Construção caseira (amadora)- Bass Single cut 5 strings
+49
pedrohenrique.astronauta
joceir bernardo raupp
ParadoxDK
JAZZigo
Franco_bass
GuilhermePastorius
heitor_pg
rafacar
Mike_
rafammbass
pluís
109eh
afonsodecampos
Coder
arturbmallmann
charles lopes kuster
carlos_sales
fheliojr
Polattus
Edão
Uchoa
VBASS
MamedeARTE
GusVCD
raffaelpseudos
HenriqueBessa
Stormbringer
henri carvalho
NeyBass
bass-will
Emanoel Chequetto
korg
Ivanov_br
Juninho Sampaio
Murilo_
brucce
J.Adalberto
Aionius
RBORCARI
Thiago Almeida
Edu
edumoraes
emachado
Cantão
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
joseluiz.avilajr
siodoni
Carlosrzz
53 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 4 de 11
Página 4 de 11 • 1, 2, 3, 4, 5 ... 9, 10, 11
Re: Construção caseira (amadora)- Bass Single cut 5 strings
Recentemente ví um luthier Americano usando estes tipos de "Dye" para couro da marca Angelus, fiz uns testes superficiais e por enquanto não gostei, mas vou voltar a fazer uns testes e posto aqui para vocês verem.
Carlosrzz- Membro
Localização : Belo Horizonte,MG/Deerfield Beach, FL/Geneva, Suiça/Londres, UK
Até que enfim chegou o captador do Braço, agora é só ter tempo para dar prosseguimento ao projeto.
Carlosrzz- Membro
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Hoje feriado aqui pude dar uma adiantada no projeto, pude cortar o baixo...
Estou caminhando agora para o que considero; estágios cruciais do projeto, colagem da escala, colocação dos trastes, fazer o corte do encaixe do braço no corpo e fazer a furação dos captadores e da cavidade dos controles.
São etapas que não podem haver erros...como dizem os luthiers Americanos, tire a medida, confira, confira mais uma vez e certifique-se que está correto para depois ir para "the real thing", eu estou seguindo o conselho deles e ainda faço um "mock test" como treino para depois e para o corte no corpo do instrumento.
Estou caminhando agora para o que considero; estágios cruciais do projeto, colagem da escala, colocação dos trastes, fazer o corte do encaixe do braço no corpo e fazer a furação dos captadores e da cavidade dos controles.
São etapas que não podem haver erros...como dizem os luthiers Americanos, tire a medida, confira, confira mais uma vez e certifique-se que está correto para depois ir para "the real thing", eu estou seguindo o conselho deles e ainda faço um "mock test" como treino para depois e para o corte no corpo do instrumento.
Última edição por Carlosrzz em Qua Set 02, 2015 5:52 pm, editado 1 vez(es)
Carlosrzz- Membro
Hoje pude adiantar mais meu projeto, cortei o cavity control...
Por hoje é só, amanhã vou tentar fazer os templates para os pickups....wish me luck!
Por hoje é só, amanhã vou tentar fazer os templates para os pickups....wish me luck!
Carlosrzz- Membro
ta ficando massa. deve dar uma satisfação tremenda isso!
Stormbringer- Membro
Stormbringer escreveu:ta ficando massa. deve dar uma satisfação tremenda isso!
[2]
Hoje tirei um tempo para mexer no "headstock" para chegar na expessura necessária para colocar um "plate" da mesma madeira do corpo, para ter o que se chama de "matching headstock", deu um trabalhinho...
Consegui um pouco de "stain" com um amigo que trabalha com restauração de móveis, a cor me agrada, mas o "stain" não é apropriado para instrumentos músicais e matou o "flamed" da madeira...
Pelo batido da lata vou ter que comprar o "Transtint" Americano que é caro para caramba....
Consegui um pouco de "stain" com um amigo que trabalha com restauração de móveis, a cor me agrada, mas o "stain" não é apropriado para instrumentos músicais e matou o "flamed" da madeira...
Pelo batido da lata vou ter que comprar o "Transtint" Americano que é caro para caramba....
Carlosrzz- Membro
Obrigado pessoal, dá um satisfação muito grande e também muito trabalho...Stormbringer escreveu:ta ficando massa. deve dar uma satisfação tremenda isso!
Creio que a falta de tempo com pouca experiência com algumas ferramentas atrasa um pouco o trabalho, o próximo com certeza será mais rápido....
Carlosrzz- Membro
HenriqueBessa escreveu:Stormbringer escreveu:ta ficando massa. deve dar uma satisfação tremenda isso!
[2]
Valeu brother
Carlosrzz- Membro
Nossa cara, isso deve ser muito magnífico ! Uma coisa que tenho que fazer antes de morrer. Você está muito bom nisso já, eu tiraria o "amador" do titulo do topico (opinião de amador que sou haha).
Meus parabens !
Meus parabens !
raffaelpseudos- Membro
Tá muito massa!!!!!!!!!!!!!!!
Emanoel Chequetto- Membro
Valeu Emanoel, hoje pude trabalhar um pouquinho mais no headstock, que canseira , como resolví fazer um matching headstock tenho que nivelar o headstock para colar o headstock plate...
Esta foto mostra o veneer que vai no headstock...
Nesta foto uma ideia da posição das tarrachas
Nesta foto resolví colocar as ferragens + captadores + knobs e os dois mini toggle switch para viajar um pouco na maionese...
Pensando numa posibilidade de parafusar o braço do baixo...
Esta foto mostra o veneer que vai no headstock...
Nesta foto uma ideia da posição das tarrachas
Nesta foto resolví colocar as ferragens + captadores + knobs e os dois mini toggle switch para viajar um pouco na maionese...
Pensando numa posibilidade de parafusar o braço do baixo...
Carlosrzz- Membro
Á direita uma parte que foi tingida com a tinta para sapato, não ficou tão ruim assim, creio que se eu lixar com uma lixa fina, tipo 360 para não abrir demais os poros a cor não aparentará muito "suja"....
Carlosrzz- Membro
Cara tá muito massa!!!!!! Parabéns!!!
Emanoel Chequetto escreveu:Cara tá muito massa!!!!!! Parabéns!!!
Valeu Emaoel, estou aguardando chegar os templates para o corte dos captadores e terminar a construção do bass...
Carlosrzz- Membro
Ainda estou aguardando o template para os pickups e pelo visto infelizmente não ficará pronto para levar comigo na viagem ao Brasil que faço na semana que vem...
Carlosrzz- Membro
Sensacional o andamento. Acompanhando aqui!
Realmente vc escondia na manga toda essa habilidade! hehe
Não imaginava toda ela qdo vc tinha apenas o Tobias e o KSD, e parecia estar satisfeito.
Realmente vc escondia na manga toda essa habilidade! hehe
Não imaginava toda ela qdo vc tinha apenas o Tobias e o KSD, e parecia estar satisfeito.
GusVCD- Moderador
Gus obrigado, são muitos anos de observação e "estudo". Tem sido um desafio, porque pela primeira vez estou fazendo tudo do "scratch", principalmente o braço e escala.
Carlosrzz- Membro
Show.... belo projeto!!!!! Parabéns!! Meu sonho é construir um baixo,.... um dia eu chego lá!!
MamedeARTE- Membro
MamedeARTE escreveu:Show.... belo projeto!!!!! Parabéns!! Meu sonho é construir um baixo,.... um dia eu chego lá!!
Manda ver brother, aqui no forum tem muita informação e gente disponivel a ajudar, se precisar de umas dicas conte comigo, abraço.
Carlosrzz- Membro
só um detalhe sobre os "stains" na realidade qualquer um serve. quanto mais liquido melhor.
mas tem que lixar muito bem lixado, muito mesmo. senão fica sempre sujo.
muito legal o bass, to acompanhando aqui.
joseluiz.avilajr- Membro
Carlosrzz escreveu:MamedeARTE escreveu:Show.... belo projeto!!!!! Parabéns!! Meu sonho é construir um baixo,.... um dia eu chego lá!!
Manda ver brother, aqui no forum tem muita informação e gente disponivel a ajudar, se precisar de umas dicas conte comigo, abraço.
Poxa mano, agradeço muito pela força!!!!! grande abraço!!!
MamedeARTE- Membro
joseluiz.avilajr escreveu:só um detalhe sobre os "stains" na realidade qualquer um serve. quanto mais liquido melhor.
Brother valeu, estou tendo um pouco de dificuldade de encontrar as lixas na gramatura correta, por mais estranho que isto possa parecer. A lixa 180 aqui na Europa não parece 180, trabalhei quase 5 anos no total com acabamento de móveis quando morei nos EUA e esto ligado quanto "à sujeira" do stain, quanto mais alta a gramatura da lixa mais fechados ficam os poros e menos stain penetra, mas tenho que correr atrás de lixas que correspondem às que conhecia nos EUA...Valeu por acompanhar e fique à vontade para dar sugestões
Última edição por Carlosrzz em Ter Set 15, 2015 7:07 pm, editado 1 vez(es)
Carlosrzz- Membro
MamedeARTE escreveu:Carlosrzz escreveu:MamedeARTE escreveu:Show.... belo projeto!!!!! Parabéns!! Meu sonho é construir um baixo,.... um dia eu chego lá!!
Poxa mano, agradeço muito pela força!!!!! grande abraço!!!
Carlosrzz- Membro
Demais brother,vai ficar lindo,
VBASS- Membro
Da uma olhada aqui nos pigmentos, os preços não são tão caros, eu acho que vale a pena. http://www.stewmac.com/Materials_and_Supplies/Finishing_Supplies/ e mandando um email eles te mandam um catalogo super legal
Eu acabei comprando algumas cores de um cara aqui no Brasil mesmo http://www.youblisher.com/p/1063231-Catalogo-Musictools-Janeiro-2015/
E pigmento para verniz (kandy) eu comprei aqui https://fchao.minhalojanouol.com.br/departamento/2654/01/kandy
Eu acabei comprando algumas cores de um cara aqui no Brasil mesmo http://www.youblisher.com/p/1063231-Catalogo-Musictools-Janeiro-2015/
E pigmento para verniz (kandy) eu comprei aqui https://fchao.minhalojanouol.com.br/departamento/2654/01/kandy
henri carvalho- Membro
Obrigado Henri, retornei do Brasil hoje, mas não tive como fazer as encomendas, mas minha esposa retorna na segunda que vem e vou ver se ela traz para mim. Agora termino o projeto, pois chegaram os templates para corte da cavidade dos pickups.
Carlosrzz- Membro
É isso!!!!!!!! Aguardando!!!!!!!!!!
Opa, agora vai!
GusVCD- Moderador
Chegaram os templates para o corte da cavidade dos captadores....
Creio que terei que fazer um templates com os dois pickups numa só peça de MDF para maior precisão na hora de cortar...
Creio que terei que fazer um templates com os dois pickups numa só peça de MDF para maior precisão na hora de cortar...
Carlosrzz- Membro
Eu tambem monto os meus gabarito baseado em outros que compro
Outra coisa legal é usar este tipo de fresa com rolamento no meio, elas ajudam muito
Outra coisa legal é usar este tipo de fresa com rolamento no meio, elas ajudam muito
henri carvalho- Membro
Henri eu uso o mesmo sistema e o mesmo tpo de fresa com o rolamento, aliás para se fazer template não há outra maneira, pelo menos para copiar um template é o único jeito...
Este template de acrilico foi feito usando primeiramente um modelo em MDF feito à mão e uma serra tico tico e depois de acertado comprei um pedaço de acrilico e fiz o modelo em acrilico e usei estas fresas com o rolamente também.
Este template de acrilico foi feito usando primeiramente um modelo em MDF feito à mão e uma serra tico tico e depois de acertado comprei um pedaço de acrilico e fiz o modelo em acrilico e usei estas fresas com o rolamente também.
Carlosrzz- Membro
Fala galera hoje fiquei de folga e conseguí ir no workshop e mexer um pouquinho mais no baixo. Hoje o foco foi a palma, precisei de preparar a palma do bass para receber o matching headstock de flamed maple, vai ficar muito bonito, mas que trabalheira
A idéia...
O processo...
O Flamed Maple que vai no headstock...ainda devo colocar um Walnut entre o Flamed Maple e o braço em Swamp Ash para casar com o corpo...wish me luck
Como diz o povo: "Muita calma nesta hora"
A idéia...
O processo...
O Flamed Maple que vai no headstock...ainda devo colocar um Walnut entre o Flamed Maple e o braço em Swamp Ash para casar com o corpo...wish me luck
Como diz o povo: "Muita calma nesta hora"
Última edição por Carlosrzz em Ter Dez 01, 2015 4:18 pm, editado 2 vez(es)
Carlosrzz- Membro
Vai ficar lindo!!!!!!!!!!!
Parabéns!!!
Parabéns!!!
Hoje consegui dá um pulo no workshop do meu amigo e mexer um pouco no baixo, tenho andado bem ocupado com trabalho graças a Deus...
Consegui transferir os templates de acrílico para o MDF.
Também tive a oportunidade de trabalhar na palma do baixo na espessura do walnut que vai entre o swamp ash e do flamed maple.
Trabalhinho bem chato e muito minucioso. Os ajuste no maquinário é bem complicado, nesta foto pode-se ver um vacilo meu na curva do final da palma, vou ter que consertar quando for fazer o acabamento.
Nesta foto ja havia deixado o walnut na espessura desejada para casar com a espessura que está no corpo, algo em torno de 3 mm.
Foto um pouco mais de perto, creio que até o fim do mês de Novembro eu termino o baixo.
Ainda terei um trabalho árduo de preparo para pintar, pois ainda tem um monte de "bit & pieces" como diz o Inglês para acertar. Wish me luck!
Consegui transferir os templates de acrílico para o MDF.
Também tive a oportunidade de trabalhar na palma do baixo na espessura do walnut que vai entre o swamp ash e do flamed maple.
Trabalhinho bem chato e muito minucioso. Os ajuste no maquinário é bem complicado, nesta foto pode-se ver um vacilo meu na curva do final da palma, vou ter que consertar quando for fazer o acabamento.
Nesta foto ja havia deixado o walnut na espessura desejada para casar com a espessura que está no corpo, algo em torno de 3 mm.
Foto um pouco mais de perto, creio que até o fim do mês de Novembro eu termino o baixo.
Ainda terei um trabalho árduo de preparo para pintar, pois ainda tem um monte de "bit & pieces" como diz o Inglês para acertar. Wish me luck!
Última edição por Carlosrzz em Sáb Nov 21, 2015 6:08 am, editado 1 vez(es)
Carlosrzz- Membro
Colei também hoje o flamed maple que cobre o walnut...e haja clamp
Carlosrzz- Membro
Ontem pude dar uma ida na workshop e conferir a colagem da matching headstock e ficou muito bom...
Ontem consegui também colar a escala e hoje pude conferir o alinhamento com um template que fiz...
Abaixo uma idéia dos parafusos que estarei usando o braço.
Como eu disse começando pelo título do thread eu não sou nenhum profissional, fiz 2 baixos e um guitarra em toda minha vida, mas este é o primeiro que estou fazendo por completo do zero, dei uns vacilos por não conseguir dar sequência na construção, pois trabalho e tenho que usar as horas vagas para a construção do baixo, mas estou gostando e creio que o próximo ficará muito melhor.
Ontem consegui também colar a escala e hoje pude conferir o alinhamento com um template que fiz...
Abaixo uma idéia dos parafusos que estarei usando o braço.
Como eu disse começando pelo título do thread eu não sou nenhum profissional, fiz 2 baixos e um guitarra em toda minha vida, mas este é o primeiro que estou fazendo por completo do zero, dei uns vacilos por não conseguir dar sequência na construção, pois trabalho e tenho que usar as horas vagas para a construção do baixo, mas estou gostando e creio que o próximo ficará muito melhor.
Última edição por Carlosrzz em Ter Nov 24, 2015 6:45 pm, editado 1 vez(es)
Carlosrzz- Membro
Ficando profissional o esquema !
Parabéns .
Parabéns .
Valeu Uchoa estou ansioso para terminar...
Última edição por Carlosrzz em Dom Jan 24, 2016 6:14 pm, editado 1 vez(es)
Carlosrzz- Membro
p#$% bom gosto!!!
Edão- Membro
Carlos, imagina se seu post não fosse Construção Caseira (amadora), ta dando pau em muito luthier brasileiro.. kkkkkkkkkkkkkkkk
eu nem me arriscaria fazer um projeto tão ousado assim, com tanto investimento ....
aqui no brasil, isso ai custaria uns 10k de Dilma$ (os mais peritos me corrijam)
eu nem me arriscaria fazer um projeto tão ousado assim, com tanto investimento ....
aqui no brasil, isso ai custaria uns 10k de Dilma$ (os mais peritos me corrijam)
Polattus- Membro
Polattus escreveu:Carlos, imagina se seu post não fosse Construção Caseira (amadora), ta dando pau em muito luthier brasileiro.. kkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkk Polattus me fez rir alto agora rsrsrsrs Obrigado pelo elogio, na verdade amo a arte da luthieria e como toco contrabaixo também a paixão aumenta. Gostaria mesmo é de ter mais tempo para fazer mais rápido, pois só faço nos horários vagos, de folga do meu trabalho, forte abraço.
Carlosrzz- Membro
Carlosrzz, que isso, mas é verdade..
com certeza enorme vou seguir até a conclusão.
ano que vem certamente iniciarei curso de luthier ... quero trabalhar no que gosto
mais espia ai... Carlosrzz batendo grande em um monte...
montar aqui no Brazil (com Z proposital), #partiuquebrarZaganin
o que eu falei de 10k no Brasil, é fato.
não quero nem colocar na ponta do lápis.
eu só pra serra o corpo ia cobrar uns R$ 500,00 no serrote?
não dá, isso vai acima de ser paixão...
#éocara
com certeza enorme vou seguir até a conclusão.
ano que vem certamente iniciarei curso de luthier ... quero trabalhar no que gosto
mais espia ai... Carlosrzz batendo grande em um monte...
montar aqui no Brazil (com Z proposital), #partiuquebrarZaganin
o que eu falei de 10k no Brasil, é fato.
não quero nem colocar na ponta do lápis.
eu só pra serra o corpo ia cobrar uns R$ 500,00 no serrote?
não dá, isso vai acima de ser paixão...
#éocara
Polattus- Membro
off: carlos, pensei q esta oficina era sua.
fheliojr- Membro
esse tipo de fixação para o braço só vi nos instrumentos Dingwall. top mesmo a construção.
Infelizmente não, é de um amigão meu aqui de Londres, mas ele me deixa usar...fheliojr escreveu:off: carlos, pensei q esta oficina era sua.
Carlosrzz- Membro
Valeu brother abraço.carlos_sales escreveu:esse tipo de fixação para o braço só vi nos instrumentos Dingwall. top mesmo a construção.
Carlosrzz- Membro
Carlosrzz, qual a previsão do término?
Polattus- Membro
Fala Polattus, tudo indica que terei uma semana de folga do trabalho agora no fim do ano e vou ver o quanto consigo fazer. Creio que se eu pegar firma no máximo 15 dias eu termino, infelizmente só tenho mexido nas horas vagas e tem sido poucas...
Carlosrzz- Membro
Página 4 de 11 • 1, 2, 3, 4, 5 ... 9, 10, 11