Diferença de calibre
+6
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
Fabio bass n1
Thales_Sr
JAZZigo
Rodrigo Augusto
10 participantes
Página 1 de 1
Diferença de calibre
olá pessoal, queria saber se vou precisar mexer no meu baixo após trocar de cordas, sendo que meu encordoamento é .45 .65 .85 .105 .135 e a que quero colocar a corda B é 130. Algo deve ser mudado ou nem?
Rodrigo Augusto- Membro
Re: Diferença de calibre
^
Provavelmente vai ter de reajustar o tensor e afinar novamente a oitava, mas isso é coisa muito simples.
Provavelmente vai ter de reajustar o tensor e afinar novamente a oitava, mas isso é coisa muito simples.
JAZZigo- FCBR-CT
Só muda a bitola da corda B? Todas as outras são iguais? A menos que você use uma regulagem muito extrema, possivelmente não vai precisar nem mexer. Instala as novas cordas e veja se sente diferença antes de alterar a regulagem...
Thales_Sr- Moderador
Bom, imaginei que o Rodrigo gostaria de um encordoamento mais leve, mas, se for só a B-zona mesmo, o Thales tem razão, exceto pela afinação da oitava.Thales_Sr escreveu:Só muda a bitola da corda B? Todas as outras são iguais?
JAZZigo- FCBR-CT
Pode ser que após a troca dependendo da ação ele comesse a trastejar pois o braço do seu instrumento estava acostumado com uma tensão maior exercida pela cordas que você usava antes talvez você tenha que ajustar a altura das cordas
Fabio bass n1- Membro
Peguei meu bass com cordas meia-vida e agora está na hora de trocar.
Não sei o calibre das cordas. Da pra medir isso com um paquímetro?
Convidado- Convidado
Cara, se tá velha, troque e re-regule o instrumento...Henri-Q escreveu:Peguei meu bass com cordas meia-vida e agora está na hora de trocar.
Em tempo: Eu só uso 0.45, nunca 0.40...
Mas eu não sou parâmetro pra nada...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Henri-Q escreveu:Da pra medir isso com um paquímetro?
Dá. Mas você não sabe as cordas que usa?
allexcosta- Administrador
^
Então Alllex... Como o instrumento está bem reguladinho, e as cordas (que embora eu não saiba o calibre) são confortáveis, queria simplesmente manter.
Então Alllex... Como o instrumento está bem reguladinho, e as cordas (que embora eu não saiba o calibre) são confortáveis, queria simplesmente manter.
Convidado- Convidado
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Cara, se tá velha, troque e re-regule o instrumento...Henri-Q escreveu:Peguei meu bass com cordas meia-vida e agora está na hora de trocar.
Em tempo: Eu só uso 0.45, nunca 0.40...
Mas eu não sou parâmetro pra nada...
Bertola, qual o revés das .40?
Convidado- Convidado
Henri-Q escreveu:Então Alllex... Como o instrumento está bem reguladinho, e as cordas (que embora eu não saiba o calibre) são confortáveis, queria simplesmente manter.
Geralmente toda troca de cordas pede uma regulagem, mesmo que mínima. Cordas de espessuras idênticas e marcas diferentes ou até datas de fabricação diferentes oferecem pequenas mudanças nas suas características, assim como as propriedades mecânicas de cordas usadas diferem bastante das de cordas novas que nunca sofreram tensão.
Mas se for usar o paquímetro, meça todas, já que alguns encordoamentos comungam da mesma aguda mas variam nas cordas mais graves.
Enfim, eu acho meio viagem, mas se você está decidido a isso...
Henri-Q
Timbre menos encorpado e menor sustentação (no mesmo baixo).
Siga o que o Allex falou...
Timbre menos encorpado e menor sustentação (no mesmo baixo).
Siga o que o Allex falou...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Sempre que troco as cordas eu regulo o instrumento, mesmo que seja para colocar cordas de mesmo calibre.
Renato Aversari- Membro
Bom, se você não conhece a bitola das cordas, pode medir com paquímetro para ter uma referência. Veja a foto abaixo, é um jogo LaBella Super Steps .050:
Lembrando que essas medidas são do diâmetro total da corda e em polegadas, ou seja, 0,050".
Meça todas as cordas para chegar o mais perto possível. Por exemplo: meu antigo jogo era .050 até .105, esse de agora eh .050 até .110.
Outro detalhe, o peso da corda não tem uma ligação direta com a bitola.
Veja as duas tabelas abaixo que peguei no site da LaBella. Mostram além da bitola o peso que cada corda exerce no baixo:
Pode acontecer das cordas G terem mais tensão que as cordas E.
De qualquer forma a regra geral e básica é: trocou as cordas, regule o baixo. No minimo cheque a regulagem para ver como as cordas novas afetaram o baixo.
Abraços,
Lembrando que essas medidas são do diâmetro total da corda e em polegadas, ou seja, 0,050".
Meça todas as cordas para chegar o mais perto possível. Por exemplo: meu antigo jogo era .050 até .105, esse de agora eh .050 até .110.
Outro detalhe, o peso da corda não tem uma ligação direta com a bitola.
Veja as duas tabelas abaixo que peguei no site da LaBella. Mostram além da bitola o peso que cada corda exerce no baixo:
Pode acontecer das cordas G terem mais tensão que as cordas E.
De qualquer forma a regra geral e básica é: trocou as cordas, regule o baixo. No minimo cheque a regulagem para ver como as cordas novas afetaram o baixo.
Abraços,
André Monc- Membro
Prezados,
Bom dia.
Sou novo aqui no fórum e estou com uma dúvida que não consegui encontrar em lugar nenhum na rede. Talvez esse não seja o melhor lugar, caso não seja, peço desculpas aos moderadores.
A dúvida parece simples, mas...
É o seguinte, as cordas originais do meu instrumento (Squier JB VM modelo 0306702) são .045 - 100 e eu troquei por .045 - 105. Fiz a regulagem das oitavas e vi que a altura das cordas estão ok, sem trastejar. A dúvida é: existe risco de empenar o meu braço simplesmente pela tensão das cordas lá e mi?
Abraços,
Felipe
Bom dia.
Sou novo aqui no fórum e estou com uma dúvida que não consegui encontrar em lugar nenhum na rede. Talvez esse não seja o melhor lugar, caso não seja, peço desculpas aos moderadores.
A dúvida parece simples, mas...
É o seguinte, as cordas originais do meu instrumento (Squier JB VM modelo 0306702) são .045 - 100 e eu troquei por .045 - 105. Fiz a regulagem das oitavas e vi que a altura das cordas estão ok, sem trastejar. A dúvida é: existe risco de empenar o meu braço simplesmente pela tensão das cordas lá e mi?
Abraços,
Felipe
Felipe Da Costa- Membro
Felipe Da Costa escreveu:A dúvida é: existe risco de empenar o meu braço simplesmente pela tensão das cordas lá e mi?
Se o braço vivia no limiar, algo que normalmente não acontece com nenhum baixo razoável, existe.
^essa foi boa. Limiar!
Última edição por Juninho Sampaio em Seg Abr 04, 2016 2:56 pm, editado 1 vez(es)
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Obrigado, gente. Na verdade é o baixo que uso nos ensaios e quase que diariamente para estudos. Acho que não terei problemas.
Abraços
Abraços
Felipe Da Costa- Membro