Jeff Berlin destruindo o Tio Marquinhos
+13
criminalbass
danielferreiradz
SILVIAO
piabives
dibass
zegaman4
bodhan
pedro.broggini
Vicente Ganem
Edão
Guilé
gpraxedes
allexcosta
17 participantes
:: Fórum Técnico :: Baixistas
Página 1 de 1
Jeff Berlin destruindo o Tio Marquinhos
Ok, comparação boba só pra criar uma polêmica, mas o fraseado do "pofexor" é brincadeira... Me admira ele não ser mais conhecido.
allexcosta- Administrador
Re: Jeff Berlin destruindo o Tio Marquinhos
Bom demais!
gpraxedes- Membro
Esse velho é bom...
Edão- Membro
Q legal!eu so não acho q o Jeff Berlin esteja desconhecido, vi uma reportagem de capa na bassplayer brasil, acho q faz 1 ano mais ou menos,
Vicente Ganem- Membro
Dois gênios.
A diferença está no fator "showman", que o Marcus Miller tem de sobra.
A diferença está no fator "showman", que o Marcus Miller tem de sobra.
pedro.broggini- Membro
Vejo dois estilos distintos na improvisação.
O MM com um fraseado mais tradicional de blues e uma pegada pesada, estalando as cordas.
O JB com um fraseado mais para jazz-blues e uma pegada com notas nítidas e articuladas.
Gosto dos dois!
O MM com um fraseado mais tradicional de blues e uma pegada pesada, estalando as cordas.
O JB com um fraseado mais para jazz-blues e uma pegada com notas nítidas e articuladas.
Gosto dos dois!
bodhan- Membro
Vicente Ganem escreveu:Q legal!eu so não acho q o Jeff Berlin esteja desconhecido, vi uma reportagem de capa na bassplayer brasil, acho q faz 1 ano mais ou menos,
Sim, mas não é um mito como MM, Wooten ou Jaco. E deveria ser, na minha opinião.
Acho que talento não se discute rsrs. Bom, o MM soube se projetar artisticamente, criando sua carreira solo consolidada. Como Nathan East é no ramo music session sideman, vejo que o Jeff Berlin escolheu outros campos para explorar, ainda mais na área educacional se não me engano. Gosto muito da participação dele no álbum Road Games do Allan Holdsworth (esse guitarrista e seu ciclos de quartas é impressionante), além da turnê que o Jeff fez com o Yes no final dos anos 80
zegaman4- Membro
concordo plenamente contogoallexcosta escreveu:Vicente Ganem escreveu:Q legal!eu so não acho q o Jeff Berlin esteja desconhecido, vi uma reportagem de capa na bassplayer brasil, acho q faz 1 ano mais ou menos,
Sim, mas não é um mito como MM, Wooten ou Jaco. E deveria ser, na minha opinião.
Vicente Ganem- Membro
Ops contigo!
Vicente Ganem- Membro
gosto dos 2 tb concordo que o Miller com 5 cordas parece mais travado ou perdido
sobre o Jeff deveria ser bem mais conhecido mesmo muitos alunos meus nao tem nem ideia de quem seja quando cito o nome pela primeira vez
sobre o Jeff deveria ser bem mais conhecido mesmo muitos alunos meus nao tem nem ideia de quem seja quando cito o nome pela primeira vez
dibass- Membro
Allex, lembro de ter visto algum comentário seu em outro tópico, fazendo alusão ao Jeff Berlin ser um dos poucos a fazer frente ao Jaco em técnica, na época. Além do próprio JB, quem apareceria nessa lista? Penso em AJ, Carol Kaye, Nico e no Luizão, muito embora já tenha lido em algum lugar o Nico dizer que tinha o Jaco como ídolo - não quero dizer nada com isso, mas geralmente os fãs "copiam" os ídolos até encontrarem sua identidade.
piabives- Membro
piabives escreveu:Além do próprio JB, quem apareceria nessa lista? Penso em AJ, Carol Kaye, Nico e no Luizão
Naquela época lá? Difícil dizer... AJ é tão diferente que não cabe bem. CK não tem essa técnica ou velocidade toda, é mais conhecida pelas escolhas das notas, linhas e noção harmônica. Nico incomodava um pouco o Jaco, pelo que sei, mas não sei mais detalhes sobre isso. O Jaco também fez comentários negativos sobre o Miller certa feita, o que demonstra que o Miller era bom, apesar de muito diferente.
Óbvio que existiam já outros caras tocando muito, como o Laboriel, Johnson, Rainey e tantos outros...
Nesse universo de 16th notes, o Ralphe Armstrong já gravava com uma galera também, mas é inegável que Jaco criou um jeito e um estilo que foram copiados por vários baixistas daquela época e é até hoje, assim como o Jamerson o fez.
^Victor Bailey?Contemporâneo ,mesmo notavelmente influenciado por JP, ele era ja naquela época muito fluente em seus fraseados.
SILVIAO- Membro
allexcosta escreveu:Naquela época lá? Difícil dizer...
Também vejo essa diferença quando trago o AJ à discussão. Mas técnica por técnica, não conheço muitos trabalhos que pudessem ser colocados aqui, além deste e do próprio Nico. Talvez Patitucci e Pino. Tem outros como Clarke e Caron, que não conheço muita coisa.
Pus CK e Luizão mais por causa da musicalidade que certamente os diferencia em meio a tantos bons músicos.
piabives- Membro
AJ é o Anthony ou o Alphonso, hehe? O Alphonso ao meu ver é BEM "Jaco"...
Quanto ao Marcus, acho o fraseado dele (sem slap) muito massa!
Já do Berlin nunca fui fã... De repente preciso ouvir mais, mas sou mais o Marcus!
Pro meu gosto ele só podia "estilingar" menos e usar mais o fretless, até porque os timbres também são sensacionais!!!
Quanto ao Marcus, acho o fraseado dele (sem slap) muito massa!
Já do Berlin nunca fui fã... De repente preciso ouvir mais, mas sou mais o Marcus!
Pro meu gosto ele só podia "estilingar" menos e usar mais o fretless, até porque os timbres também são sensacionais!!!
danielferreiradz- Membro
Tive a oportunidade assisti-lo tocando com Scott Henderson e o cara é monstro!
Cara, a parada é a seguinte: estudem ambos fraseados desse vídeo. Se tirarem 2 ideias de cada um, vai valer por horas de aulas normais.
Adoro o som do Tio jeff ! muito bom gosto nas improvisaçoes e frases e não posso deixar de citar que uma de suas caracteristicas principais no timbre é o uso do chorus de longe ja sabemos que o Jeff berlin ahahhahah O trabalho dele com allan holdsworth solo e com bill bruford é sensacional recomendo , com certeza ele é uma das minhas influencias .
Victor colmenero- Membro
Nesse vídeo nota-se o JB mais "em casa", o MM manda bem no estilo, mas acho que seu diferencial é mesmo o slap, talvez seja por ser o estilo que o consagrou.
Assistindo percebi o JB mais sendo o dominador do assunto, assim como seria o contrario se fosse uma brincadeira de slaps.
Assistindo percebi o JB mais sendo o dominador do assunto, assim como seria o contrario se fosse uma brincadeira de slaps.
NeyBass- Membro
Victor colmenero escreveu:não posso deixar de citar que uma de suas caracteristicas principais no timbre é o uso do chorus
Sabe que nunca havia me "tocado" disso... rsrsrsrs... isso explica parte do meu gosto pelo One of a Kind e Feels Good to Me ^.^