Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos.
5 participantes
Página 1 de 1
Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos.
Gente pra começar tinha uma conta aqui e não to conseguindo mais acessar
Bom, minha duvida que na verdade é apenas uma questão que quero que me ensinem ou coisa do tipo
Voltei a tocar faz um mês depois de quase 5 meses parado, e agora to reaprendendo algumas coisas, queria que vocês compartilhassem técnicas, modos, tudo que faça com que eu expresse tristeza ou melancolia em uma musica, porque? porque amo solos tristes ( são os melhores)
pois bem ficarei muito grato se compartilhassem comigo o que vocês sabem sobre como construir solos tristes.
Desde já agradeço
Bom, minha duvida que na verdade é apenas uma questão que quero que me ensinem ou coisa do tipo
Voltei a tocar faz um mês depois de quase 5 meses parado, e agora to reaprendendo algumas coisas, queria que vocês compartilhassem técnicas, modos, tudo que faça com que eu expresse tristeza ou melancolia em uma musica, porque? porque amo solos tristes ( são os melhores)
pois bem ficarei muito grato se compartilhassem comigo o que vocês sabem sobre como construir solos tristes.
Desde já agradeço
Última edição por DanielContrabaixista em Ter Abr 21, 2015 10:58 am, editado 1 vez(es)
DanielContrabaixista- Membro
Re: Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos.
DanielContrabaixista escreveu:Gente pra começão tinha uma conta aqui e não to conseguindo mais acessar
Qual?
allexcosta- Administrador
o id é fegt5000 so q não lembro mais a senha kk e ela n ta no meu email principal pensei que estava
allexcosta escreveu:DanielContrabaixista escreveu:Gente pra começão tinha uma conta aqui e não to conseguindo mais acessar
Qual?
Daniel, é uma questão complicada de ser expressa tecnicamente, é uma questão de feeling mesmo. Modos e escalas menores com poucas notas ajudam, mas não é nada absoluto.
Nelson Bass- Membro
Use modo dórico, que nada mais é que o segundo grau do campo harmónico ( começando um tom acima do primeiro grau)
colada da web:
DÓRICO
Para construir o modo Dórico noutra nota utilizamos o padrão: T-S-T-T-T-S-T. O modo Dórico é mais comum de ser ouvido na música Celta e nas primeiras músicas folk na América derivadas de melodias Irlandesas. Músicas escritas no modo Dórico têm uma sonoridade melancólica e cheias de alma, porque a última nota da escala não se resolve por completo, então soa quase que como uma questão sem resposta.
colada da web:
DÓRICO
Para construir o modo Dórico noutra nota utilizamos o padrão: T-S-T-T-T-S-T. O modo Dórico é mais comum de ser ouvido na música Celta e nas primeiras músicas folk na América derivadas de melodias Irlandesas. Músicas escritas no modo Dórico têm uma sonoridade melancólica e cheias de alma, porque a última nota da escala não se resolve por completo, então soa quase que como uma questão sem resposta.
Paulo Penna- Membro
Melancólico nessa pegada aqui?
Convidado- Convidado
DanielContrabaixista escreveu:o id é fegt5000 so q não lembro mais a senha kk e ela n ta no meu email principal pensei que estava
Troquei a senha do fegt5000 e mandei para você por MP. Avise quando conseguir logar com o outro usuário.
allexcosta- Administrador
Paulo Penna escreveu:Use modo dórico, que nada mais é que o segundo grau do campo harmónico ( começando um tom acima do primeiro grau)
colada da web:
DÓRICO
tem algum baixista que utiliza ou que tem alguma obra solo com esse tipo de construção harmônica?
jaco possui alguma?
Max Payne escreveu:Melancólico nessa pegada aqui?
bem isso so que no lugar do violão gostaria de um exemplo no contrabaixo pra mim levar como base mas valeu é nesse caminho ai
DanielContrabaixista escreveu:Max Payne escreveu:Melancólico nessa pegada aqui?
bem isso so que no lugar do violão gostaria de um exemplo no contrabaixo pra mim levar como base mas valeu é nesse caminho ai
what so agora percebi que é um baixo tocando
Bom gente andei estudando e vendo um pouco do que vocês falaram.
Vi um tópico aqui no fórum sobre harmonia modal e fiquei com uma duvida tipo o modo dórico é caracterizado para musicas tristes, porem tipo se eu estou tocando uma música no tom de "A" dai pra mim fazer um solo triste vou ter que fazer o solo com sonoridade triste vou ter que utilizar a escala de "Bm" porque ela é o modo dórico desse modo certo? e outra a base desse solo tem que estar em "Bm"?? aguardo respostas
Vi um tópico aqui no fórum sobre harmonia modal e fiquei com uma duvida tipo o modo dórico é caracterizado para musicas tristes, porem tipo se eu estou tocando uma música no tom de "A" dai pra mim fazer um solo triste vou ter que fazer o solo com sonoridade triste vou ter que utilizar a escala de "Bm" porque ela é o modo dórico desse modo certo? e outra a base desse solo tem que estar em "Bm"?? aguardo respostas
fegt5000
what so agora percebi que é um baixo tocando Shocked
Hehehe.. Esse é um baixo tenor de 4 cordas (baixo de 6 cordas sem a E e a B)
E o baixista é o eterno mestre Victor wooten.
E essa música é uma das mais lindas que já ouvi na vida.Mais cheia de feeling ainda não ouvi...
Vi um tópico aqui no fórum sobre harmonia modal e fiquei com uma duvida tipo o modo dórico é caracterizado para musicas tristes, porem tipo se eu estou tocando uma música no tom de "A" dai pra mim fazer um solo triste vou ter que fazer o solo com sonoridade triste vou ter que utilizar a escala de "Bm" porque ela é o modo dórico desse modo certo? e outra a base desse solo tem que estar em "Bm"?? aguardo respostas Very Happy
Essa resposta é meio complicada.Como já falaram aqui,é uma soma de fatores que faz um solo ser melancólico.Se for pra dar uma dica,eu diria que,no modo Jônio, usar a 9 maior,a sétima maior e a quinta justa da escala com uma certa insistência ajuda bastante...
Mas o melhor mesmo é ouvir bastante.Sentir o feeling e absorver.Não tem tanto segredo.
what so agora percebi que é um baixo tocando Shocked
Hehehe.. Esse é um baixo tenor de 4 cordas (baixo de 6 cordas sem a E e a B)
E o baixista é o eterno mestre Victor wooten.
E essa música é uma das mais lindas que já ouvi na vida.Mais cheia de feeling ainda não ouvi...
Vi um tópico aqui no fórum sobre harmonia modal e fiquei com uma duvida tipo o modo dórico é caracterizado para musicas tristes, porem tipo se eu estou tocando uma música no tom de "A" dai pra mim fazer um solo triste vou ter que fazer o solo com sonoridade triste vou ter que utilizar a escala de "Bm" porque ela é o modo dórico desse modo certo? e outra a base desse solo tem que estar em "Bm"?? aguardo respostas Very Happy
Essa resposta é meio complicada.Como já falaram aqui,é uma soma de fatores que faz um solo ser melancólico.Se for pra dar uma dica,eu diria que,no modo Jônio, usar a 9 maior,a sétima maior e a quinta justa da escala com uma certa insistência ajuda bastante...
Mas o melhor mesmo é ouvir bastante.Sentir o feeling e absorver.Não tem tanto segredo.
Convidado- Convidado