Baixo de 5 cordas pra metal
+20
Mike_
Vicente Ganem
Coder
JAZZigo
Luanmn
SirGalahad
Stormbringer
Sonikado
Uchoa
Vinicius F
Breno_Barnabe
CG
vitones
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
Ferium
rafael.buzzi.andrade
JaeggerJazz
Ricardo
Jaquie Livino
24 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Baixo de 5 cordas pra metal
Tenho um Phoenix estilo precision, 4 cordas, que possui uns captadores fuleiros mas a madeira é boa. Não empena e nem desafina. Por isso tava querendo colocar uns captadores melhores e refazer parte elétrica, pra ele ficar top. Agora estou pensando em trocar por um de 5 cordas pra não ter que ficar dropando o tempo todo pra tocar metal em D ou C com uma banda e hard rock e punk em E com outra banda. Será que é vantagem?
Jaquie Livino- Membro
Re: Baixo de 5 cordas pra metal
Boa noite! Desculpe, mas não entendi bem a pergunta. Você quer saber se é mais vantagem trocar os caps do seu Phoenix 4 cordas ou comprar um baixo de cinco cordas que seria mais interessante para as música que você toca, é isso?
Ricardo- Membro
Será que é vantagem?
Sim,é vantagem...
Porém você terá que se adaptar a essa nova corda extra,a B0.Isso leva um certo tempo, que é muito relativo e varia de um músico pro outro.Mas você tem que estar ciente de que terá que se adaptar.
Sim,é vantagem...
Porém você terá que se adaptar a essa nova corda extra,a B0.Isso leva um certo tempo, que é muito relativo e varia de um músico pro outro.Mas você tem que estar ciente de que terá que se adaptar.
Convidado- Convidado
Eu compro seu PHX... Cara uma vez fiz um freela para uma banda de Metal de um brother e peguei um Rock Bass Corvette 5C, gostei bagarai do Baixo, tirando o fato de ser 5C que acho estéticamente escroto, era um p#$% baixo..
JaeggerJazz- Membro
Ricardo escreveu:Boa noite! Desculpe, mas não entendi bem a pergunta. Você quer saber se é mais vantagem trocar os caps do seu Phoenix 4 cordas ou comprar um baixo de cinco cordas que seria mais interessante para as música que você toca, é isso?
Isso, ficar dropando o o tempo todo não é cômodo, além do fato de que para o baixo não trastejar em dó, precisa ser regulado de modo a ficar com mais tensão, e aí pra tocar em mi fica duro pacas.
Jaquie Livino- Membro
Cinco cordas, sem medo. Vale o investimento adicional, e você vai acabar, de certa forma, ganhando mais variabilidade.
Eu acho extremamente chato ficar mudando afinação e com o tempo, então, vai se tornando uma prática insuportável.
Eu acho extremamente chato ficar mudando afinação e com o tempo, então, vai se tornando uma prática insuportável.
Ferium- Membro
(2)rafael.buzzi.andrade escreveu:Se teu lance é metal... reserva uma grana e vai no de 5 cordas
Teve uma época em que eu tocava meu Bertola's P-Bass 5 cordas (ao fundo nesse "avatar" aí), mas agora só tô usando os de 4...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Vou contra a maré aqui.
Depois que entendi o que é esse negócio de dropar (levei anos) acho que funciona melhor em baixos dedicados para cada afinação. A digitação específica e o timbre de cada corda em um baixo de 4 cordas fazem diferença em relação a um de 5. Se você usa 3 afinações, tenha 3 baixos.
Depois que entendi o que é esse negócio de dropar (levei anos) acho que funciona melhor em baixos dedicados para cada afinação. A digitação específica e o timbre de cada corda em um baixo de 4 cordas fazem diferença em relação a um de 5. Se você usa 3 afinações, tenha 3 baixos.
allexcosta- Administrador
eu faço free lance com algumas bandas e, entre uma ou outra, sempre acabo tendo que afinar o baixo em meio tom. e as vezes isso complica na regulagem das cordas.
vou pegar um novo bass (possivelmente um S.martyn ) para já deixar regulado com uma afinação e o outro com outra.
vou pegar um novo bass (possivelmente um S.martyn ) para já deixar regulado com uma afinação e o outro com outra.
vitones- Membro
allexcosta escreveu:Vou contra a maré aqui.
"Contra a maré" não, pois concordo com você. Este é o "melhor dos mundos"...
lembro que uma vês fui tirar uma música do sliknot (duality ) e a afinação original era B,Gb,B,E se não me engano, e com o baixo regulado com a tensão baixa, o som ficou bem próximo do original, mas as cordas ficaram tão frouxas que parecia corda de varal kkkk
vitones- Membro
vitones escreveu:lembro que uma vês fui tirar uma música do sliknot (duality ) e a afinação original era B,Gb,B,E se não me engano, e com o baixo regulado com a tensão baixa, o som ficou bem próximo do original, mas as cordas ficaram tão frouxas que parecia corda de varal kkkk
Esse é o ponto. Com baixos dedicados, você usa as cordas corretas nas tensões corretas.
allexcosta- Administrador
vitones escreveu:lembro que uma vês fui tirar uma música do sliknot (duality ) e a afinação original era B,Gb,B,E se não me engano, e com o baixo regulado com a tensão baixa, o som ficou bem próximo do original, mas as cordas ficaram tão frouxas que parecia corda de varal kkkk
Solução:
CG- Moderador
Ah... também acho que ter um baixo para cada afinação seja o ideal... mas pelo que entendi o autor do post vai fazer ou uma coisa, ou outra...
entre ficar dropando e voltando o tempo todo e ter um baixo que supra essa necessidade nem precisar ficar alterando afinação o tempo todo... a segunda opção é melhor...
se puder dar um up no phoenix e ainda comprar um 5c... vai fundo... mas entendi que isso não era opção.
entre ficar dropando e voltando o tempo todo e ter um baixo que supra essa necessidade nem precisar ficar alterando afinação o tempo todo... a segunda opção é melhor...
se puder dar um up no phoenix e ainda comprar um 5c... vai fundo... mas entendi que isso não era opção.
rafael.buzzi.andrade escreveu:
se puder dar um up no phoenix
Dar up no Phoenix e igual a dar up em um Lada:
CG- Moderador
Eu partiria pra um 5 cordas sim, mas deixaria o 4 cordas aí por um tempo caso não se adaptasse.
Breno_Barnabe- Membro
allexcosta escreveu:Vou contra a maré aqui.
Eu discordo.Eu não acho que o timbre iria fazer tanta diferença assim ao ponto de ter que investir em 3 baixos diferente$$$ (e manter esses baixo$$$...).
Um bom 5 cordas dá conta do recado fácil,fácil,preservando o bolso e a comodidade
É por essas questões de necessidade de um baixo de 5,que costuma surgir muito,que nunca indicaria a um aluno um baixo de 4 cordas,com todo respeito a quem curte,toca neles.
Convidado- Convidado
Depende... esses tempos eu experimentei um phoenix que não era ruim... se ele gosta da ergonomia e se o baixo segura bem a afinação... botar um captador honesto pode ser uma boa opção....CG escreveu:Dar up no Phoenix e igual a dar up em um Lada
Sem entrar em marcas/preço... vale o bom senso também
Pra metal eu compraria um de 5 também. Dependendo do estilo vai querer usar da B à G.
Não sei como estão os modelos de entrada hoje em relação às 5 cordas. Quando fui fazer essa transição também, a quase 9 anos atrás, a maioria dos modelos de entrada ainda tinham a B bem tosca. Embolava tudo com as guitarras, ainda mais se o guitarrista for aquele pentelho que coloca o bass no 10 sempre. Já um nível acima tinha opções bem bacanas, como os rockbass, yamahas, squier VM etc
Se puder mantenha o seu 4 cordas. Se ele tiver um timbre mais vintage, talvez seja legal um de 5 com timbre mais moderno, pra variar mais seu set.
Não sei como estão os modelos de entrada hoje em relação às 5 cordas. Quando fui fazer essa transição também, a quase 9 anos atrás, a maioria dos modelos de entrada ainda tinham a B bem tosca. Embolava tudo com as guitarras, ainda mais se o guitarrista for aquele pentelho que coloca o bass no 10 sempre. Já um nível acima tinha opções bem bacanas, como os rockbass, yamahas, squier VM etc
Se puder mantenha o seu 4 cordas. Se ele tiver um timbre mais vintage, talvez seja legal um de 5 com timbre mais moderno, pra variar mais seu set.
Vinicius F- Membro
Use encordoamento de 5 cordas. Deixa a G de lado. A menos que vc toque muitas músicas que precisem da G como precisam da B (hmmm... bem incomum).
Sonikado- Membro
wow... acabei de responder outro topico sobre 5 cordas .
Eu fico feliz que a galera esteja perdendo o preconceito com os 5 cordas.
Pois bem, "pra metal" é subjetivo, porque da pra tocar metal até de fretless.
Sobre afinações estranhas: Eu procuro não usar, eu sempre transponho... Da pra tirar de ouvido ou pegar uma tablatura/guitar pro e reposicionar as notas na afinação padrao... tendo um baixo de 5 cordas é uma tarefa relativamente fácil.
Eu fico feliz que a galera esteja perdendo o preconceito com os 5 cordas.
Pois bem, "pra metal" é subjetivo, porque da pra tocar metal até de fretless.
Sobre afinações estranhas: Eu procuro não usar, eu sempre transponho... Da pra tirar de ouvido ou pegar uma tablatura/guitar pro e reposicionar as notas na afinação padrao... tendo um baixo de 5 cordas é uma tarefa relativamente fácil.
Stormbringer- Membro
Com 5c tem a praticidade de não precisar ficar trocando afinação, mas por outro lado você vai ter que fazer malabares em alguns momentos, a digitação pode ficar mais difícil, exigindo mais abertura e movimento.
Atualmente nas gigs eu tenho levado um 5c, mas acho bem desconfortável tocar algumas musicas, tô achando que vale mais a pena levar mais de um baixo mesmo.
Atualmente nas gigs eu tenho levado um 5c, mas acho bem desconfortável tocar algumas musicas, tô achando que vale mais a pena levar mais de um baixo mesmo.
SirGalahad- Membro
Dependendo do que for tocar, só rola com corda solta em afinação drop. Se não for o caso e der pra adaptar os riffs pras 5 cordas, vai fundo!
Luanmn- Membro
Aproveitando o ensejo deste tópico, apesar de não ser metaleiro, adquiri recentemente um par de encordoamentos drop F#, a fim de realizar algumas experiências com cargas de profundidade. Só não consegui decidir ainda, qual dos meus baixos será a vítima cobaia.
JAZZigo- FCBR-CT
SirGalahad escreveu:Com 5c tem a praticidade de não precisar ficar trocando afinação, mas por outro lado você vai ter que fazer malabares em alguns momentos, a digitação pode ficar mais difícil, exigindo mais abertura e movimento.
fiquei tentando imaginar em qual cenário teria uma abertura ou mais movimento que num de 4c... mais abertura, só se o comprimento da escala for maior, tipo 35 ou 36 polegadas...
mais movimento também não necessariamente...
Stormbringer- Membro
vai amarrar um poste no baixo kkkkk
O cara nao usa palheta usa martelo kkkk depois posta ai pra gente ver como ficou brother
O cara nao usa palheta usa martelo kkkk depois posta ai pra gente ver como ficou brother
JaeggerJazz- Membro
kkkkkkkkStormbringer escreveu:
Vicente Ganem- Membro
Da pra usar um formão como palheta,
Vicente Ganem- Membro
Stormbringer escreveu:
fiquei tentando imaginar em qual cenário teria uma abertura ou mais movimento que num de 4c... mais abertura, só se o comprimento da escala for maior, tipo 35 ou 36 polegadas...
mais movimento também não necessariamente...
2
Convidado- Convidado
kkkkkkkkkkkkkk
Boa!!
Mas fiquei super curioso pra saber qual é a dessas cordas!
Boa!!
Mas fiquei super curioso pra saber qual é a dessas cordas!
Mike_- Membro
Eu toco metal em baixos de 5 e 6 cordas e gosto de transpor tudo. São muitas músicas com muitas afinações diferentes? As vezes eu toco com uma digitação levemente diferente da pegada original e consigo resultados interessantes, rola até uns estudos nesses momentos...
Eduardo Tob- Membro
Valeu pelos conselhos todos! E pelas zoeiras também...
Vou experimentar um cort jazz bass de 5 cordas que estão tentando me vender por 1.000.
Um tal de Cort GB 35j
Vou experimentar um cort jazz bass de 5 cordas que estão tentando me vender por 1.000.
Um tal de Cort GB 35j
Jaquie Livino- Membro
1000 TÁ CARO MANO!!!!
É UM BAITA BAIXO MAS TÁ CARO!!! E outra os Caps desse baixo são fraquinhos!! Tinha um desse e coloquei captação malagoli, aí ficou bom... se quiser gastar 300 conto a mais vai em frente.
Ou Põe mais 100 conto e compra um Cort Action 5C ativo...
É UM BAITA BAIXO MAS TÁ CARO!!! E outra os Caps desse baixo são fraquinhos!! Tinha um desse e coloquei captação malagoli, aí ficou bom... se quiser gastar 300 conto a mais vai em frente.
Ou Põe mais 100 conto e compra um Cort Action 5C ativo...
JaeggerJazz- Membro
^Não achei o preço de 1k nenhum absurdo não... Dependendo do estado de conservação,eu acho que vale sim.
É um contrabaixo muito legal,bem construído,bem acabado,timbre muito bacana.
Já toquei no TOP de linha dessa série GB,e gostei muito.
Procurei pelo preço desse baixo novo,mas só achei em uma loja: R$ 1.413
Se chega o valor pra 900 ficaria ainda melhor...
Mas veja se o baixo ta bem conservado.
No mais,não vi nenhum absurdo no preço.
É um contrabaixo muito legal,bem construído,bem acabado,timbre muito bacana.
Já toquei no TOP de linha dessa série GB,e gostei muito.
Procurei pelo preço desse baixo novo,mas só achei em uma loja: R$ 1.413
Se chega o valor pra 900 ficaria ainda melhor...
Mas veja se o baixo ta bem conservado.
No mais,não vi nenhum absurdo no preço.
Convidado- Convidado
^com 1200 ele pega um action 5C ativo 0Km que é muito mais Baixo...
JaeggerJazz- Membro
^Olha,gostei mais do timbre do GB,mas é gosto...Não vi nada de tão superior no Action V
Porém, de um 4 cordas e partir pra um de 5 com espaçamento de 16,5mm,pode ser uma experiência ruim,pois geralmente os 4 cordas na esmagadora maioria das vezes tem espaçamento grande...
O GB oferece um espaçamento maior,que favorece a um número maior de técnicas.
Porém, de um 4 cordas e partir pra um de 5 com espaçamento de 16,5mm,pode ser uma experiência ruim,pois geralmente os 4 cordas na esmagadora maioria das vezes tem espaçamento grande...
O GB oferece um espaçamento maior,que favorece a um número maior de técnicas.
Convidado- Convidado
Schecter Stiletto Deluxe 5
24 trastes, escala de 35", ativo (18v). R$989,00 no boleto nessa loja abaixo.
Um amigo tem um quase igual (mesma captação, acabamento melhor) e usa pra tocar metal. Ele nem pensa em trocar de baixo.
Toquei com ele umas duas vezes e gostei do som e da pegada.
O espaçamento é estreito também (16,5-17mm). A escala de 35 pol. ajuda com a sizona(B), mas você pode estranhar...
Apesar do endereço do link dizer dlx 4 é um cinco cordas:
http://www.obradec.com.br/cordas-1/contrabaixo-4-cordas-schecter-stiletto-deluxe-dlx-4-1.phtml
Um amigo tem um quase igual (mesma captação, acabamento melhor) e usa pra tocar metal. Ele nem pensa em trocar de baixo.
O espaçamento é estreito também (16,5-17mm). A escala de 35 pol. ajuda com a sizona(B), mas você pode estranhar...
http://www.obradec.com.br/cordas-1/contrabaixo-4-cordas-schecter-stiletto-deluxe-dlx-4-1.phtml
Normando Neto- Membro
Puxa....não sabia dessas cordas com esses especificações. Toco com afinação baixa e mesmo regulado a B sempre ficava estranha. Quando uso o baixo de 5 cordas, uso a afinação normal, somente transpondo as notas, sem malabarismos e como mencionado, vale como estudo.
fernando pullbass- Membro
Normando Neto escreveu:Schecter Stiletto Deluxe 5
Normando,eu não indicaria esse baixo.
Nunca testei ele plugado,mas quando peguei ele pra tocar,desligado,não curti a tocabilidade.Mas isso é apenas gosto meu mesmo.
Mas dois detalhes negativos sobre essa possível compra dele eu ressaltaria:
1) escala invade o corpo sem necessidade nenhuma,podendo causar um desconforto naquela área ao praticar slap pra alguns baixistas...
2) mesmo motivo do Cort Action: espaçamento pequeno demais.Sair de um 4 cordas e pegar um de 5 com esse espaçamento de pode ser frustrante.
Outro detalhe que eu poderia ressaltar é em relação ao timbre,que vejo o Cort GB como melhor,mas aí seria questão de gosto.
Eu compraria o Cort GB 35J usado.O considero um baixo muito melhor e,se nosso brother der uma "chorada" e o preço cair pra 900,mais show de bola ainda!
Convidado- Convidado
O baixo ta novo. O cara comprou como usado mas veio lacrado. Eu fico apreensiva com esse lance do espaçamento pequeno. O meu phoenix tem umas escalas enormes.
Jaquie Livino- Membro
Jaquie Livino escreveu:O baixo ta novo. O cara comprou como usado mas veio lacrado. Eu fico apreensiva com esse lance do espaçamento pequeno. O meu phoenix tem umas escalas enormes.
É só uma questão de adaptação. Nada mais.
Para quem mãos pequenas, como eu, espaçamento menor é mais confortável.
Maurício Luiz Bertola escreveu:É só uma questão de adaptação. Nada mais.
Maurício,isso eu acho muito relativo (tanto o tamanho da mão,quanto a adaptação).
Entenda: comecei num Washburn com espaçamento pequeno.Depois que fui aprendendo,senti falta de um espaçamento maior.Uma necessidade física mesmo.
Minhas mãos são médias.Nem pequenas,nem grandes também.
Nunca me adaptei a espaçamento pequeno na minha vida toda,e toquei por muitos anos em dois baixos de espaçamento pequeno,o Próprio Washburn e um Shelter.
Quando comprei o Squier Deluxe,de espaçamento 18mm,senti como se tivesse tirado um peso dos dedos.
Eu acho se adaptar ou não,uma coisa muito subjetiva.Tem gente que se adapta,tem gente que não.
Vejo vários relatos de baixistas que não se adaptam a espaçamentos pequenos,principalmente pra praticar slap.
Jaquie Livino escreveu:O baixo ta novo. O cara comprou como usado mas veio lacrado. Eu fico apreensiva com esse lance do espaçamento pequeno. O meu phoenix tem umas escalas enormes.
Então é só testar
Sobre o espaçamento,se quiser tirar realmente essa dúvida,se ainda não testou um,toque num baixo com espaçamento menor e veja se sente-se confortável ou não.Daí vc tem uma melhor noção sobre espaçamento.
Mas francamente,em relação ao GB,a única coisa que você terá que se adaptar é a largura do braço,que é um pouco maior,e a corda B,pois em relação a espaçamento,ele não difere tanto do seu Phoenix.
Então eu não vejo porque trocar o "mais provável" pelo duvidoso (espaçamento maior por um menor).
Convidado- Convidado
(2) ... Me sinto totalmente desconfortável tocando em baixos com espaçamento curto. Minhas mãos são grandes e é como se eu tivesse tocado baixo em uma guitarra!Max Payne escreveu:Maurício Luiz Bertola escreveu:É só uma questão de adaptação. Nada mais.
Nunca me adaptei a espaçamento pequeno na minha vida toda,e toquei por muitos anos em dois baixos de espaçamento pequeno,o Próprio Washburn e um Shelter.
Coder- Membro
Pois é,cara.Nem todo mundo se adapta :/Coder escreveu:(2) ... Me sinto totalmente desconfortável tocando em baixos com espaçamento curto. Minhas mãos são grandes e é como se eu tivesse tocado baixo em uma guitarra!
Convidado- Convidado
Max Payne e Coder
Quando eu me referí ao termo "adaptação" foi no sentido do 4 para 5 cordas e ao espaçamento, e relacionado às minhas características físicas e à forma como eu toco.
Nunca me adaptei a baixos com espaçamento grande, e nem mesmo meus P-Bass (os meus mesmo) que construo são assim. A questão é pessoal. Portanto, cabe à Jaquie Livino experimentar o instrumento e dizer se é ou não ideal para ela.
Quando eu me referí ao termo "adaptação" foi no sentido do 4 para 5 cordas e ao espaçamento, e relacionado às minhas características físicas e à forma como eu toco.
Nunca me adaptei a baixos com espaçamento grande, e nem mesmo meus P-Bass (os meus mesmo) que construo são assim. A questão é pessoal. Portanto, cabe à Jaquie Livino experimentar o instrumento e dizer se é ou não ideal para ela.
Maurício Luiz Bertola escreveu:Max Payne e Coder
Ah,blz
Sim,ela deve sim testar e ver qual é a praia dela,por isso mesmo mencionei isso
Supus que ela se adaptasse melhor ao GB,que tem um espaçamento relativamente grande (acima de 17,5 mm), por tocar um baixo de 4 cordas.Mas disse pra ela testar...
Disse isso porque as vezes o pessoal sugere um baixo,na boa vontade,na intenção de ajudar,mas as vezes pode sem querer acabar fazendo o contrário.
Tipo,ela acabar comprando pela net um baixo que não é a praia dela.Não dizendo que ela faria isso,mas só por precaução,melhor orientar...
Jaquie Livino
Não sabia que era uma garota rs... Seu Nick me pareceu masculino,daí acabei me confundindo
Desculpa por qualquer erro de tratamento.
Convidado- Convidado
Página 1 de 2 • 1, 2