Rachadura Fender Jazz Bass Vintage
+4
Paulo Penna
BigBoy
allexcosta
LuCaSbass
8 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Rachadura Fender Jazz Bass Vintage
Estou com um Fender Jazz Bass da década de 70 (provavelmente início de 75). O braço original sofreu muita coisa com o tempo e estava bastante castigado. Tive a oportunidade de comprar um outro braço do mesmo ano pelo ebay, e tudo ficou melhor (regulagem principalmente).
Uma coisa que falava no anúncio era sobre uma pequena rachadura entre o nut e o primeiro bloco.
Mas, também conforme o anúncio, o braço parece que não sentiu nada com isso: pegou uma regulagem bem bacana quando instalei, bem reto (0.013" no oitavo traste, com capo e pressionando a última casa) e ação baixa.
Pesquisando na web, vi que isso é "comum" acontecer nos Fenders da década de 70 por conta do tipo de tensor usado na época, mas não existe consenso nenhum sobre a gravidade (ou não) do problema. Vi pessoas falando que pode dar problema a longo prazo, outras falando que basta umas gotas de super bonder para tampar a rachadura e outros falando que se pegou a regulagem legal, esquecer e simplesmente tocar.
Alguém aqui já viu isso?
Aguardo a opinião dos luthiers e conhecedores de Fender de plantão.
Obrigado
Uma coisa que falava no anúncio era sobre uma pequena rachadura entre o nut e o primeiro bloco.
Mas, também conforme o anúncio, o braço parece que não sentiu nada com isso: pegou uma regulagem bem bacana quando instalei, bem reto (0.013" no oitavo traste, com capo e pressionando a última casa) e ação baixa.
Pesquisando na web, vi que isso é "comum" acontecer nos Fenders da década de 70 por conta do tipo de tensor usado na época, mas não existe consenso nenhum sobre a gravidade (ou não) do problema. Vi pessoas falando que pode dar problema a longo prazo, outras falando que basta umas gotas de super bonder para tampar a rachadura e outros falando que se pegou a regulagem legal, esquecer e simplesmente tocar.
Alguém aqui já viu isso?
Aguardo a opinião dos luthiers e conhecedores de Fender de plantão.
Obrigado
LuCaSbass- Membro
Re: Rachadura Fender Jazz Bass Vintage
Sim, é comum. Já tive dois com isso. Mais comum em escalas de Jacarandá.
Realmente não há consenso sobre a gravidade. Pode ficar assim muitos anos sem problemas ou aumentar rápido. Um luthier experiente estabilizará a área sem maiores problemas.
Realmente não há consenso sobre a gravidade. Pode ficar assim muitos anos sem problemas ou aumentar rápido. Um luthier experiente estabilizará a área sem maiores problemas.
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:Sim, é comum. Já tive dois com isso. Mais comum em escalas de Jacarandá.
Entendi. O pessoal que me vendeu o braço é muito bem qualificado no ebay, por isso confiei. Acho que vou aguardar um pouco (sempre olhando pra ver se não aumenta) e na proxima troca de cordas e regulagem geral (que geralmente eu que faço), levo num luthier para fazer esse trabalho.
LuCaSbass- Membro
Mostra a foto inteira dele Lucas!!!
BigBoy- Membro
Veja se consegue algum BOM que arrume de uma vez, antes que estale e vá pro saco....
Esta fotinho ai só serviu pra dar vontade de ver o baixo todo...
Paulo Penna- Membro
No tópico do set dele tem uma
pedrohenrique.astronauta- Membro
Paulo Penna escreveu:Veja se consegue algum BOM que arrume de uma vez, antes que estale e vá pro saco....
Será que a chuva de radiação solar anda aumentando o azedume dos amigos do fórum?allexcosta escreveu:Paulo Penna escreveu:Veja se consegue algum BOM que arrume de uma vez, antes que estale e vá pro saco....
Paulo Penna- Membro
Esta fotinho?
Como é isso?
Como é isso?
allexcosta escreveu:Esta fotinho?
Como é isso?
Ele é turco
Lucas, pra mim ele é lindo....
Se me permite um pitaco, e perdoa o português, arrume o problema do braço correndo.
Pode ficar estável pra sempre, mas pode abrir do nada a qq momento.
Se me permite um pitaco, e perdoa o português, arrume o problema do braço correndo.
Pode ficar estável pra sempre, mas pode abrir do nada a qq momento.
Paulo Penna- Membro
Não amigo, sou judeu, e cuidado com a discriminação, anda dando problema ultimamente.pedrohenrique.astronauta escreveu:allexcosta escreveu:Esta fotinho?
Como é isso?
Ele é turco
Paulo Penna- Membro
Já que aberta a caixa de pandora:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0406200902.htm
Paulo Penna- Membro
Paulo Penna escreveu:Não amigo, sou judeu, e cuidado com a discriminação, anda dando problema ultimamente.pedrohenrique.astronauta escreveu:allexcosta escreveu:Esta fotinho?
Como é isso?
Ele é turco
Sem discriminação querido. Apenas comentei.
יברכך יהוה וישׂמרך
Paulo Penna escreveu:Já que aberta a caixa de pandora:
Ah tá...
"Dessa forma venho pedir aos amigos que ajudem a preservar os tópicos técnicos, deixando as piadas, imagens engraçadas e afins para os tópicos que não sejam exclusivamente técnicos. Posts dessa natureza dentro de tópicos técnicos serão removidos."
Fonte: https://www.contrabaixobr.com/t32543-topicos-tecnicos
Fonte: https://www.contrabaixobr.com/t32543-topicos-tecnicos
LuCaSbass- Membro
Tive um 78 assim em Jacarandá,o Samuel resolveu rapidinho!
Nando Vasques- Membro
Me desculpe Lucas, era esta minha intenção, mas hj já tomei duas na fuça, uma por erro de digitação, outra não sei pq.
De todo modo, reforço o conselho, e parabéns pelo baixo, que é um dos meus sonhos de consumo.
De todo modo, reforço o conselho, e parabéns pelo baixo, que é um dos meus sonhos de consumo.
Paulo Penna- Membro
Lindo JB Lucas!!!
Parabéns!
Parabéns!
BigBoy- Membro
Lucas, aconteceu o mesmo com o meu classic 70, levei no Zaganin e ele voltou zerado (trocaram a bala do tensor). Me falaram que já consertaram vários com este problema.
Jackson- Membro
Meu antigo ibanez tem uma rachadura menor que essa, em posição semelhante, mas na parte de trás do braço. Levei no meu luthier de confiança e ele falou que tá ok.
Eduardo Tob- Membro