Afinação Drop D
+2
Guga Ramone
rafael_rib
6 participantes
Página 1 de 1
Afinação Drop D
Boa tarde, pessoal.
Atualmente uso a afinação Drop D em meu baixo, porém gostaria de dar uma tensionada no bordão para melhorar a pegada. Quero saber se alguém aqui usa ou já usou este tipo de afinação, e se sim, qual a bitola do bordão usada? Estava pensando em utilizar um bordão 115 ou 120, atualmente uso cordas 45, 65, 85 e 105, porém o bordão não fica com uma pegada legal. Gostaria de saber também se não há risco de prejudicar o braço utilizando um bordão 115 ou 120 afinado em D. O baixo é um Squier Vintage Modified Jazz Bass '70s.
Obrigado
Atualmente uso a afinação Drop D em meu baixo, porém gostaria de dar uma tensionada no bordão para melhorar a pegada. Quero saber se alguém aqui usa ou já usou este tipo de afinação, e se sim, qual a bitola do bordão usada? Estava pensando em utilizar um bordão 115 ou 120, atualmente uso cordas 45, 65, 85 e 105, porém o bordão não fica com uma pegada legal. Gostaria de saber também se não há risco de prejudicar o braço utilizando um bordão 115 ou 120 afinado em D. O baixo é um Squier Vintage Modified Jazz Bass '70s.
Obrigado
rafael_rib- Membro
Re: Afinação Drop D
Ja experimentei a Mizona 110 e melhorou MUITO se comparado com a 105 afinada um tom abaixo do padrão. Acho que além disso, deve ficar muito tensionada e prejudicar a execução. Quanto à danos no braço, acho muito difícil de ocorrer, sendo só uma corda trocada e afinada abaixo do padrão.
Guga Ramone- Membro
Não sê medroso ou tímido... manda ver e conta pra gente!
JAZZigo- FCBR-CT
Obrigado pela dica Guga Ramone, uma 110 cairia bem também
rafael_rib- Membro
Essa RotoSound é pra rebocar navio JAZZigo! Huehuehue
rafael_rib- Membro
melhor opção é a do JAZZigo, já toquei assim e minhas melhores experiencias foram: baixos que tem a ponte que as cordas passam por dentro, geram melhor tensão, cordas mais grossas, encordoamento próprio, ou encordoamento de baixo de 5 cordas
Christian- Membro
Sim, Christian, porém esse encordoamento é para uma afinação F#-B-E-A, insano pra mim! O que eu quero é só o bordão dropado em D (D-A-D-G), huehue
rafael_rib- Membro
conheço este:
Sei que aqui é de Guitarra, mas para comparar:
Drop D, C, Q
Sei que aqui é de Guitarra, mas para comparar:
Drop D, C, Q
Polattus- Membro
Cara, eu também uso um squier vintage modified jazz bass. A gente toca meio tom abaixo, em D#, e eu uso encordoamento rotosound .50
A madeira desse baixo é bem forte. Uso faz uns 2 anos, e nunca empenou o braço. Se vc usar uma .50 em afinação normal ai ja era... Mas como ta em D o seu, não tem problema não. Aliás deve-se usar uma .50, senão vai ficar trastejando pra caramba.
.45 pra drop D não rola!!!
Compra uma rotosound.50, a que o Steve Harris usa, e você não irá se arrepender! Deve tar uns 200 reais agora acho, com a crise. Comprei a minha 5 meses atrás, e paguei 160.
A madeira desse baixo é bem forte. Uso faz uns 2 anos, e nunca empenou o braço. Se vc usar uma .50 em afinação normal ai ja era... Mas como ta em D o seu, não tem problema não. Aliás deve-se usar uma .50, senão vai ficar trastejando pra caramba.
.45 pra drop D não rola!!!
Compra uma rotosound.50, a que o Steve Harris usa, e você não irá se arrepender! Deve tar uns 200 reais agora acho, com a crise. Comprei a minha 5 meses atrás, e paguei 160.
JonesGurjones- Membro
Pois é, JonesGurjones, mas a afinação que estou usando é Drop D, não Standard D, por isso estava a fim de colocar apenas o bordão com uma bitola maior (.110 / .115). Se utilizasse Standard D# assim como você, também colocaria .50.
Falando no baixo, estragou meu captador do braço, não sei o que deu
rafael_rib- Membro
rafael_rib escreveu:Pois é, JonesGurjones, mas a afinação que estou usando é Drop D, não Standard D, por isso estava a fim de colocar apenas o bordão com uma bitola maior (.110 / .115). Se utilizasse Standard D# assim como você, também colocaria .50.
Posso estar errado, mas não é perigoso o braço entortar para um lado se colocar apenas 1 corda de calibre maior? Você afina só a E em D? é isso?
E se você deixar a GDA meio tom abaixo, e a E 1 tom e meio abaixo? ficaria Gb Db Ab e Db. Mas ai também depende do guitarrista e vocalista.
E como foi estragar seu captador do braço??? O que aconteceu com ele exatamente?
JonesGurjones- Membro
Se você necessita tanto assim de um tom mais baixo, já pensou na possibilidade de comprar um baixo com 5 cordas? Não sei, só uma sugestão.
JonesGurjones- Membro
Corda estragar captador?!!! Que história é essa?!!!rafael_rib escreveu:Falando no baixo, estragou meu captador do braço, não sei o que deu
E está. Uma corda de calibre maior não tem necessariamente tensão maior, menos ainda, se estiver afinada em drop. Diga-se de passagem, a corda de maior tensão em um contrabaixo (afinação convencional) costuma ser a D.JonesGurjones escreveu:Posso estar errado, mas não é perigoso o braço entortar para um lado se colocar apenas 1 corda de calibre maior?
JAZZigo- FCBR-CT
JAZZigo escreveu:Corda estragar captador?!!! Que história é essa?!!!rafael_rib escreveu:Falando no baixo, estragou meu captador do braço, não sei o que deuE está. Uma corda de calibre maior não tem necessariamente tensão maior, menos ainda, se estiver afinada em drop. Diga-se de passagem, a corda de maior tensão em um contrabaixo (afinação convencional) costuma ser a D.JonesGurjones escreveu:Posso estar errado, mas não é perigoso o braço entortar para um lado se colocar apenas 1 corda de calibre maior?
Então coloca uma 110 ou 115. 120 é muita coisa. Só que ai você vai ter que comprar 2 jogos de cordas, não? nunca vi vender corda separada, pelo menos não aqui na minha região!
Se usar o encordoamento .50 todo com afinação GDAD ai tem perigo de entortar, não tem?
JonesGurjones- Membro
Até porque quando eu vou treinar em casa, tocar junto com alguma música, e tenho que deixar afinação em GDAE com calibre .50, eu morro de medo de entortar o braço!
JonesGurjones- Membro
Você acha, então, que o braço vai entortar pro lado direito. É isso?!JonesGurjones escreveu:Se usar o encordoamento .50 todo com afinação GDAD ai tem perigo de entortar, não tem?
JAZZigo- FCBR-CT
JAZZigo escreveu:Você acha, então, que o braço vai entortar pro lado direito. É isso?!JonesGurjones escreveu:Se usar o encordoamento .50 todo com afinação GDAD ai tem perigo de entortar, não tem?
Não.... acho que vai formar uma curvatura, como se tivesse formando uma espiral, entende? Deixa sua mão reta, em posição horizontal, e inclina ela um pouco para a direita ou esquerda. Dá a impressão que vai ficar assim.
Não sei explicar, não entendo nada de luthieria, por isso a dúvida. Mas acredito que usar encordoamento .50 com afinação GDAE em um baixo com madeira e ferragens meia boca, vai entortar de alguma forma!
JonesGurjones- Membro
Tem nada a ver o captador com a corda, JAZZigo, huehuehue.
rafael_rib- Membro
JonesGurjones, na verdade não sei o que aconteceu com o captador, mas corda não foi!!! Vou levar semana que vem no luthier.
A ideia de colocar .50 com afinação Gb-Db-Ab-Db é boa, mas é quase que trocar gato por lebre.
Vou (tentar achar) colocar uma .115 e ver no que dá.
A ideia de colocar .50 com afinação Gb-Db-Ab-Db é boa, mas é quase que trocar gato por lebre.
rafael_rib- Membro
cordas não estragam braço, so regular o braço para a corda
Christian- Membro
rafael_rib escreveu:JonesGurjones, na verdade não sei o que aconteceu com o captador, mas corda não foi!!! Vou levar semana que vem no luthier.
o dificil vai ser achar lugar que vende corda separada, pois um jogo novo de cordas .50+ é uns 200 reais!!!
JonesGurjones- Membro
JonesGurjones, maldito Drop D.
rafael_rib- Membro
rafael_rib escreveu:JonesGurjones, maldito Drop D.
kkkkkkkkkkkkkkk mas que tipo de som vocês tocam que precisa tanto de drop D? E em todas as músicas? Eu uso drop D (no caso Db) só em algumas musicas, tipo everlong, freak, israel's son, we die young, them bones, hunger strike...
JonesGurjones- Membro
http://store.rotosound.com/p/sbl-115-swing-bass-stainless-steel-single?pp=12JonesGurjones escreveu:rafael_rib escreveu:JonesGurjones, na verdade não sei o que aconteceu com o captador, mas corda não foi!!! Vou levar semana que vem no luthier.
o dificil vai ser achar lugar que vende corda separada, pois um jogo novo de cordas .50+ é uns 200 reais!!!
JAZZigo- FCBR-CT
10 dólares, sai uns 40 conto, mais taxa de importação e tal... vish
Tocar todas as músicas em drop D atrapalha tudo as escalas na hora do improviso >.<
Tocar todas as músicas em drop D atrapalha tudo as escalas na hora do improviso >.<
JonesGurjones- Membro
JonesGurjones, a maioria são músicas autorais (Heavy Metal/Hard Rock) e alguns covers como Rage Against The Machine, Metallica etc.
rafael_rib- Membro