Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez

5 participantes

Ir para baixo

Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez Empty Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez

Mensagem por CaQuinhO Qui Ago 21, 2014 11:50 am

Turma,

Estou querendo adquirir uma guitarra semi acústica. Como eu sei que tem colegas que são guitarristas aqui no fórum, resolvi tirar uma dúvida.

Testei poucas até agora: umas Epiphone (não lembro o modelo), das quais não curti muito, e 2  modelos da Ibanez (AF55 e AF75), das quais gostei muito.
A AF55 é, aparentemente, um modelo mais simples da AF75, mas bem honesto, com uma construção bacana, som gordo e cristalino (mesmo com cordas velhas), e como meu uso será basicamente doméstico, e a diferença de preço é bem grande, não vejo como sendo um investimento muito inteligente pegar a AF75 nesse momento.
A pegada da AF55 estava de ruim pra razoável, mas imagino que ela esteja muito mal regulada (guitarra de loja).

A minha pergunta é: Ela é decentemente regulável? Aquela ponte consegue pegar uma ação de cordas baixa, pra pegada leve? E, no mais, há algum contra sobre ela que eu deveria saber?

FOTO (detalhe pra ponte):
Spoiler:


Última edição por CaQuinhO em Qui Ago 21, 2014 4:26 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Erro de digitação...)
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2019
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez Empty Re: Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez

Mensagem por Paulo Penna Qui Ago 21, 2014 1:36 pm

Um amigo meu tem uma ibanez semi acústica (não me lembro o modelo) que é simplesmente perfeita, madeira, construção e acabamento 100%. Braço e tocabilidade tb. Não sei o som pois só toquei desplugada.
Sobre suas dúvidas, se a construção é bvoa, certamente é simples de regular e deixa-la perfeita.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez Empty Re: Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Ago 21, 2014 1:57 pm

Regulei recentemente uma AF55 e fiquei mui bem impressionado com a qualidade desse instrumento.
O dono me trouxe reclamando da regulagem (o cara toca bossa-nova) pois havia comprado bem recentemente.
Fiz a regulagem (para cordas 0.13) e o instrumento ganhou vida nova, que me surpreendeu e também ao dono.
Excelente custo-benefício
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez Empty Re: Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez

Mensagem por Fernando Zadá Qui Ago 21, 2014 2:26 pm

São bons intrumentos e elas não verdade são hollow body eu chamo de semi as que tem o meio delas preenchido e só as laterais ocas e acabam sendo mais versáteis.
Se servir uma semi o Boss tava com uma que era minha que é um espetáculo. Se eu não tivesse duro já tinha comprado ela de volta! Rss
As Condors Nelson Faria são boas também.
A minha Crafter tem ponte de madeira mas não sei se acha isso em alguma das Ibanez.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14268

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez Empty Re: Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Ago 21, 2014 2:33 pm

Fernando Zadá escreveu:São bons intrumentos e elas não verdade são hollow body eu chamo de semi as que tem o meio delas preenchido e só as laterais ocas e acabam sendo mais versáteis.
Se servir uma semi o Boss tava com uma que era minha que é um espetáculo. Se eu não tivesse duro já tinha comprado ela de volta! Rss
As Condors Nelson Faria são boas também.
A minha Crafter tem ponte de madeira mas não sei se acha isso em alguma das Ibanez.
Zadá, vc está equivocado.
A AF55 é sim semi-acústica (Vc denominou "hollow bodie"), não tem bloco central
Eu designo da seguinte forma: Semi-sólodas (com bloco central, tipo Gibson 335), e Sem-acústicas (sem o bloco central, tipo as Gibsons 175D)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez Empty Re: Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez

Mensagem por CaQuinhO Qui Ago 21, 2014 4:32 pm

Obrigado pelo feedback de vocês.

Cordas 0.13 devem ter ficado bem "pesadas" nela, não?

Eu realmente fiquei impressionado com o som dela. Achei muito bonito e definido, com um sustain bem "gordo". Gostei do braço também, e achei o acabamento bem acima da média para uma guitarra que custa na faixa de R$ 1.5k.

E olha que ela estava com cordas parcialmente enferrujadas, e a altura delas, em relação ao braço, estava bem alta.

Andei vendo uns reviews pela net, e a opinião do pessoal é similar a de vocês. Restava só mesmo saber sobre a possibilidade de regulagem (pois tem violão/guitarra que é um horror pra regular, a despeito do som bonito).

Muito grato.

Abraços.

PS: Se alguém quiser acrescentar alguma opinião, esteja à vontade.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2019
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez Empty Re: Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez

Mensagem por Boss2K Qui Ago 21, 2014 5:42 pm

Eu já toquei nesses dois modelos ...

A diferença é que na 75, os captadores eram bem melhores. Nas Ibanez, quanto maior o número, melhoram as caractarísticas tipo: acabamento, hardware, madeiras, etc ...

Acho que outra diferença era o hardware dourado em vez de niquelado da 55 ...

As séries que começam com AF significam Artcore Full Hollow Bodies

e AS significam Artcore Semi Hollow Bodies

A ex-Zadá AS83, eu já vendi ...  Sad

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez Empty Re: Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez

Mensagem por CaQuinhO Qui Ago 21, 2014 5:47 pm

Toquei pouco tempo com ela plugada.

Mas deu pra perceber logo de cara que a clareza que ela tem desplugada fica um pouco prejudicada quando amplificada. Senti também um certo desbalanceio entre o volume das cordas graves e agudas (tinha muito grave, e o agudo tava sumindo).

Mas isso não me preocupa tanto. O uso majoritário vai ser acústico, e esses problemas, ACREDITO EU, podem ser resolvidos com cordas novas e regulagem (incluindo altura dos caps). Em último caso, troca deles.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2019
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez Empty Re: Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez

Mensagem por Boss2K Qui Ago 21, 2014 6:16 pm

^É isso! divirta-se ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez Empty Re: Opiniões sobre uma Semi Acústica da Ibanez

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos