Diferença sonora entre pontes de Fender Precision dos anos 58 ao 62
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Diferença sonora entre pontes de Fender Precision dos anos 58 ao 62
Prezados,
Estou com um projeto de um Fender P/J ativo baseado em 2 Fender históricos, o conhecido Fender American Precision Bass 62 "Stranglehold", assim batizado após as modificações que o saudoso baixista Rob Grange do Ted Nugent ocasionou, obtendo a sonoridade eternizada na primeira música do disco de 1975 do referido guitarrista. O segundo instrumento é um Fender Power Jazz Bass Japan Special 84 "FUJIGEN".
Meu projeto está muito bem adiantado, já possuo o corpo, braços e outras partes.
Porém, a dúvida pertinente a este sub-grupo é sobre a ponte "bridge", eu gostaria de saber a diferença na sonoridade das pontes listadas abaixo, e o que cada uma pode influenciar e agregar ao timbre do baixo com madeira Swamp Ash. Esta é a única parte que esta dando um pouco de trabalho, pois eu quero usar uma ponte desta época, mas como o Rob Grange usou o baixo que eu citei, os resultados passam por essas pontes:
1ª- Fender Precison Bass Assembly 62 American vintage
2ª- 4-Saddle American Vintage Bass with Threaded Steel "Barrel" Saddles
3ª- 4-Saddle American Vintage Bass with Threaded Steel "Barrel" Saddles
O que seria essa ponte 4-Saddle comthreaded steel "barrel" saddles? ela não é feita de zinco no caso? ela vai proporcionar mais sustain?
Detalhes técnicos:
Usarei 2 captadores, o do meio será um Dimarzio Will Power Middle DP146BK que de acordo o site do fabricante de uma escala de 0 a 10, tem as seguintes notas Treble 5, Midle 8, Bass 8.
Já o captador da ponte, que pelo o que eu entendi, ele proporciona mais brilho aos agudos e médios (a furação do corpo está para um single coil) e no caso ali vai um captador de Jazz bass, quais deveriam ser as características de Treble, MIdle e Bass, levando em considerações o Captador usado anteriormente?
Eu pensei em um Dimarzio DP 148 Ultra Jazz Bass que de acordo o site do fabricante de uma escala de 0 a 10, tem as seguintes notas Treble 5, Midle 5, Bass 7.
Esses captadores são os utilizados pelo Billy Sheehan no Yamaha Attitude III, justamente para mesclar com essa sonoridade, peso, brilho e sustain nesta sonoridade.
No aguardo das opiniões.
Estou com um projeto de um Fender P/J ativo baseado em 2 Fender históricos, o conhecido Fender American Precision Bass 62 "Stranglehold", assim batizado após as modificações que o saudoso baixista Rob Grange do Ted Nugent ocasionou, obtendo a sonoridade eternizada na primeira música do disco de 1975 do referido guitarrista. O segundo instrumento é um Fender Power Jazz Bass Japan Special 84 "FUJIGEN".
Meu projeto está muito bem adiantado, já possuo o corpo, braços e outras partes.
Porém, a dúvida pertinente a este sub-grupo é sobre a ponte "bridge", eu gostaria de saber a diferença na sonoridade das pontes listadas abaixo, e o que cada uma pode influenciar e agregar ao timbre do baixo com madeira Swamp Ash. Esta é a única parte que esta dando um pouco de trabalho, pois eu quero usar uma ponte desta época, mas como o Rob Grange usou o baixo que eu citei, os resultados passam por essas pontes:
1ª- Fender Precison Bass Assembly 62 American vintage
2ª- 4-Saddle American Vintage Bass with Threaded Steel "Barrel" Saddles
3ª- 4-Saddle American Vintage Bass with Threaded Steel "Barrel" Saddles
O que seria essa ponte 4-Saddle comthreaded steel "barrel" saddles? ela não é feita de zinco no caso? ela vai proporcionar mais sustain?
Detalhes técnicos:
Usarei 2 captadores, o do meio será um Dimarzio Will Power Middle DP146BK que de acordo o site do fabricante de uma escala de 0 a 10, tem as seguintes notas Treble 5, Midle 8, Bass 8.
Já o captador da ponte, que pelo o que eu entendi, ele proporciona mais brilho aos agudos e médios (a furação do corpo está para um single coil) e no caso ali vai um captador de Jazz bass, quais deveriam ser as características de Treble, MIdle e Bass, levando em considerações o Captador usado anteriormente?
Eu pensei em um Dimarzio DP 148 Ultra Jazz Bass que de acordo o site do fabricante de uma escala de 0 a 10, tem as seguintes notas Treble 5, Midle 5, Bass 7.
Esses captadores são os utilizados pelo Billy Sheehan no Yamaha Attitude III, justamente para mesclar com essa sonoridade, peso, brilho e sustain nesta sonoridade.
No aguardo das opiniões.
Rogério Badland- Membro
- Mensagens : 69
Localização : Arujá- SP
Re: Diferença sonora entre pontes de Fender Precision dos anos 58 ao 62
Perguntar a mesma coisa em vários tópicos não rola. Utilize seu tópico em lutheria para futuras dúvidas.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
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