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Abeto, Sitka e Spruce

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Mensagem por heitor_pg Seg Dez 08, 2014 1:58 am

Dúvida: são as mesmas madeiras com nomenclaturas diferentes, são de países de origem diferentes, são apenas parecidas e com a mesma funcionalidade ou realmente são madeiras totalmente diferentes?

Curiosidade: nunca vi baixo de corpo sólido com top em uma dessas madeiras. Algum motivo específico ou apenas por serem pouco ou nada figuradas?
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Mensagem por allexcosta Seg Dez 08, 2014 3:48 am

Não faz top porque é muito mole, mas daria pra fazer se alguém quisesse.

Quanto às espécies, é um pouco confuso...

http://www.mundoflorestal.com.br/mediawiki/index.php/Abeto/Spruce
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Mensagem por joseluiz.avilajr Seg Dez 08, 2014 9:34 am

a mayones faz baixos com top em abeto. principalmente com os acabamentos vintages. ficam muito muito lindos. Abeto, Sitka e Spruce Mayonespa-1402034970-26945
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Mensagem por Edu Fettermann Seg Dez 08, 2014 9:48 am

^ Vish, lindo mesmo.
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Mensagem por Cantão Seg Dez 08, 2014 11:00 am

Edu Fettermann escreveu:^ Vish, lindo mesmo.
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Mensagem por henri carvalho Seg Dez 08, 2014 11:09 am

o abeto é usado para tampo de instrumentos acusticos
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Mensagem por heitor_pg Ter Dez 09, 2014 12:00 am

Justamente henri carvalho, tava aqui olhando para um violão com o tampo em abeto bonito e me perguntei pq não num instrumento sólido.

joseluiz.avilajr, muito bonito esse baixo da Mayones

allexcosta, o fato dele ser muito mole influenciaria em que? Afetaria na mecânica da ponte e consequentemente a sonoridade?
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Mensagem por allexcosta Ter Dez 09, 2014 12:04 am

heitor_pg escreveu:o fato dele ser muito mole influenciaria em que? Afetaria na mecânica da ponte e consequentemente a sonoridade?

Tops de madeira muito mole precisam ser resinados antes de usados, ou seriam extremamente suscetíveis a pancadas, amassados, riscos, etc...

O abeto normalmente não tem padrões estéticos especiais para que os luthiers se dêem a esse tipo de trabalho, que é feito com madeiras podres e problemáticas, como as "spalted" e "burls", mas pode ser feito no abeto também. E a ponte tem que ser ancorada na madeira mais dura da base do corpo, pois mesmo resinada, uma madeira podre ou mole não suportaria a tensão das cordas.
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Mensagem por heitor_pg Ter Dez 09, 2014 12:20 am

Fale mais sobre esse processo de "resinamento". Esses tops spalted ou burl passam por isso?

Outras anomalias como flamed ou quilted não devem ter esse problema. Correto?
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Mensagem por allexcosta Ter Dez 09, 2014 12:33 am

Depende da peça e do julgamento de cada luthier.

Algumas peças belíssimas apresentam inúmeros problemas, como buracos, pedaços podres e coisas assim. A diferença de densidade pode ser tamanha que atrapalhe o aparelhamento ou lixamento.

O luthier utiliza epoxi natural ou pigmentado para encobrir esses defeitos e adicionar firmeza à peça. Cianocrilato também pode ser usado para tal fim.

Uma peça de buckeye geralmente é assim:

Abeto, Sitka e Spruce 3336_5_7_10_buck_8(2)

E fica assim após o preparo:

Abeto, Sitka e Spruce Foderaempii-572_3_
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