Problemas de chiado - Estudo de caso
+5
brucce
HenriqueBessa
joseluiz.avilajr
RBORCARI
gsfteodoro
9 participantes
Página 1 de 1
Problemas de chiado - Estudo de caso
Olá amigos do contrabaixo BR, tudo bem com vocês?
Venho aqui para passar uma informação muuuuito importante sobre a elétrica de nossos instrumentos.
Tive, como cobaia recente de uma manutenção de elétrica, um tagima branco com captadores S.Martyn, que é do Zadá.
Em uma breve conversa com o Zadá, ele me perguntou se eu saberia quem faria a blindagem do baixo dele. Como eu estaria um dia desses totalmente vago, perdido em SP, me propus a fazer o serviço.
Chegando na escola dele, testei o baixo. Abri o mesmo e perguntei para ele: Você quer que eu blinde ou arrume?
Batemos um papo sobre o que a blindagem faz e o que realmente deveria ser feito no baixo.
Comumente, encontramos um circuito de JB da seguinte maneira:
Esses fios não são adequados para a transmissão de sinal de som captado. Tanto é que os cabos P10 que usamos são blindados.
Pedi para o Zadá que me arrumá-se um cabo RCA que, com certeza, ele teria e nunca seria usado.
Fiz a substituição dos cabos, inclusive os que veem do captador (aos que não possuem experiência com ferro de solda, por favor, não façam isso. Podem romper a bobina do captador e tchau. Só mandando enrolar),
coloquei um pedaço de fita embaixo dos captador, com o intuito de dar contato nos polos e aterrei essa fita. Resultado:
Blindagem em um dos captadores:
Fios trocados
Fios trocados
Além de ficar mais "limpo", ajuda na hora de fazer a manutenção.
Ah... E o resultado final? Pra mim, muito melhor que a blindagem com fita de cobre. Motivo: Você está matando o problema de interferência na RAIZ. Afinal, os cabos utilizados são blindados.
Venho aqui para passar uma informação muuuuito importante sobre a elétrica de nossos instrumentos.
Tive, como cobaia recente de uma manutenção de elétrica, um tagima branco com captadores S.Martyn, que é do Zadá.
Em uma breve conversa com o Zadá, ele me perguntou se eu saberia quem faria a blindagem do baixo dele. Como eu estaria um dia desses totalmente vago, perdido em SP, me propus a fazer o serviço.
Chegando na escola dele, testei o baixo. Abri o mesmo e perguntei para ele: Você quer que eu blinde ou arrume?
Batemos um papo sobre o que a blindagem faz e o que realmente deveria ser feito no baixo.
Comumente, encontramos um circuito de JB da seguinte maneira:
Esses fios não são adequados para a transmissão de sinal de som captado. Tanto é que os cabos P10 que usamos são blindados.
Pedi para o Zadá que me arrumá-se um cabo RCA que, com certeza, ele teria e nunca seria usado.
Fiz a substituição dos cabos, inclusive os que veem do captador (aos que não possuem experiência com ferro de solda, por favor, não façam isso. Podem romper a bobina do captador e tchau. Só mandando enrolar),
coloquei um pedaço de fita embaixo dos captador, com o intuito de dar contato nos polos e aterrei essa fita. Resultado:
Blindagem em um dos captadores:
Fios trocados
Fios trocados
Além de ficar mais "limpo", ajuda na hora de fazer a manutenção.
Ah... E o resultado final? Pra mim, muito melhor que a blindagem com fita de cobre. Motivo: Você está matando o problema de interferência na RAIZ. Afinal, os cabos utilizados são blindados.
gsfteodoro- Membro
Re: Problemas de chiado - Estudo de caso
gsfteodoro, uma curiosidade...
esse fio que você diz inadequado para o baixo, é original dele?
esse fio que você diz inadequado para o baixo, é original dele?
RBORCARI- Membro
Isso mesmo.
Os fios originais.
Não entendo até hoje, além da redução do valor (que é ridícula), o real motivo de não se usar cabos adequados.
Os fios originais.
Não entendo até hoje, além da redução do valor (que é ridícula), o real motivo de não se usar cabos adequados.
gsfteodoro- Membro
obrigado,
pensei na mesma coisa, ainda achava que a Tagima era um pouco melhor nestes quesitos, apesar de nunca ter me sentido atraído por algum Baixo deles...mas, nunca se sabe o dia de amanhã...
pensei na mesma coisa, ainda achava que a Tagima era um pouco melhor nestes quesitos, apesar de nunca ter me sentido atraído por algum Baixo deles...mas, nunca se sabe o dia de amanhã...
RBORCARI- Membro
Para você ter uma ideia, um captador da delano já utiliza esse tipo de fiação:
gsfteodoro- Membro
o pessoal acha que a FALTA de blindagem é o UNICO problema de ruido em um instrumento, e na maioria das vezes é só pra o luthier ganhar dinheiro.
muito bom o topico.
muito bom o topico.
joseluiz.avilajr- Membro
Quando mudei meu baixo de ativo pra passivo, comprei tudo o que precisava (para o que queria fazer): novos potenciômetros, uma chave seletora, capacitor e os captadores. Na hora de montar tudo percebi que faltavam os fios ( ). Tava quase usando umas sobras de fios que tenho jogados em uma caixa, mas acabei me lembrado de um velho conhecido (pelo menos pra mim): um antigo cabo de áudio para CD-ROM ^^
Quebrou um galho, mas quando tiver um tempo vou trocar. Achei (não procurou direito da 1ª vez, dá nisso... rsrsrsrsrs) um outro cabo de áudio, tipo esse que vc usou. Só acho que é stereo, se não me falha a memória.
Quebrou um galho, mas quando tiver um tempo vou trocar. Achei (não procurou direito da 1ª vez, dá nisso... rsrsrsrsrs) um outro cabo de áudio, tipo esse que vc usou. Só acho que é stereo, se não me falha a memória.
Presidente, a vossa senhoria poderia explicar melhor como se faz a blindagem do cap?
brucce- Síndico
Traduz isso á aterramento dos polos:
Passa uma fita na parte debaixo do captador e liga o terra na blindagem. Como uma das vias do captador já possui um terra, não precisei usar uma terceira via. Aproveitei a do captador mesmo.
A fita precisa estar aproximadamente na mesma linha do enrolamento. Não mais que isso.
Entendeu?
Passa uma fita na parte debaixo do captador e liga o terra na blindagem. Como uma das vias do captador já possui um terra, não precisei usar uma terceira via. Aproveitei a do captador mesmo.
A fita precisa estar aproximadamente na mesma linha do enrolamento. Não mais que isso.
Entendeu?
gsfteodoro- Membro
Coloquei um pedaço de fita embaixo dos captador, com o intuito de dar contato nos polos e aterrei essa fita. Resultado:
Humm, na verdade eu achei que tinha que fazer algo além por causa da parte em negrito acima
Humm, na verdade eu achei que tinha que fazer algo além por causa da parte em negrito acima
brucce- Síndico
Realmente zerou qualquer chiado no baixo e ficou espetacular.
Eu agarantcho!!!
Eu agarantcho!!!
Fernando Zadá- Moderador
Belo tópico!
gpraxedes- Membro
(2)...gpraxedes escreveu:Belo tópico!
Cantão- Moderador
um tagima branco com captadores S.Martyn, que é do Zadá.
Fiz a substituição dos cabos, inclusive os que veem do captador
E pq o Samuel teria colocado esse fio inadequado na saída dos captadores?
Fiz a substituição dos cabos, inclusive os que veem do captador
E pq o Samuel teria colocado esse fio inadequado na saída dos captadores?
NeyBass- Membro
^ Praticamente, todos os captadores usam esses fios.
gpraxedes- Membro
Me veio uma frase:
Se fender vem assim...
Mas, sinceramente, eu não sei dizer.
Se fender vem assim...
Mas, sinceramente, eu não sei dizer.
gsfteodoro- Membro
Os fios que o Samuel usou no meu JB são identificados aos que a Duncan e a Nordstrand usam e de um kit "premium" que comprei na stewmac, ou seja, os melhores em termos de JB (ao menos dos que já vi). Pelo que parece, o tipo de fio usado é que não foi bem escolhido pela indústria.
gpraxedes- Membro
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos