de ferro, para pinos (imãs) de alnico.
O processo de apenas converter a captação para alnico, é algo muito barato, rápido e simples.
A vantagem é que abre um leque de possibilidades sonoras, que vai desde a utilização do tipo de alnico, como comprimento e balanceamento dos imãs.
Outra possibilidade é literalmente fazer o captador, enrolando a mão a bobina.
Para fazer um contador de voltas, basta apenas soldar um switch no = de qualquer calculadora, toda vez que pisar no switch vai contar a volta. (Detalhe é só digitar 1 + 1 na calculadora e depois = que vai somando)
Assim que os imãs chegarem, atualizo o tópico com fotos e áudio.
O espaço está aberto para troca de informações.
Captadores.
Com o imã removido.
Com os pinos metálicos removido.
Só aguardando a chegada dos imã de alnico v.
Gostaria de compartilhar com a turma, esta conversão que estou fazendo para colocar no meu jazz bass.
Nada mais é que a substituição do imã e pinos de ferro, para pinos (imãs) de alnico.
O processo de apenas converter a captação para alnico, é algo muito barato, rápido e simples.
A vantagem é que abre um leque de possibilidades sonoras, que vai desde a utilização do tipo de alnico, como comprimento e balanceamento dos imãs.
Outra possibilidade é literalmente fazer o captador, enrolando a mão a bobina.
Para fazer um contador de voltas, basta apenas soldar um switch no = de qualquer calculadora, toda vez que pisar no switch vai contar a volta. (Detalhe é só digitar 1 + 1 na calculadora e depois = que vai somando)
Assim que os imãs chegarem, atualizo o tópico com fotos e áudio.
O espaço está aberto para troca de informações.
Captadores.
Com o imã removido.
Com os pinos metálicos removido.
Só aguardando a chegada dos imã de alnico v.
Alexandre Lopes- Membro
Re: Modificando e restaurando captadores cerâmicos para imã de alnico.
Última edição por GeTorres em Sex Jul 18, 2014 1:05 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção)
Cuidado com as polaridades dos novos ímãs.
subgrave- Membro
/\ Justo! Use uma bússola para identificar as polaridades!
Ja fiz muito isso
no caso pegava alnicos de captadores de guita ou de baixo (caps bixados)
mas tem que tomar muito cuidado para fazer este tipo de mudança
alguns modelos de captador não possuem um revestimento plastico como esse
tem muito cap que as barras de metal estão com os fios da bobina enrolados direto neles
só uma fina camada de isolamento como uma especie de fita crepe ou isolante fiissima
ja perdi captadores bons fazendo essa mudança
tem que saber bem o que esta fazendo ,porque para ferrar um cap é facil facil
no caso pegava alnicos de captadores de guita ou de baixo (caps bixados)
mas tem que tomar muito cuidado para fazer este tipo de mudança
alguns modelos de captador não possuem um revestimento plastico como esse
tem muito cap que as barras de metal estão com os fios da bobina enrolados direto neles
só uma fina camada de isolamento como uma especie de fita crepe ou isolante fiissima
ja perdi captadores bons fazendo essa mudança
tem que saber bem o que esta fazendo ,porque para ferrar um cap é facil facil
ct.colela- FCBR-CT
Onde encontrou os ímãs?
gmv bass- Membro
Olá pessoal, já estava ciente dos riscos e dos detalhes envolvendo esta modificação.
É que o buraco é mais embaixo, estou construindo uma bobinadeira com motor de maquina de costura, para construir e enrolar meus captadores.
Estou com muito material que coletei, numero do fio, tipo de fio, numero de voltas e características de alguns captadores.
Assim que sobrar um tempo, formato todas essas informações de maneira organizada e posto aqui.
@gmv bass
Esses imãs pode ser comprador no mercado livre, no site captadores e em distribuidores. É só pesquisar por: Imã de ALNICO em Pinos.
Se quiser comprar direto no distribuidor, pesquise sobre empresas que oferecem soluções magnéticas.
É que o buraco é mais embaixo, estou construindo uma bobinadeira com motor de maquina de costura, para construir e enrolar meus captadores.
Estou com muito material que coletei, numero do fio, tipo de fio, numero de voltas e características de alguns captadores.
Assim que sobrar um tempo, formato todas essas informações de maneira organizada e posto aqui.
@gmv bass
Esses imãs pode ser comprador no mercado livre, no site captadores e em distribuidores. É só pesquisar por: Imã de ALNICO em Pinos.
Se quiser comprar direto no distribuidor, pesquise sobre empresas que oferecem soluções magnéticas.
Alexandre Lopes- Membro
Massa! agora a coisa ficou séria..olha os tipos de ímãs
http://www.koimas.com.br/produtos-imas-alnico.php?gclid=CPqy4Pr43r8CFQwV7AodGX4AIg
http://www.koimas.com.br/produtos-imas-alnico.php?gclid=CPqy4Pr43r8CFQwV7AodGX4AIg
gmv bass- Membro