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duvida sobre mistura de timbres

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Mensagem por sboorbou Qui Abr 16, 2015 5:54 pm

boa tarde pessoal

talvez minha pergunta seja descabida, ou impossível de ser respondida..
mas gostaria de arriscar mesmo assim...

me considero um entusiasta... não sou muito bom nem como musico, nem como luthier... este ultimo inclusive não sou nada, o máximo que faço é trocar as cordas do meu instrumento e uma ou outra regulagem de altura nas mesmas xD

mas..
um amigo meu que é musico ( guitarrista ) e marceneiro encasquetou que quer fazer seu próprio instrumento.. e eu entrei na onda e vou ajuda-lo, e de quebra fazer meu próprio baixo...

então cenário posto, vamos a minha duvida/solicitação de orientação...

eu queria tentar uma coisa diferente, já que vou fazer um instrumento, pensei em fazer um modelo diferente de tudo que é comum, e que eu não encontraria em nenhuma loja xD

pensei em fazer um corpo tipo les paul ( com dimensões maiores, para não ficar estranho ao lado do braço do instrumento... afinal contra baixo precisa ser ogro xD)
a questão do corpo acredito não ter nehum problema certo?

agora a questão...

queria colocar vários conjunto de captadores, para serem ligados por chaves do tipo on/off ... mais ou menos assim..

direto colado no braço um conjunto precision, e um segundo conjunto proximo a ele, ficando mais ou menos nesse angulo > um conjunto em relação ao outro, logo atras desses 2 grupos de captadores queria colocar um soap, e colado na ponte um jaz...
seriam 4 grupos distintos de captadores....

esse tipo de abordagem ( captadores ativados com chaves on/off ) e um grande conjunto deles, teriam alguma influencia no tipo de som, ou termos todos ligados ao mesmo tempo?
funcionaria, eletricamente falando?
vocês tem alguma ideia de como ficaria isso? se teria algum resultado pratico ou seria apenas estética?

estou aberto a qualquer consideração...


caso eu tenha colocado no local errado, modera, poderia mover para mim?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 16, 2015 6:02 pm

pensei em fazer um corpo tipo les paul ( com dimensões maiores, para não ficar estranho ao lado do braço do instrumento... afinal contra baixo precisa ser ogro xD)

O Baixo Gibson Les Paul NÃO tem o corpo maior que uma guitarra LP
https://www.google.com.br/search?q=Gibson+Les+Paul+Bass&espv=2&biw=1600&bih=809&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=YiIwVcO8E4vUsAXngoHoCg&ved=0CB8QsAQ#imgrc=uVGYssTzcNmUyM%253A%3BpJz_vmocYqRSmM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.themusiczoo.com%252Fimages%252F3-19-13%252F16638_Les_Paul_Bass_Heritage_Cherry_Sunburst_102330327_a.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.themusiczoo.com%252Fproduct%252F16638%252FGibson-Les-Paul-Bass-Heritage-Cherry-Sunburst%252F%3B1000%3B463

queria colocar vários conjunto de captadores, para serem ligados por chaves do tipo on/off ... mais ou menos assim..
Pra que isso se só se usam 2? 3 capts é muito raro, e, para mim, pouco prático e inútil. Afinal tocar não é ficar mexendo em botões, e a praticidade seria zero... Ademais, há problemas de fase e de saída dos capts (o da ponte TEM que ter maior saída que o do braço).

Mauricio Luiz Bertola
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Mensagem por sboorbou Qui Abr 16, 2015 6:14 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
queria colocar vários conjunto de captadores, para serem ligados por chaves do tipo on/off ... mais ou menos assim..
Pra que isso se só se usam 2? 3 capts é muito raro, e, para mim, pouco prático e inútil

primeiramente obrigado por responder as minhas duvidas..

o caso dos botões on/off seria mudar o timbre do contra baixo ( se funcionar como eu imaginei que funcione )...

estou escolhendo os captadores a dedo, por exemplo agora estou com a página da seymour Duncan aberta ( http://www.seymourduncan.com/comparetones ) comparando os captadores para escolher UM que melhor me sirva...
a ideia seria poder usar todos juntos ( e, imagino eu teria um som mais sujo e grave ) ou então usar só determinado captador e ter um timbre diferente, talvez mais limpo, mais vintage etc......


minha ideia procederia?

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Mensagem por allexcosta Qui Abr 16, 2015 6:20 pm

A idéia não é muito boa. Coisas parecidas já foram tentadas e o resultado foi ruim, principalmente por questões de fase e coisas assim.

Mas dá pra fazer. Quem costuma mexer com isso é o colela e os baixos dele com captação múltipla soam bem, mas ele usa combinações específicas e nunca todos ao mesmo tempo. Procure por ele no fórum e tente trocar uma idéia. Ele tem até um tópico fixo de perguntas e respostas.

Boa sorte.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 16, 2015 6:51 pm

sboorbou escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
queria colocar vários conjunto de captadores, para serem ligados por chaves do tipo on/off ... mais ou menos assim..
Pra que isso se só se usam 2? 3 capts é muito raro, e, para mim, pouco prático e inútil

primeiramente obrigado por responder as minhas duvidas..

o caso dos botões on/off seria mudar o timbre do contra baixo ( se funcionar como eu imaginei que funcione )...

estou escolhendo os captadores a dedo, por exemplo agora estou com a página da seymour Duncan aberta ( http://www.seymourduncan.com/comparetones ) comparando os captadores para escolher UM que melhor me sirva...
a ideia seria poder usar todos juntos ( e, imagino eu teria um som mais sujo e grave ) ou então usar só determinado captador e ter um timbre diferente, talvez mais limpo, mais vintage etc......


minha ideia procederia?

Não.
Como o Allex afirmou acima (e eu concordo), esse negócio de uma "muntueira" de captadores é pouco prático, fonte de problemas, e, no uso em uma banda, inútil...
Incentivo-o firmemente a construir seu baixo Les Paul, mas seja mais realista em relação à captação.
Se vc quiser mais opiniões ou sugestões, pode me enviar por MP também.
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Mensagem por sboorbou Qui Abr 16, 2015 6:53 pm

allexcosta escreveu:A idéia não é muito boa. Coisas parecidas já foram tentadas e o resultado foi ruim, principalmente por questões de fase e coisas assim.

Mas dá pra fazer. Quem costuma mexer com isso é o colela e os baixos dele com captação múltipla soam bem, mas ele usa combinações específicas e nunca todos ao mesmo tempo. Procure por ele no fórum e tente trocar uma idéia. Ele tem até um tópico fixo de perguntas e respostas.

Boa sorte.

obrigado pela dica, vou procura-lo para trocar umas ideias...

se qualquer um de vocês souber de outro topico no forum que tenha uma experiencia parecida, agradeço pelo link

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

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Mensagem por sboorbou Qui Abr 16, 2015 6:56 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Não.
Como o Allex afirmou acima (e eu concordo), esse negócio de uma "muntueira" de captadores é pouco prático, fonte de problemas, e, no uso em uma banda, inútil...
Incentivo-o firmemente a construir seu baixo Les Paul, mas seja mais realista em relação à captação.
Se vc quiser mais opiniões ou sugestões, pode me enviar por MP também.

Bertola,
Cara, obrigado pelas dicas.
eu estou estudando essa ideia, talvez fazer uma coisa mais "realista" vai ser meu trabalho final mesmo Very Happy


mas só para acrescentar ao meu conhecimento, quais problemas eu enfrentaria?
quais são as barreiras que impedem o uso de um conjunto ( numericamente falando ) maior de captadores?

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Mensagem por sboorbou Qui Abr 16, 2015 7:32 pm

senhores,
vou adicionar aqui alguns links, sem informações tecnicas, mas com ideias...
se eu conseguir tocar este projeto para frente, vou ir reunindo toda a informação que eu tiver aqui, usando como um "diario" e talvez ajudando outros .

http://www.talkbass.com/threads/do-you-got-any-homemade-basses.746315/

http://www.talkbass.com/threads/post-your-3-pickup-basses.772776/


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Mensagem por CG Qui Abr 16, 2015 8:10 pm

sboorbou escreveu:
http://www.talkbass.com/threads/do-you-got-any-homemade-basses.746315/


Olha o chupa cabras aí... Ri Muito
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Mensagem por sboorbou Sex Abr 17, 2015 2:14 pm

eu estou seriamente inclinado a buscar este conjunto de captadores
http://www.emgpickups.com/bass/pj-models/pj-models-passive/gzr-pj.html#reviews

é o modelo GZR PJ, da EMG.

Eu ouvi um pouco eles funcionando... e cara... lindo xD

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Mensagem por NeyBass Sex Abr 17, 2015 2:23 pm

Posso estar falando besteira, mas sendo um modelo Gibson eu faria com escala reduzida, menor que 34", usaria tarraxas ultralight e no máximo 4 cordas.

Esse modelo de corpo tende a possuir neckdive.

Esse tanto de captador é legal pela tentativa de algo novo, mas eu passaria a montagem para alguém como o colela, isso não deve ser facil ligar.

Boa sorte no projeto!!
NeyBass
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Mensagem por sboorbou Sex Abr 17, 2015 3:28 pm

NeyBass escreveu:

Boa sorte no projeto!!


obrigado.
provavelmente ( se se provar possível fazer o que quero, e sim é só para ser diferente.. xD ) vai ser um profissional que vai fazer xD

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Mensagem por sboorbou Sex Abr 17, 2015 3:44 pm

NeyBass escreveu:
Sendo um modelo Gibson eu faria com escala reduzida, menor que 34", usaria tarraxas ultralight e no máximo 4 cordas.

Esse modelo de corpo tende a possuir neckdive.

Mesmo eu aumentando as "proporções" do corpo?
eu pensei em fazer fretless ( vai ser minha primeira experiencia com um ), e com um corpo no mesmo modelo, mas mais "cavalo", como falei la no primeiro post... será que resolveria?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Abr 17, 2015 4:48 pm

Para mim a questão do "neck-dive" é secundária, e, com uma escala de 32 pol (por exemplo), isso fica minimizado. Um corpo em cedro também ajuda...
Não tem que aumentar proporção de corpo não...
Mauricio Luiz Bertola
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