EQ para Voz
5 participantes
Página 1 de 1
EQ para Voz
Prezados.
Preciso de uma indicação de um bom pedal de equalização para Voz. Alguém tem alguma indicação? Precisa ser algo fácil de levar, não pode ser nada que necessite de um rack.
Minha idéia é colocar o canal de voz no P.A. flat, e controlar o que eu preciso direto com o pedal. Vi um tal de Ve-20 da BOSS, mas não curti, acho que ele está mais pra uma máquina de efeitos do que pra um com EQ. Penso em algo parecido com o GEB7 pra voz.
Preciso de uma indicação de um bom pedal de equalização para Voz. Alguém tem alguma indicação? Precisa ser algo fácil de levar, não pode ser nada que necessite de um rack.
Minha idéia é colocar o canal de voz no P.A. flat, e controlar o que eu preciso direto com o pedal. Vi um tal de Ve-20 da BOSS, mas não curti, acho que ele está mais pra uma máquina de efeitos do que pra um com EQ. Penso em algo parecido com o GEB7 pra voz.
Claudio- Membro
Re: EQ para Voz
Cláudio, uma mesa pequena não serve? Vai ser difícil achar um pedal com entrada balanceada pro mic.
joabi- Eterno Colaborador
joabi escreveu:
Cláudio, uma mesa pequena não serve? Vai ser difícil achar um pedal com entrada balanceada pro mic.
Pois é, eu estou querendo algo mais "portátil", que caiba numa mochila. Eu tenho equele Alesis das antigas, de 40 bandas, mas é de rack, complicado de carregar!
Vi no Mercado Livre uns pedais que tem XLR, mas não sei a procedência, por isso preferi pedir indicações. Em último dos casos, vou fazer testes com o FUSION mesmo!
Claudio- Membro
Então... esses dias alguém postou um video de uma mina que fez miséria com pedais de efeito e equalização para instrumentos (violão/guitarra se bem me lembro) ... o "segredo" é que ela tinha um pré-amp para a voz...ClaudioBass escreveu:(...)Em último dos casos, vou fazer testes com o FUSION mesmo!
Talvez tu vá conseguir algo indo por esse caminho: pedal preamp > pedal eq
ClaudioBass escreveu:Em último dos casos, vou fazer testes com o FUSION mesmo!
Demorou! Depois conta pra gente como ficou.
rafael.buzzi.andrade escreveu:Então... esses dias alguém postou um video de uma mina que fez miséria com pedais de efeito e equalização para instrumentos (violão/guitarra se bem me lembro) ... o "segredo" é que ela tinha um pré-amp para a voz...ClaudioBass escreveu:(...)Em último dos casos, vou fazer testes com o FUSION mesmo!
Talvez tu vá conseguir algo indo por esse caminho: pedal preamp > pedal eq
Eu tenho um Blue Tube da Presonus, estou pensando em ligar ele com o GEB7 e ver o resultado.
Mas antes disso vou testar com o FUSION, que já tem entrada e saída XLR.
Claudio- Membro
Claudio possuo um ve-20 da boss , se useio 3 vzs foi muito . Acho artificial e digital demais seus efeitos ! Muito robótico ! Alem do preço que é meio salgado !
EvandroRitual- Membro
Meu amigo, eu comprei um pedal, estou tentando lembrar se foi da t.c. electronics, que era específico pra voz, anos atrás para o meu projeto Pink Floyd. Além de equalização, fazia até harmonizações rsrsr muuuito bacana.ClaudioBass escreveu:Preciso de uma indicação de um bom pedal de equalização para Voz. Alguém tem alguma indicação? Precisa ser algo fácil de levar, não pode ser nada que necessite de um rack.
Vou pedir pro meu amigo que ainda está no projeto tirar uma foto ou me passar o modelo, porque a cabeça ta ruim demais, tá hard de lembrar rsrsr
abraço!
korg- Membro
EvandroRitual escreveu:Claudio possuo um ve-20 da boss , se useio 3 vzs foi muito . Acho artificial e digital demais seus efeitos ! Muito robótico ! Alem do preço que é meio salgado !
Pois é, eu já não estava muito empolgado com esse VE-20, e sei depoimento foi a pá de cal que faltava!
korg escreveu:Meu amigo, eu comprei um pedal, estou tentando lembrar se foi da t.c. electronics, que era específico pra voz, anos atrás para o meu projeto Pink Floyd. Além de equalização, fazia até harmonizações rsrsr muuuito bacana.ClaudioBass escreveu:Preciso de uma indicação de um bom pedal de equalização para Voz. Alguém tem alguma indicação? Precisa ser algo fácil de levar, não pode ser nada que necessite de um rack.
Vou pedir pro meu amigo que ainda está no projeto tirar uma foto ou me passar o modelo, porque a cabeça ta ruim demais, tá hard de lembrar rsrsr
abraço!
Beleza... acho que vi um T.C. desses no Mercado Livre, ele tem IN/OUT XLR.
Claudio- Membro
Fala meu amigo, recebi a resposta, era o 1o modelo TC Helicon. Ele falou que o mais novo parece melhor:
http://www.tc-helicon.com/en/products/voicelive-play/
Veja os videos de demo da TC, da pra vc ter uma noção bem legal. Vc comentou que quer apenas EQ e jogar flat no PA...
Apesar do Helicon ter muito mais do que vc quer (efeitos, harmonizer, etc), vc pode ter um preset simples de EQ, compressão leve e reverb por exemplo, que é o que basta pra um som simples porém mais profissional e manda o sinal balanceado e pronto já pro PA.
Quem faz uma onda mais pop pode usar os demais recursos, mas acho que pra vc a qualidade legal dos reverbs que ele oferece + EQ resolve o problema. Ele tem até auto-tune (dependo da qualidade do seu vocal..... rsrsrs pode ser uma grande ajuda)
Os modelos abaixo, adicionam também tratamento para 1 guitar ou violão junto com a voz. Mais pra quem faz só violão voz. Talvez pro seu caso o acima resolva. De qualquer forma segue:
http://www.tc-helicon.com/en/products/voicelive-3/
http://www.tc-helicon.com/en/products/voicelive-3-extreme/
Ele comentou também do Digitech Vocalist Live 5 e Electro-Harmonix Voice Box
http://www.digitechaudio.com.br/marcas/produto.php?id=207&idLinha=50
http://digitech.com/en-US/products/live-5#
mas esse aqui nao acho na onda que vc quer, embora 1 pedal, está mais pra vocoder/harmonizer, não te da EQ.
http://www.ehx.com/products/voice-box
abs
http://www.tc-helicon.com/en/products/voicelive-play/
Veja os videos de demo da TC, da pra vc ter uma noção bem legal. Vc comentou que quer apenas EQ e jogar flat no PA...
Apesar do Helicon ter muito mais do que vc quer (efeitos, harmonizer, etc), vc pode ter um preset simples de EQ, compressão leve e reverb por exemplo, que é o que basta pra um som simples porém mais profissional e manda o sinal balanceado e pronto já pro PA.
Quem faz uma onda mais pop pode usar os demais recursos, mas acho que pra vc a qualidade legal dos reverbs que ele oferece + EQ resolve o problema. Ele tem até auto-tune (dependo da qualidade do seu vocal..... rsrsrs pode ser uma grande ajuda)
Os modelos abaixo, adicionam também tratamento para 1 guitar ou violão junto com a voz. Mais pra quem faz só violão voz. Talvez pro seu caso o acima resolva. De qualquer forma segue:
http://www.tc-helicon.com/en/products/voicelive-3/
http://www.tc-helicon.com/en/products/voicelive-3-extreme/
Ele comentou também do Digitech Vocalist Live 5 e Electro-Harmonix Voice Box
http://www.digitechaudio.com.br/marcas/produto.php?id=207&idLinha=50
http://digitech.com/en-US/products/live-5#
mas esse aqui nao acho na onda que vc quer, embora 1 pedal, está mais pra vocoder/harmonizer, não te da EQ.
http://www.ehx.com/products/voice-box
abs
korg- Membro
^ Fiz download dos manuais e dei uma lida, o que eles chamam de "EQ Adaptivo", é você utilizar um EQ externo da sua preferência antes de mandar o sinal pro pedal. Para o que eu quero não vai atender.
De qualquer forma obrigado pela ajuda. Vou tentar ver como fica utilizando o FUSION, derepente eu já tenho a solução na mão...
De qualquer forma obrigado pela ajuda. Vou tentar ver como fica utilizando o FUSION, derepente eu já tenho a solução na mão...
Claudio- Membro
Estranho.... fiz o download do Voicelive-play e na seção de Setup Input, vc escolhe qual tipo de microfone vai usar, dinâmico, condenser, usb ou MP-75 (próprio deles, com botoes que ativam funções do pedal).
Isso é importante, se um dia vc usar um condenser vai precisar de phantom power.
E ainda nessa seção depois vem a regulagem do Tone Style - ele não fala de adicionar pedais, na verdade ele já tem vários presets gravados com diferentes ajustes (retirado do manual):
Tone Style – Applies varying amounts of Adaptive EQ, Compression and Gate:
There are 9 styles to choose from:
1 . OFF – No Tone Style is applied.
2. NORMAL – Some “bottom”, “mid” and “air” EQ , light compression and minor gating (when the input level gets low enough, the input is muted) is applied to the signal.
3. LESS BRIGHT – Similar to Normal, but with less emphasis on high frequency EQ.
4. NORM+WARMTH – Similar to Normal, with a small “mid bump” to add some warmth to the voice.
5. MORE COMP – Utilizes the Normal EQ and Gating settings, but with more aggressive compression settings. This is a good setting to try if you have a large dynamic range when singing and want to keep your levels under control.
6 . NORM NO GATE – Removes the Gate function from the normal setting . This means that even at very low input levels, the mic is still active or “hot”.
7. LESS BRIGHT NG – The same as Less Bright, but with the Gate function removed.
8. WARMTH NG – The same as NORM+WARMTH, but with the Gate function removed.
9. MORE COMP NG – The same as MORE COMP, but with the Gate function removed.
Da uma olhada melhor Claudião.
Sobre o fusion, pode até funcionar legal, num ambiente controlado. Lembre-se que microfones usam cabos balanceados, porque o sinal gerado pelo mic é muuuito pequeno e é extremamente sensivel a ruídos. Logo o cabo balanceado se torna fundamental. Se na entrada do Fusion usa um P10 mono normal, vc poderá ter problemas sérios de ruídos com microfones.
Se vc testar em casa apenas, pode ser que funcione, mas leve pra um lugar com interferências (estudio com banda tocando ou outros lugares por exemplo). Aproveita alguma banda la no ship room, mete fone no Fusion e vê o que acontece , pra ter certeza que no seu caso o sinal balanceado não fará diferença. Mas eu acho arriscado ficar sem um "pré" de mic que não trabalha com sinal balanceado...
abs!!
Isso é importante, se um dia vc usar um condenser vai precisar de phantom power.
E ainda nessa seção depois vem a regulagem do Tone Style - ele não fala de adicionar pedais, na verdade ele já tem vários presets gravados com diferentes ajustes (retirado do manual):
Tone Style – Applies varying amounts of Adaptive EQ, Compression and Gate:
There are 9 styles to choose from:
1 . OFF – No Tone Style is applied.
2. NORMAL – Some “bottom”, “mid” and “air” EQ , light compression and minor gating (when the input level gets low enough, the input is muted) is applied to the signal.
3. LESS BRIGHT – Similar to Normal, but with less emphasis on high frequency EQ.
4. NORM+WARMTH – Similar to Normal, with a small “mid bump” to add some warmth to the voice.
5. MORE COMP – Utilizes the Normal EQ and Gating settings, but with more aggressive compression settings. This is a good setting to try if you have a large dynamic range when singing and want to keep your levels under control.
6 . NORM NO GATE – Removes the Gate function from the normal setting . This means that even at very low input levels, the mic is still active or “hot”.
7. LESS BRIGHT NG – The same as Less Bright, but with the Gate function removed.
8. WARMTH NG – The same as NORM+WARMTH, but with the Gate function removed.
9. MORE COMP NG – The same as MORE COMP, but with the Gate function removed.
Da uma olhada melhor Claudião.
Sobre o fusion, pode até funcionar legal, num ambiente controlado. Lembre-se que microfones usam cabos balanceados, porque o sinal gerado pelo mic é muuuito pequeno e é extremamente sensivel a ruídos. Logo o cabo balanceado se torna fundamental. Se na entrada do Fusion usa um P10 mono normal, vc poderá ter problemas sérios de ruídos com microfones.
Se vc testar em casa apenas, pode ser que funcione, mas leve pra um lugar com interferências (estudio com banda tocando ou outros lugares por exemplo). Aproveita alguma banda la no ship room, mete fone no Fusion e vê o que acontece , pra ter certeza que no seu caso o sinal balanceado não fará diferença. Mas eu acho arriscado ficar sem um "pré" de mic que não trabalha com sinal balanceado...
abs!!
korg- Membro
^ Quando montei o projeto do FUSION, pedi ao Germano pra colocar o A/B Box com uma entrada balanceada justamente pensado em utilizá-lo com microfones. Na época dos protótipos eu testei o FUSION com baixo, guitarra, violão e microfone, e nos 4 casos o desempenho foi o esperado.
O problema é que estou precisando de uma solução para ser utilizada nas próximas duas semanas. Estou sem poder utilizar o FUSION por pelo menos uns 40 dias, os dois que ficam comigo foram de volta pra São Paulo e vão passar por alguns ajustes. Por isso estava procurando uma solução que pudesse ser imediata. Mas, quando o FUSION retornar, sem dúvidas irei utilizá-lo para Voz... ainda mais pela facilidade de alimentação via +48v.
O problema é que estou precisando de uma solução para ser utilizada nas próximas duas semanas. Estou sem poder utilizar o FUSION por pelo menos uns 40 dias, os dois que ficam comigo foram de volta pra São Paulo e vão passar por alguns ajustes. Por isso estava procurando uma solução que pudesse ser imediata. Mas, quando o FUSION retornar, sem dúvidas irei utilizá-lo para Voz... ainda mais pela facilidade de alimentação via +48v.
Claudio- Membro
ahhhh garoto!!! Ai falou tudo! Se tem a entrada balanceada, vai fundo!ClaudioBass escreveu:^ Quando montei o projeto do FUSION, pedi ao Germano pra colocar o A/B Box com uma entrada balanceada justamente pensado em utilizá-lo com microfones. Na época dos protótipos eu testei o FUSION com baixo, guitarra, violão e microfone, e nos 4 casos o desempenho foi o esperado.
korg- Membro
ClaudioBass escreveu:O problema é que estou precisando de uma solução para ser utilizada nas próximas duas semanas. Estou sem poder utilizar o FUSION por pelo menos uns 40 dias, os dois que ficam comigo foram de volta pra São Paulo e vão passar por alguns ajustes.
Se é pra uma vez só, leva o seu Alesis! Bota numa mochila e já era... quando estiver com o Fusion em mãos novamente, você testa o resultado.
Se o seu Alesis for estéreo eu pensaria seriamente em espetá-lo no PA definitivamente, ao invés de usar flat. Dependendo do local é essencial ter um EQ gráfico no seu master... existe um rack/case de 2 unidades da Solid Sound que é muito leve e fácil de transportar. Seria ideal.