Trazendo um cort gb de volta a vida !
+17
HenriqueBessa
Emanoel Chequetto
siodoni
talesbass
Stormbringer
henri carvalho
Die
Jazztone
Fabio Motta
Mike_
NeyBass
Guilé
pedrohenrique.astronauta
allexcosta
Thiago Almeida
Uchoa
Eliseumohr
21 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Trazendo um cort gb de volta a vida !
Recentemente adquiri um baixo que foi destruído pelo antigo dono durante uma briga com a namorada por um precinho bem camarada , comprei com a intenção de restaurar !
Tem muito tempo que venho querendo isso pois gosto desse tipo de trabalho e vou levar como um hobby .
Bom o trabalho começou com a desmontagem e separação das partes , o circuito teve sérios danos nos pots e creio que não vou reutilizar , depois veio um longo trabalho de colagem das partes que restaram ...
Bom por enquanto é isso , espero não ter postado fotos em demasia , usei spoiler ,se o tópico estiver infringindo alguma regra não me importo dele ser trancado!
Tem muito tempo que venho querendo isso pois gosto desse tipo de trabalho e vou levar como um hobby .
- Spoiler:
- Spoiler:
- Spoiler:
- Spoiler:
Bom o trabalho começou com a desmontagem e separação das partes , o circuito teve sérios danos nos pots e creio que não vou reutilizar , depois veio um longo trabalho de colagem das partes que restaram ...
- Spoiler:
- Spoiler:
- Spoiler:
- Spoiler:
- Spoiler:
- Spoiler:
Bom por enquanto é isso , espero não ter postado fotos em demasia , usei spoiler ,se o tópico estiver infringindo alguma regra não me importo dele ser trancado!
Eliseumohr- Membro
Re: Trazendo um cort gb de volta a vida !
Trabalho danado .
Será que vai ficar bom ?
Eu teria pego as peças e despachado o resto pro Santo .
Será que vai ficar bom ?
Eu teria pego as peças e despachado o resto pro Santo .
Então , me fiz essa pergunta várias vezes e acabei optando por tentar , pois gosto do desafio e assim pego experiência , pois não pretendo parar mais!
Eliseumohr- Membro
E achei que isso nem tinha mais jeito pelas fotos iniciais, e de repente vejo as fotos do baixo praticamente inteiro Parabéns pelo trabalho
Thiago Almeida- Membro
Muito bom. Essas colagens ficam muito fortes. Depois é só fazer um acabamento legal e usar o baixo normalmente.
allexcosta- Administrador
pedrohenrique.astronauta- Membro
Cort of Doom...rsrsrs
Uma pergunta... e a cara da namorada, saiu inteira ???rsrsrs
Parabéns pelo trabalho e acredito que este processo trará muita satisfação ao tocar um instrumento no qual empenhou tanto esmero...eu me apego muito a instrumentos que faço alguma modificação e tal, imagina esse de restauração. Mande notícias das novidades !
Uma pergunta... e a cara da namorada, saiu inteira ???rsrsrs
Parabéns pelo trabalho e acredito que este processo trará muita satisfação ao tocar um instrumento no qual empenhou tanto esmero...eu me apego muito a instrumentos que faço alguma modificação e tal, imagina esse de restauração. Mande notícias das novidades !
Guilé escreveu:Uma pergunta... e a cara da namorada, saiu inteira ???rsrsrs
Pelo estado que ficou um baixo, é uma pergunta a se fazer realmente....huauahaua
Thiago Almeida- Membro
Podes crer... pelo jeito que o baixo ficou, a moça devia ser muito cara de pau.
Nas fotos iniciais achei que seria impossível restaurar, mas está indo bem. Com exceção do head, as outras partes quebradas são partes que não são impostas forças sobre elas, creio que não dará problema, quanto ao head ainda fico com um pé atraz, mas se vc fez bem feito a colagem creio que não dará problema.
Eu já me sinto orgulhoso de ter conseguido defretar meu baixo e ter ficado tudo certinho, imagina uma restauração dessa.
Parabéns!!!
Eu já me sinto orgulhoso de ter conseguido defretar meu baixo e ter ficado tudo certinho, imagina uma restauração dessa.
Parabéns!!!
NeyBass- Membro
Respondendo as perguntas sobre a namorada do cara , ela nada sofreu ,vou contar o que aconteceu:
Ela comprou o baixo e deu de presente pra ele , depois terminaram o namoro e ela pediu que ele devolvesse o baixo , e ele com raiva bateu o baixo no chão varias vezes , mas pra minha sorte o baixo estava dentro do bag então as peças e partes de madeira não se perderam .
Comprei o baixo dela com bag e tudo paguei 300 pois ela é minha amiga e achei esse valor justo tanto que o valor foi eu quem sugeriu .
Ney, usei titebond nas colagens e já fiz em um outro baixo a troca de escala e nunca deu problema , creio que não vá incomodar .
Agora estou na dúvida d qual pré usar , achei alguns bem baratos no ML , mas ainda vou pesquisar mais , também tenho a opção de usar um Jretro que tenho sobrando aqui em casa , mas aí teria de refazer a furação dos pots !
Conforme for evoluindo vou postando as imagens para o pessoal ir acompanhando e dando sugestões , tambem irei pedir ajuda aos colegas mais experientes !
Ela comprou o baixo e deu de presente pra ele , depois terminaram o namoro e ela pediu que ele devolvesse o baixo , e ele com raiva bateu o baixo no chão varias vezes , mas pra minha sorte o baixo estava dentro do bag então as peças e partes de madeira não se perderam .
Comprei o baixo dela com bag e tudo paguei 300 pois ela é minha amiga e achei esse valor justo tanto que o valor foi eu quem sugeriu .
Ney, usei titebond nas colagens e já fiz em um outro baixo a troca de escala e nunca deu problema , creio que não vá incomodar .
Agora estou na dúvida d qual pré usar , achei alguns bem baratos no ML , mas ainda vou pesquisar mais , também tenho a opção de usar um Jretro que tenho sobrando aqui em casa , mas aí teria de refazer a furação dos pots !
Conforme for evoluindo vou postando as imagens para o pessoal ir acompanhando e dando sugestões , tambem irei pedir ajuda aos colegas mais experientes !
Eliseumohr- Membro
Eu comprei um pré da timber pra usar no tagima, será entregue hj, eles tem vários tipos com quantidades diversas de knobs e configurações.
Na minha humilde opinião acho o Jretro inviável para esse baixo. Eu guardaria para ser aproveitado em um bass mais de responsa.
Na minha humilde opinião acho o Jretro inviável para esse baixo. Eu guardaria para ser aproveitado em um bass mais de responsa.
NeyBass- Membro
Que nada os dois são gente boa tanto ele como ela , inclusive meus amigos , já faz mais de um ano o ocorrido!Guilé escreveu:Podes crer... pelo jeito que o baixo ficou, a moça devia ser muito cara de pau.
Eliseumohr- Membro
Ótimo trabalho!!
Pergunta de leigo: não pode usar o baixo sem o pré? passivo mesmo?
Pergunta de leigo: não pode usar o baixo sem o pré? passivo mesmo?
Mike_- Membro
^.. dá sim... 2V + 1T.
E ainda tiraria os trastes e faria um fretless..
O pré que comprei é assim, além dessa configuração vem 01 chave ativo/passivo, só faria mais um furo.
E ainda tiraria os trastes e faria um fretless..
O pré que comprei é assim, além dessa configuração vem 01 chave ativo/passivo, só faria mais um furo.
NeyBass- Membro
Mike ...então, estou pensando em deixar passivo mesmo , mas só depois de terminar e montar eu poderei tirar minhas dúvidas .
Ney , esse pré da timber me chamou muito a atenção inclusive tem um com chave de seleção pra slap , quanto a deixar fretless já fiz em outro baixo aqui e nunca usei ele , acabei reinstalando os trastes!
Ney , esse pré da timber me chamou muito a atenção inclusive tem um com chave de seleção pra slap , quanto a deixar fretless já fiz em outro baixo aqui e nunca usei ele , acabei reinstalando os trastes!
Eliseumohr- Membro
NeyBass, foi assim mesmo que imaginei. 2V+T. Ficaria um JB tradicional, mas com um MM na ponte.
Eliseumohr, nunca ouvi um Cort GB passivo. Se tivesse dava pra ter uma ideia do timbre dele.
Eliseumohr, nunca ouvi um Cort GB passivo. Se tivesse dava pra ter uma ideia do timbre dele.
Mike_- Membro
Eliseumohr escreveu: Mike ...então, estou pensando em deixar passivo mesmo , mas só depois de terminar e montar eu poderei tirar minhas dúvidas .
Eles parecem ser bacanas mesmo, o meu chega hj, vou instalar esse fds pra ver como é.
Fretless não é todo mundo que curte mesmo.
Só uma idéia: Dava pra vc usar 2V + 1T, aí abria dois furos, 01 chave ativo/passivo e outra chave de 2 ou 3 posições e separar as bobinas do MM, ia te dar uma variedade de timbres.
NeyBass- Membro
Eliseumohr escreveu:Que nada os dois são gente boa tanto ele como ela , inclusive meus amigos , já faz mais de um ano o ocorrido!Guilé escreveu:Podes crer... pelo jeito que o baixo ficou, a moça devia ser muito cara de pau.
Opa...tava brincando, explico: Como se o rapaz tivesse desferido golpes na face da pobre coitada com o instrumento, sacou?
Excelente ! É inacreditável que alguém pudesse dar jeito nesse baixo após esta leve discussão ! Como diz no jargão do meu mercado, o sinistro com PT !
Fabio Motta- Membro
Eu mandaria fazer um outro baixo e aproveitaria só as peças! mas ja que esta sendo ressuscitado, que volte a ser um bom baixo!
Jazztone- Membro
Eu o apelidaria carinhosamente de Herbert Viana !
Fabio Motta- Membro
Coitado do baixo , esse tipo de conserto é normal e se não prestar vai valer só pelo aprendizado !
Agora vou encher os buracos com massa de madeira .
- Spoiler:
- Spoiler:
Agora vou encher os buracos com massa de madeira .
Eliseumohr- Membro
Por que não prestaria ?
Die- Membro
Caramba a briga foi feia.
Acho que ele vai ficar bom, pelo que vi as colagens do braço ficaram perfeita. Acho que colar uma folha de maple alem de esconder as colagens ainda daria um certo reforço.
Acho que ele vai ficar bom, pelo que vi as colagens do braço ficaram perfeita. Acho que colar uma folha de maple alem de esconder as colagens ainda daria um certo reforço.
henri carvalho- Membro
o head realmente da um friozonho na barriga, né? se ele vai aguentar a tensão das cordas... talvez precise de uma abraçadeira ou algo que o valha...
PS:
acho engraçado o lance de pedir os presentes devolta... "tó um presente, mas ele só vale emquanto a gente estiver namorando"
PS:
acho engraçado o lance de pedir os presentes devolta... "tó um presente, mas ele só vale emquanto a gente estiver namorando"
Stormbringer- Membro
Die escreveu:Por que não prestaria ?
Deve ser paranoia minha
Eliseumohr- Membro
henri carvalho escreveu:Caramba a briga foi feia.
Onde encontro folha de maple?
Acompanho seus tópicos e imaginei que você possa me dizer !
Eliseumohr- Membro
A coisa foi feia heim !!!
Que cara louco, devolve e manda ela pro inf..no hhahahhahah.
Sobre o bass, vai ficar legal, estou curioso para ver o resultado final.
A folha de Maple você ache em distribuidoras de madeira ou em marcenarias. eu tenho aqui mas acredito que seja inviavel lhe mandar pois é muito fragil.
Da uma olhada no site da LEOMADEIRAS.
Que cara louco, devolve e manda ela pro inf..no hhahahhahah.
Sobre o bass, vai ficar legal, estou curioso para ver o resultado final.
A folha de Maple você ache em distribuidoras de madeira ou em marcenarias. eu tenho aqui mas acredito que seja inviavel lhe mandar pois é muito fragil.
Da uma olhada no site da LEOMADEIRAS.
talesbass- Membro
Acho que o que daria um reforço legal na colagem seria a colocação de pinos...não sei como se chama a técnica , mas consiste em furar ambas as peças e colar um pino entre elas para fortalecer contra o cisalhamento...mas agora não dá mais.
Guilé você quer dizer cravilha?
Concordo contigo, mas teria que ser feito antes da colagem, agora fica complicado desfazer tudo.
Pior que fazer um serviço é ter que refazer-lo hahhahahah
Concordo contigo, mas teria que ser feito antes da colagem, agora fica complicado desfazer tudo.
Pior que fazer um serviço é ter que refazer-lo hahhahahah
talesbass- Membro
Rapaz...isso mesmo, mas o gúgo falou que é CAVILHA...rsrsrs
Como é bom ver um instrumento que iria para o lixo ser ressuscitado.
Parabéns pelo excelente trabalho.
Parabéns pelo excelente trabalho.
Valeu pessoal ,
Guilé a cavilha eu substituí por parafusos , se olhar de perto fiz dois furos e parafusei com parafusos de 4 cm , um deles atravessou e apareceu a ponta dentro da cavidade do circuito , depois eu vou cortar , pra usar cavilhas seria muito complicado pois os furos teriam de ser perfeitamente alinhados em ambas as partes a serem coladas , coisa que seria quase impossível de ser feito naquela situação !
Guilé a cavilha eu substituí por parafusos , se olhar de perto fiz dois furos e parafusei com parafusos de 4 cm , um deles atravessou e apareceu a ponta dentro da cavidade do circuito , depois eu vou cortar , pra usar cavilhas seria muito complicado pois os furos teriam de ser perfeitamente alinhados em ambas as partes a serem coladas , coisa que seria quase impossível de ser feito naquela situação !
Eliseumohr- Membro
Aqui em São Paulo ma região do gasômetro (bairro que tem um monte de madeireiras) é facil de encontrar.
me manda o teu endereço que eu te mando um pedaço pelo correio,
me manda o teu endereço que eu te mando um pedaço pelo correio,
henri carvalho- Membro
Depois de alguns meses parado resolvi dar andamento no trabalho , a pintura tive de terceirizar pois não tenho equipamento pra isso , apesar de ter ficado aceitável o pintor deixou alguns defeitos .
Bom agora falta comprar o circuito e as cordas alguns ajustes e pronto.
Bom agora falta comprar o circuito e as cordas alguns ajustes e pronto.
Eliseumohr- Membro
Parabéns!!!! Muito legal!!!!
Emanoel Chequetto- Membro
Muito legal!
pedrohenrique.astronauta- Membro
O.o
Que trabalheira... rsrsrs
Ótimo trabalho de restauração, parabéns
Que trabalheira... rsrsrs
Ótimo trabalho de restauração, parabéns
Bacana bicho ! Já montou ele todo? Depois manda um som pra gente com o Lázaro ressucitado...rsrsrs
Caramba, fez mágica. Pelas primeiras fotos eu achava que não tinha mais salvação pra esse baixo. Parabéns.
Thales_Sr- Moderador
Fazer isso com um baixo, por causa de uma namorada!!! É de doer.
Lembrei agora que eu era recém casado e a mulher começou a pegar no meu pé por causa da música e disse em alto e bom tom:
"É mais fácil eu te largar, do que largar a música!"
Essa mulher ficou com tanta raiva do meu baixo!!! Depois foi passando...ao longo dos anos!
Parabéns pelo trabalho!!!
Lembrei agora que eu era recém casado e a mulher começou a pegar no meu pé por causa da música e disse em alto e bom tom:
"É mais fácil eu te largar, do que largar a música!"
Essa mulher ficou com tanta raiva do meu baixo!!! Depois foi passando...ao longo dos anos!
Parabéns pelo trabalho!!!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Muito bom mesmo... ficou excelente, visto o estado quase "sem salvação" que ele estava,
heitor_pg- Membro
Muito bom! Parabéns!!!
Dou muito valor a esse tipo de trabalho.
Dou muito valor a esse tipo de trabalho.
Obrigado pessoal ...depois tiro fotos com melhor resolução essas eu redimensionei e perdeu muito a qualidade .
Falta agora um jogo de cordas e o circuito completo .
Falta agora um jogo de cordas e o circuito completo .
Eliseumohr- Membro