Captador Bartolini 9W4
5 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Captador Bartolini 9W4
Fala ae galera! Tenho um par de captadores Bartolini 9W4, que são quadcoil, ou seja quatro bobinas em cada captador. Foram poucos produzidos durante pouco tempo nos anos 1990, bem raro.
Abri esse tópico para trocar experiências com outras pessoas que tenham esse captador instalado.
Algumas informação vindas da Bartolini:
- Potência de saída: braço 40mV | ponte 50mV
- Resistência: braço 5.6Kohms | ponte 6.6Kohms
Abraços
Monc
Abri esse tópico para trocar experiências com outras pessoas que tenham esse captador instalado.
Algumas informação vindas da Bartolini:
- Potência de saída: braço 40mV | ponte 50mV
- Resistência: braço 5.6Kohms | ponte 6.6Kohms
Abraços
Monc
André Monc- Membro
Re: Captador Bartolini 9W4
IMHO, o termo "correto" seria "quad split single coil in line humbucker" , de ganho bem baixo e fora de produção, mas que, dizem muitos, ser o ó-do-borogodó em captação para JB fretless.
Quanto ao som , que nos diga o amigo conterrâneo e, se não for pedir muito, uma "reviewzinha" com áudio, de preferência.
Quanto ao som , que nos diga o amigo conterrâneo e, se não for pedir muito, uma "reviewzinha" com áudio, de preferência.
JAZZigo- FCBR-CT
JAZZigo escreveu:IMHO, o termo "correto" seria "quad split single coil in line humbucker" , de ganho bem baixo e fora de produção, mas que, dizem muitos, ser o ó-do-borogodó em captação para JB fretless.
Fala Jazzigo,
Sim, posso fazer um pequeno review sim. Tive a oportunidade de comprar esses captadores muitos anos atrás e os instalei num Aria 1540S Jazz Bass. Na época, minha falta de experiência com o fretless e desconhecimento técnico, acabei não curtindo muito o resultado, justamente pelo fraco nível de sinal. Depois uns 7 anos afastado do fretless, recentemente voltei a explorar.
Agora estou montando tudo novamente agora. Fiz uma pesquisa para tentar contornar o baixo ganho e vou instalar um pre-amp/buffer da própria Barotlini, modelo AGB918-2. É o circuito mais simples, não tem banda de equalização e vou instala-lo mantendo os timbres originais do 9W4 e a configuração tradicional do Jazz Bass (vol. vol. tone).
Ansioso para ver o resultado.
Obrigado e seguimos conversando.
André Monc- Membro
Baixo ganho não tem nada a ver com timbre... um preampzinho transparente, apenas para dar um boost nos 9W4, resolve perfeitamente o "problema". Tá fazendo a coisa certa, IMO.
JAZZigo- FCBR-CT
JAZZigo escreveu:Baixo ganho não tem nada a ver com timbre... um preampzinho transparente, apenas para dar um boost nos 9W4, resolve perfeitamente o "problema". Tá fazendo a coisa certa, IMO.
Sim, essa é a ideia. Veja no site da Bartolini o pre-amp/buffer:
bartolini.net/product/agb918-2/
Vou instalar ele entre o tone e o jack, dessa forma ele apenas dará um ganho extra. Segundo a Bartolini "It features an adjustable low-noise gain from 0 to 12dB with a superior flat frequency output response and low noise floor.".
Sim, baixo ganho não tem nada a ver com timbre. Por isso minha busca era um preamp interno sem EQ.
Vou montar a elétrica novamente. Mantendo os pots de volume em B500k e o tone vai para um B250k com capacitor PIO (óleo no papel) de 0,033uF.
Espero que o resultado seja interessante!
André Monc- Membro
Fala galera.
Vou aproveitar esse tópico para mostra como estou fazendo toda a eletrica do meu Aria 1540S.
Esse final de semana chegou o preamp/buffer da Bartolini. O modelo é AGB 918-2. Achei muito bem construído e bem pequeno. Ideal para os baixos com pouco espaço.
Agora é mandar o baixo para fazer o furo da bateria e aguardar as outras peças.
Um abraço.
Vou aproveitar esse tópico para mostra como estou fazendo toda a eletrica do meu Aria 1540S.
Esse final de semana chegou o preamp/buffer da Bartolini. O modelo é AGB 918-2. Achei muito bem construído e bem pequeno. Ideal para os baixos com pouco espaço.
Agora é mandar o baixo para fazer o furo da bateria e aguardar as outras peças.
Um abraço.
André Monc- Membro
^
Opa, André!
Cara, sou fã dos baixos produzidos pela lendária Matsumoku Factory. Tenho um Vantage VP825B e um VP700B que são primos mais novos (anos 80), saídos do mesmo berçário desse seu Aria 1540S Jazz Bass Fretless quarentão. Se não for pedir muito, posta uma fotinha dele aí prá gente!
Outra coisa, só para lebrar: já pensou na possibilidade usar um pedal preamp (externo) ou equalizer/booster, em vez de um preamp onboard, para não ter de modificar um Aria tão raro?!
Opa, André!
Cara, sou fã dos baixos produzidos pela lendária Matsumoku Factory. Tenho um Vantage VP825B e um VP700B que são primos mais novos (anos 80), saídos do mesmo berçário desse seu Aria 1540S Jazz Bass Fretless quarentão. Se não for pedir muito, posta uma fotinha dele aí prá gente!
Outra coisa, só para lebrar: já pensou na possibilidade usar um pedal preamp (externo) ou equalizer/booster, em vez de um preamp onboard, para não ter de modificar um Aria tão raro?!
JAZZigo- FCBR-CT
JAZZigo escreveu:^
Opa, André!
Cara, sou fã dos baixos produzidos pela lendária Matsumoku Factory[/url]. Tenho um Vantage VP825B e um VP700B que são primos mais novos (anos 80), saídos do mesmo berçário desse seu Aria 1540S Jazz Bass Fretless quarentão. Se não for pedir muito, posta uma fotinha dele aí prá gente!
Fala JAZZigo!
Sim, esse meu Aria foi feito em 1974, descobri isso pelo number no neck plate e nesse site do Masumoku que vc postou. Tenho diversas fotos do baixo:
Ainda tenho o case original, mas ja está bem surrado.
Pois é, também fico com dó de alterar esse baixo. Eu, nas minhas inserções de conhecimento, acabei estragando um dos captadores originais (do braço). Alias esse foi um dos motivos que me levou ao 9W4. O captador original de ponte ainda está guardado e a furação dele é bem distinta dos tradicionais JB (na foto que ele está dentro do case dá para ver o captador original).
Ae uma coisa vai atras da outra e cheguei nessa ideia de ter o preamp/buffer no baixo, na expectativa de mais ganho mantendo o máximo possivel o timbre passivo.
Muito bom trocar ideia com vc, um cara mais experiente e conhecedor do assunto.
Grande abraço,
Monc
André Monc- Membro
Atualmente o baixo está bem original. As tarrachas, pontes e o pickup cover do braço são os dele mesmo.
O pickup cover da ponte saiu de um SX Vintage Series 75 e knob plate de um Giannini dos anos 80.
Quando troquei os captadores, troquei toda a eletrica. Troquei os potenciometros, coloquei Gotoh B500k nos volumes e Gotoh A500K no tone e o capacitor original de 0.1 uF.
O pickup cover da ponte saiu de um SX Vintage Series 75 e knob plate de um Giannini dos anos 80.
Quando troquei os captadores, troquei toda a eletrica. Troquei os potenciometros, coloquei Gotoh B500k nos volumes e Gotoh A500K no tone e o capacitor original de 0.1 uF.
André Monc- Membro
^
Belo J-Bass, André, uma relíquia. Parabéns!
JAZZigo- FCBR-CT
Valeu Jazzigo.
E o melhor, esse baixo me custou cerca de R$ 300,00 mais um afinador básico que eu tinha. Os Bartolini 9W4 me custaram uns R$ 400. Pura sorte!
André Monc- Membro
^
E tem um amigo meu, aqui de BSB também, que pegou um Mayones autêntico no mês passado, pela bagatela de R$ 1.800,00... Por que essas coisas nunca aconteceram comigo?!!!
E tem um amigo meu, aqui de BSB também, que pegou um Mayones autêntico no mês passado, pela bagatela de R$ 1.800,00... Por que essas coisas nunca aconteceram comigo?!!!
JAZZigo- FCBR-CT
Acho que vou fazer um furo para bateria mesmo. É um buraco bem pequeno e vou fazer embaixo do escudo, para não alterar em nada o visual do baixo.
Estou pensando em levar no Haroldinho Mattos. Alguma outra sugestão?
Estou pensando em levar no Haroldinho Mattos. Alguma outra sugestão?
André Monc- Membro
O Haroldinho é muito bom, mas só confio meus baixos ao Achiles que, além de contrabaixista, é muito caprichoso, detalhista, mãos-de-cirurgião, além de possuir um vasto conhecimento e experiência internacional - http://www.achiles.com.br/.
JAZZigo- FCBR-CT
Conheço o Achiles, inclusive ele que nivelou o braço desse meu Aria 1540S. Vou orçar com ele também.
André Monc- Membro
André Monc sua foto é massa!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio escreveu:André Monc sua foto é massa!
kkkk Que foto?
André Monc- Membro
<= AVATAR.
Entrada de ar de motor de arrancada (conheço bulhufas de motor de carro)
akakakkakaka
Mas perece ser...
akakakkakaka
Mas perece ser...
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio escreveu:<= AVATAR.
akakakkakaka
Mas perece ser...
kkkkkk É isso mesmo. Sou mecânico de final de semana e curto mexer em carros V8. Isso daí é um scoop muito usado com blower.
Valeu!!!
André Monc- Membro
Pronto! Acabou de xingar minha mãe!
auauuauauauauau
falando em motor, conheço o alterador, radiador, lugar de oleo, agua, correia, tensor, bateria, mais nada!
Ah Velas! fica num cabinho...ahahahhaha
Desculpa o off topic....
auauuauauauauau
falando em motor, conheço o alterador, radiador, lugar de oleo, agua, correia, tensor, bateria, mais nada!
Ah Velas! fica num cabinho...ahahahhaha
Desculpa o off topic....
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Tranquilo! Foi legal alguem notar isso. Até pq ainda acho isso meio estranho em fóruns, tanto nacional quanto internacionais e independente do assunto. Vc conversa com baixos e apelidos. euheuaeiaee Rola uma impessoalidade que me chama atenção.
Nos de carro vc conversa com Dodges e pessoas chamadas NorustV8epic. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nos de carro vc conversa com Dodges e pessoas chamadas NorustV8epic. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
André Monc- Membro
Eu tenho esses Bartolini no meu JB e curto muito. Nem ligo se ganho é baixo, só compensar no ampli.
Tucone- Membro
^
Como comentei alguns posts acima, baixo ou alto ganho não tem nada a ver com qualidade de som.
Como comentei alguns posts acima, baixo ou alto ganho não tem nada a ver com qualidade de som.
JAZZigo- FCBR-CT
Tucone escreveu:Eu tenho esses Bartolini no meu JB e curto muito. Nem ligo se ganho é baixo, só compensar no ampli.
Curto muito eles também! Tem um timbre fantástico.
André Monc- Membro
Exato! Tem captadores com saída altíssimas mas não tão bonitos.
André Monc- Membro
Chegaram as fitas de cobre para fazer a blindagem do Aria 1974.
Jazzigo, mandei para o Haroldinho mesmo, fica perto da minha casa, o orçamento ficou exatamente e literalmente o que eu queria. Só a entrega que vai demorar um pouco, lá pelo dia 28 ou 29 de dezembro.
Abraços
Jazzigo, mandei para o Haroldinho mesmo, fica perto da minha casa, o orçamento ficou exatamente e literalmente o que eu queria. Só a entrega que vai demorar um pouco, lá pelo dia 28 ou 29 de dezembro.
Abraços
André Monc- Membro
Tucone escreveu:Eu tenho esses Bartolini no meu JB e curto muito. Nem ligo se ganho é baixo, só compensar no ampli.
Há, você teria como mandar fotos?
André Monc- Membro
Foto do captador? Mas ai teria que desmontar tudo...
Tucone- Membro
Tucone escreveu:Foto do captador? Mas ai teria que desmontar tudo...
Pode ser um audio ou video tb. Acho que nunca escutei outro alem dos meus. Os 9W4 tem diferenças entre um e outro.
André Monc- Membro
Galera baixaria,
Chegou mais uma peça para o fretless. É um capacitor militar Russo PIO (paper in oil), modelo K42Y-2 com 0,033uF e 500V. É de estoque antigo (NOS), provavelmente fabricado na década de 50.
"The K42Y-2 are high quality PIO capacitors made for military. The conductor is made of aluminum foil and the dielectric is oil saturated paper, glass sealed in a metal body. These capacitors provide excellent sonic characteristics, high tolerance is kept within a wide temperature range."
Abraços,
Chegou mais uma peça para o fretless. É um capacitor militar Russo PIO (paper in oil), modelo K42Y-2 com 0,033uF e 500V. É de estoque antigo (NOS), provavelmente fabricado na década de 50.
"The K42Y-2 are high quality PIO capacitors made for military. The conductor is made of aluminum foil and the dielectric is oil saturated paper, glass sealed in a metal body. These capacitors provide excellent sonic characteristics, high tolerance is kept within a wide temperature range."
Abraços,
André Monc- Membro
Fala galera,
Mais peças para o Aria 1540S. Chegaram os três potenciometros Noble A250K. São muito bem fabricados! recomendo.
Abraços a todos.
Mais peças para o Aria 1540S. Chegaram os três potenciometros Noble A250K. São muito bem fabricados! recomendo.
Abraços a todos.
André Monc- Membro
Fiz a montagem da parte eletrica. Está apenas faltando a ligação com a bateria 9V e os captadores, que só posso fazer quando o baixo voltar do Luthier.
As soldas não ficaram boas, mas acho que conectou tudo direito:
Agora é esperar o baixo voltar para instalar tudo.
Abraços
As soldas não ficaram boas, mas acho que conectou tudo direito:
Agora é esperar o baixo voltar para instalar tudo.
Abraços
André Monc- Membro
E ae pessoal. O Aria voltou do Haroldinho. Fiz a blindagem hoje.
Confiram:
Abraços galera
Confiram:
Abraços galera
André Monc- Membro
Os Bartolini no lugar.
Abraços galera e feliz ano novo.
Monc
Abraços galera e feliz ano novo.
Monc
André Monc- Membro
Juninho Sampaio escreveu:Anna?
Juninho, Anna é minha filha de 5 anos, quase 6. Esse adesivo é um pequeno registro da primeira vez que ela escreveu o nome dela. Inclusive tenho tatuado no braço, tenho nos meus instrumentos e no meu Dodge Dart. Mas no caso desse Aria, eu tirei o adesivo. Quero ele o mais clean e vintage possível.
A ultima foto que fiz dele segue abaixo, logo depois de instalar as novas LaBella Super Steps .050:
Valeu!
Monc
André Monc- Membro
Show! Perguntei pq tenho uma Ana também! 2 aninhos!
Ficou lindo seu bass sem dentes!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio escreveu:Show! Perguntei pq tenho uma Ana também! 2 aninhos!
Obrigado! Fiquei quase uma década afastado dele, agora é pegar os paranauê do fretless de novo! Sem fret lines complica um pouco mais! uaehiuaehuiae
Abraços
Monc
André Monc- Membro
Opa, Monc!André Monc escreveu:A ultima foto que fiz dele segue abaixo, logo depois de instalar as novas LaBella Super Steps .050:
Algum motivo especial para instalar cordas taper wound .050?
JAZZigo- FCBR-CT
JAZZigo escreveu:Opa, Monc!André Monc escreveu:A ultima foto que fiz dele segue abaixo, logo depois de instalar as novas LaBella Super Steps .050:
Algum motivo especial para instalar cordas taper wound .050?
Fala ae meu amigo,
Nada em especial. Antigamente, 10 anos atrás, eu usava cordas D´Addario XL 040, de níquel. Nesse período eu também experimentava outras cordas, principalmente quando a grana estava curta. Testei Giannini, SG e NIG para citar algumas. Cheguei a usar também um ou dois sets de Ernie Ball. Fiquei uns 7 anos afastado do baixo e da música e no retorno passei a usar as Elixir 040, principalmente pela durabilidade.
Foi então que comecei a procurar outras marcas e outros tipos de cordas para encontrar algo que me fizessem sentir melhor no baixo. Nessa busca conheci a LaBella e comprei um jogo de Black Nylon 060 para o Fretless e um de Flat Wound 052 (me parece que a mesma que o James Jamerson usava) para o Epiphone SG. Como gostei das experiencias fui atras de um jogo para o SX e acabei me deparando com uma possibilidade de trazer dos EUA um jogo de Super Steps 050 e gostei muito muito do resultado. Por incrível que parece, passei a me sentir mais confortável com as cordas de aço e mais pesadas. O fato de serem exposed core deve ter uma influencia.
Agora quero testar no SX umas Rotosound de aço 045 ou 050 e dependendo do resultado vai para o fretless tb.
Mais ou menos isso!! uieahiueahuiea
Abraços.
Monc
André Monc- Membro
^
Eu curto taper wound nos baixos de 5 cordas, especialmente na "sizona". É que lembro de já ter instalado um jogo de Super Steps .045 em um Jazz Bass (4-string fretted), mas me arrependi... achei duras demais para o meu gosto, então, quando bati o olho nesse set .050 seu, pensei: Iiiiiih!!! Mas gosto é gosto, dedo é dedo!
Para fretless, gosto muito das Rotosound RS55LD Solo Bass 55 Stainless Steel Pressure Wound Strings, tão brilhantes quanto as roundwound, mas mais suaves no arraste dos dedos e nas marcas sobre a escala.
Eu curto taper wound nos baixos de 5 cordas, especialmente na "sizona". É que lembro de já ter instalado um jogo de Super Steps .045 em um Jazz Bass (4-string fretted), mas me arrependi... achei duras demais para o meu gosto, então, quando bati o olho nesse set .050 seu, pensei: Iiiiiih!!! Mas gosto é gosto, dedo é dedo!
Para fretless, gosto muito das Rotosound RS55LD Solo Bass 55 Stainless Steel Pressure Wound Strings, tão brilhantes quanto as roundwound, mas mais suaves no arraste dos dedos e nas marcas sobre a escala.
JAZZigo- FCBR-CT
É interessante como cada um tem uma relação especifica com seus instrumentos. Um amigo meu tem um Jazz Bass da D´Alegria, muito bem feito diga-se de passagem. Ele usa cordas 040 (não lembro marca) coladas no baixo, muito coladas. Quando eu toco nesse baixo quase não sai som.
Mas confesso que no fretless ficou mais difícil um pouco a pegada, pois além do atrito com as cordas, o dedo atrita com a escala tb. No fretted tem um certo espaçamento em relação a escala. Acho que no meu SX Jazz Bass vou usar as Super Steps um bom tempo ainda, mas para o Aria Fretless ainda não achei o que chamaria de ideal!
Bom, como meu próximo jogo já ia ser um Rotosound mesmo e nunca experimentei esses pressure-wound e ainda por cima eh stainless steel, vou nela.Também gostei das tensões, o E e o A são 105 e 085, o mesmo do meu jogo 050.
Aliais, onde consigo aqui em Brasília?
Abraços,
Monc
André Monc- Membro
Iiiiih! De novo!André Monc escreveu:Aliais, onde consigo aqui em Brasília?
Acho que só eu tenho delas, mas são para consumo próprio!
Brincadeira à parte, muito raramente compro cordas em loja física. Há anos que só importo, especialmente pelo eBay.
JAZZigo- FCBR-CT
JAZZigo escreveu:Iiiiih! De novo!André Monc escreveu:Aliais, onde consigo aqui em Brasília?
Brincadeira à parte, muito raramente compro cordas em loja física. Há anos que só importo, especialmente pelo eBay.
Tudo que é bom e diferente é difícil de achar por aqui mesmo. Essas Super Steps so compro com um distribuidor da LaBella em SP e a 050 veio direto da fábrica.
Mas agora que vc soltou a ideia, vou ter que ir atras. E se vc quiser passar um joguinho dessa 045 - 105 me avisa! Ou se for importar de novo a gente acrescenta mais um jogo.
Agora vou ficar sofrendo com vontade de conhecer essas cordas! Obrigado! iuhaeuieahuiaehiueah (brincadeira)
Abraços,
Monc
André Monc- Membro
Cara, que fretless lindo!!! Parabéns!
gpraxedes- Membro
gpraxedes escreveu:Cara, que fretless lindo!!! Parabéns!
Obrigado cara! Eu também acho ele fantástico e com uma história bem legal!
Abraços,
Monc
André Monc- Membro
JAZZigo escreveu:Iiiiih! De novo!André Monc escreveu:Aliais, onde consigo aqui em Brasília?
Agora e esperar Jazz.!!
André Monc- Membro
Mais uma foto do processo. Ligando os captadores ao sistema elétrico que já tinha montado. Tive que muda a posição do Capacitor PIO, ele é muito grande (maior que o potenciômetro). Fica a dica, se quiser usar esses equipamentos vintage, calcule bem os espaços.
Abraços galera.
Monc
Abraços galera.
Monc
André Monc- Membro
Jazzigo, obrigado pela dica, mudou o Aria 1540S para melhor, muito melhor. Além disso já testei uns 20 tipos de set up para ele, agora estou chegando no resultado que eu busco.
Valeu!
Monc
André Monc- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2