Gianini "Stratojet" B-47
+7
WHead
Breno_Barnabe
Mauricio Luiz Bertola
Normando Neto
Thiago Almeida
GusVCD
Pedrão
11 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Gianini "Stratojet" B-47
Um dia desses, um amigo me contou que tinha uma guitarra antiga da Gianini, meio derrubada. Fiquei curioso pra ver. Trata-se de uma Stratojet B-47 (nunca tinha visto outra igual). Dois captadores single, sem chave seletora, e não havia capacitor instalado também. O jack fica na cavidade dos potenciômetros. Além disso, o escudo tinha quebrado, e foi feita uma gambiarra para sustentar metade da parte elétrica:
image hosting over 5mb
screen shot windows
Então ele contou que a guitarra é de estimação, e foi muito usada pra evangelização e tal. Achei que ela merecia uns cuidados, por isso levei pra casa e fiz umas alterações. Estava assim:
adult image
Ficou assim:
pic host
Meu amigo preferiu não fazer alterações estruturais, então o jack ficou no mesmo lugar. Instalei a parte elétrica da telecaster, com chave de três posições; um seymour duncan trembucker TB-16 na ponte e um single Dimazio FS-1 no braço, mais cordas elixir 010. Ficou bem legal. Além disso, dei uma polida nos trastes, troquei o nut e as tarraxas, além de colocar string trees, que estavam perdidos. Por fim, tive que improvisar com um escudo para stratocaster (comprei um sem qualquer cavidade, já que não encontrei nada compatível), bem assim, instalei uma ponte nova.
upload photo
Achei que o resultado ficou bem legal, já que a madeira da guitarra é boa. Vai aguentar outros tantos anos de batalha!
Resumo da ópera: ele gastou 500 mangos nos captadores, mais 200 em materiais diversos. Mas a diversão pra juntar todas as peças não tem preço
free image uploader
image hosting over 5mb
screen shot windows
Então ele contou que a guitarra é de estimação, e foi muito usada pra evangelização e tal. Achei que ela merecia uns cuidados, por isso levei pra casa e fiz umas alterações. Estava assim:
adult image
Ficou assim:
pic host
Meu amigo preferiu não fazer alterações estruturais, então o jack ficou no mesmo lugar. Instalei a parte elétrica da telecaster, com chave de três posições; um seymour duncan trembucker TB-16 na ponte e um single Dimazio FS-1 no braço, mais cordas elixir 010. Ficou bem legal. Além disso, dei uma polida nos trastes, troquei o nut e as tarraxas, além de colocar string trees, que estavam perdidos. Por fim, tive que improvisar com um escudo para stratocaster (comprei um sem qualquer cavidade, já que não encontrei nada compatível), bem assim, instalei uma ponte nova.
upload photo
Achei que o resultado ficou bem legal, já que a madeira da guitarra é boa. Vai aguentar outros tantos anos de batalha!
Resumo da ópera: ele gastou 500 mangos nos captadores, mais 200 em materiais diversos. Mas a diversão pra juntar todas as peças não tem preço
free image uploader
Pedrão- Membro
Re: Gianini "Stratojet" B-47
Interessante o modelo, tbm não conhecia...
E pena q me falta recursos, pois esse tipo de projetos sempre me interessam! Estou com dois em andamento Larghissimo...
E pena q me falta recursos, pois esse tipo de projetos sempre me interessam! Estou com dois em andamento Larghissimo...
GusVCD- Moderador
Legal hein, tava bem judiada e agora ta com outra cara. Parabéns
Thiago Almeida- Membro
Muito legal o resultado. A escala é mais curta ou é impressão causada pela foto?
Normando Neto- Membro
Normando Neto escreveu:Muito legal o resultado. A escala é mais curta ou é impressão causada pela foto?
A escala é ligeiramente mais curta do que a da strato. Como eu consegui uma ponte semelhante à que estava nela antes, só precisei mexer na regulagem dos carrinhos.
Pedrão- Membro
Lembro-me bem dessas guitarras... da fase "negra" da Giannini (se é que alguma vez passou de cinza...Kkkkk...).
Bom trabalho!
Bom trabalho!
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
O primeiro baixo de que gostei de verdade, quando era moleque, foi um Gianini Supersonic, com marcação de bloco madrepérola e binding. Nunca mais vi um daqueles. Acho que foi feito no final dos anos 70; penso que, naquele caso, passou de cinza É por causa dele que, pra mim, falou em baixo, a ÚNICA coisa que vem à mente é o velho Jazz BassMauricio Luiz Bertola escreveu:Lembro-me bem dessas guitarras... da fase "negra" da Giannini (se é que alguma vez passou de cinza...Kkkkk...).
Bom trabalho!
Pedrão- Membro
com marcação de bloco madrepérola e binding.
Esses aí são os "famosos" AE08B.
São bons baixos no geral...
Mauricio Luiz Bertola escreveu:com marcação de bloco madrepérola e binding.
Eu realmente não sabia dizer o modelo. Mas me lembro do shape Esse era numa cor amarelo-creme, e a escala lembrava muito o tom do ipê, algo entre marrom e verde escuro. Soava muito bem aos meus ouvidos na época, rs ! Foi por aquele tempo que eu decidi que o baixo era mais legal do que a guitarra.
Pedrão- Membro
^ É esse aqui:
https://www.google.com.br/search?q=Giannini+AE08B&espv=2&biw=1600&bih=809&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CC8QsARqFQoTCPWE06mXzccCFQN_kAod2c0NwQ#imgrc=MzTapKdbj7_AdM%3A
https://www.google.com.br/search?q=Giannini+AE08B&espv=2&biw=1600&bih=809&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CC8QsARqFQoTCPWE06mXzccCFQN_kAod2c0NwQ#imgrc=MzTapKdbj7_AdM%3A
Belo trabalho, muito bom!
Breno_Barnabe- Membro
Saudações.
Em minhas andanças pela Internet fui atraído por esse Stratojet B47. Não o conhecia (nem mesmo as guitarras do modelo, que parecem ser mais populares). Nome bacana, headstock peculiar. Os Giannini dos anos 90 costumam carregar uma certa má-fama mas eu fiquei curioso. Enfim, se alguém tiver uma opinião.. Abraço.
Em minhas andanças pela Internet fui atraído por esse Stratojet B47. Não o conhecia (nem mesmo as guitarras do modelo, que parecem ser mais populares). Nome bacana, headstock peculiar. Os Giannini dos anos 90 costumam carregar uma certa má-fama mas eu fiquei curioso. Enfim, se alguém tiver uma opinião.. Abraço.
Este é um baixo-baioneta, pois tem um headstock que serviria para estocar guitarrista chatos...
fheliojr- Membro
Guitarrista e chato é uma redundância braba.
Rsssss
Rsssss
Fernando Zadá- Moderador
O serviço ficou ótimo, ressuscitou o instrumento. Parabéns!
Esse headstock stratojet é horrorosamente lindo. Gostei.
Esse headstock stratojet é horrorosamente lindo. Gostei.
Vtrpira- Membro
CSergio- Membro
WHead gosta desta mensagem