Monday Mood (Update 10/11/14)
+20
rafammbass
Davi Motta
Uchoa
CG
Alex BHT
Leandro Jeronimo
fheliojr
malka_aff
SILVIAO
Zubrycky
Claudio
dibass
gpraxedes
pluís
joabi
JrFioravante
PauloBass
Fernando Zadá
Edu Fettermann
Claudio Rocha
24 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Monday Mood (Update 10/11/14)
Fala pessoal do fórum!
Resolvi gravar alguns vídeos com estudos que tenho feito com o Dingwall Combustion que comprei do Zadá. Aí, como uma maneira de arrumar tempo e me forçar a estudá-lo, fiz o compromisso (comigo mesmo, rs) de gravar um vídeo toda semana, na 2ª feira (daí o nome), e o Zadá me sugeriu de compartilhar aqui no fórum. Já fiz dois, e o terceiro já está no forno…
Gravei usando meu equipamento de trabalho, mandando em linha para o Cubase… nada de microfone embutido do computador… por isso, um fone de ouvido ou caixas que reproduzam bem os graves são recomendados… rs
Espero que gostem…
Abraços,
Claudião
Resolvi gravar alguns vídeos com estudos que tenho feito com o Dingwall Combustion que comprei do Zadá. Aí, como uma maneira de arrumar tempo e me forçar a estudá-lo, fiz o compromisso (comigo mesmo, rs) de gravar um vídeo toda semana, na 2ª feira (daí o nome), e o Zadá me sugeriu de compartilhar aqui no fórum. Já fiz dois, e o terceiro já está no forno…
Gravei usando meu equipamento de trabalho, mandando em linha para o Cubase… nada de microfone embutido do computador… por isso, um fone de ouvido ou caixas que reproduzam bem os graves são recomendados… rs
Espero que gostem…
Abraços,
Claudião
Última edição por Claudio Rocha em Seg Nov 10, 2014 9:26 am, editado 5 vez(es)
Re: Monday Mood (Update 10/11/14)
Muito legal, Claudio! E pensar que quase comprei um baixo desses e depois desisti... se arrependimento matasse...
O Dingwall é bem bacana, Edu, mesmo essa linha Combustion, que é a de "entrada", soa bem… o B é impressionante, pra mim foi um investimento certeiro!Edu Fettermann escreveu:Muito legal, Claudio! E pensar que quase comprei um baixo desses e depois desisti... se arrependimento matasse...
Uma pergunta Claudio:
Fale um pouco quando puder sobre a adaptação e o que sentiu de diferente em relação ao sistema fanned?
Abração
Fale um pouco quando puder sobre a adaptação e o que sentiu de diferente em relação ao sistema fanned?
Abração
Fernando Zadá- Moderador
Aí sim! Som na caixa maestro!
PauloBass- Membro
PauloBass escreveu:Aí sim! Som na caixa maestro!
(2)
JrFioravante- Membro
Zadá, a adaptação inicial foi rápida. Peguei o baixo com você numa 4ª feira e na 2ª seguinte levei para uma gravação… as notas na corda B requerem um pouco mais de abertura dos dedos do que a gente está habituado, mas é tranquilo acostumar.Fernando Zadá escreveu:Uma pergunta Claudio:
Abração
Senti muita diferença na tensão das cordas B e E, e isso me assustou um pouco por estar muito acostumado de outra maneira. Só que agora, quando vou tocar em outro baixo de 5 cordas, fica complicado, a sensação é de estar tocando num cabo de arame esticado no talo, rsrsrs.
Outra coisa que percebi na hora foi o timbre do B… se não me engano, o slogan da Dingwall é "a B to die for" ou algo do tipo… cara, o timbre é impressionante, além das notas serem muito definidas no grave, e o sustain é irritante.
A única coisa que requer um pouco mais de adaptação, pelo menos para mim, são as notas mais agudas… os trastes ficam um pouco mais "deitados" e às vezes me pregam uma peça, rs. É por esse motivo que os vídeos são sempre meio "saltados", do grave para o agudo meio abruptamente: para praticar a minha mira, rsrsrs
Abs!
Rss Cabo de arame foi boa!! Rsss
Deixa o fanned do Gus ficar pronto a gente arma um encontro do clube dos fanneds mais o PauloBass pra gente entortar tudo!! rsss
Eu acho surreal a diferença também. Semana passada peguei o JB recém regulado e fiquei uns dois dias apaixonado por ele mas foi só tocar 5 minutos no fanned que ele voltou a ser só um baixo normal!! Rss
Qual equipo esta usando ai? A diferença de timbre que tira dele é surreal. Tudo bem que tem dedo e quilometragem rodada ai que eu precisaria nascer umas 3 vezes mas ainda não vi ninguém tirando tanto som assim de um Combustion.
Deixa o fanned do Gus ficar pronto a gente arma um encontro do clube dos fanneds mais o PauloBass pra gente entortar tudo!! rsss
Eu acho surreal a diferença também. Semana passada peguei o JB recém regulado e fiquei uns dois dias apaixonado por ele mas foi só tocar 5 minutos no fanned que ele voltou a ser só um baixo normal!! Rss
Qual equipo esta usando ai? A diferença de timbre que tira dele é surreal. Tudo bem que tem dedo e quilometragem rodada ai que eu precisaria nascer umas 3 vezes mas ainda não vi ninguém tirando tanto som assim de um Combustion.
Fernando Zadá- Moderador
Já tinha visto pelo Facebook, mas vi de novo agora.
O Claudião é top mesmo!
O Claudião é top mesmo!
joabi- Eterno Colaborador
Que timbre bacana. Esse visual também é sensacional!
Parabéns pelo groove e obrigado por disponibilizar pra gente.
Parabéns pelo groove e obrigado por disponibilizar pra gente.
pluís- Membro
E tem gente que diz que uma B em escala maior não faz diferença...
Claudio, sempre destruindo tudo. Saudades daqueles vídeos com os pedais do Ed. Poderia fazer alguns com o Ding e variar, um dia limpo, outro um filter, drive, fuzz etc, hehehe.
Claudio, sempre destruindo tudo. Saudades daqueles vídeos com os pedais do Ed. Poderia fazer alguns com o Ding e variar, um dia limpo, outro um filter, drive, fuzz etc, hehehe.
gpraxedes- Membro
A configuração foi: Dingwall - Pré Ampeg SVT 3 - compressor dBx 160 XT - eq Aphex Tubessence - placa de som - Cubase. Não uso muito eq, mas geralmente coloco uma pitadinha de 80Hz como "preset" de fábrica.Fernando Zadá escreveu:
Claudiao dizer que vc toca muito é chover no molhado kkkk
queria que vc falasse um pouco sobre o objetivo desses estudos seus
ja li que um objetivo é praticar os saltos de regiao no dingwall mas da pra falar mais como vc pensa e monta seus estudos
queria que vc falasse um pouco sobre o objetivo desses estudos seus
ja li que um objetivo é praticar os saltos de regiao no dingwall mas da pra falar mais como vc pensa e monta seus estudos
dibass- Membro
Muito bom Xará... excelente baixo nas mãos de um baita baixista!
Claudio- Membro
Bom, não tem muito uma fórmula, mas geralmente é assim: acho algum looping de bateria que me agrada e começo tocando. O foco nesse momento é achar um groove que me anime, rsrsrs. Achada a base, aí começo a colocar (ou tirar) elementos: os saltos, frases, acordes, etc.dibass escreveu:
Como a idéia não é colocar outro instrumento além do baixo (acompanhado do looping), para que as pessoas tenham idéia da sonoridade do instrumento, eu procuro montar uma idéia de harmonia que pode estar implícita na linha, ou mais explícita através dos acordes. Ou seja, ter uma história para contar, não somente a linha do baixo soando no vazio. É essa parte que me consome mais tempo, vou testando vários caminhos até achar um que me satisfaça.
Com a linha montada, é hora de gravar. Geralmente gravo tudo de uma vez, em 3 takes. Escolho o que me agradou mais, e se o take estiver bom mas tiver alguma coisa quer não ficou como deveria, ou gravo mais takes, ou procuro o mesmo ponto em um dos 3 e edito, depende do caso.
Como a idéia é o estudo no Combustion, todos os videos dessa série serão feitos nele, num total de 12 vídeos (começando sempre em uma nota da escala cromática: o 1º foi em F#, o 2º em G# e o de amanhã será em A#)
Bom, acho que é isso. O Zadá me falou para montar um tipo de making-of, vou juntar o material que tenho e disponibilizar aqui.
Abs!
Muito bom !Cláudio e ao vivo qual seu setup na pedalboard?
SILVIAO- Membro
É "nóis" rs!Fernando Zadá escreveu:...
...
PauloBass- Membro
Claudio Rocha escreveu:Bom, não tem muito uma fórmula, mas geralmente é assim: acho algum looping de bateria que me agrada e começo tocando. O foco nesse momento é achar um groove que me anime, rsrsrs. Achada a base, aí começo a colocar (ou tirar) elementos: os saltos, frases, acordes, etc....dibass escreveu:
Procura a base em links como esse? http://www.wikiloops.com/backingtrack.php
PauloBass- Membro
malka_aff escreveu:Caraca paulo, que achado!!!!! Ja salvei o link hehehe
Bom né? Uso pra estudar.
Se fizer cadastro dá até pra fazer outras coisas interessantes!
PauloBass- Membro
claudio rocha, bem q o sheldon poderia lhe dar um endorsement, né?
fheliojr- Membro
Muito bom, parabéns Claudio !
Agora, gostaria de saber se o blog http://captainbasement.blogspot.com/ continua na ativa ? Eu acompanhava diariamente e me divertia muito com suas experiências, mas não consigo acessar a bastante tempo...
Agora, gostaria de saber se o blog http://captainbasement.blogspot.com/ continua na ativa ? Eu acompanhava diariamente e me divertia muito com suas experiências, mas não consigo acessar a bastante tempo...
Leandro Jeronimo- Membro
Cara... esses vídeos estão tops d+... show de bola!!!!!!!
Alex BHT- Membro
Apesar de endorsement ser bacana, a idéia dos vídeos não é essa… o Sheldon tem compartilhado na página pessoal dele no Face, e na da Dingwall também…fheliojr escreveu:claudio rocha, bem q o sheldon poderia lhe dar um endorsement, né?
Como músico brasileiro, eu tenho um certo trauma com esse lance de patrocínio aqui… sei que lá fora as coisas são diferentes, mas aqui os "patrocinadores" tratam esse assunto como se estivessem fazendo um favor para o músico, que acaba sentindo que está implorando por isso. Por conta dessas coisas, prefiro ter dinheiro para comprar minhas coisas do que depender de um monte de gente sem a mínima visão do assunto… ou é bom para ambos, ou não é bom pra ninguém.
Mas, como disse acima, isso acontece muito com o pessoal daqui… tenho amigos que conseguiram seus patrocínios diretamente com as marcas estrangeiras, que usam as importadoras simplesmente para atender os "desejos" dos músicos, rsrsrs. Aí vale a pena…
Abs!
no pedalboard tem 2 pedais que sempre ficam ligados: o Cyclops Opticomp e o SansAmp. Além desses, tenho o Heart Blower, o Moby Dick, Doctor Q, East Q, Triton e um booster, que são usados segundo a conveniência do projeto...SILVIAO escreveu:Muito bom !Cláudio e ao vivo qual seu setup na pedalboard?
Abs!
Claudio Rocha escreveu:Apesar de endorsement ser bacana, a idéia dos vídeos não é essa… o Sheldon tem compartilhado na página pessoal dele no Face, e na da Dingwall também…fheliojr escreveu:claudio rocha, bem q o sheldon poderia lhe dar um endorsement, né?
Como músico brasileiro, eu tenho um certo trauma com esse lance de patrocínio aqui… sei que lá fora as coisas são diferentes, mas aqui os "patrocinadores" tratam esse assunto como se estivessem fazendo um favor para o músico, que acaba sentindo que está implorando por isso. Por conta dessas coisas, prefiro ter dinheiro para comprar minhas coisas do que depender de um monte de gente sem a mínima visão do assunto… ou é bom para ambos, ou não é bom pra ninguém.
Mas, como disse acima, isso acontece muito com o pessoal daqui… tenho amigos que conseguiram seus patrocínios diretamente com as marcas estrangeiras, que usam as importadoras simplesmente para atender os "desejos" dos músicos, rsrsrs. Aí vale a pena…
Abs!
compreendo, mas desejo q seu talento seja reconhecido.
fheliojr- Membro
valeu, meu amigo!!! Bom, endorsement eu não sei, mas já ganhei uns "agrados" do Sheldon, que devem estar chegando por esses dias... :-)fheliojr escreveu:compreendo, mas desejo q seu talento seja reconhecido.
Abs!!!
Muito bom,vi um video seu com o Maguinho,uma verdadeira aula de bom gosto.Qual Booster que voce utiliza Claudio?
SILVIAO- Membro
^ Gostei muito, aguardando o Monday Mood #5… 32 compassos!
PauloBass- Membro
Tu é fera, muito bom !!!
Claudio, semana passada eu fiz a pergunta abaixo, mas acho que vc não viu.... kkk
Claudio, semana passada eu fiz a pergunta abaixo, mas acho que vc não viu.... kkk
Leandro Jeronimo escreveu:
Leandro Jeronimo- Membro
PauloBass escreveu:^ Gostei muito, aguardando o Monday Mood #5… 32 compassos!
+ 1
Cláudião essa semana caprichou nas estilingadas! Rsss
Fernando Zadá- Moderador
Muito bom Claudião...
CG- Moderador
Então, o blog não está completamente parado, mas desacelerei absurdamente… deu um certo esgotamento de idéias, aí escrever por escrever acaba virando trabalho, e o blog foi criado para ser justamente o contrário disso, rsrsrs.Leandro Jeronimo escreveu:Tu é fera, muito bom !!!
Claudio, semana passada eu fiz a pergunta abaixo, mas acho que vc não viu.... kkkLeandro Jeronimo escreveu:
Abs!
Fernando Zadá escreveu:Cláudião essa semana caprichou nas estilingadas! Rsss
O poder das estilingadas é infalível Zadá!
Esse foi o vídeo que fiz com menos tempo para deixar pronto… como meu "consultor", você sabe que sábado à noite eu ainda estava mudando coisas nele, rsrsrs
Aí, o vídeo vai pro ar e começa: um monte de gente compartilha, recebo inbox de um baixista de Cingapura, que tem um Dingwall top de linha, perguntando como o timbre ficou tão crocante, etc. É, realmente o slap é o caminho mais rápido para o lado negro da força… semana que vem vou fazer outro, rsrsrsrsrs
Abs!
É Cláudião tem muito dedo aí também além de ouvido treinado e esperiencia. Eu não cheguei num timbre assim com nenhum dos 3 Dingwalls que tive!! Rss
Só vê se não miguela compassos no próximo.
Ta levando o ditado "tudo que é bom dura pouco" muito ao pé da letra!! Rssss
Só vê se não miguela compassos no próximo.
Fernando Zadá- Moderador
Claudio Rocha escreveu:Então, o blog não está completamente parado, mas desacelerei absurdamente… deu um certo esgotamento de idéias, aí escrever por escrever acaba virando trabalho, e o blog foi criado para ser justamente o contrário disso, rsrsrs.Leandro Jeronimo escreveu:Tu é fera, muito bom !!!
Claudio, semana passada eu fiz a pergunta abaixo, mas acho que vc não viu.... kkkLeandro Jeronimo escreveu:
Abs!
Ta certo, mas fico na expectativa pelo retorno...
Grande abraço e parabéns pelo talento !!!
Leandro Jeronimo- Membro
Teve um cara ontem na página da Dingwall que falou a mesma coisa, rsrsrs.Fernando Zadá escreveu:
O duro é que o tempo é curto e eu quero achar uma idéia bacana... se fosse só sentar e sair tocando ia ser mais fácil, rsrsrs
Mas vou tentar dar uma espichada em alguns deles... semana que vem são só 2 compassos... Praticamente um petisquinho, rsrsrs
Abs!
Juro que se gravar só dois compassos vou ignorar e ainda vou colocar um não curti no youtube! Rsss
Nem ouse!! Rsss
Nem ouse!! Rsss
Fernando Zadá- Moderador
Claudião, posta aí os compassos pra galera!
Por favor!
Por favor!
rafammbass- Membro
Então, eu não tenho nada escrito… como é meu tempo de estudo, eu fico tocando e lapidando as idéias, mas é tudo no momento… no papel não tenho nada…rafammbass escreveu:Claudião, posta aí os compassos pra galera!
Por favor!
Fico devendo… mas esse pode ser um ótimo exercício de percepção… ouvidos à obra!
Abs!
Bom dia amigos do fórum!
Na semana passada não consegui postar nada novo, mas nessa, para compensar, fiz um vídeo um pouco mais longo…
Espero que gostem!
Abs!
Na semana passada não consegui postar nada novo, mas nessa, para compensar, fiz um vídeo um pouco mais longo…
Espero que gostem!
Abs!
Fera como sempre, Claudio! Acho que esse foi o que eu mais gostei justamente por ser o mais longo. Show de bola!
PS: Vale um "pedido"? Fazer um Monday Mood usando algum efeito, para mostrar como usar de uma forma mais musical.
PS: Vale um "pedido"? Fazer um Monday Mood usando algum efeito, para mostrar como usar de uma forma mais musical.
Página 1 de 2 • 1, 2