Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?
+3
CG
greengo
BHBuscarons
7 participantes
Página 1 de 1
Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?
Salve galera,
Me ocorreu uma dúvida, pode até ser bobagem, mas vamos lá.
Uso o baixo na afinação padrão E A D G, e preciso tirar uma música que a afinação do baixo é C F A# D#, minha dúvida é, se eu ficar trocando a afinação para tocar essa música, vai prejudicar a regulagem do baixo, que é feita "em cima" da afinação padrão? Tendo em vista que são dois tons abaixo.
Ou ainda pode prejudicar o braço do instrumento, sei lá, pela diferença de tensão das cordas.
É "saudável" para o instrumento essas mudanças de afinação ou é melhor eu usar outro baixo.
To viajando ou tem fundamento minha dúvida?
Valeu.
Me ocorreu uma dúvida, pode até ser bobagem, mas vamos lá.
Uso o baixo na afinação padrão E A D G, e preciso tirar uma música que a afinação do baixo é C F A# D#, minha dúvida é, se eu ficar trocando a afinação para tocar essa música, vai prejudicar a regulagem do baixo, que é feita "em cima" da afinação padrão? Tendo em vista que são dois tons abaixo.
Ou ainda pode prejudicar o braço do instrumento, sei lá, pela diferença de tensão das cordas.
É "saudável" para o instrumento essas mudanças de afinação ou é melhor eu usar outro baixo.
To viajando ou tem fundamento minha dúvida?
Valeu.
BHBuscarons- Membro
Re: Afinação de E A D G para C F A# D# pode prejudicar o braço do instrumento?
Sim, a mudança de tensão pode estragar o braço e o tensor, além de ficar trastejando bastante.
O ideal é que você compre cordas novas, com uma bitola maior, no caso 0.50, e mande um luthier de confiança regular o tensor.
O ideal é que você compre cordas novas, com uma bitola maior, no caso 0.50, e mande um luthier de confiança regular o tensor.
Não, não vai estragar o baixo, mas você vai precisar ajustar o tensor para que não trasteje. Para tirar uma música só, eu recomendo que você transponha a música ou use um 5 cordas.
CG- Moderador
Mesmo a longo prazo, CG?
Achei que pela tensão incorreta em cima do braço ele poderia empenar ou entortar.
Achei que pela tensão incorreta em cima do braço ele poderia empenar ou entortar.
Não estraga não. Mas precisa de uma re-regulagem pois alterou as tensões do encordoamento, consequentemente altera a curvatura do braço, precisará mexer nos carrinhos, ajustar as oitavas, talvez a altura dos captadores, etc.
Se a mudança de afinação for constante use dois baixos. Um com afinação normal e outro com outra.
Se a mudança de afinação for constante use dois baixos. Um com afinação normal e outro com outra.
Moshe Bar Elohim- Membro
Então moçada,
Na verdade as preocupações, são duas ou eram...
Eu achei, assim como o greengo, que a longo prazo poderia ter algum problema, mas acho que não mesmo, pois é tensão a menos, talvez se fosse a mais poderia ter problema.
E a outra preocupação é com respeito a perda da regulagem na afinação normal, pois como eu ainda não tenho total controle em regular meus baixos, eu os levo em um luthier ou um grande amigo regula para mim, mas aí não adianta nada regular e depois mudar a afinação, nessa caso, muita mudança e perder toda a regulagem.
Até quanto ao fato de trastejar não me incomoda tanto, pois é uma música só e no som do baixo vai um drive, acaba que os "tratejos" somem.
Mas vou seguir o conselho do Moshe Bar Elohim e fazer isso no baixo reserva. Ou ainda transpor para ouvir como fica.
Valeu.
Na verdade as preocupações, são duas ou eram...
Eu achei, assim como o greengo, que a longo prazo poderia ter algum problema, mas acho que não mesmo, pois é tensão a menos, talvez se fosse a mais poderia ter problema.
E a outra preocupação é com respeito a perda da regulagem na afinação normal, pois como eu ainda não tenho total controle em regular meus baixos, eu os levo em um luthier ou um grande amigo regula para mim, mas aí não adianta nada regular e depois mudar a afinação, nessa caso, muita mudança e perder toda a regulagem.
Até quanto ao fato de trastejar não me incomoda tanto, pois é uma música só e no som do baixo vai um drive, acaba que os "tratejos" somem.
Mas vou seguir o conselho do Moshe Bar Elohim e fazer isso no baixo reserva. Ou ainda transpor para ouvir como fica.
Valeu.
BHBuscarons- Membro
greengo escreveu:Mesmo a longo prazo, CG?
Não tem esse de tensão incorreta, você tem uma tensão, no caso da afinação que ele quer, menor. Isso não vai prejudicar o braço.
Corre-se risco mudar essa tensão constantemente, além de não ser prático.
BHBuscarons escreveu:
Não vai trastejar um pouquinho não, vai trastejar pra baralho, deve ficar horrivel inclusive em tocabilidade..
CG- Moderador
Meu squier se eu abaixo as cordas G ou D em 1 tom elas param de tocar hehe
Pra 1 musica so é complicado. Mas regulando não ocorre danos nem a curto nem a longo prazo, como ja falado.
Pra 1 musica so é complicado. Mas regulando não ocorre danos nem a curto nem a longo prazo, como ja falado.
Sonikado- Membro
Sonikado escreveu:Meu squier se eu abaixo as cordas G ou D em 1 tom elas param de tocar hehe
Cordas baixinhas?
CG- Moderador
/\
Exato, uso a ação bem baixa
Exato, uso a ação bem baixa
Sonikado- Membro
Uma opção pra isso aí e as cordas não ficarem tão frouxas, seria encordoar o baixo com as 4 cordas de cima do baixo de 5, ou seja B E A D , daí sobe meio tom e afina C F A# D#
DUDUBASS- Membro
BHBuscarons... só por curiosidade. Qual é a música que usa esta afinação?
Convidado- Convidado
Henri-Q escreveu:BHBuscarons... só por curiosidade. Qual é a música que usa esta afinação?
Opa,
Queens Of the Stone Age - No One Knows
BHBuscarons- Membro
Legal...
Esse lance afinação alternativa no baixo é fogo! Tive por alguns anos uma banda cover de Alice in Chains, ou seja, já tocavamos um semitom abaixo da afinação Standard e em boa partes das músicas a E (no caso Eb) tinha que ser afinada em D (no caso Db). Detestava isso... a corda trabalha com uma tensão muito baixa, o som fica com um timbre tosco.
Esse lance afinação alternativa no baixo é fogo! Tive por alguns anos uma banda cover de Alice in Chains, ou seja, já tocavamos um semitom abaixo da afinação Standard e em boa partes das músicas a E (no caso Eb) tinha que ser afinada em D (no caso Db). Detestava isso... a corda trabalha com uma tensão muito baixa, o som fica com um timbre tosco.
Convidado- Convidado
Henri-Q escreveu:Legal...
Pois é, é um saco mesmo isso, até droppar o E em D beleza, mas descer tudo é um pé no saco.
Estou procurando alternativas, transpus a música, para tocar na afinação stardard e agora vou tentar afinar só a mizona em C.
O ensaio é amanhã, depois conto como foi... hahahaha
BHBuscarons- Membro
Buenas povo,
Só para fechar o ciclo do tópico e dizer qual foi a solução que eu achei para tocar a música.
No baixo reserva, afinei a Mizona em C, porque a música requer o som da Dózona em uma parte específica e o restante das cordas deixei na afinação standard e fiz a transposição das notas.
Resolveu e a banda curtiu.
Muito obrigado ao pessoal que ajudou.
Abraços.
Só para fechar o ciclo do tópico e dizer qual foi a solução que eu achei para tocar a música.
No baixo reserva, afinei a Mizona em C, porque a música requer o som da Dózona em uma parte específica e o restante das cordas deixei na afinação standard e fiz a transposição das notas.
Abraços.
BHBuscarons- Membro
BHBuscarons escreveu:Buenas povo,
Abraços.
se você tem um baixo reserva tente fazer isso:
DUDUBASS escreveu:Uma opção pra isso aí e as cordas não ficarem tão frouxas, seria encordoar o baixo com as 4 cordas de cima do baixo de 5, ou seja B E A D , daí sobe meio tom e afina C F A# D#
certeza que vai ficar bem melhor que essa E afinada em C