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O design do headstock seria tão importante ao instrumento?

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Mensagem por gpraxedes Ter maio 12, 2015 10:40 pm

O que acham desse vídeo?

É preciso um certo grau de conhecimento em inglês:

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Mensagem por Jazztone Qua maio 13, 2015 11:16 am

Eu acho que sim, o headstock define visualmente o instrumento, pois quando alguém entra na loja uma das principais caracteristicas (alem do som e qualidade) que levam a escolha de um baixo ou guitarra e o modelo do headstock pois o visual e muito importante sim soma de mais para se ter um instrumentos do seu gosto.

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Mensagem por gpraxedes Qua maio 13, 2015 11:25 am

Mas o vídeo se refere à influência do design do headstock na tocabilidade, afinação, som e em alguns casos, até na duração do braço. Ele tem uma teoria do porquê da quebra dos braços de algumas Gibsons.
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Mensagem por bodhan Qua maio 13, 2015 1:31 pm

Muito interessante o vídeo.
Gostei das explicações com relação às tensões envolvidas nos variados designs de headstocks e suas consequências.
Interessante a explicação sobre headstocks inclinados feitos com aquela colagem chanfrada. Sempre achei que este recurso é uma forma de economizar madeira, e ele confirmou. O design com headstock integral, segundo ele, é muito mais ressonante.

Algum luthier colega daqui do fórum tem algo a dizer? Acho o assunto fascinante!
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Mensagem por Raul S. Qua maio 13, 2015 1:49 pm

gpraxedes escreveu:(...) Ele tem uma teoria do porquê da quebra dos braços de algumas Gibsons.
aqui nesse tópico: [AJUDA] Reparo de Headstock, falamos um pouco sobre esse problema da Gibson, e o Bertola explica o que é a "mão expanhola" que, segundo o Allex, é um erro de design da marca desde sua fundação.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:(...) Instrumentos no qual há um angulo da "mão" em relação à escala, e a mesma (a "mão") é colada ao resto do braço por uma colagem reversa (a madeira é cortada inclinadamente, num angulo reverso ao da mão) (...).
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Mensagem por NESCAU Qua maio 13, 2015 1:54 pm

Li numa revista certa vez que o Leo Fender quando fundou a Music Man disse que a principal parte de um instrumento é o headstock e nele deve ser concentrada uma atenção especial por que é o primeiro lugar que o comprador/músico olha no instrumento. Enfim... Acho que faz sentido. Quanto ao fato do headstock influenciar na tocabilidade do instrumento, também acho que é verdade, não fosse isso, a M Laghus não tinha aquele sistema, salvo engano, que proporciona melhor estabilidade da corda si nos baixos de 5 cordas.
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Mensagem por gpraxedes Qua maio 13, 2015 2:03 pm

Eu senti segurança no que esse Luthier falou. Ele tem outros vídeos interessantes também.
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Mensagem por subgrave Qua maio 13, 2015 2:07 pm

Inclusive já li aqui no fórum mesmo que até a massa do headstock tem influências no instrumento, como por exemplo nos deadspot dos Fender...

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Mensagem por gpraxedes Qua maio 13, 2015 2:08 pm

^ Verdade, não lembrava disso.
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Mensagem por joseluiz.avilajr Qua maio 13, 2015 2:25 pm

eu ainda não vi todo o video. mas ele ja erra em dizer que a gibson tem a scarf joint, A GIBSON NÃO TEM SCARF JOINT OU COLAGEM ESPANHOLA. SE TIVESSE COM CERTEZA QUEBRARIA MENOS.
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Mensagem por gpraxedes Qua maio 13, 2015 2:29 pm

Ele fala das tensões "exageradas" no headstock das Gibsons.
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Mensagem por joseluiz.avilajr Qua maio 13, 2015 2:55 pm

eu concordei com ele em algumas coisas, principalmente o final que ele diz algo como não é que sejam uma porcaria, mas que podem ser melhoradas.

a questão da afinação que ele fala, na hora que voce gira a tarracha e da um estalo e a afinação sobe demais, isso é problema de nut, e não de angulo de head.

a colagem espanhola ou scarf joint, tem um limite de força, se a madeira que tu for usar é mais forte que a força de ruptura da cola (tipo hard maple, marfim, etc) é melhor não fazer, mas tipo mogno, cedro, madeira mais faceis de quebrar é melhor usar a scarf joint.

eu uso também por questão de estética, onde uso uma madeira diferente do braço pra dar um visual diferente.

vou colocar o link pois a imagen pode ser muito grande.
https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xaf1/v/t1.0-9/11133682_800681976687240_1673869685048175430_n.jpg?oh=4f107bce20b58a0835bec267fe70374d&oe=55CC10EF&__gda__=1439021150_f92d7f24beb3f5d7fdc23cf948e6e897
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Mensagem por gpraxedes Qua maio 13, 2015 3:02 pm

Tem outro vídeo que ele fala (entre outras coisas) que a industria não melhora seus produtos simplesmente porque os consumidores não querem, não perguntam o porquê das coisas ou querem simplesmente manter "a tradição".
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Mensagem por bodhan Qua maio 13, 2015 3:22 pm

joseluiz.avilajr escreveu:eu ainda não vi todo o video. mas ele ja erra em dizer que a gibson tem a scarf joint,  A GIBSON NÃO TEM SCARF JOINT OU COLAGEM ESPANHOLA. SE TIVESSE COM CERTEZA QUEBRARIA MENOS.

José, não estou aqui para defender o cara, mas no vídeo ele não disse especificamente que a Gibson usa este tipo de colagem. Ele não citou nenhuma empresa ao explicar sobre a colagem espanhola ... Reveja o vídeo aos 8 min!
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Mensagem por bodhan Qua maio 13, 2015 3:32 pm

joseluiz.avilajr escreveu:a questão da afinação que ele fala, na hora que voce gira a tarracha e da um estalo e a afinação sobe demais, isso é problema de nut, e não de angulo de head.

Mais uma vez, José, não estou aqui para defender o cara, mas quando ele falava do nut prendendo, ele não se referia ao ângulo do headstock. Creio que ele disse é que a posição da tarraxa com relação ao nut, quando causa uma força lateral, pode causar problemas, pode agarrar mais do que devia, pois está gerando dois tipos de força ao mesmo tempo: uma força para baixo e uma força lateral. Diz ele que prefere alinhar a corda com o nut de forma a não gerar um ângulo lateral.
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Mensagem por Edão Qua maio 13, 2015 3:53 pm

Paralelo ao debate, certa vez li que a inspiração do Leo Fender pro headstock de seus instrumentos foi a silhueta da cabeça de um cavalo.
Realmente o headstock fender lembra a cabeça de um cavalo.
Nunca mais vi isso escrito em lugar nenhum.
Será que procede, pois se for, a concepção foi muito intuitiva.
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Mensagem por joseluiz.avilajr Qua maio 13, 2015 3:58 pm

bodhan escreveu:
joseluiz.avilajr escreveu:a questão da afinação que ele fala, na hora que voce gira a tarracha e da um estalo e a afinação sobe demais, isso é problema de nut, e não de angulo de head.

Mais uma vez, José, não estou aqui para defender o cara, mas quando ele falava do nut prendendo, ele não se referia ao ângulo do headstock. Creio que ele disse é que a posição da tarraxa com relação ao nut, quando causa uma força lateral, pode causar problemas, pode agarrar mais do que devia, pois está gerando dois tipos de força ao mesmo tempo: uma força para baixo e uma força lateral. Diz ele que prefere alinhar a corda com o nut de forma a não gerar um ângulo lateral.

no angulo lateral ok. pode acontecer isso. mas ele falou também o ao angulo de "caimento" do head. com um bom nut isso não seria um grande problema.

eu concordo com algumas coisas que ele fala.

mas na realidade ele ta tentando vender o peixe dele. e ta vendendo bem.

as empresas realmente não mudam por comodidade, e porque os fãs ficariam loucos se mudar alguma coisa nelas, a gibson fez meia duzia de buraco nas guitarras(tone chambers) e a galera demorou quase 20 anos pra assimilar isso.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua maio 13, 2015 5:56 pm

Para o reforço de braços com "mão" angulada", tipo Gibson, a fábrica podería usinar na parte detrás do braço "canaletas" e inserir nelas peças de madeira mais resistente. Isso tornaría os instrumentos de "mão" angulada bem mais resistentes. O problema é o custo em economia de escala.
P.S.: Não ví o vídeo...
Recentemente troquei o braço de um baixo SG meu por um SEM angulação, mas com o design idêntico ao Gibson (cortesia do grande Samuel Martins!). O instrumento ficou com maior ressonância. Mais graves ele obteve porque a escala do braço original (um antigo Giannini reformado) era de 34pol. e o atual é de 32pol.
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Mensagem por Andremoura Sáb maio 16, 2015 10:39 pm

Edão escreveu:Paralelo ao debate, certa vez li que a inspiração do Leo Fender pro headstock de seus instrumentos foi a silhueta da cabeça de um cavalo.
Realmente o headstock fender lembra a cabeça de um cavalo.
Nunca mais vi isso escrito em lugar nenhum.
Será que procede, pois se for, a concepção foi muito intuitiva.

Edão, procure a imagem da vista lateral de um headstock de violino, violoncelo ou contrabaixo. Acredito que a inspiração tenha vindo dali...
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Mensagem por JAZZigo Dom maio 17, 2015 12:09 am

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Mensagem por Edão Dom maio 17, 2015 6:19 pm

Andremoura escreveu:
Edão escreveu:Paralelo ao debate, certa vez li que a inspiração do Leo Fender pro headstock de seus instrumentos foi a silhueta da cabeça de um cavalo.
Realmente o headstock fender lembra a cabeça de um cavalo.
Nunca mais vi isso escrito em lugar nenhum.
Será que procede, pois se for, a concepção foi muito intuitiva.

Edão, procure a imagem da vista lateral de um headstock de violino, violoncelo ou contrabaixo. Acredito que a inspiração tenha vindo dali...

Pode ser, mas compara o head do PB 51 ou Telecaster com o formato da cabeça de um cavalo...
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