Seymour Spb 2 (passivo) com EMG bqs control
+8
JAZZigo
Juninho Sampaio
Christian
Uchoa
subgrave
CG
Mauricio Luiz Bertola
Johta Bê
12 participantes
Página 1 de 1
Seymour Spb 2 (passivo) com EMG bqs control
Galera, primeiramente perdão se já tem algo relacionado a isso aqui no forum, estou pelo cel e fica difícil de procurar.
Tenho um precision bass com caps passivos Seymour spb 2. Gostaria de saber se:
1 fica legal colocar um circuito EMG bqs control ? Eu já tenho esse circuito, so quero saber se vai rolar ligar com esse Seymour.
2 A questão de impedância influencia muito na qualidade dom som ?
3 Quais potenciômetros devo usar ?
25k 100k 250k 500k ?
Desde já agradeço.
PS sempre admirei esse fórum. Muito top
Tenho um precision bass com caps passivos Seymour spb 2. Gostaria de saber se:
1 fica legal colocar um circuito EMG bqs control ? Eu já tenho esse circuito, so quero saber se vai rolar ligar com esse Seymour.
2 A questão de impedância influencia muito na qualidade dom som ?
3 Quais potenciômetros devo usar ?
25k 100k 250k 500k ?
Desde já agradeço.
PS sempre admirei esse fórum. Muito top
Johta Bê- Membro
Re: Seymour Spb 2 (passivo) com EMG bqs control
^Sim, vai.
Não há necessidade de nenhum pot extra.
Não há necessidade de nenhum pot extra.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Eu deixaria passivão...
CG- Moderador
(2)CG escreveu:Eu deixaria passivão...
Mauricio Luiz Bertola escreveu:(2)CG escreveu:Eu deixaria passivão...
(3)
Precision passivo come a banda inteira!
subgrave- Membro
Pow galera, eu não curti o som dele passivo.
PS: é um Sonic antigo. Meu sogro me deu, estava bem mal tratado, ai eu estou dando um up. Troquei escudo, caps.. Agora quero botar o pré e depois troco as tarrachas e pontes. Somente.
PS: é um Sonic antigo. Meu sogro me deu, estava bem mal tratado, ai eu estou dando um up. Troquei escudo, caps.. Agora quero botar o pré e depois troco as tarrachas e pontes. Somente.
Johta Bê- Membro
precision ativo seu herege.
Christian- Membro
é um Sonic antigo.
Cara, tu vais colocar um motor de Ferrari F44 num fusquinha!??
Coloca esse aqui:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1252-captador_traditional_pb
Cara, tu vais colocar um motor de Ferrari F44 num fusquinha!??
Coloca esse aqui:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1252-captador_traditional_pb
Johta Bê escreveu:Pow galera, eu não curti o som dele passivo.
Esse papo que colocar um pré melhora o som é lenda. Se o carro é ruim não adianta colocar motor de ferrari (SPB2) que o carro vai continuar ruim... Esqueça o lado sentimental e invista em um novo instrumento.
CG- Moderador
^2 Não gosto disso tb.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
"Esse papo que colocar um pré melhora o som é lenda. Se o carro é ruim não adianta colocar motor de ferrari (SPB2) que o carro vai continuar ruim... Esqueça o lado sentimental e invista em um novo instrumento."
Caraaaa... Que grande erro você cometeu agora. Percebe-se que não tem experiencia nenhuma no assunto. Um pré pode melhorar fácil fácil uns 90% do som de um baixo.
PS: sem ofensas.
Caraaaa... Que grande erro você cometeu agora. Percebe-se que não tem experiencia nenhuma no assunto. Um pré pode melhorar fácil fácil uns 90% do som de um baixo.
Johta Bê- Membro
Johta Bê escreveu:
Percebe-se facilmente que o noob é você Johta Bé...
Que tal ler isso aqui:
https://www.contrabaixobr.com/t23222-desmistificando-uma-lenda-baixos-ativos-sao-melhores-que-passivos
subgrave- Membro
Johta Bê escreveu:Um pré pode melhorar fácil fácil uns 90% do som de um baixo.
JAZZigo- FCBR-CT
(2)CG escreveu:Johta Bê escreveu:Pow galera, eu não curti o som dele passivo.
Esse papo que colocar um pré melhora o som é lenda. Se o carro é ruim não adianta colocar motor de ferrari (SPB2) que o carro vai continuar ruim... Esqueça o lado sentimental e invista em um novo instrumento.
(2)subgrave escreveu:Johta Bê escreveu:
Percebe-se facilmente que o noob é você Johta Bé...
Que tal ler isso aqui:
https://www.contrabaixobr.com/t23222-desmistificando-uma-lenda-baixos-ativos-sao-melhores-que-passivos
Agora eu realmente não estou entendendo. CG, como é que o pré não melhora o som do bass mas supre algumas deficiências ? Suprir uma deficiencia não é melhorar ?
Como diz a própria matéria que você fez, o pré é a possibilidade de um equalizador na sua mão. Desconsidere então os pré's na hora de fazer uma gravação.
Estamos falando aqui de melhorar o som de um baixo e não que o som de todo ativo é melhor que os passivos, até pq os fender são passivos, mas nem todo mundo tem 3, 4 mil reais para comprar um.
Então, para quem tem um baixo passivo, se puder botar um circuito ativo (Aguilar obp3, EMG ou algum outro nessa linha) pode botar SEM MEDO, o seu som vai melhorar e muito.
Eu tenho um strinberg clb 26, coloquei caps EMG-hz e o pré BQS control, o som foi de fusquinha para Camaro (não chegou a Ferrari hehe). Eu não sou nenhum profissional no assunto mas nos palcos que toquei SEMPRE saí com um elogio do mesario pelo som do bass.
A melhora no som é muuuito perceptível.
Como diz a própria matéria que você fez, o pré é a possibilidade de um equalizador na sua mão. Desconsidere então os pré's na hora de fazer uma gravação.
Estamos falando aqui de melhorar o som de um baixo e não que o som de todo ativo é melhor que os passivos, até pq os fender são passivos, mas nem todo mundo tem 3, 4 mil reais para comprar um.
Então, para quem tem um baixo passivo, se puder botar um circuito ativo (Aguilar obp3, EMG ou algum outro nessa linha) pode botar SEM MEDO, o seu som vai melhorar e muito.
Eu tenho um strinberg clb 26, coloquei caps EMG-hz e o pré BQS control, o som foi de fusquinha para Camaro (não chegou a Ferrari hehe). Eu não sou nenhum profissional no assunto mas nos palcos que toquei SEMPRE saí com um elogio do mesario pelo som do bass.
Johta Bê- Membro
Maurício o motor da Ferrari já ta no fusca. Hehe.. Não curti.
Johta Bê- Membro
Não, um pré não supre as deficiências do baixo, um pré apenas te dá a opção de equalização na mão. Em alguns casos o pré pode até aumentar a deficiência do instrumento.Johta Bê escreveu:Agora eu realmente não estou entendendo. CG, como é que o pré não melhora o som do bass mas supre algumas deficiências ? Suprir uma deficiencia não é melhorar ?
As deficiências a que me referi no post são de baixos de qualidade duvidosa, que usam captadores ruins, em que os fabricantes colocam pré para aumentar o ganho desses instrumentos.
Aumentar o ganho não significa melhorar a qualidade, simplesmente serve para enganar o baixista iniciante dando a impressão que o baixo tem mais som.
Johta Bê escreveu:
Um simples SX tem um som muito bom passivo, tem uma série de outros baixos que não precisam ser ativos para ter qualidade. Muitas gravações nos anos 70 foram realizadas microfonadas direto nos amps.
Johta Bê escreveu:
Um baixo ativo tem som de baixo ativo, não significa necessariamente que esse som é melhor, eu estive no ano passado no LaBella day e ví o Thiago do Espiríto Santo tocando em um baixo passivo que me agradou muito mais em termos de timbre que muito baixo ativo tocado por baixistas sensacionais que estavam lá.
Johta Bê escreveu:
Como citado lá, você trocou a eletrônica toda por uma eletronica melhor, a tendência realmente é melhorar o baixo, porém você poderia ter deixado passivo com captadores de primeira linha que o efeito seria similar, ou seja, o seu som não melhorou porque você deixou o baixo ativo.
Só para ilustrar, é fato que os captadores EMG não me agradam e não agradam alguns outros foristas, são ótimos captadores, mas não é o meu som, eu jamais teria um baixo com EMG, pra mim esses captadores não melhoram o som.
Nada contra você curtir o som de baixos ativos, mas dizer que baixo ativo é melhor que passivo é exagero. O meu antigo SX que está com o Danilo Vianna é totalmente passivo e tem som, o meu precision é passivo e tem som.
Continuo afirmando que a simples ideia que colocar um pré é fundamental para a melhora do som é lenda.
Última edição por CG em Ter Fev 17, 2015 10:10 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : assassinato a língua pátria.)
CG- Moderador
Mito.Johta Bê escreveu:Agora eu realmente não estou entendendo. CG, como é que o pré não melhora o som do bass mas supre algumas deficiências ?
Mito.Johta Bê escreveu:Então, para quem tem um baixo passivo, se puder botar um circuito ativo (Aguilar obp3, EMG ou algum outro nessa linha) pode botar SEM MEDO, o seu som vai melhorar e muito.
Que bom.Johta Bê escreveu:Eu tenho um strinberg clb 26, coloquei caps EMG-hz e o pré BQS control, o som foi de fusquinha para Camaro (não chegou a Ferrari hehe). Eu não sou nenhum profissional no assunto mas nos palcos que toquei SEMPRE saí com um elogio do mesario pelo som do bass.
Graças aos captadores, é até provável, quanto ao preamp: mito.Johta Bê escreveu:A melhora no som é muuuito perceptível.
P.S.: Concordo com quase tudo que o CG afirmou acima.
Última edição por JAZZigo em Ter Fev 17, 2015 10:11 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : P.S.)
JAZZigo- FCBR-CT
Johta Bê escreveu:Um pré pode melhorar fácil fácil uns 90% do som de um baixo.
Trocar as cordas melhora 95%.
Johta Bê escreveu:Maurício o motor da Ferrari já ta no fusca. Hehe.. Não curti.
Falando sério, já parou pra pensar que talvez você escolheu errado seu captador? Gosta mesmo de precision?
Se o som do baixo não te agrada, é bem provável que só o preamp não resolva. Algumas marcas que você citou são conhecidas justamente por interferir pouco no som, somente complementando algo que já está bom.
Com os captadores a história é diferente: influenciam bastante no som obtido, tanto por causa do modelo escolhido bem como pelo posicionamento.
joabi- Eterno Colaborador
Eu iria fazer a mesma pergunta.
Eu me amarro em ouvir um bom Pb bem tocado, mas não consigo tocar num de forma alguma, por mais top que seja. Meu som não está lá!
Agora um JB, seja SX, Squier já me faz sorrir. Aí trocar caps ou inserir preamp já viram detalhes.
Eu me amarro em ouvir um bom Pb bem tocado, mas não consigo tocar num de forma alguma, por mais top que seja. Meu som não está lá!
Agora um JB, seja SX, Squier já me faz sorrir. Aí trocar caps ou inserir preamp já viram detalhes.
gpraxedes- Membro
joabi escreveu:
Trocar as cordas melhora 95%.
Fato...
CG- Moderador
^ O número é aleatório, igual aos 90%, mas é isso aí.
joabi- Eterno Colaborador
Joabi, eu vou descobrir quando botar man. Realmente não sei se vai ficar bom
Com o strinberg ficou top demais.
Com o strinberg ficou top demais.
Johta Bê- Membro
" Um baixo ativo tem som de baixo ativo, não significa necessariamente que esse som é melhor, eu estive no ano passado no LaBella day e ví o Thiago do Espiríto Santo tocando em um baixo passivo que me agradou muito mais em termos de timbre que muito baixo ativo tocado por baixistas sensacionais que estavam lá."
Pois é, CG, agora vc falou. Gosto não se discute. O que é bom para você, pode não ser pra mim. Gosto do som dos ativos, gosto da opção de ter "botões para eu brincar" (como disseram) e poder cortar freqüências indesejadas e etc..
Quando eu for trocar vou gravar dois vídeos com antes e depois. Ai deixa que cada um tire suas conclusões baseados em seus gostos.
Pois é, CG, agora vc falou. Gosto não se discute. O que é bom para você, pode não ser pra mim. Gosto do som dos ativos, gosto da opção de ter "botões para eu brincar" (como disseram) e poder cortar freqüências indesejadas e etc..
Quando eu for trocar vou gravar dois vídeos com antes e depois. Ai deixa que cada um tire suas conclusões baseados em seus gostos.
Johta Bê- Membro
Johta Bê escreveu:
Pois é, CG, agora vc falou. Gosto não se discute. O que é bom para você, pode não ser pra mim.
Por isso eu evito afirmações categóricas do tipo "Lakland é o melhor baixo do mundo" ou "um captador Dimarzio vai melhorar o seu som em 527,141524%".
Muito cuidado com as lendas que surgem por aí, teste, experimente, verifique, leia. Se dispa de preconceitos. Faça alguns testes cegos, você verá que tudo que você sabia sobre baixos pode estar errado (ou certo talvez).
CG- Moderador
Johta Bê escreveu: Eu tenho um strinberg clb 26, coloquei caps EMG-hz e o pré BQS control, o som foi de fusquinha para Camaro (não chegou a Ferrari hehe). Eu não sou nenhum profissional no assunto mas nos palcos que toquei SEMPRE saí com um elogio do mesario pelo som do bass.
ô era só o pré...mas ai vc já disse que colocou uns caps EMG. Ai de fato...se você colocar um conjunto desses numa vassoura vai falar mesmo. Falo isso por experiência, lembrando que o conjunto EMG é mais caro que o baixo novo comprado numa loja. auauuauauau
Mas cordas novas é o segredo. O bicho fica muito bom! Pena que é caro pra 6 cordas.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
O que vc não curtiu?Johta Bê escreveu:Maurício o motor da Ferrari já ta no fusca. Hehe.. Não curti.
Se foi o que eu disse acima... Já não é problema meu, mas seu...
Voltou afiado do carnaval
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Não. Apenas respondi uma afirmação meio sem sentido, de alguém que sabe ainda menos do que eu....Juninho Sampaio escreveu:
Voltou afiado do carnaval
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Caraca... Vcs estão aqui pra agredir é ?!
Falei que não curti o som,Maurício. Já coloquei o spb2 e não curti.
E sobre o tópico em si, o que eu queria saber era se rolava botar o EMG com os Seymour, pela questão de impedância.
De fato Juninho Sampaio, as cordas são o principio. Se elas estiverem ruim o som captado vai ser ruim, é como um microfone bom na mao de quem não sabe cantar.
E quando falo de melhorar o som do bass com o pré, é pq os caps já são legais, as cordas são novas e ainda assim o som não ta bom. Por isso, no contexto do tópico, de alguem que gosta dos ativos , o circuito ativo vai melhorar e muito. Só queria saber se seria esse EMG ou algum outro de uma marca que fosse mais compatível.
Falei que não curti o som,Maurício. Já coloquei o spb2 e não curti.
E sobre o tópico em si, o que eu queria saber era se rolava botar o EMG com os Seymour, pela questão de impedância.
De fato Juninho Sampaio, as cordas são o principio. Se elas estiverem ruim o som captado vai ser ruim, é como um microfone bom na mao de quem não sabe cantar.
E quando falo de melhorar o som do bass com o pré, é pq os caps já são legais, as cordas são novas e ainda assim o som não ta bom. Por isso, no contexto do tópico, de alguem que gosta dos ativos , o circuito ativo vai melhorar e muito. Só queria saber se seria esse EMG ou algum outro de uma marca que fosse mais compatível.
Johta Bê- Membro
Tenho 11 baixos passivões (captação passiva e equalização passiva), mais 9 baixos com captação passiva e equalização ativa, outros 3 baixos com captação ativa e equalização ativa e mais um 24º baixo (em construção) que também será passivão. IMO, esse negócio de baixo ativo ser melhor que passivo sempre foi lenda. Outra coisa: o sinal de um baixo passivo, mais cedo ou mais tarde vai ter de passar por um preamp, quer seja por um equalizador/preamp externo (pedal/módulo rack mount) e/ou pelo preamp do próprio amplificador, não tem jeito! Portanto, essa história de diferença entre som de baixo ativo e som de baixo passivo também é lenda, a não ser que o baixo em questão possua captação ativa, mas aí são outros 500.Johta Bê escreveu:Só queria saber se seria esse EMG ou algum outro de uma marca que fosse mais compatível.
Já que você faz questão de um premamp, acho que poderia pensar em um com chaveamento active/passive, para ter o melhor dos dois mundos, coisa que o EMG BQS não oferece. Sugiro um John East P-Retro 01, como o que coloquei em um dos meus Precision (imagem abaixo), com captação Bartolini 8S Original Bass Series (passiva). Destaques para equalização com controles de parâmetros focados para proporcionar mais versatilidade ao P-Bass especificamente, mas sem muita maquiagem (bem diferente dos J-Retro e U-Retro); bateria interna para 40 horas de uso contínuo com uma carga completa e recarregável por meio de fonte conectada ao jack; passive bypass manual e/ou automático (o preamp passa para o modo passivo suave, silenciosa e automaticamente, quando a carga da bateria fica muito baixa) etc.
Última edição por JAZZigo em Sáb Fev 21, 2015 3:05 pm, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : Esqueci que a captação piezo do Fender Ashbory também é ativa.)
JAZZigo- FCBR-CT
A foto nao carregou
Edit: Lindão! Usou photoshop. auauauuauauauauaua
Edit: Lindão! Usou photoshop. auauauuauauauauaua
Última edição por Juninho Sampaio em Sex Fev 20, 2015 2:32 pm, editado 2 vez(es)
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Muito boa jazzigo.
Então, a principio eu tava querendo colocar o Aguilar obp3, mas o dinheiro acabou e eu pensei em colocar o EMG que eu já tenho. O Aguilar tem essa possibilidade de passivo e ativo.
Meu problema é que não sou musico profissional, não toco em grandes sons (já fui, já toquei), mas hoje em dia só estou tocando em igreja ou eventos de igreja CATOLICA, ou seja, só som ruim. Então o circuito ativo sempre me ajudou muito.
Então, a principio eu tava querendo colocar o Aguilar obp3, mas o dinheiro acabou e eu pensei em colocar o EMG que eu já tenho. O Aguilar tem essa possibilidade de passivo e ativo.
Meu problema é que não sou musico profissional, não toco em grandes sons (já fui, já toquei), mas hoje em dia só estou tocando em igreja ou eventos de igreja CATOLICA, ou seja, só som ruim. Então o circuito ativo sempre me ajudou muito.
Johta Bê- Membro
^
Então tente o BQS mesmo e não se preocupe com a impedância dos pots, pois, segundo a EMG ele serve para captadores ativos e passivos. Se te agradar, ótimo, caso contrário, junte uma graninha e pegue um Aguilar ou um Glockenklang.
Então tente o BQS mesmo e não se preocupe com a impedância dos pots, pois, segundo a EMG ele serve para captadores ativos e passivos. Se te agradar, ótimo, caso contrário, junte uma graninha e pegue um Aguilar ou um Glockenklang.
JAZZigo- FCBR-CT
Valeu jazzigo. Provavelmente vou botar o bqs mesmo. Depois eu falo aqui se o som ficou legal.
Inclusive vou ate dar uma pesquisada nesse glockenklang. Abraço
Inclusive vou ate dar uma pesquisada nesse glockenklang. Abraço
Johta Bê- Membro
Nuss, paxonei nesse precision do jazzigo
fbarione- Membro
Jazz. Pago 832,00 nele. Quer?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Ainda bem que eu li o fórum rsrsrsrsrs ... ia comprar também o "EMG bqs control", mas acabei de cancelar depois de ler os relatos dos amigos rsrsrsrsrs
emanuelneto- Membro
Emanuel neto, cara, dependendo do som que você busca, o circuito ira ajudar muito. É bom da umas testadas em uns bass. Esse meu bqs mudou muitooooo o som do meu bass. Pra melhor.
Johta Bê- Membro
Johta Bê escreveu:Emanuel neto, cara, dependendo do som que você busca, o circuito ira ajudar muito. É bom da umas testadas em uns bass. Esse meu bqs mudou muitooooo o som do meu bass. Pra melhor.
Cara, é só precisei pensar um pouco depois de ler esse tópico: Eu tenho preamp externo (pedal), tenho Boss Bass Equalize, tenho o equalize do amp, pra que diachos eu vou comprar esse negócio ai? Só pra ter um mais um preamp (onboard)? ... Apenas com cordas novas, pegada da mão direita e um botão TONE eu exploro uma infinidade de timbres... Me desculpe mais não cometer o mesmo erro que o seu
emanuelneto- Membro