SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO
5 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO
Olá a todos! Sou novo no fórum como membro, mas sempre acompanho os posts e admiro muito o que vocês tem feito por aqui! Desde já agradeço a atenção e paciência depositadas a cada pergunta que eu fizer!
Seguinte, possuo um Fender Jazz Bass Standard, algo que me incomoda nele é que, ao tocar a nota Lá na quinta casa da corda Mi o som parece sair com menor volume, outro ponto que ando observando é que aquela casa costuma vibrar por menor tempo comparado as outras casas do braço o que leva ao som a se ocultar (silenciar) em menor tempo comparado as demais casas quando as deixo soar. Pelo que posso observar quando posiciono o dedo na casa, os próximos trastes não encostam na corda, isso, pelo meu ver anula a hipótese de trastejamento. O que então pode ser?
Abraço!
Seguinte, possuo um Fender Jazz Bass Standard, algo que me incomoda nele é que, ao tocar a nota Lá na quinta casa da corda Mi o som parece sair com menor volume, outro ponto que ando observando é que aquela casa costuma vibrar por menor tempo comparado as outras casas do braço o que leva ao som a se ocultar (silenciar) em menor tempo comparado as demais casas quando as deixo soar. Pelo que posso observar quando posiciono o dedo na casa, os próximos trastes não encostam na corda, isso, pelo meu ver anula a hipótese de trastejamento. O que então pode ser?
Abraço!
wendelfey96- Membro
Re: SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO
O nome disso é "Dead Spot"...
Tem jeito.... Dificilmente será totalmente eliminado, mas usar cordas diferentes (de espessura maior), colocar "contrapesos" na mão do baixo, regular o instrumento muito bem (um bom luthier faz diferença aqui), e até mesmo usar compressão podem minorar isso.
Tem jeito.... Dificilmente será totalmente eliminado, mas usar cordas diferentes (de espessura maior), colocar "contrapesos" na mão do baixo, regular o instrumento muito bem (um bom luthier faz diferença aqui), e até mesmo usar compressão podem minorar isso.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Isso é um problema comum que ocorre ao passar do tempo ou eu tive um azar/descuido? eu usava encordoamento 0.45 e passei para 0.40 para testar, sou mais adepto ao 0.45, agora com tua resposta certamente levarei o baixo a um luthier para troca de encordoamento e regulagem. Dependendo também da forma como equalizo na hora de tocar influência. Obrigado Bertola!
wendelfey96- Membro
wendelfey96 escreveu:Isso é um problema comum que ocorre ao passar do tempo ou eu tive um azar/descuido? eu usava encordoamento 0.45 e passei para 0.40 para testar, sou mais adepto ao 0.45, agora com tua resposta certamente levarei o baixo a um luthier para troca de encordoamento e regulagem. Dependendo também da forma como equalizo na hora de tocar influência. Obrigado Bertola!
Não, isso é um problema do braço do seu baixo, da composição e estrutura da madeira, e não é um problema incomum.
Leve seu baixo a um bom luthier para uma regulagem bem feita e a troca do encordoamento (cara, eu DETESTO 0.40), sugiro que vc experimente 0.50.
Sim, a equalização também influencia...
É como não sentir calor em Cuiabá...
É como do Arpoador não ver o mar...
É como ter um baixo Fender sem deadspot...
Te ver e não te querer...
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:É como não sentir calor em Cuiabá...
Allex, não sei se é impressão minha, mas tenho visto (ouvido) mais Fenders MIM com essa "característica" que as outras série (exceto, claro, as mais baratinhas)...allexcosta escreveu:É como não sentir calor em Cuiabá...
O que vc acha?
^ Deadspots são extremamente comuns em baixos Fender ou "tipo Fender" de todas as séries. Nunca parei pra reparar se os MIM seriam mais propensos a esse fenômeno e não vejo porque seriam...
É possível que a massa maior das tarraxas utilizadas nos MIA (nem sei se realmente possuem massa maior) mova os deadspots para notas pouco utilizadas ou até remova algumas. Ou até mesmo um tensor mais robusto e de melhor qualidade pode ter uma influência sobre isso.
Existem falsos dead spots provocados por má colocação de trastes. Um instrumento mais caro terá menos desse tipo.
É possível que a massa maior das tarraxas utilizadas nos MIA (nem sei se realmente possuem massa maior) mova os deadspots para notas pouco utilizadas ou até remova algumas. Ou até mesmo um tensor mais robusto e de melhor qualidade pode ter uma influência sobre isso.
Existem falsos dead spots provocados por má colocação de trastes. Um instrumento mais caro terá menos desse tipo.
Instrumentos fanned são isentos de deadspots? Ou também podem sofrer desse mau?
edumoraes- Membro
Cara, eu nunca trabalhei com fanneds, mas acho que podem sim, mas em bem menor grau em função da maior exatidão das notas/afinaçãoedumoraes escreveu:Instrumentos fanned são isentos de deadspots? Ou também podem sofrer desse mau?
edumoraes escreveu:Instrumentos fanned são isentos de deadspots? Ou também podem sofrer desse mau?
Todo instrumento de corda pode ter deadspots, uns menos, outros mais severos.
Certa vez, um luthier prendeu um grampo de rosca (sargento) no headstock de um Fender que eu tinha... e deslocou o deadspot... achei curioso... acredito que foi o aumento de massa na extremidade do braço que resultou nisso...
hectmans- Membro
hectmans escreveu:Certa vez, um luthier prendeu um grampo de rosca (sargento) no headstock de um Fender que eu tinha... e deslocou o deadspot... achei curioso... acredito que foi o aumento de massa na extremidade do braço que resultou nisso...
Sim, mudar a massa do braço ou do headstock provoca um deslocamento dos dead spots, às vezes para lugares normalmente desprezados pelo baixista comum, o que na prática "conserta" o problema.
Colocar um sargento e encostar o headstock em uma parede são medidas comuns em estúdio, ao vivo o fathead é uma boa opção.
Outra alternativa razoável:
http://www.bestbassgear.com/ebass/gear/hardware/tuner/treating-your-basses-deadspot.html