Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Saga para renovar minha CNH

+12
Moshe Bar Elohim
Fernando Zadá
NESCAU
Tonante
afonsodecampos
subgrave
gpraxedes
vcrz
joabi
Mauricio Luiz Bertola
Breno_Barnabe
carimbass
16 participantes

Ir para baixo

A Saga para renovar minha CNH Empty A Saga para renovar minha CNH

Mensagem por carimbass Sex Dez 05, 2014 11:04 am

Apenas para compartilhar.... Minha habilitação vence agora em Dezembro e fui em busca da Renovação:

Dia 1- Chego no Detran e como minha habilitação era de outro estado tenho que pagar uma taxa extra para trazer o prontuário para o estado onde moro atualmente. Apesar de achar um absurdo pagar para que alguém mande um arquivo digital de um estado para o outro, fazer o que né? Saí de lá com menos R$ 200,00 no bolso...

Dia 2- Com as taxas pagas precisava dar entrada para fazer exame médico. Chego no Detran as 14:00 e após esperar 30 min na fila recebi a informação de que como minha habilitação era de outro estado a pessoa que tem a senha para fazer esse tipo de processo só trabalha pela manhã... Hã? Ok, volto amanhã pela manhã....

Dia 3- Finalmente consigo dar entrada no exame de vista e vou até a clínica. Atendimento rápido, e em 50 min estava de volta para finalizar o processo... Porém ao lançar no sistema constou que eu não tinha feito o psicotécnico ( para renovação esse exame não é necessário ), aí a atendente me informa que eu teria que ir até a sede Principal do Detran para solicitar a exclusão da exigência desse exame... Como assim? Aqui não é o Detran? Senhor esse é o procedimento... Próximo... Feliz da vida fui até a sede Principal. Após passar por 3 setores e 4 atendentes finalmente conseguir resolver. Voltei ao posto do Detran que tinha iniciado o processo, entreguei a documentação e fui informado que em três dias úteis receberia minha nova habilitação... É até que o prazo foi satisfatório...

Dia 4- Hoje era o tão esperado dia... Me dirigi ao Detran e não pude entrar: Os terceirizados entraram de greve....

carimbass
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga para renovar minha CNH Empty Re: A Saga para renovar minha CNH

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Dez 05, 2014 11:15 am

Aff... parece que é de propósito, pra você andar sem CNH mesmo....
Essa burocracia é terrível, coisas que podem ser resolvidas em minutos, eles fazem questão que você se desgaste ao máximo pra resolver.

Passei um certo sufoco com o Detran SP esse ano, mas felizmente alguém que viu meu caso tava a fim de trabalhar e resolveu: basicamente havia sido assaltado e levaram junto minha CNH, solcitei via site a segunda via e fui no banco pagar a taxa, e teoricamente era só aguardar, mas a habilitação não chegava nunca. Fiz contato e abriram o que eles chamam de "procedimento", com prazo de 10 dias, incrivelmente em um dia me responderam dizendo que a opção que o cara do banco digitou na hora que eu paguei a taxa estava errada, mas como o valor era o mesmo, eles corrigiriam por la mesmo e mandaram a CNH em uma semana. Juro que eu não esparava que eles resolvessem de forma rápida, rs.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Dez 05, 2014 11:18 am

Cara, DETRAN é um dos organismos máximos de expoliação do cidadão, de exploração do povo. É um órgão que devería ser extinto, seus diretores processados e expropriados... Mad
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por joabi Sex Dez 05, 2014 11:29 am

Aqui tem o PoupaTempo. Uma das poucas coisas que ainda funciona nesse país...

Minha renovação foi em menos de 1 hora, com exame médico e tudo mais. Você agenda pela internet, chega no local, pega uma senha e vai passando por vários guichês (com a mesma senha) até o final do processo. Se for doador de sangue tem prioridade... vi gente sair em menos de 30 minutos.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por vcrz Sex Dez 05, 2014 11:35 am

me surpreende que na maioria dos países desenvolvidos a renovação da carteira de habilitação é de 10/15 anos. Aqui de 5 em 5...

Eu moro em Recife, apesar de ser Curitiba, e estar voltando pro PR,  ainda bem que não precisei renovar minha carteira nesses quase 3 anos aqui em Recife, ter que "regionalizar" a carteia só traria problemas pois sabia que quando voltasse pro sul teria que "regionalizar" novamente a carteira em um nova renovação.

Sabe aquela sensação que teu dinheiro não vale nada... toda vez que eu vou no detran é assim.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagem por gpraxedes Sex Dez 05, 2014 12:52 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Cara, DETRAN é um dos organismos máximos de expoliação do cidadão, de exploração do povo. É um órgão que devería ser extinto, seus diretores processados e expropriados... Mad

x2
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagem por subgrave Sex Dez 05, 2014 1:56 pm

Aqui no RS os Detran/CRVAs estão na mão dos maçônicos da mesma forma, e não raro funcionam anexados, aos Cartórios de Registros Públicos. São órgãos EXTREMAMENTE burocráticos, e cobram taxas e emolumentos sobre essa burocracia que criam legislando através de portarias.

subgrave
Membro

Mensagem por afonsodecampos Sex Dez 05, 2014 4:09 pm

Carimbass, acho que aqui em Belém, principalmente depois que o Detran passou para a área do Mangueirão, o atendimento melhorou muito, de uma forma geral. O grande obstáculo hoje é o excessivo número de usuários que procuram os serviços, assim fica difícil mesmo atender de uma forma satisfatória 100% do público. Recentemente também renovei minha CNH e tudo foi resolvido com um telefonema (agendamento), fui atendido no dia e hora marcada, não passei nem 20 minutos dentro do setor de renovação.

Lembro de como era quando o Detran funcionava na área da Ceasa, não sei se você teve a infelicidade de procurar estes serviços nessa época. Nada, exatamente nada era resolvido sem o pagamento de propina. Para licenciar um carro (que era anual) a gente passava o dia todo debaixo de um sol escaldante pagando propina a cada procedimento, lamentável.

Hoje todos os setores do Detran são vigiados por câmeras pra tentar evitar que tempos tenebrosos voltem.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagem por carimbass Sex Dez 05, 2014 4:25 pm

afonsodecampos escreveu:Carimbass, acho que aqui em Belém, principalmente depois que o Detran passou para a área do Mangueirão, o atendimento melhorou muito, de uma forma geral. O grande obstáculo hoje é o excessivo número de usuários que procuram os serviços, assim fica difícil mesmo atender de uma forma satisfatória 100% do público. Recentemente também renovei minha CNH e tudo foi resolvido com um telefonema (agendamento), fui atendido no dia e hora marcada, não passei nem 20 minutos dentro do setor de renovação.

Lembro de como era quando o Detran funcionava na área da Ceasa, não sei se você teve a infelicidade de procurar estes serviços nessa época. Nada, exatamente nada era resolvido sem o pagamento de propina. Para licenciar um carro (que era anual) a gente passava o dia todo debaixo de um sol escaldante pagando propina a cada procedimento, lamentável.

Hoje todos os setores do Detran são vigiados por câmeras pra tentar evitar que tempos tenebrosos voltem.

Não sou do tempo da Ceasa... Saudades da terrinha... pale Sad

carimbass
Membro

Mensagem por Tonante Sex Dez 05, 2014 11:19 pm

Essa semana renovei minha CNH aqui em BH.

Emiti o boleto/DAE pelo site do detran/mg já com os dados da clínica e horário para fazer o exame médico. Fiz o exame no dia seguinte e estou aguardando chegar a nova cnh pelo correio. Disseram que o prazo é entre 3 e 7 dias.
Tonante
Tonante
Membro

Mensagem por NESCAU Sáb Dez 06, 2014 9:09 am

Aqui em SC fiz a renovação da minha CNH apenas numa manhã. Fui até o Detran, peguei o formulário, preenchi, entreguei no guichê, me deram a guia da renovação e do exame oftalmológico e, na mesma oportunidade coletaram as minhas impressões digitais. Depois disso, paguei as guias e fui ao local do exame oftalmológico e uma meia hora depois, com o exame feito e as guias pagas, entreguei tudo no guichê e esperei 10 dias para a nova CNH.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Dez 06, 2014 11:03 am

Eu estava com a minha vencida faziam quase quatro anos.
Acabei achando mais "prático" fazer via uma auto escola aqui na região!
Tinha que transferir e etc e quando vi a diferença de preço pela auto escola não chegava a 100 reais para fazer tudo aí achei mais prático por que não sabia se ia ter que fazer algo mais ou iam pedir algo a mai que via DETRAN eu mesmo.
Curiosamente uma semana depois que peguei ela fui parado numa Blutz aqui na região!!
Ufaaa!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sáb Dez 06, 2014 11:48 am

Colega Carimbass,

Boa tarde.

Tendo em vista que não há vagas de emprego suficiente para todos os habitantes do nosso território nacional criam-se burocratizações e departamentos para tentar desburocratizar as burocratizações. Veja por quantas pessoas o senhor passou. Quantas pessoas foram envolvidas neste processo. Isto sem contar os funcionários internos que o senhor sequer teve contato. Os que analizam os dados, os faxineiros destes departamentos, os eletricistas, os pintores, pedreiros, encanadores, o office boy, etc. etc.

Já pensou na hipótese utópica de uma única pessoa resolver o teu problema em dois ou três cliques em 15 minutinhos? Quantas bocas ficariam sem pão e leite?

Fui irônico de propósito, me perdõe. Mas é exatamente assim que me sinto e penso quando sou jogado de um lado para outro nestas instituições públicas. Pegar fila para pegar a fila da fila para pegar a senha para ser atendido. Quando enfim é atendido dizem que pegou a fila errada e recomeça a peregrinação. Quando enfim é atendido pela segunda vez dizem que faltou um determinado documento. E assim a vida vai passando e as pessoas fazem juz aos seus salários para alimentar as boquinhas famintas dos bacurizinhos em casa.

Última edição por Moshe Bar Elohim em Sáb Dez 06, 2014 11:50 am, editado 1 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 06, 2014 11:50 am

E tirar carteira vai ficar BEM mais caro a partir do próximo ano.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por CG Seg Dez 08, 2014 5:49 pm

A minha demorou dois dias, fui ao detran fazer o recadastramento, fiz o exame médico em clinica credenciada, voltei ao detran para entrgar a documentação, dois dias depois estava com a nova carta. Morreu R$ 100,00 na brincadeira.
CG
CG
Moderador

Mensagem por Kobeh Ter Dez 09, 2014 9:36 am

Eu tirei minha carteira em maio de 2011... Qual não foi a minha surpresa ao perceber em 2014 q a definitiva q eu peguei em 2012 veio com validade até maio de 2015? Ou seja... Vou ter q renovar minha carteira um ano antes do q eu deveria. Pagar DUDA, clinica, pedir pra ser liberado no trabalho, perder tempo, etc... Pelo menos agora vou ficar atento com a validade da nova habilitação.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagem por carimbass Ter Dez 09, 2014 9:48 am

FINALMENTE estou habilitado novamente! cheers

carimbass
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Dez 09, 2014 7:08 pm

Na minha cidade tem poupatempo, mas não funciona. Indo no poupatempo da cidade vizinha (São José dos Campos) a carteira, exame e tudo mais sai praticamente na hora.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo