Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Luthier?

+10
Claudio
Guilé
GusVCD
*-* Rafinha *-*
Eduardo Chaves
Pagode Alto Astral
Renato
Cantão
Cid
Nando Vasques
14 participantes

Ir para baixo

Luthier? Empty Luthier?

Mensagem por Nando Vasques Sáb Out 03, 2009 7:58 pm

Bom galera,eu tenho um baixo Jay Tursey que comprei em um pawn shop por 70 dolares!o bicho anda largado por aqui em casa,ai resolvi fazer umas modificacoes nele,desmontei e comecei a lixa-lo pra remover a pintura etc.Foi quando um vizinho aqui me viu na varanda e disse,ei vc e um Luthier?eu respondi q nao,apenas tocava baixo.Ele indagou novamente pois me viu com o corpo desmontado sendo lixado e disse que aquilo era um trabalho de Luthier.Eu respondi novamente dizendo q nao era Luthier,apenas reformava o meu baixo,e ficamos nessa pequena e amigavel discussao,ele dizendo que eu era um Luthier,e eu dizendo que estava apenas reformando e modificando o baixo.a minha pergunta para os caros colegas e:Uma pessoa que apenas reforma um instrumento de cordas,pode se dizer Luthier?Na minha opiniao,Luthier e quem faz um instrumento e nao quem o reforma.O que vcs acham?
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Luthier? Empty Re: Luthier?

Mensagem por Cid Sáb Out 03, 2009 8:18 pm

Pela Wikipedia, Luthier é quem constroe e tambem regula.

"A luthieria é uma manifestação artística que engloba a construção e restauração, de um modo artesanal, de instrumentos de corda , tal como a violino, viola, violoncelo, contrabaixo etc. mas não daqueles dotados de teclado.

A forma mais comum de denominar os que exercem esta profissão é de liutaio, luthier, luteiro ou lutiê. Por generalização, o termo é utilizado para os construtores de qualquer tipo de instrumento, seja de corda, arco, sopro ou percussão. Refere-se a quem faz instrumentos e peças de instrumentos, cuida da parte elétrica e acústica e também da regulagem de um instrumento, por exemplo, a guitarra, fazendo os ajustes da inclinação do braço e regulagem da ponte e captadores.

Tais palavras tiveram origem na construção do alaúde, que em italiano se chama liuto, portanto, liutaio significa quem faz alaúdes. Segundo Antonio Houaiss, o termo chegou à lingua portuguesa por meio da palavra francesa luthier (fabricante de instrumentos de corda), derivada da palavra luth (alaúde) mais o sufixo ier.

A melhor referência que se pode dar de liutaio é Antonio Stradivari, ou Stradivarius, como era conhecido.Outros exemplos de luthiers famosos são Nicolo Amati e Giuseppe Guarnieri (ambos italianos)"
Cid
Cid
Moderador

Mensagem por Cantão Sáb Out 03, 2009 8:37 pm

^Muito bom post Cid... up

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagem por Renato Sáb Out 03, 2009 8:40 pm

Manda seu vizinho cuidar da vida dele. O Baixo é seu e você faz com ele o que quiser, sendo luthier ou não. argue

Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagem por Pagode Alto Astral Dom Out 04, 2009 9:57 am

Penso igual a vc , Nando.
Na minha ótica ser luthier engloba atos muito maiores do que as existentes em uma pequena reforma. Talvez seja algo cultural pensar assim e aí por esses lados a coisa é diferente mas enfim...questão de ponto de vista acima de tudo.
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagem por Eduardo Chaves Dom Out 04, 2009 10:07 am

Pra mim, luthier é aquele que constroe e reforma instrumentos. Vizinho doido esse seu hein? acho que ele queria puxar papo com vc... flower
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Mensagem por *-* Rafinha *-* Dom Out 04, 2009 10:43 pm

Boa Renato... Luthier? 943615
*-* Rafinha *-*
*-* Rafinha *-*
Membro

Mensagem por Nando Vasques Seg Out 05, 2009 12:27 am

Renato escreveu:Manda seu vizinho cuidar da vida dele. O Baixo é seu e você faz com ele o que quiser, sendo luthier ou não. argue
O que vou falar com o vizinho nao importa Renato,o que eu quero saber e a sua opiniao,assim como a dos outros colegas.quem so reforma um instrumento,pode se dizer Luthier?abraco.
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagem por Cantão Seg Out 05, 2009 12:48 am

Eu acho que Luthier é quem faz...dá manutenção , faz regulagens etc...
Apesar que já vi instrumentos reformados por seus respectivos donos , que a gente olhando , diria que foi um luthier quem reformou...deve ser o seu caso Nando , posta umas fotos do Jay Tursey , quando você acabar a reforma , tipo antes / depois ...abraço. up

(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagem por GusVCD Seg Out 05, 2009 1:23 am

Creio q apenas pequenas reformas ou regulagens não fazem um Luthier... porque qq um com um minimo de aptidão em marcenaria e uns bons videos q podemos achar na internet (vide o q o Allex linkou para nós no tópico "regulagem básica") podem fazer com q qualquer um faça esse tipo de serviço mais básico... eu mmso fiz isso algumas vezes pra amigos...

Luthier pra mim tem q conhecer profundamente sobre madeiras, seus cortes e propriedades, sobre construção de instrumentos (pelomenos guitarra, baixo e violão), e coisas do tipo...

Saber regular e fazer reformas básicas são apenas conseqüência de um estudo mais aprofundado em construção.

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagem por Renato Seg Out 05, 2009 9:11 am

Nando Vasques escreveu:
Renato escreveu:Manda seu vizinho cuidar da vida dele. O Baixo é seu e você faz com ele o que quiser, sendo luthier ou não. argue
O que vou falar com o vizinho nao importa Renato,o que eu quero saber e a sua opiniao,assim como a dos outros colegas.quem so reforma um instrumento,pode se dizer Luthier?abraco.
Sorry for joke.

IMHO a palavra Luthier tem um significado muito abrangente e hoje pode ser definida de diversas formas... Tem os Luthieres que só fazem regulagem (tensor, oitavas, troca de cordas) e tem os que constroem e reformam instrumentos. Se os primeiros devem ser chamados assim é assunto para render muita discussão, mas como são considerados Luthieres e você faz serviço idêntico em seus intrumentos deve ser equiparado a eles.

Acho que Luthier é quem faz qualquer serviço de manutenção/construção de instrumentos, desde os mais básicos. Se chamamos de mecânico o cara que aperta uma porca em nosso carro e também o que faz retífica no motor, com o luthier deve ser igual.

Última edição por Renato em Seg Out 05, 2009 9:46 am, editado 1 vez(es)

Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagem por Guilé Seg Out 05, 2009 9:30 am

Tem aparecido a cada dia uma pá de curiosos q qdo aprendem a regular uma oitava, põe a placa de luthier na porta e acabam por cometer as mais diversas barbáries nos instrumentos dos outros....basta a quem vai confiar o seu instrumento na mão de um profissional, buscar referências com quem já fez algum serviço.

Agora, acho válido sim o uso do termo Luthier para quem apenas regula ou faz reparos em instrumentos por não haver ainda um termo mais adequado...alguém conhece algum outro nome ?? Consertadores ?? Reguladores ?? hehehe

Membro

http://www.instagram.com/guilegram

Mensagem por Claudio Seg Out 05, 2009 9:35 am

Guilé Santos escreveu:Tem aparecido a cada dia uma pá de curiosos q qdo aprendem a regular uma oitava, põe a placa de luthier na porta e acabam por cometer as mais diversas barbáries nos instrumentos dos outros.

(2) já fui vitima disso!

Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Cid Seg Out 05, 2009 9:45 am

Pela Definicao que coloquei acima vc nao é Luthier Nando, um quebra galho diria...

Eu saber trocar o pneu do meu carro e saber limpar as velas me faz um mecanico? Entao acho que nao.
Cid
Cid
Moderador

Mensagem por GusVCD Seg Out 05, 2009 2:17 pm

Guilé Santos escreveu:Tem aparecido a cada dia uma pá de curiosos q qdo aprendem a regular uma oitava, põe a placa de luthier na porta e acabam por cometer as mais diversas barbáries nos instrumentos dos outros....

Comentei o q comentei, q pega o gancho do q vc postou acima, e puxo pra minha área, q é manutenção de computadores...

Eu gastei mais de 2000 reais na época entre cursos e certificações na área, na melhor escola aqui da baixada, e ralei muito pra conseguir pagar, mas realcmente compensou o investimento foi um ótimo curso e aprendi muito, e mesmo não sendo minha renda principal, me ajuda muito no orçamento fim de mês... já comprei muito instrumento com esses bicos, pra não mexer no meu salário fixo (senão minha mulher me matava!!HAHAHAH)

Mas conheço muito carinha e da uma lidinha numa apostila de informática ai e já coloca lá a tal plaquinha de manutenção de computadores... normalmente esses são os caras q cagam o computador de alguem q em seguida vem a ser meu cliente...

Da mesma forma creio q a Luthieria se comporta hj...

Claro q Luthieria não é bem difundida em relação a cursos como informática, mas creio q uma coisa é vc estudar e fazer um curso, ou um belo estágio com algum Luthier profissional, outra coisa é ler a revistinha do Edmar Luighi e uns videos do Youtube e sair por ai se dizendo Luthier...

Não vou fechar a porta e dizer q não existem luthiers q podem ter se feito sozinhos, de forma autodidata... mas realmente só entregaria um instrumento meu na mão dessa pessoa se tivesse ótimas referencias, como falou o Guilé...

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagem por Eduardo Chaves Ter Out 06, 2009 9:51 am

Nando! Pela sua experiencia em musica e instrumentos, você lixar um instrumento e regulá-lo conforme seu gosto, não te entitula luthier. Só mostra que você entende muito de seu intrumento e sabe exatamente o que você quer.

Mas: Se você pegar madeiras e transforma-las num baixo, ou pegar um braço quebrado e fazer outro igual, ai sim, diria que vc tem um pé nesse mundo.

O negócio é que você é safo! Sabe muito do intrumento que você toca! e entre entregar meu baixo para um luthier q nã conheço regular e pedir pra você regular, escolheria você!

GusVCD escreveu:
Não vou fechar a porta e dizer q não existem luthiers q podem ter se feito sozinhos, de forma autodidata... mas realmente só entregaria um instrumento meu na mão dessa pessoa se tivesse ótimas referencias, como falou o Guilé...

Como o Gus falou. Você pode até aprender com luthiers ou se fazer sozinho. E a gente conhece alguém aqui de friburgo q se formou sozinho luthier certo??? O Samuel aqui aprendeu tudo praticamente sozinho, claro que com a ajuda do pai que tem uma oficina de marcenaria.

É isso! Luthier pra mim é aquele que constroe, regula e reforma instrumentos. Baixista é o que toca o baixo e (deveria) saber regular seu intrumento.
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagem por Nando Vasques Ter Out 06, 2009 11:55 am

Poi e Edu,eu penso assim,nao sou Luthier!Ai na cidade tem um caso desses,um cara que so faz m**** nos instrumentos dos outros,o tal Loureiro da canticos.esse cara tinha q ser banido da cidade,mas ainda tem o apoio da loja.Baseado nisso eu penso que alguns q se dizem luthier,nunca construiram nenhum baixo,apenas reformaram ou algo assim!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 06, 2009 12:06 pm

Guilé Santos escreveu:Tem aparecido a cada dia uma pá de curiosos q qdo aprendem a regular uma oitava, põe a placa de luthier na porta e acabam por cometer as mais diversas barbáries nos instrumentos dos outros....basta a quem vai confiar o seu instrumento na mão de um profissional, buscar referências com quem já fez algum serviço.

Agora, acho válido sim o uso do termo Luthier para quem apenas regula ou faz reparos em instrumentos por não haver ainda um termo mais adequado...alguém conhece algum outro nome ?? Consertadores ?? Reguladores ?? hehehe
Esse é um problema bem complicado.
Tenho atendido alguns clientes que reclamam demais de alguns caras (não vou utilizar o termo "profissional", de propósito). Geralmente são curiosos, pessoas sem formação adequada (utilizando o significado amplo do termo).
Quanto ao uso do termo "luthier" por quem apenas faz manutenção...Bem, não sou contra, desde que seja um profissional (agora sim!) qualificado e experiente, que foi aprendiz de algum luthier consagrado.
No Brasil não existem cursos profissionalizantes de luthiería num espectro mais amplo. Os cursos que existem são modulares e abarcam apenas um ou dois aspectos da arte. Alguns privilegiam o trabalho de construção ou formação de mão-de-obra (caso da Escola de luthiería da Amazônia e do curso de acústico do Beluthier - muito bem cotado por sinal); outros são focados na manutenção mesmo. Portanto sempre haverá um grande componente de auto-didatismo na luthiería brasileira (pelo menos atualmente).
Abçs
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por korg Ter Out 06, 2009 12:24 pm

O Beluthier fica aqui perto da minha casa e já houvi falar muito bem também.

Membro

Mensagem por Eduardo Chaves Ter Out 06, 2009 12:47 pm

Nando Vasques escreveu:Poi e Edu,eu penso assim,nao sou Luthier!Ai na cidade tem um caso desses,um cara que so faz m**** nos instrumentos dos outros,o tal Loureiro da canticos.esse cara tinha q ser banido da cidade,mas ainda tem o apoio da loja.Baseado nisso eu penso que alguns q se dizem luthier,nunca construiram nenhum baixo,apenas reformaram ou algo assim!

Esse ai so faz M... Nem levo baixo nenhum pra ele ver... e a maioria das pessoas da cidade falam a mesma coisa.
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagem por Cantão Ter Out 06, 2009 12:51 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Esse é um problema bem complicado.
Tenho atendido alguns clientes que reclamam demais de alguns caras (não vou utilizar o termo "profissional", de propósito). Geralmente são curiosos, pessoas sem formação adequada (utilizando o significado amplo do termo).
Quanto ao uso do termo "luthier" por quem apenas faz manutenção...Bem, não sou contra, desde que seja um profissional (agora sim!) qualificado e experiente, que foi aprendiz de algum luthier consagrado.
No Brasil não existem cursos profissionalizantes de luthiería num espectro mais amplo. Os cursos que existem são modulares e abarcam apenas um ou dois aspectos da arte. Alguns privilegiam o trabalho de construção ou formação de mão-de-obra (caso da Escola de luthiería da Amazônia e do curso de acústico do Beluthier - muito bem cotado por sinal); outros são focados na manutenção mesmo. Portanto sempre haverá um grande componente de auto-didatismo na luthiería brasileira (pelo menos atualmente).
Abçs

Tai...falou tudo Bertola... up

(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 06, 2009 2:18 pm

korg escreveu:O Beluthier fica aqui perto da minha casa e já houvi falar muito bem também.
É verdade. Mas o curso dele é voltado para a construção de violões apenas.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Ter Out 06, 2009 2:34 pm

Guilé Santos escreveu:Agora, acho válido sim o uso do termo Luthier para quem apenas regula ou faz reparos em instrumentos por não haver ainda um termo mais adequado...alguém conhece algum outro nome ?? Consertadores ?? Reguladores ?? hehehe

Em Salvador a gente chama de "luthier de regulagem", "luthier de reparo" e "luthier", numa ordem crescente de conhecimento. O luthier faz tudo, o "de reparo" conserta, reforma e regula, o "de regulagem" so regula...

Administrador

Mensagem por Claudio Ter Out 06, 2009 2:43 pm

No Brasil não existem cursos profissionalizantes de luthiería num espectro mais amplo. Os cursos que existem são modulares e abarcam apenas um ou dois aspectos da arte.

Aqui no Rio, o Luthier Gravina mantém 2 cursos regulares... um de Luthieria voltado para regulagens e outro para construção. As aulas pode ser individuais ou em "turmas" de no máximo 3 alunos!

Portanto sempre haverá um grande componente de auto-didatismo na luthiería brasileira (pelo menos atualmente).

Com certeza... eu mesmo fui abusado, me meti a transformar um Squier num fretless, arranquei os trastes (argh), chapei massa de Ipê, lixei até cair o braço, fiz as regulagens e sou feliz até hoje com meu fretless What a Face

Mas, não tenho dúvidas que terá muito sucesso alguém que um dia resolver colocar aqui no Rio uma escola de Luthieria nos mesmos moldes daquela da Tagima em São Paulo... como eu queria uma escola daquelas por aqui!!!

Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por guerra_luthier Ter Out 06, 2009 2:48 pm

Um luthier de verdade faz tudo. Não que ele seja dono de alguma verdade, nem que tenha prática em todas as áreas suficiente para desempenhar todos os processos envolvidos, mas deve ter conhecimento suficiente para planejar ou mesmo ter um ponto de partida sólido para encontrar as soluções para os mais diferentes problemas.

[ ]'s

guerra_luthier
Membro

http://guerraguitars.com.br

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo