Dúvida: escala com 24 trastes
4 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Dúvida: escala com 24 trastes
Estou montando um fretless e tenho uma dúvida
a escala de 86,3 cm (do nut até a ponte ) será a mesma distância de um bass de 20 trastes?
É uma pergunta boba mas tenho a dúvida pois tenho uma braço de 24 trastes e um corpo de pj bass... ao medir a escala deu aproximadamente Uns sete cm a mais ate chegar na ponte....com a escala com 24; frets aumentaria a distância?
a escala de 86,3 cm (do nut até a ponte ) será a mesma distância de um bass de 20 trastes?
É uma pergunta boba mas tenho a dúvida pois tenho uma braço de 24 trastes e um corpo de pj bass... ao medir a escala deu aproximadamente Uns sete cm a mais ate chegar na ponte....com a escala com 24; frets aumentaria a distância?
gmv bass- Membro
Re: Dúvida: escala com 24 trastes
A distância do nut até a ponte nunca muda , o que muda é o tamanho da escala que vai entrando em direção a ponte .
Quantidade de trastes não tem nada a ver com tamanho da escala.
Dito isso, se você troca braços de um instrumento e o outro braço é maior (mais trastes), adaptações precisam ser feitas (cavar o corpo, mover a ponte, etc...) ou esse instrumento jamais afinará.
Essa troca simples que você deseja fazer apresentará problemas.
Dito isso, se você troca braços de um instrumento e o outro braço é maior (mais trastes), adaptações precisam ser feitas (cavar o corpo, mover a ponte, etc...) ou esse instrumento jamais afinará.
Essa troca simples que você deseja fazer apresentará problemas.
allexcosta- Administrador
gmv bass
Como o Allex e o Uchoa disseram, esse braço simplesmente não serve para esse corpo se o posicionamento da ponte não for mudado. Como ele terá que ser deslocada mais para frente (pois o braço por ter mais trastes, deslocará para mais longe o 12º traste), ela ficará em cima (ou quase) da cavidade do captador da ponte inviabilizando seu uso.
Como o Allex e o Uchoa disseram, esse braço simplesmente não serve para esse corpo se o posicionamento da ponte não for mudado. Como ele terá que ser deslocada mais para frente (pois o braço por ter mais trastes, deslocará para mais longe o 12º traste), ela ficará em cima (ou quase) da cavidade do captador da ponte inviabilizando seu uso.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Ok...mas se eu fazer um corpo vou instalar a ponte respeitando normalmente as 17 pol do 12°traste ate o carrinho onde a corda tem contato mesmo o braço tendo 24 trastes? O corpo ficaria pequeno em relação à distância do 12 traste ate a ponte...como procederia? Peguei numa troca dois corpos de pj bass e noutro negócio dois braços de 24 frets. ..
gmv bass- Membro
Vc tem que colocar o braço no corpo, e, com um barbante ou régua medir a distancia da pestana até o 12º trastes (17 pol.), daí vc pega essa medida e coloca do 12 traste para o corpo (as mesmas 17 pol.). É aí que a ponte vai ficar.
Acontece que corpos com modelo Fender NÃO foram projetados para braços de 24 trastes, mas apenas 20 ou 21...
Acontece que corpos com modelo Fender NÃO foram projetados para braços de 24 trastes, mas apenas 20 ou 21...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Velho, na boa...
Dá pra fazer mas é tretado. Os corpos possuem tróculo Fender? É melhor vender os braços e comprar uns que caibam ou algo assim. Ou então vende tudo separado e pega um baixo legal, sei lá...
Mas assim, com ferramentas e expertise, rola de fazer sim... Só que há um custo e tal.
Dá pra fazer mas é tretado. Os corpos possuem tróculo Fender? É melhor vender os braços e comprar uns que caibam ou algo assim. Ou então vende tudo separado e pega um baixo legal, sei lá...
Mas assim, com ferramentas e expertise, rola de fazer sim... Só que há um custo e tal.
allexcosta- Administrador