Pedro Jaguaribe
+2
afonsodecampos
Rico
6 participantes
:: Fórum Técnico :: Baixistas
Página 1 de 1
Pedro Jaguaribe
Já fazem muitos anos que sempre quis prestar uma homengem ao meu falecido amigo Pedro Jaguaribe, mas nunca tive coragem de fazê-lo. Convivi diariamente com ele meses antes de sua morte (no ano 2000, se não me engano), mas naquela época o Pedrão já não falava muito bem, então tive acesso a sua história por meio de reportagens que ele me mostrava, e posteriormente por meio de algumas raras publicações que vez por outra aparecem, falando sobre esse cara que além de ótimo baixista esteve nos bastidores da produção da Blitz e de gente como Gabriel Pensador.
Como baixista, tocou em bandas progressivas obscuras no início dos anos 70. Grupos como Lodo, Veludo (que teve Gustavo Schroeter, o batera da Cor do Som), além do genial Raul e Sá, Rodrix e Guarabira...
E para homenagear meu amigo que este ano faz 15 anos de falecido, apresento a vocês um trabalho instrumental gravado pelo grupo Ponte Aérea, no início dos longínquos anos 80. Pedro é o segundo da esquerda para a direita.
Longe de ser uma obra prima, ainda assim, um trabalho bastante bom.
Como baixista, tocou em bandas progressivas obscuras no início dos anos 70. Grupos como Lodo, Veludo (que teve Gustavo Schroeter, o batera da Cor do Som), além do genial Raul e Sá, Rodrix e Guarabira...
E para homenagear meu amigo que este ano faz 15 anos de falecido, apresento a vocês um trabalho instrumental gravado pelo grupo Ponte Aérea, no início dos longínquos anos 80. Pedro é o segundo da esquerda para a direita.
Longe de ser uma obra prima, ainda assim, um trabalho bastante bom.
Rico- Eterno Colaborador
Re: Pedro Jaguaribe
Bela homenagem, deve estar tocando muito com a galera lá de cima!!!!
afonsodecampos- Membro
Valeu pessoal! Tenho muito orgulho de ter conhecido o meu amigo Pedro, e espero com essa pequenina homenagem ajudar a desfazer um pouquinho esse estigma que os baixistas de rock carregam consigo, principalmente num país com memória musical abaixo de zero...
Rico- Eterno Colaborador
Que estigma Rico??Seu amigo era um excelente baixista,ótima homenagem!
SILVIAO- Membro
Ele é Pai do meu irmão! Linda homensagem, vou compartilhar com ele amanhã. Pedro também trabalhou com Charlie Brow Jr, ele era como um Pai para o Chorão, cantor da banda. Lembro de turnes com The Wailers, de ter jogado capoeira com o Pato Banton com o Pedro e o Bruno produzindo.. muita história... linda homenagem amigo! grande abraço em nome da família do Pedrão! Abrcs a todos
marcello allevato- Membro
Rico, ele tocou no Veludo? Grande banda! Ouço com muita frequência um registro deles ao vivo. Progressivo da melhor qualidade:
Willian Casagrande- Membro
Ele tocou num pré Veludo, com o Gustavo Schroeter, mas a banda progressiva dele era o Lodo. Lembro dos quadros com matérias do Globo que ficavam na casa dele. Tinha uma em que o Sergio Dias dizia que o Lodo era a banda mais promissora do Rock brasileiro, em 72, acho. Isso foi durante a fase progressiva dos Mutantes, quando a banda do Pedro abria os shows.
Infelizmente a banda teve sua trajetória interrompida quando o sítio em que ensaiavam foi invadido, e todo equipamento roubado. Ampeg, Marshall, Gibson... Tudo embora.
Tem um livro que fala do Rock Brasil dessa época, e que conta essa passagem.
Em 77 Pedro gravou um classico com Sá e Guarabyra, "Pirão de Peixe com Pimenta".
Que legal outro amigo do Pedrão por aqui...
Infelizmente a banda teve sua trajetória interrompida quando o sítio em que ensaiavam foi invadido, e todo equipamento roubado. Ampeg, Marshall, Gibson... Tudo embora.
Tem um livro que fala do Rock Brasil dessa época, e que conta essa passagem.
Em 77 Pedro gravou um classico com Sá e Guarabyra, "Pirão de Peixe com Pimenta".
Que legal outro amigo do Pedrão por aqui...
Rico- Eterno Colaborador
Em tempo: eu assisti a um show do Veludo em 2007, acho, aqui num espaço alternativo-doidão chamado Nectar.
Elias Mizrahi nos teclados, tocando demais, e meu amigo Gustavo Schroeter (certamente o batera mais pesado que eu já ví tocar neste Brasil) detonando na batera, em uns compassos pra lá de loucos...
Elias Mizrahi nos teclados, tocando demais, e meu amigo Gustavo Schroeter (certamente o batera mais pesado que eu já ví tocar neste Brasil) detonando na batera, em uns compassos pra lá de loucos...
Rico- Eterno Colaborador
Massa! O tecladista da minha banda tem o Elias no Facebook, se não me engano rsrs.
Dessa história do incêndio, bem trágica, não sabia. Vou até socializar com a galera.
Essa Lodo eu também não conhecia. Estamos pensando em montar uma seleção de músicas do prog nacional pra tocar na banda, desde Módulo 1000 até Mutantes pós-Rita, Veludo (treta, mas, tentando muito rs),O Terço, Casa das Máquinas etc. A intenção é pegar uns progs latinos também, como La Maquina de Hacer Pájaros, o Yes "hermano" rs.
Dessa história do incêndio, bem trágica, não sabia. Vou até socializar com a galera.
Essa Lodo eu também não conhecia. Estamos pensando em montar uma seleção de músicas do prog nacional pra tocar na banda, desde Módulo 1000 até Mutantes pós-Rita, Veludo (treta, mas, tentando muito rs),O Terço, Casa das Máquinas etc. A intenção é pegar uns progs latinos também, como La Maquina de Hacer Pájaros, o Yes "hermano" rs.
Incêndio????
Vai a luta, mas isso vai dar um trabalho...Fora que a quantidade de disco mal gravado nessa época torna tudo mais complicado.
Vai a luta, mas isso vai dar um trabalho...Fora que a quantidade de disco mal gravado nessa época torna tudo mais complicado.
Rico- Eterno Colaborador
Eita, eu li que o sítio tinha sido "incendiado" ao invés de "invadido"!
Sim, vai. Projeto 2020, como a gente diz nos ensaios rsrs
Sim, vai. Projeto 2020, como a gente diz nos ensaios rsrs
Boa sorte!!!! Isso é algo que eu gostaria de fazer um dia...
Rico- Eterno Colaborador