Short Scale 5 Cordas
+15
Zubrycky
DenisLM
Stormbringer
ffc4852
siodoni
subgrave
dibass
allexcosta
JAZZigo
joseluiz.avilajr
Sonikado
gpraxedes
NeyBass
Mauricio Luiz Bertola
Micoco
19 participantes
Página 2 de 4
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
Re: Short Scale 5 Cordas
Sá Reston escreveu:E 33", tu não faria?
Rolo master detected
gpraxedes- Membro
Ainda nao pensei na possibilidade!Sá Reston escreveu:E 33", tu não faria?
Micoco- Membro
Micoco escreveu:Ainda nao pensei na possibilidade!Sá Reston escreveu:E 33", tu não faria?
Eu tenho um 33" 5 cordas...uso nele a afinação EADGC, mas já instalei corda B para poder testar. Acho que não perde tanta definição do som. Pode ser que perceba alguma diferença, mais na pegada do que no resultado final.
Eu não sou muito adepto das 35´ pol, nem acho que a B só fique boa nessa medida de escala. A construção sendo bem feita e com cordas boas instaladas...o som chega fácil.
Tenho um outro baixo em 32 pol, mas nunca testei 30". Pode ser que 33 seja uma boa pra você..
ffc4852- Membro
vc ja usou ou usa de 30 polegadas 4 cordas?Micoco escreveu:É, estava na pilha de arriscar um 5cordas 30" masss...
Nao estou convencido que dará certo esse projeto. Rs
se ja tem um de 30 pol e usa ele ,e é isso o que voce gosta não vejo problema.
agora se ta acostumado com um de 34 melhor não arriscar.
joseluiz.avilajr- Membro
Fodera são aqueles baixos que tem que tocar igual homem, com palheta?Sá Reston escreveu:Tem um fabricante de baixos dos Estados Unidos que vive postando fotos de baixos de 6 cordas e 5 cordas com Bzona e escala de 33 polegadas na sua página no Facebook...
Não sei se os baixos são bons ou tem a 5a corda definida, o nome da empresa é Fodera.
/piadainterna
Stormbringer- Membro
joseluiz.avilajr escreveu:vc ja usou ou usa de 30 polegadas 4 cordas?Micoco escreveu:É, estava na pilha de arriscar um 5cordas 30" masss...
Uso sim, tenho um Musicmaster
Micoco- Membro
Eu faria um 5 cordas de 30" sem medo de ser feliz...
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:Eu faria um 5 cordas de 30" sem medo de ser feliz...
Quem vc acha que fabricaria com excelencia?! Sem medo de ser feliz. Rs
Micoco- Membro
Micoco escreveu:Quem vc acha que fabricaria com excelencia?! Sem medo de ser feliz. Rs
As 3 lutherias que visitei e fiz vídeos para o fórum são geridas por pessoas competentes com olho muito bom para detalhes: Mlaghus, SMartyn e ACS.
Tive algum contato com instrumentos nacionais, inclusive de fábricas conhecidas e respeitadas, que não me pareceram estar no mesmo nível desses citados.
^ Também iria numa dessas, em espcial a S.martyn que está fazendo ótimos short scales.
gpraxedes- Membro
allexcosta escreveu:Micoco escreveu:Quem vc acha que fabricaria com excelencia?! Sem medo de ser feliz. Rs
As 3 lutherias que visitei e fiz vídeos para o fórum são geridas por pessoas competentes com olho muito bom para detalhes: Mlaghus, SMartyn e ACS.
Tive algum contato com instrumentos nacionais, inclusive de fábricas conhecidas e respeitadas, que não me pareceram estar no mesmo nível desses citados.
Legal. Vou entrar em contato com eles para cotar.
Micoco- Membro
Parabéns ao fórum contrabaixobr, mais uma vez acabando com mitos, e mostrando que não há nada de errado em baixos de 5 cordas com escala inferior a 34".
subgrave- Membro
Tem um 33" que o Samuel está fazendo pra mim que vou testar com B grave.
Convidado- Convidado
Falei com o Samuel e ele acha q nao rola 30" 5 cordas.
Pela opiniao dele a B nao soaria legal.
Micoco- Membro
Micoco escreveu:Falei com o Samuel e ele acha q nao rola 30" 5 cordas.
gpraxedes- Membro
Micoco escreveu:Falei com o Samuel e ele acha q nao rola 30" 5 cordas.
Não estou querendo falar pelo Samuel, mas vou te explicar mais ou menos porque alguns (ou vários) luthiers vão negar tal pedido.
Como eu te falei antes, a característica desse instrumento será diferente dos outros. Além disso, hoje em dia se busca cada vez mais uma Sizona firme e presente, conceito que vai totalmente contra o seu projeto.
Quando o luthier coloca a marca dele em um instrumento, essa marca será carregada mundo afora por 40 ou 50 anos. Ele não quer que esse baixo ande por aí e as pessoas comentem: "viu que Sizona fraca tinha aquele SMartyn?" Isso é natural, ainda mais pra um luthier que tem se especializado em instrumentos fanned, que é uma construção concebida justamente para melhorar a tensão das cordas.
Por fim, digo mais uma vez que é um projeto viável sim, porém ninguém consegue ir além das leis da Física e um instrumento desses terá uma Sizona tímida.
O Ademir não me pareceu arredio ao conceito de escalas curtas, inclusive havia um baixo lá com escala de 32". Talvez seja uma opção... Não sei bem a opinião do Jacimário a respeito desse assunto.
É... Parece que mais alguém também compartilha da minha opinião sobre esse "mito"Micoco escreveu:Falei com o Samuel e ele acha q nao rola 30" 5 cordas.
Por fim, digo mais uma vez que é um projeto viável sim, porém ninguém consegue ir além das leis da Física e um instrumento desses terá uma Sizona tímida.
É exatamente o que penso...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Foi isso q o Samuel me disse, que prla
fisica, a historia é diferente. Dá pra fazer dá, mass...
Micoco- Membro
É esse "mass" que é o problema, para uma escala de 30pol. (não "fanned").Micoco escreveu:Foi isso q o Samuel me disse, que prla
Mas parece que tem gente que não sabe nada de luthiería mas que quer dar "pitaco" sem saber, alegando "mitologia"...
A questão é pessoal... Mas, os cães ladram e a caravana passa.....
Esse baixo tem 5 cordas e escala de 31".
Observe que a inserção da corda B é diferente.
Sem entrar aqui no mérito disso influenciar ou não, essa fábrica tem pesquisado baixos de escala curta há muitos anos. Talvez fosse o caso de comprar com eles ou encomendar algo similar.
Esses baixos aparecem nos Classificados do Talkbass vez ou outra, faixa de preço de 2000 dólares.
Mais fotos:
https://plus.google.com/photos/101162017025774831286/albums/5576984264670932801?banner=pwa&authkey=CMDqieejhZvDZA
É um Birdsong Hy5
Observe que a inserção da corda B é diferente.
Sem entrar aqui no mérito disso influenciar ou não, essa fábrica tem pesquisado baixos de escala curta há muitos anos. Talvez fosse o caso de comprar com eles ou encomendar algo similar.
Esses baixos aparecem nos Classificados do Talkbass vez ou outra, faixa de preço de 2000 dólares.
Mais fotos:
https://plus.google.com/photos/101162017025774831286/albums/5576984264670932801?banner=pwa&authkey=CMDqieejhZvDZA
É um Birdsong Hy5
^ Concordo Allex, mas essa é uma forma de construção "não convencional".
Há toda uma série de "dispositivos" incomuns para que, numa escala de 31pol a corda B soe adequadamente.
Eu nunca construí um baixo de escala curta com 5 cordas (com uma "Bzona"), de 4, afinação "padrão", sim, e desconhecia essa fábrica que vc cita e suas técnicas de construção (Creio que o Samuel também).
Agradeço à vc por isso...
Há toda uma série de "dispositivos" incomuns para que, numa escala de 31pol a corda B soe adequadamente.
Eu nunca construí um baixo de escala curta com 5 cordas (com uma "Bzona"), de 4, afinação "padrão", sim, e desconhecia essa fábrica que vc cita e suas técnicas de construção (Creio que o Samuel também).
Agradeço à vc por isso...
Não há o que agradecer, simplesmente posto coisas que já vi por aí.
O problema nesse caso é que pouquíssimas pessoas já tiveram contato com instrumentos assim. Um luthier sério que se proponha a fazê-lo não deixará o baixo sair da lutheria caso o resultado seja aquém do esperado, o que é uma probabilidade grande.
O que é preciso entender é justamente isso, o que se espera de um baixo com escala tão curta.
Talvez optar por um meio termo, como escala em 32", fosse a melhor opção, mas o músico tem o direito de buscar o que ele acha ideal e encontrar quem o faça. Essa é a beleza de um instrumento custom.
O que alguns aqui precisam entender é que há uma diferença gigantesca entre 33" e 30". Bom também salientar que, quando lidamos com cordas mais grossas e que têm mais massa, a entonação sofre com a diminuição do comprimento da escala.
Dito isso e sem querer saber mais que aqueles que constroem instrumentos, ainda acho possível de ser feito, mas quem encomenda precisa entender as implicações de um instrumento de tal natureza.
O problema nesse caso é que pouquíssimas pessoas já tiveram contato com instrumentos assim. Um luthier sério que se proponha a fazê-lo não deixará o baixo sair da lutheria caso o resultado seja aquém do esperado, o que é uma probabilidade grande.
O que é preciso entender é justamente isso, o que se espera de um baixo com escala tão curta.
Talvez optar por um meio termo, como escala em 32", fosse a melhor opção, mas o músico tem o direito de buscar o que ele acha ideal e encontrar quem o faça. Essa é a beleza de um instrumento custom.
O que alguns aqui precisam entender é que há uma diferença gigantesca entre 33" e 30". Bom também salientar que, quando lidamos com cordas mais grossas e que têm mais massa, a entonação sofre com a diminuição do comprimento da escala.
Dito isso e sem querer saber mais que aqueles que constroem instrumentos, ainda acho possível de ser feito, mas quem encomenda precisa entender as implicações de um instrumento de tal natureza.
Pois é, concordo.
Aliás, observando a foto que vc postou pude notar que a corda dá uma volta ao redor do corpo e da ponte aumentando assim a sua tensão. Talvez isso minore a tendencia à indefinição em uma escala com esse tamanho. Seria interessante escutar o resultado dessa técnica...
Valeu!
Aliás, observando a foto que vc postou pude notar que a corda dá uma volta ao redor do corpo e da ponte aumentando assim a sua tensão. Talvez isso minore a tendencia à indefinição em uma escala com esse tamanho. Seria interessante escutar o resultado dessa técnica...
Valeu!
eu te aconselho a fazer. na pior das hipoteses tu vai ter que comprar uma B custom de 0.150 ou mais, hj em dia não é muito dificil conseguir.
joseluiz.avilajr- Membro
José, acho que mesmo assim, em um braço de 30pol, a definição não será boa... IMHOjoseluiz.avilajr escreveu:eu te aconselho a fazer. na pior das hipoteses tu vai ter que comprar uma B custom de 0.150 ou mais, hj em dia não é muito dificil conseguir.
Última edição por Mauricio Luiz Bertola em Qua Set 24, 2014 1:23 pm, editado 1 vez(es)
allexcosta escreveu:...quem encomenda precisa entender as implicações de um instrumento de tal natureza.
Quando eu disse que para mim, a B tinha que ter 35" pelo menos, estava pensando justamente nisso. Até usaria um baixo de 34" com B, mas não é do jeito que gosto ou busco. Encontrei o que buscava justamente em baixos de 35", tanto que os baixos que mais gostei foram TRB e os meus dois S.martyns (single cut e Jb fanned).
Imagine que até aqueles Kala U usam uma B. É beeeem fouxa, mas ainda é uma B
Última edição por gpraxedes em Qua Set 24, 2014 1:24 pm, editado 1 vez(es)
gpraxedes- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Aliás, observando a foto que vc postou pude notar que a corda dá uma volta ao redor do corpo e da ponte aumentando assim a sua tensão.
A Física nos ensina que a tensão de uma corda é função do comprimento, espessura e material, mas lutheria não é só ciência e fabricantes renomados parecem encontrar soluções não científicas para problemas de construção, como as "extended B" da Fodera ou o sistema "double thru-body" da Birdsong.
allexcosta escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Aliás, observando a foto que vc postou pude notar que a corda dá uma volta ao redor do corpo e da ponte aumentando assim a sua tensão.
A Física nos ensina que a tensão de uma corda é função do comprimento, espessura e material, mas lutheria não é só ciência e fabricantes renomados parecem encontrar soluções não científicas para problemas de construção, como as "extended B" da Fodera ou o sistema "double thru-body" da Birdsong.
Exatamente. Mérito deles!
joseluiz.avilajr escreveu:eu te aconselho a fazer. na pior das hipoteses tu vai ter que comprar uma B custom de 0.150 ou mais, hj em dia não é muito dificil conseguir.
O timbre sofre influência de outras coisas, além da tensão das cordas.
Allex, você já testou as extended B da Mlaghus. O que diria hoje sobre elas?
gpraxedes- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:José, acho que mesmo assim, em um braço de 30pol, a definição não será boa... IMHOjoseluiz.avilajr escreveu:eu te aconselho a fazer. na pior das hipoteses tu vai ter que comprar uma B custom de 0.150 ou mais, hj em dia não é muito dificil conseguir.
mauricio na questão harmonicos e timbre. com certeza vai ser diferente.
mas na questão tensão vai sim resolver.
joseluiz.avilajr- Membro
allexcosta escreveu:joseluiz.avilajr escreveu:eu te aconselho a fazer. na pior das hipoteses tu vai ter que comprar uma B custom de 0.150 ou mais, hj em dia não é muito dificil conseguir.
O timbre sofre influência de outras coisas, além da tensão das cordas.
conocordo alex.
mas questão timbre e harmonicos e coisa e tal, é inerente a mudança no comprimento da escala
joseluiz.avilajr- Membro
gpraxedes escreveu:Allex, você já testou as extended B da Mlaghus. O que diria hoje sobre elas?
Sim, até comento no vídeo algo tipo "a Sizona canta mesmo", mas não é possível dizer se a extended B tem alguma influência ou é resultado da construção ultra sólida dos Mlaghus.
Vídeo:
allexcosta escreveu:Micoco escreveu:Falei com o Samuel e ele acha q nao rola 30" 5 cordas.
...Quando o luthier coloca a marca dele em um instrumento, essa marca será carregada mundo afora por 40 ou 50 anos...
O Samuel deixou clara essa preocupação em uma de nossas conversas sobre uns projetos que tínhamos. Ele afirmou que se preocupa muito com o seu nome que vai no instrumento e por isso sempre tenta elevar a qualidade. (resumindo várias conversas que tivemos)
Apesar de ser um cara que topa muitos projetos "loucos", ainda assim tem o pé no chão e sabe a hora de dizer não e sugerir algo que julga melhor opção.
gpraxedes- Membro
joseluiz.avilajr escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:José, acho que mesmo assim, em um braço de 30pol, a definição não será boa... IMHOjoseluiz.avilajr escreveu:eu te aconselho a fazer. na pior das hipoteses tu vai ter que comprar uma B custom de 0.150 ou mais, hj em dia não é muito dificil conseguir.
mauricio na questão harmonicos e timbre. com certeza vai ser diferente.
mas na questão tensão vai sim resolver.
Em termos... Vc aumenta a tensão por aumentar a espessura da corda, mas isso não vai resolver de todo (estamos falando de um braço convencional) e vai exigir certos ajustes, como aumentar também a altura da corda em relação à escala. Ademais, o timbre de uma corda mui espessa tende a ficar mais grave, o que aumenta a possibilidade de "indefinição" da nota... Ou seja... Vc cobre a cabeça e descobre os pés... Talvez, em uma medida maior de escala, como 31,5pol (com a técnica de construção mostrada pelo Allex)..........
Acho que as soluções não convencionais, como as citadas pelo Allex, seriam mais produtivas....
Esse debate é interessante!
Última edição por Mauricio Luiz Bertola em Qua Set 24, 2014 1:36 pm, editado 1 vez(es)
Allex, já vi o vídeo, por isso perguntei a opinião hoje.
Não me recordo ao certo, mas era 34", certo?
P.S.: Seria interessante alguém que tem um baixo short scale usar uma B, nem que fosse BEAD para fazer uns testes.
Não me recordo ao certo, mas era 34", certo?
P.S.: Seria interessante alguém que tem um baixo short scale usar uma B, nem que fosse BEAD para fazer uns testes.
Última edição por gpraxedes em Qua Set 24, 2014 1:36 pm, editado 1 vez(es)
gpraxedes- Membro
Micoco escreveu:joseluiz.avilajr escreveu:vc ja usou ou usa de 30 polegadas 4 cordas?Micoco escreveu:É, estava na pilha de arriscar um 5cordas 30" masss...
Uso sim, tenho um Musicmaster
Que tal testar BEAD nele e ver o que acha?
gpraxedes- Membro
https://www.youtube.com/watch?v=cb8_cv2KJko
dibass- Membro
eu dei uma calculada por cima, e a tensão ficou entre 1tom e 1tom e meio a diferença de tensão.
teste que da pra fazer é colocar uma "pestana" na terceira casa co baixo de 34 e afinar normalmente (ou seja baixar 1 tom e meio)
o bom de usar a pestana é que ja da pra ter uma idéia de harmonicos e fundamentais.
teste que da pra fazer é colocar uma "pestana" na terceira casa co baixo de 34 e afinar normalmente (ou seja baixar 1 tom e meio)
o bom de usar a pestana é que ja da pra ter uma idéia de harmonicos e fundamentais.
joseluiz.avilajr- Membro
de onde eu tirei isso?
escala 34pol = 864(arredondado)
escala 30 = 762(arredondado)
distancia do terceiro traste da escala de 34 em relação a ponte 726,5(28,6 pol)
distancia do segundo traste da escala de 34 em relação a ponte 769,4(30,29 pol)
desculpa a melhor é a segunda casa. para fazer o teste citado antes.
escala 34pol = 864(arredondado)
escala 30 = 762(arredondado)
distancia do terceiro traste da escala de 34 em relação a ponte 726,5(28,6 pol)
distancia do segundo traste da escala de 34 em relação a ponte 769,4(30,29 pol)
desculpa a melhor é a segunda casa. para fazer o teste citado antes.
joseluiz.avilajr- Membro
penso que se o baixo tiver uma escala muito curta, deveria ter cordas mais finas, que certamente terão mais tensão para chegar nas notas.
algo como a B em 115 por exemplo.
lembro que usei as cordas DR DDT-55 (55 75 95 115) afinado em Drop C e ficava bem firme e extremamente definido.
se jogar uma 40 (ou 35) nesse jogo creio que terá uma tensão suficiente para ter uma definição legal.
algo como a B em 115 por exemplo.
lembro que usei as cordas DR DDT-55 (55 75 95 115) afinado em Drop C e ficava bem firme e extremamente definido.
se jogar uma 40 (ou 35) nesse jogo creio que terá uma tensão suficiente para ter uma definição legal.
allexcosta escreveu:
E outros que medidas como 35" e 34" não devem ser tidas como absolutas, pois 33,5" e 33" ainda funcionam muito bem.
subgrave- Membro
subgrave escreveu:E outros que medidas como 35" e 34" não devem ser tidas como absolutas, pois 33,5" e 33" ainda funcionam muito bem.
Subgrave, fóruns são lugares onde pessoas postam suas opiniões.
Se você tem alguma coisa pessoal contra o Bertola, por favor, resolva por mensagem privada. Pegar no pé de algum colega não vai rolar. Fico grato.
Já que o assunto é baixos com 5 cordas e escala curta, que tal a versão 5 cordas do Kala U Bass?
(A escala dele, pelo o que pude descobrir, é de 23.5")
(A escala dele, pelo o que pude descobrir, é de 23.5")
^soam como contrabaixo vertical bacanudo.
Nao sei se te a ver, mas por esses videos parece que o som sai mais "staccato" por natureza, seria por conta da escala curtissima?
Nao sei se te a ver, mas por esses videos parece que o som sai mais "staccato" por natureza, seria por conta da escala curtissima?
Stormbringer- Membro
Esse Kala usa cordas de silicone, elas por si só já tem um som com decay mais rápido...
Convidado- Convidado
E olha um baixo de 33,5 com a Bzona falando muito, e isso que está afinado em A D G C F onde a Bzona em tese deveria ficar xoxa e pedir uma escala de 35 por causa da afinação mais baixa:
subgrave- Membro
Fiz uma pequisa e descobri dois baixos da Ibanez com 5 cordas e escala curta.
O Ibanez GSRM5 tem escala de 28,6''.
http://www.ibanez.co.jp/usa/products/jumpstart/GSRM25.html#.VCOG7FfQ2CU
Já o Ibanez AGB205 tem escala de 30.3".
http://www.premierguitar.com/articles/20786-ibanez-agb205-5-string-bass-review
<iframe width="100%" height="450" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/148547122&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true"></iframe>
[
O Ibanez GSRM5 tem escala de 28,6''.
http://www.ibanez.co.jp/usa/products/jumpstart/GSRM25.html#.VCOG7FfQ2CU
Já o Ibanez AGB205 tem escala de 30.3".
http://www.premierguitar.com/articles/20786-ibanez-agb205-5-string-bass-review
<iframe width="100%" height="450" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/148547122&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true"></iframe>
[
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4