Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

+9
URSOBHZ
GusVCD
Thales_Sr
Nando Vasques
korg
Cantão
allexcosta
Vacc
Pedroswaldo
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Pedroswaldo Sáb Out 10, 2009 4:09 pm

Salve galera da baixaria.

Comprei um Roland cb-100 e gostei muito. Mas estou com uma dúvida. Se eu quiser mais "poder", posso liga-la na mesa (saída balanceada), ou em outro ampli (line out).

Beleza até aqui. MAs ele tem uma saida (external speaker) que eu não sei bem como funciona. No manual fala que quando utilizada essa conexão, o falante do cubo continua, err, bom, falando....

Ok. Mas o que acontece exatamente? Eu posso ligar uma caixa (sem amplificação) por exemplo, uma 1x15"? Acontece o que? Ele aguenta empurrar as duas? A potencia fica dividida? Tem alguma especificação para essa caixa?

Em resumo: é vantagem arrumar uma caixa externa para esse caso?
A única especificação é que o falante tem que ser maior que 100W (potencia do ampli) e menor que 8 oms. Posso fazer uma caixa com um falante de 15" de 250 ou 300W? Vai prestar?

Valeu galera.

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1138
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Pedroswaldo Sáb Out 10, 2009 4:13 pm

Taí a cara dele. Saída balanceada, line out e ext speaker.

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Img0016
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1138
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Pedroswaldo Sáb Out 10, 2009 4:22 pm

Detalhes do manual
Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Paineltraseiro

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Ext
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1138
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Vacc Sáb Out 10, 2009 4:49 pm

Tudo bem?
Vamos lá.

Se vc ligar uma ext. speaker terá um falante externo: uma caixa a mais.
Isso significa mais uma saída de som.
Essa saída, dependendo das características físicas do falante utilizado (tamanho, material), poderá ter um timbre diferente do que vc tem utilizando somente o falante do Cube.

8 ohm é a impedância da caixa.
Isso é importante, já que o manuel diz que o cubo não funcionará adequadamente com outra impedancia (2 ohm ou 4 ohm).

Vc deve usar um falante que suporte, no mínimo, 100 watts, pq é isso que o cubo mandará para ele.
Se for um falante de capacidade menor, poderá estourar ou distorcer (sabe quando vc liga o som do carro no máximo e fica dando aqueles ruídos? é tipo isso).

XLR é um output balanceado, vc pode ligar em uma mesa para gravar, do mesmo jeito que o line out, com a diferença que o line out não é balanceado.

Ou seja:

- ext. speaker: aqui vc liga uma caixa se quiser mais som - vai ter o som do cubo e mais o som que sair dessa outra caixa.

- line out - vc pode ligar na entrada desbalanceada de uma mesa para gravar ou mixar junto a outros instrumentos

- XLR out - vc pode ligar na entrada balanceada de uma mesa para gravar ou mixar junto a outros instrumentos

E respondendo a sua pergunta:
vc pode mandar fazer uma caixa com falante de 15" (não importa o tamanho) e 250watts (qualquer capacidade acima de 100w tá ok, não vai ter diferença se for 150w, 250w ou 10000w), mas ela TEM QUE SER 8 OHM.
Vacc
Vacc
Membro

Mensagens : 552
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Pedroswaldo Sáb Out 10, 2009 5:10 pm

Opa, valeu pelos esclarecimentos!

Mas a potencia fica dividida entre os falantes (da caixa e do cube)? Ou o som será apenas "somado"? Digo, sem que atenue o som do falante do cubo?
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1138
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Vacc Sáb Out 10, 2009 5:27 pm

Tem que manjar um pouquinho de impedância, mas é tranquilo...
O ampli vai continuar com 100w, mas vai soar diferente.
Quando vc "soma" 8 ohm com 8 ohm dá 4 ohm.
Mesmo que os 100watts se mantenham vc vai perceber um som "maior".
Vacc
Vacc
Membro

Mensagens : 552
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por allexcosta Sáb Out 10, 2009 5:30 pm

Pedro,

Um combo é exatamente a mesma coisa que um set amp+caixa, a única diferença é que já vem COMBinado de fábrica.

Adicionar uma caixa a um combo é o mesmo que adicionar uma caixa a um sistema head+cab e as leis de impedância são as mesmas que você encontra no tópico abaixo:

http://bass.forumeiros.com/amplificadores-monitoracao-f17/entendendo-impedancia-e-ohms-t32.htm

Vale lembrar que você precisa ler e entender o manual do equipamento que tem pra não começar um ritual de fumacinha mágica. Wink

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por allexcosta Sáb Out 10, 2009 5:50 pm

Vacc escreveu:8 ohm é a impedância da caixa.
Isso é importante, já que o manuel diz que o cubo não funcionará adequadamente com outra impedancia (2 ohm ou 4 ohm).

(...)

E respondendo a sua pergunta:
vc pode mandar fazer uma caixa com falante de 15" (não importa o tamanho) e 250watts (qualquer capacidade acima de 100w tá ok, não vai ter diferença se for 150w, 250w ou 10000w), mas ela TEM QUE SER 8 OHM.

Incorreto. A impedância MÍNIMA da caixa externa ou do sistema de caixas externas que deve ser 8ohm (sim, é possível se ligar mais de uma caixa a essa saída, contanto que a impedância mínima do sistema externo seja igual ou maior a 8ohm). O sistema funcionará perfeitamente com caixas de 16 ou 32ohm, ou qualquer impedância ACIMA de 8.

Vacc escreveu:O ampli vai continuar com 100w, mas vai soar diferente.

Incorreto de novo. A não ser que esse combo ignore o falante interno ao se conectar um sistema externo (bem improvável e pouco lógico) é impossível que se mantenha a mesma potência de saída da seção de força trabalhando em impedâncias diferentes. Não conheço bem as especificações desse combo em particular mas deve ser 50W@8ohm (falante interno só) e 100W@4ohm (usando uma caixa externa) ou algo tipo 100W@8ohm e 200W@4ohm.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Cantão Sáb Out 10, 2009 6:17 pm

Allex , tenho um cubo meteoro de 80 w rms , falante de 12" ele possui uma saida speaker do falante para ligar uma caixa de 8ohms...só não entendo o porque desta saida ...teria alguma vantagem de ganho ligando uma caixa externa de 8ohms ?ou seria só pra mandar o som longe da cabeça do cubo ? abraço... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21906
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Pedroswaldo Sáb Out 10, 2009 6:37 pm

Pois é Cláudio, a única coisa que tem no manual do cubo é o que eu mandei...

Daí eu fiquei na dúvida sobre como saber dessas especificações.
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1138
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Vacc Sáb Out 10, 2009 6:43 pm

Alex, no manual diz: "Adopting Roland’s original FFP technology, this highly functional DSP bass amp features 100-watt
sound output through the newly developed 30 cm (12-inch) coaxial 2-way wide-range speaker.
"

Então ele deve mandar 100w com a caixa interna de 8 ohm.

Realmente, como escrevi, parece que ele não poderia ligar caixa de 16 ou 32.
Mas como elas são bastante incomuns para contrabaixo, não atinei para mencionar isso.
Geralmente, se vc entra em uma loja e procura cab de baixo, vai achar de 8 e de 4 ohm, por essa razão, quando disse "tem que ser de 8 ohm,me expressei mal, tentando expressar "não pode ligar de 4 ohm".

Diminuindo a impedância, aumenta o curto e projeta melhor, a grosso modo.
Com certeza o som vai ser percebido de outra maneira, mesmo que a potencia seja a mesma.

Sobre a potência final do conjunto, segue o diagrama de o cube funcionaria em cadeia com outra caixa para tentarmos decifrar todos juntos.

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Cube100
Vacc
Vacc
Membro

Mensagens : 552
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por allexcosta Sáb Out 10, 2009 10:57 pm

Vacc escreveu:Diminuindo a impedância, aumenta o curto e projeta melhor, a grosso modo.
Com certeza o som vai ser percebido de outra maneira, mesmo que a potencia seja a mesma.

Essa parte da sua teoria que estou tendo dificuldade pra entender.

Exemplo 1 - Ligacao em paralelo (a mais comum), adicionando um segundo falante a impedancia cai, portanto o amplificador estara mandando mais potencia, ja que a ultima e inversamente proporcional a impedancia.

Exemplo 2 - Ligacao em serie (a do diagrama que voce postou), a impedancia sobe, portanto o amplificador estara mandando menos potencia.

So tem essas duas possibilidades.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por allexcosta Sáb Out 10, 2009 11:29 pm

Cantão escreveu:Allex , tenho um cubo meteoro de 80 w rms , falante de 12" ele possui uma saida speaker do falante para ligar uma caixa de 8ohms...só não entendo o porque desta saida ...teria alguma vantagem de ganho ligando uma caixa externa de 8ohms ?ou seria só pra mandar o som longe da cabeça do cubo ? abraço... up

Se a saida pra falante externo nao anula o falante interno do amp a potencia sera aproximadamente o dobro. Se anula a vantagem e usar uma caixa diferente, com uma configuracao de falantes diferente. Isso depende de combo pra combo. Leia o manual com cuidado que encontrara a informacao. Se voce nao sabe a impedancia minima de um amp, nao arrisque fazer nada, pois Sao Joao pode chegar mais cedo na sua casa.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por korg Sáb Out 10, 2009 11:33 pm

Gente, acho que no caso em particular do CB100, que é Classe D, acho que vai acontecer algo diferente do que estamos acostumados.
Primeiro que , pelo diagrama de blocos que vem no manual (citado pelo Vacc acima), vemos 2 modulos de potencia ligados aos dois falantes.
Está dificil determinar qual real comportamento do AMP nesse caso, se vai continuar mandando 100W sendo 50W por caixa ou se vai mandar 100W por caixa.

Como o manual cita que o externo TEM que permitir MINIMO de 100W, estou imaginando que são 2 módulos de potência Classe D dentro dele e ai passará enviar 200W total máximo (mas se for isso, estranho a Roland não citar no "marketing" do produto, que seria um baita diferencial!).

Mas é tudo especulação, pois o manual não está claro (baixei pra olhar).

E ainda tem essa info estranha:

External Speaker Recorder
* Less than 8 ohms, more than 100 W

EXT SPEAKER (External Speaker) Jack
You can connect external speaker here.
When connected, sounds are played from both the CUBE and
the external speakers.
* When connecting to an external speaker, make sure the speaker
conforms to the following specifications.
Impedance: 8 ohms maximum
Allowable power input: 100 watts minimum
* Only use speaker cable to connect the speaker. Do not use any shielded
cable designed for use with basses.
* No sound is output from the CUBE’s speaker or any external speaker
when the RECORDING OUT/PHONES jack is in use.



Enfim, só contactando a Roland pra saber exatamente o que vai ocorrer. Porque, baseado no diagrama de blocos, nem é uma ligação paralelo comum a que estamos acostumados. E, se for esse o caso, não duvido que realmente limite o falante a 8 ohms máximo (ele pode possuir circuito de proteção caso seja abaixo de 2 ohms por ex e ser limitado a 8h pelo tipo de ligação citada no diagrama de blocos).

De qualquer forma, o manual foi bem mal feito Razz

[s]

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por allexcosta Sáb Out 10, 2009 11:40 pm

korg escreveu:Como o manual cita que o externo TEM que permitir MINIMO de 100W, estou imaginando que são 2 módulos de potência Classe D dentro dele e ai passará enviar 200W total máximo (mas se for isso, estranho a Roland não citar no "marketing" do produto, que seria um baita diferencial!).

Sinceramente, seria a primeira vez que um fabricante de amplificadores nomeia o produto com metade da potencia que ele produz. O mais provavel (e quase certeza) e que esse combo fala 50W do jeito que vem e 100W com falante externo e a recomendacao de falante externo de minimo de 100W e so uma precaucao. Todos os combos que permitiam falante externo que ja vi trabalham dessa forma.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por korg Sáb Out 10, 2009 11:45 pm

Pode ser mesmo. Mas o diagrama não é claro, muito menos o manual scratch
quem sabe um email pra Roland...

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por korg Sáb Out 10, 2009 11:47 pm

sei não hein Allex... to olhando o manual de novo... ele tem um falante de 12" + tweeter coaxial (essa é nova). To achando que ele manda puro 100W mesmo...
além do que, não faria sentido ele determinar falante externo MINIMO de 100W , não acha?

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por allexcosta Sáb Out 10, 2009 11:55 pm

korg escreveu:sei não hein Allex... to olhando o manual de novo... ele tem um falante de 12" + tweeter coaxial (essa é nova). To achando que ele manda puro 100W mesmo...

Estranho mesmo...

além do que, não faria sentido ele determinar falante externo MINIMO de 100W , não acha?

Isso eu ja vi, mas nunca vi um cubo chamado SUPERMEGA200 ter 400W de potencia em 4ohm.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por korg Sáb Out 10, 2009 11:56 pm

rsrsrs é vero.
Estou mandando email pra roland us. Vamos ver se respondem.
Ah, retificando, é um falante coaxial de 12". Manual que é mal redigido mesmo.

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por allexcosta Dom Out 11, 2009 12:25 am

korg escreveu:Ah, retificando, é um falante coaxial de 12". Manual que é mal redigido mesmo.

Ah ta, eu ja tava doido aqui procurando um tweeter nessa foto:

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Cb100_lg-6a8fc8b5a53a3c7a74b1c9ef32e8cd76

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Cantão Dom Out 11, 2009 12:29 am

allexcosta escreveu:
Cantão escreveu:Allex , tenho um cubo meteoro de 80 w rms , falante de 12" ele possui uma saida speaker do falante para ligar uma caixa de 8ohms...só não entendo o porque desta saida ...teria alguma vantagem de ganho ligando uma caixa externa de 8ohms ?ou seria só pra mandar o som longe da cabeça do cubo ? abraço... up

Se a saida pra falante externo nao anula o falante interno do amp a potencia sera aproximadamente o dobro. Se anula a vantagem e usar uma caixa diferente, com uma configuracao de falantes diferente. Isso depende de combo pra combo. Leia o manual com cuidado que encontrara a informacao. Se voce nao sabe a impedancia minima de um amp, nao arrisque fazer nada, pois Sao Joao pode chegar mais cedo na sua casa.

Então Allex , o cubo tem essa saida speaker , nessa saida está plugado o próprio falante do cubo , se desplugo , anulo o falante do cubo...a idéia original continua ? se eu plugar ali uma caixa externa de 8ohms , vou ter algum ganho extra , ou deixa isso pra lá...e o melhor é nem mexer ?...abraço .

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21906
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por allexcosta Dom Out 11, 2009 12:32 am

Cantão escreveu:Então Allex , o cubo tem essa saida speaker , nessa saida está plugado o próprio falante do cubo , se desplugo , anulo o falante do cubo...a idéia original continua ? se eu plugar ali uma caixa externa de 8ohms , vou ter algum ganho extra , ou deixa isso pra lá...e o melhor é nem mexer ?...abraço .

De potencia voce nao ganha absolutamente nada, mas obviamente o som vai mudar, a nao ser que seja um cab identico que nao faz sentido. Mexe nao...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Nando Vasques Dom Out 11, 2009 12:36 am

Vendo o Diagrama do Circuito postado ai em cima,fica claro que existem duas secoes de amplificacao(Power Amp),uma pro falante interno e outra pro externo,ou seja,nao vai modificar impendancia nenhuma quando ligar o segundo falante,pois os modulos de potencia sao separados!Pouco comun esse tipo de possibilidades em um cubo pequeno desses,mas vendo esse Layout,e essa impressao que tenho! ao que me parece,a Roland colocou 2 amplificadores em um cubo so!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Cantão Dom Out 11, 2009 12:51 am

allexcosta escreveu:
Cantão escreveu:Então Allex , o cubo tem essa saida speaker , nessa saida está plugado o próprio falante do cubo , se desplugo , anulo o falante do cubo...a idéia original continua ? se eu plugar ali uma caixa externa de 8ohms , vou ter algum ganho extra , ou deixa isso pra lá...e o melhor é nem mexer ?...abraço .

De potencia voce nao ganha absolutamente nada, mas obviamente o som vai mudar, a nao ser que seja um cab identico que nao faz sentido. Mexe nao...
Tenho uma foto aqui , que dá pra vc ter uma idéia melhor , a seta nº 1 , mostra ele plugado...note na seta nº2 que o cabo entra pro falante do próprio cubo , no manual diz que eu posso plugar ali uma caixa externa , como eu te especifiquei , que seria de 8ohms...então estaria anulando o falante dela de 12" , porque então eles falam disso como uma vantagem do cubo ? só mudaria o som ? valeu Allex...obrigado pela atenção... up
Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? PhpN33q5K-image33

No meu cubo BX200 também tem essa saida speaker , só que aqui ela não é usada pelo falante do cubo como o da foto acima...neste daria pra ligar uma caixa esterna? seria de quantos hms ? abraço.
Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? PhpN33q5K-bx200

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21906
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Vacc Dom Out 11, 2009 2:33 am

Que massa.
Rendeu muitos posts.
Pelo diagrama, eu tbm estou acreditando que são dois módulos de amplificação.
Vacc
Vacc
Membro

Mensagens : 552
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por allexcosta Dom Out 11, 2009 2:43 am

Nando Vasques escreveu:Vendo o Diagrama do Circuito postado ai em cima,fica claro que existem duas secoes de amplificacao(Power Amp),uma pro falante interno e outra pro externo(...)

Num amp desse tamanho e preco, eu so acredito vendo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por allexcosta Dom Out 11, 2009 6:47 am

Cantão escreveu:No meu cubo BX200 também tem essa saida speaker , só que aqui ela não é usada pelo falante do cubo como o da foto acima...neste daria pra ligar uma caixa esterna? seria de quantos hms ? abraço.

Dificil responder sem ler o manual. Caso nao tenha acesso, ligar pra Meteoro e a melhor opcao.

Voltando ao assunto, algo fora do comum nesse amp da Roland...
Topico do Talkbass:

http://www.talkbass.com/forum/showthread.php?t=588772

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Nando Vasques Dom Out 11, 2009 7:18 am

Nao tem nada de estranho,e isso mesmo que disse.No diagrama de blocos acima descrito,e possivel notar as duas secoes de amplificacao,uma pra cada falante(interno e externo)No diagrama de blocos tem descricao de todos os estagios do Cube,desde sua entrada ate suas saidas,inclusive no manual esta dizendo que ao se conectar o fone de ouvido,o sinal de auto falantes e cortado, como se pode notar no diagrama de blocos.Onde tem uma linha pontilhada que vai ate o Mute!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Pedroswaldo Dom Out 11, 2009 1:32 pm

Affemaria, o trem é enrolado demais mesmo, hein? O post tá rendendo, heheheheheh.

Concordo com vcs, o manual é muito malfeito, nÃo dá para entender direito mesmo...

Korg, vc mandou o email? Acho que vou mandar para a Roland Brasil tb....

Pq to pensando em fazer uma caixa com um falante de 15" para ligar nela, daí to querendo entender esse negócio diteito.

Valeu galera
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1138
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Pedroswaldo Dom Out 11, 2009 1:51 pm

Gozado, olhando agora o diagrama, a impressão que dá é que tem mesmo duas seçòes de amplificação. O símbolo pelo menos tem dois...

Mas como o manual é malfeito, fica a dúvida.
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1138
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Pedroswaldo Dom Out 11, 2009 2:29 pm

Acabei de lembrar, lendo o post do talkbass, que o combo MB-100 da GK, diz no site que é 100W com falante de 12" e que com o extension cabinet (outra caixa, sem amplificação, de 12") o output seria de 150W...

A mesma coisa que o cara do talkbass sugeriu.

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1138
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por allexcosta Dom Out 11, 2009 7:29 pm

Nando Vasques escreveu:Nao tem nada de estranho(...)

Um combo barato de 100W com ligacao dos falantes em serie e bi-amplificado nao e estranho? Eu so tinha visto algo similar em algum modelo da Crate que nem lembro o nome agora...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por korg Dom Out 11, 2009 9:32 pm

Nando Vasques escreveu:Nao tem nada de estranho,e isso mesmo que disse.No diagrama de blocos acima descrito,e possivel notar as duas secoes de amplificacao,uma pra cada falante(interno e externo)No diagrama de blocos tem descricao de todos os estagios do Cube,desde sua entrada ate suas saidas,inclusive no manual esta dizendo que ao se conectar o fone de ouvido,o sinal de auto falantes e cortado, como se pode notar no diagrama de blocos.Onde tem uma linha pontilhada que vai ate o Mute!

Foi o que comentei, 2 modulos de potencia, pelo menos é o que o diagrama dá a entender. E isso justificaria o fabricante determinar MINIMO de 100W pro falante externo. De qualquer maneira, mandei email pro suporte da Roland US, vamos ver se respondem.

allexcosta escreveu:Um combo barato de 100W com ligacao dos falantes em serie e bi-amplificado nao e estranho? Eu so tinha visto algo similar em algum modelo da Crate que nem lembro o nome agora...

Esse cubo não é tão barato assim e o módulo de potência é Classe D, que não é caro. Aliás, por exemplo, existem N amplificadores pra carro atualmente, Classe D de 1, 2, 4 ou mais canais e são bem em conta (e mais baratos que esse cubo).

Mas o diagrama é mal feito, não adianta especularmos muito. E outra coisa, os falantes no diagrama estão interligados em um dos polos, o que fica mais doido ainda. Vai la saber o que a Roland inventou.

Pedroswaldo escreveu:Acabei de lembrar, lendo o post do talkbass, que o combo MB-100 da GK, diz no site que é 100W com falante de 12" e que com o extension cabinet (outra caixa, sem amplificação, de 12") o output seria de 150W...

A mesma coisa que o cara do talkbass sugeriu.

Sim, pode ser sim.

[s]

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Nando Vasques Seg Out 12, 2009 12:16 am

Korg, e Allex,vcs citaram que os falantes estao interligados em um dos polos.Mas em esquemas como esses (chamados de diagramas de blocos) nao quer dizer que estao interligados,so esta representando todas as etapas desde a entrada ate a saida,isso nao significa nenhuma ligacao em serie ou paralelo.esta claro que o segundo falante possui um modulo de potencia separado!O que tem demais nisso gente?Enquanto alguem nao receber um E-mail da Roland explicando isso,vou continuar achando que isso e simplesmente um segundo modulo de amplificacao pro falante externo!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Thales_Sr Seg Out 12, 2009 1:50 am

One way to confirm this is to insert a speaker cable into the extension jack but leave the other end open. If you get no sound, the jacks are in series.

Alguém testa isso...

Pelo diagrama, realmente parece que são ligados em série. Tanto que o desenho do jack do falante externo mostra um jack NF (normalmente fechado). Mas pra garantir, só testando mesmo.

korg
Onde você conseguiu a informação que o CB100 é amplificador classe-D?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por korg Seg Out 12, 2009 3:48 am

Nando Vasques escreveu:Korg, e Allex,(...)O que tem demais nisso gente?Enquanto alguem nao receber um E-mail da Roland explicando isso,vou continuar achando que isso e simplesmente um segundo modulo de amplificacao pro falante externo!

Nando, mas eu falei isso desde o inicio rs parece 2 modulos de potencia mesmo rsrs não estou discordando... mas vamos esperar a resposta da Roland... mandei email cedo.

Thales_Sr escreveu:One way to confirm this is to insert a speaker cable into the extension jack but leave the other end open. If you get no sound, the jacks are in series.

Alguém testa isso...

Pelo diagrama, realmente parece que são ligados em série. Tanto que o desenho do jack do falante externo mostra um jack NF (normalmente fechado). Mas pra garantir, só testando mesmo.

Pois é. E estando em série, até justifica o manual dizer "máximo de 8 ohms" e não o contrário, visto perda de potência. E ligando abaixo de 8ohms, seria indiferente.

Thales_Sr escreveu:korg
Onde você conseguiu a informação que o CB100 é amplificador classe-D?

Cara, procurei mas não estou achando agora em qual documento foi. Tanto manual e site que já acessei... mas tem 2 coisas: FFP acho que só rola em classe D mesmo, pelo tipo de realimentação (fiquei um tempo estudando essa bagaça, mas agora teria que voltar atras no tempo e rever tudo).
"FFP Upgraded with Active Speaker Control
To achieve their high-quality sound and amazing performance, the new D-Bass amps employ breakthrough Roland technology: FFP incorporating Active Speaker Control. FFP (Feed Forward Processing) is a DSP-based process that analyzes incoming signal and maximizes it before it hits the speaker."

E segundo que, olha só o consumo do bicho: 28W !!!!!!!! Com um consumo desses, só classe D mesmo, concorda?
quando achar onde foi eu coloco aqui. Mas acho que toda a família D-Bass da Roland (e os cubes) são Classe D.

[s]

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Thales_Sr Seg Out 12, 2009 12:32 pm

E segundo que, olha só o consumo do bicho: 28W !!!!!!!!
Se esse consumo for considerando o volume no zero (etapa de potência sem fornecer corrente aos falantes), não é tão baixo assim não... Tem amplificadores classe B que conseguem também.

Porém, se for em volume máximo, então a informação tá errada... Não dá pra fornecer 100W para os falantes e puxar só 28 da tomada...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por korg Seg Out 12, 2009 2:50 pm

Thales_Sr escreveu:
E segundo que, olha só o consumo do bicho: 28W !!!!!!!!
Se esse consumo for considerando o volume no zero (etapa de potência sem fornecer corrente aos falantes), não é tão baixo assim não...
Bom, ninguém divulga consumo em volume zero ne... aliás, nem sei se é permitido e seria loucura fazerem isso.

Thales_Sr escreveu:Porém, se for em volume máximo, então a informação tá errada... Não dá pra fornecer 100W para os falantes e puxar só 28 da tomada...

Thales, concordo 10000% com vc , mas o que posso fazer ? são dados fornecidos pelo fabricante, tá no site deles. Eu só reproduzi aqui. Nem conheço ninguem da Roland pra perguntar. De novo, só nos resta esperar resposta dela pro meu email. Mas veja a info do site para os demais amps de baixo:

D-BASS 210: D-Bass Amplifier
Rated Power Output 400 W (Woofer 160 W x 2 + Tweeter 80 W)
Power Consumption 95 W

D-BASS 115: D-Bass Amplifier
Rated Power Output 330 W (Woofer 250 W + Tweeter 80 W)
Power Consumption 92 W

D-BASS 115X: Powered Satellite Cabinet
Rated Power Output 330 W (Woofer 250 W + Tweeter 80 W)
Power Consumption 92 W

CB-100: Bass Amplifier
Rated Power Output 100 W
Power Consumption 28 W


Agora, realmente não mencionam RMS em lugar nenhum ai , deve ser pico então. De qualquer forma concordo com o consumo é muito baixo. Podemos especular mil coisas... bolaram um circuito que chaveia o sinal da saida de tal forma a reduzir consumo e fornecer uma potência APARENTE de 100W ? de repente me equivoquei nem é classe D e inventaram uma classe nova Razz ou então estão ludibriando consumidor ? etc

enfim, não adianta especularmos e viajarmos sobre, só a Roland pode falar o que é.
Mas não me admiro se for um circuito bem bolado "quase inovador" e que nos dê essa potência "aparente" sem prejudicar muito o som. vai saber... pelo menos a Roland sempre fez equipo de qualidade, quem sabe não é mais um ?

[s]

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por allexcosta Seg Out 12, 2009 3:22 pm

korg escreveu:CB-100: Bass Amplifier
Rated Power Output 100 W
Power Consumption 28 W

Agora, realmente não mencionam RMS em lugar nenhum ai , deve ser pico então. De qualquer forma concordo com o consumo é muito baixo. Podemos especular mil coisas... bolaram um circuito que chaveia o sinal da saida de tal forma a reduzir consumo e fornecer uma potência APARENTE de 100W ? de repente me equivoquei nem é classe D e inventaram uma classe nova Razz ou então estão ludibriando consumidor ? etc

Se 100W for "pico" o amp fala 25W. Se for "programa" ele fala 50W... Wink

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Pedroswaldo Seg Out 12, 2009 11:04 pm

Ehehehe, minha caixinha tá gerando a maior polêmica....

Poxa pessoal, valeu mesmo aí pelo interesse em quebrar esse galhão.

De qualquer maneira, se eu fizer uma caixa com um falante maior que 100W e exatos 8 oms (se não me engano a selenium tem vários que atenderiam essa especificaçÃo), nào teria problema, né?

Nesse caso, qual falante vcs recomendariam? Um que fale médios graves.

Tenho familiaridade com marcenaria e fazer a caixa seria tranquilo... Mas o projeto fico em dúvida. Por exemplo, o projeto da própria selenium para um falante de 15" atenderia? O falante em questão (WPU1505) é de 450W.

Se eu usasse outro falante:
15PW3 250W 8 oms, 40 a 4000 (resp de frequencia) (a caixa seria de mesmas dimensões?)

12PW3 200w, 55 a 5000 Caixa seria como??

Ou alguma outra sugestão de quem conhece o combo, para eu ter um pouco mais de som?

Abração pessoal, valeu novamente.

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1138
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Pedroswaldo Seg Out 12, 2009 11:12 pm

Por exemplo, se eu usasse esses falantes de 15" junto com o combo, teria uma resposta satisfatória de timbres (graves e médios)?

Ou seria melhor fazer uma caixa com o 10PW3 em função da sua resposta mais média?

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1138
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Thales_Sr Ter Out 13, 2009 12:42 am

Mas não me admiro se for um circuito bem bolado "quase inovador" e que nos dê essa potência "aparente" sem prejudicar muito o som. vai saber... pelo menos a Roland sempre fez equipo de qualidade, quem sabe não é mais um ?

Se for esse o caso, pra que o falante suportar 100w? Se for pico de 100w, um falante de menor especificação suporta tranquilamente (basta ver que em amplificação profissional se usa amplificadores mais potentes que os falantes, e nenhum deles queima).

A potência enviada aos falantes deve ser RMS mesmo, a Roland não parece ser empresa que fica se utilizando de artifícios pra "aumentar" a potência dos seus produtos.
O consumo deve ser realmente o consumo do circuito, fora a potência enviada aos falantes (no caso, o total seria 128 W).
Não é um consumo MUITO baixo não, um amplificador classe B (ou AB) consome isso.

E aí galera, alguma resposta da roland? Como é ruim não poder analisar o circuito.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por GusVCD Ter Out 13, 2009 1:44 am

korg escreveu:(...) Como o manual cita que o externo TEM que permitir MINIMO de 100W, estou imaginando que são 2 módulos de potência Classe D dentro dele e ai passará enviar 200W total máximo (mas se for isso, estranho a Roland não citar no "marketing" do produto, que seria um baita diferencial!). (...)

[2]

Seria realmente bizarro a empresa negociar um amplificador q é com dois Power amps e não mencionar nada...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por URSOBHZ Ter Out 13, 2009 12:28 pm

No segundo post do pedroswaldo tem uma foto que aparentemente indica que esse amp é classe "D". Se for isso mesmo, o consumo de 28% acima da potência está normal (já os classe AB tem eficiência de 60% e os classe A menos de 50% - alguns bem menos..!!!). E se for classe D, eles suportam bem a variaçãode impedâncias (tarbalham muitas vezes com niveis mais baixos que os calsse AB). tenho um amp classe D aqui que entrega a mesma potência se usar 1, 2, 3 ou 4ohms (Phoenix Gold Xenon 400.1).
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Pedroswaldo Ter Out 13, 2009 5:24 pm

Ei Urso, se vc tá falando do texto no canto inferior, o que está escrito é "this class B digital aparatus", etc......

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1138
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por URSOBHZ Ter Out 13, 2009 5:57 pm

Então "li" errado! Sorry. Classe AB com consumo apenas de 28% a mais do que entrega é ótimo!
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Thales_Sr Ter Out 13, 2009 8:26 pm

e os classe A menos de 50% - alguns bem menos..!!!)
Na verdade, os amplificadores classe A tem eficiência máxima teórica de 25%.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por korg Qui Out 15, 2009 1:51 am

Pessoal
mistério quase resolvido. Quem chegou mais perto foi o André ( Vacc ) mesmo.
Vejam resposta oficial da Roland:

Hello Rodrigo,

The EXT speaker out is wired in series with the internal speaker; so the full 100W would be going through both speakers.

Sincerely,
Roland US Product Support
M-F 7:30am-6:00pm Pacific Time
323-890-3740



Bom, com isso único ganho que vejo mesmo é "espalhar" mais o som do baixo no palco. Bom, século passado quando ainda era tecladista, eu fazia isso as vezes, ligava teclado em 2 amps espalhados no ambiente e eu precisava de bem menos potência para me escutar e os outros também, além de melhorar o timbre no geral (forçava menos o equipamento e o som era mais agradável - ok, coisas de achismos , mas funcionava que era uma maravilha). Então creio que no baixo possa ter um ganho sim. Ainda mais o som grave que vai mais por ressonância. Que acham ? momento discussão. rs
Ah e isso explica o "máximo de 8 ohms" estipulado no manual da Roland, como falei antes. Mas unico motivo de especificar mínimo de 100W de falante, pra mim, so se for por uma possivel pane no falante interno e entrar em curto OU esse pequeno notável da Roland conseguir picos ai de 100 em cada caixa (200?!?!?!?!?), que acho bem difícil.

Infelizmente não informaram o modelo de amplificação adotado nem qual a magia de transformar 28 W em 100 W Laughing
Thales, concordo plenamente com vc, não tem como , mas não sabemos que tecnologia empregou ali, se são 100W RMS ou pico (embora no meu email eu tenha mencionado RMS tempo todo) e se realmente só consome 28W.
Uma coisa é certa, a Roland não pode declarar consumo em operação mínima. Pelo que me consta a lei obriga declarar potência máxima a ser consumida.
Enfim, temos uma forma de saber: Alguem se habilita a medir com um amperímetro pirat ???????? Pedroswaldo ?!?!?!?!?!?!?!? Cool

ah, sobre o warning "this class B digital apparatus" , se não me falha a memória dos velhos tempos de faculdade, é sobre a leis de emissão/interferência regulamentados pela FCC e não por ser um amplificador classe B de áudio. Thales, please, me corrija se estiver errado.
[s]

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por allexcosta Qui Out 15, 2009 2:41 am

korg escreveu:The EXT speaker out is wired in series with the internal speaker; so the full 100W would be going through both speakers.

Pra mim continua sem sentido. Se o amp fala 100W@8ohm e o falante interno e de fato um 8ohm, ao adicionar um falante de 8ohm em serie teremos 16ohm e o amp trabalhara com cerca de 50W. Se adicionarmos um falante de de 4ohm estaremos trabalhando em 12ohm e cerca de 75W. Pra mim e no maximo trocar 6 por meia-duzia, se nao ficar pior...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54707
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por korg Qui Out 15, 2009 2:44 am

existem alguns circuitos que conseguem manter potência mesmo com variação de impedância, obviamente respeitando um limite máximo, no caso de 8 ohms para o externo como mencionado no manual (16 ohms total com o falante interno em serie).

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! Saida External Speaker...... Como funciona? Empty Re: Help!! Saida External Speaker...... Como funciona?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos