Eagle Jazz Bass Sjb 006 Dúvidas de timbragem
+7
Fabio Motta
Sonikado
vinibassplayer
Christian
liba
allexcosta
Tecnology
11 participantes
Página 1 de 1
Eagle Jazz Bass Sjb 006 Dúvidas de timbragem
Tenho duas dúvidas:
1 - Comprei meu Eagle Jazz Bass e levei para a aula. No momento que estava tentando timbrar para slap meu professor disse que o Jazz Bass tem no total 4 timbres. No caso, na mente dele, o volume dos captadores não influencia. Ou seja, se o captador do braço tiver mais alto, vai soar como P Bass, se o da ponte tiver mais alto, vai soar como stingray e se os dois estiverem no mesmo volume, vai sair normal. Isso procede?
2 - É válido fazer um drop B em baixo 4 cordas?
1 - Comprei meu Eagle Jazz Bass e levei para a aula. No momento que estava tentando timbrar para slap meu professor disse que o Jazz Bass tem no total 4 timbres. No caso, na mente dele, o volume dos captadores não influencia. Ou seja, se o captador do braço tiver mais alto, vai soar como P Bass, se o da ponte tiver mais alto, vai soar como stingray e se os dois estiverem no mesmo volume, vai sair normal. Isso procede?
2 - É válido fazer um drop B em baixo 4 cordas?
Tecnology- Membro
Re: Eagle Jazz Bass Sjb 006 Dúvidas de timbragem
1 - Não
2 - Defina "válido"
2 - Defina "válido"
allexcosta- Administrador
É, na minha opinião (o Alex já vem aqui discordar, rs). Acho que o baixo com características de Jazz Bass não tem só 4 timbres, depende do amplificador, pegada e etc...
Acho que se você usar um captador ou outro, só o do braço ou só o da ponte, não será nunca como um Precision muito menos um Music Man. Como diz aquele ditado "parece mas não é".
Prefiro afinar a E em D, ja fiz esse drop e não ficou legal.
Acho que se você usar um captador ou outro, só o do braço ou só o da ponte, não será nunca como um Precision muito menos um Music Man. Como diz aquele ditado "parece mas não é".
Prefiro afinar a E em D, ja fiz esse drop e não ficou legal.
jazz bass tem som de jazz bass, fazer drop vi depender do som que tu vai tocar.
Christian- Membro
@allexcosta
Válido = pegada e som legais
Válido = pegada e som legais
Tecnology- Membro
Tecnology escreveu:Válido = pegada e som legais
Com as cordas certas e regulado, não há porque ficar ruim, comparado ao mesmo instrumento em afinação normal.
acho que a quantidade de timbres depende, além das possibilidades do instrumento, da quantidade de sons que vc consegue variar usando apenas sua mão...
a quantidade depende de varios fatores msm, posição da mao onde vc toca, volume dos captadores, tone do instrumento, combinação entre os caps, a força que vc usa pra tocar... enfim, quem fala que só tem X quantidade de timbres, tá com pensamento bem limitado em relação ao instrumento....
a quantidade depende de varios fatores msm, posição da mao onde vc toca, volume dos captadores, tone do instrumento, combinação entre os caps, a força que vc usa pra tocar... enfim, quem fala que só tem X quantidade de timbres, tá com pensamento bem limitado em relação ao instrumento....
vinibassplayer- Membro
2 - Lembre-se que vc está usando um baixo, não é exatamente necessário dropar a afinação: use um encordoamento de 5 cordas e voalá, B standard.
Sonikado- Membro
e sobre o drop B, é melhor fazer como o Sonikado disse, se o bass aguentar a regulagem, coloca um jogo de 5 nele...
vinibassplayer- Membro
vinibassplayer escreveu:e sobre o drop B, é melhor fazer como o Sonikado disse, se o bass aguentar a regulagem, coloca um jogo de 5 nele...
A tensão sobre o braço seria até menor que em afinação standard.
Acho engraçado ouvir certos tipos de observações vinda de um professor. "O Jazz Bass tem um total de 4 timbres"...O cara não leva em conta cordas, a pegada, regulagens, tocar próximo à ponte ou mais próximo ao braço, entre outras coisas...
Fabio Motta- Membro
Eu diria "professor"....
Andre Azulao- Membro
Para ser mais racional no drop B ou drop F#, sugiro:Sonikado escreveu:2 - Lembre-se que vc está usando um baixo, não é exatamente necessário dropar a afinação: use um encordoamento de 5 cordas e voalá, B standard.
JAZZigo- FCBR-CT
vinibassplayer excelente comentário lá em cima!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
A questão do drop B é o seguinte, é que dá tranquilo tocar no 4 cordas com afinação padrão. A questão é de experimentação de novos timbres e as vezes tocar fiel ao original.
A propósito, toco mais rock do tipo Charlie Brown Jr, reggae rock e gospel
A propósito, toco mais rock do tipo Charlie Brown Jr, reggae rock e gospel
Tecnology- Membro
E a questão dos 4 timbres, ele falou levando em conta só os volumes e o tone
Tecnology- Membro
Tecnology escreveu:E a questão dos 4 timbres, ele falou levando em conta só os volumes e o tone
Mas ainda se levarmos em consideração os volumes e o tone....
Tone ou volumes, aberto, fechado, 80%....50%...misturando tudo..são infinitas possibilidades...
Andre Azulao- Membro
Tecnology escreveu:E a questão dos 4 timbres, ele falou levando em conta só os volumes e o tone
Sem falar de 30, 50%, etc:
1- Tudo aberto
2 - Braço fechado, resto aberto
3 - Ponte fechado, resto aberto
4 - Braço e tone fechados, ponte aberto
5 - Ponte e tone fechados, braço aberto
6 - Ponte e braço abertos, tone fechado
Enfim...
Acho que o professor quis ser bem simples para se fazer entender pro aluno...tipo um panorama inicial...
O JB talvez seja o baixo mais versátil da galáxia e o volume dos captadores influencia muito na timbragem...diria que a influencia se deve 1/3 exatamente a atuação de cada knob.
Dito isto, achei curioso o fato de depois de alguns anos experimentando, aprendi que 4 timbres exatamente me agradam e são os que uso de forma geral:
1 - Tudo aberto.
2 - 2 captadores abertos e tone fechado.
3 - Braço e tone abertos e ponte fechado.
4 - Ponte aberto e braço e tone fechados.
O JB talvez seja o baixo mais versátil da galáxia e o volume dos captadores influencia muito na timbragem...diria que a influencia se deve 1/3 exatamente a atuação de cada knob.
Dito isto, achei curioso o fato de depois de alguns anos experimentando, aprendi que 4 timbres exatamente me agradam e são os que uso de forma geral:
1 - Tudo aberto.
2 - 2 captadores abertos e tone fechado.
3 - Braço e tone abertos e ponte fechado.
4 - Ponte aberto e braço e tone fechados.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos