Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Compensa ter muita caixa e pouco amplificador

+10
SILVIAO
Juninho Sampaio
Mauricio Luiz Bertola
Ricardo
Breno_Barnabe
allexcosta
Christian
Coder
Claudio
gsfteodoro
14 participantes

Ir para baixo

Compensa ter muita caixa e pouco amplificador Empty Compensa ter muita caixa e pouco amplificador

Mensagem por gsfteodoro Qui Dez 10, 2015 9:06 pm

Fala pessoal!

Fiquei aqui me questionando...

Vale a pena, por exemplo, se ter um GK 400RB e usar em um set 4x10" + 1x15", sendo que o amplificador, no caso dos antigos, teria somente 200W em sua potência máxima enquanto esse set, só a caixa de 1x15 já teriam os 200W?
Vejo algumas pessoas com amplificadores de pequena potência (vi, faz um tempo, um GK MB200 em uma caixa da Peavey de 4x10, por exemplo) mas com caixas enormes....
Acho que a questão da portabilidade em amplificador pequeno é tão bom. Mas, sei lá....

Fica como um assunto para discussão.

gsfteodoro
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa ter muita caixa e pouco amplificador Empty Re: Compensa ter muita caixa e pouco amplificador

Mensagem por Claudio Qui Dez 10, 2015 10:15 pm

Pra quem toca baixo elétrico, acho interessante ter opções variadas. Quando eu tive um MB800, usava uma caixa 4x10 em conjunto com outra 1x18. Ao mesmo tempo tinha um par de MZ200 pra usar em situações menores, e também um Hartke A70. Tinha opções pra shows P-M-G.

Hoje eu toco 95% das vezes plugado só no P.A., e quando necessário levo o Promethean. Minha Tektower e meu Eden WTX estão parados, mas é sempre bom ter essas opções pra quando precisar!
Claudio
Claudio
Membro

Compensa ter muita caixa e pouco amplificador Empty Re: Compensa ter muita caixa e pouco amplificador

Mensagem por Coder Sex Dez 11, 2015 10:52 am

Sinceramente, não consigo imaginar uma pessoa sentir prazer em transportar dois trambolhos pesadíssimos, passar horas tocando e depois ter que carregar tudo de novo. Ao menos se tiver uma pessoa para ajudar, ter um carro grande, morar numa casa térrea, coluna em dia...

Olha, na maioria dos lugares onde costumo tocar, um combo de 150w já é o suficiente. Quando a casa dispõe de um sistema de P.A, o baixo é sempre jogado em linha através de um directbox. Ou seja, toda aquela qualidade e timbre obtidos por um bom set se transforma num "vuco vuco" embolado nos subs.

Ultimamente penso em portabilidade e sempre em carregar menos peso possível. Pra mim, uma caixa 2x10 e um bom cabeçote (200~250w) já são o suficiente.
Coder
Coder
Membro

Mensagem por Christian Sex Dez 11, 2015 11:40 am

200w com 1x10 é uma coisa e 200w com 8x10 é outra, pressão sonora, headrom etc. Agora se compensa carregar tu vai responde
Christian
Christian
Membro

Mensagem por allexcosta Sex Dez 11, 2015 12:29 pm

Apos tantos anos de forum, continuo sem entender os conceitos "compensar" e "valer a pena".

Caso contrario responderia com prazer.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Dez 11, 2015 2:13 pm

Presidente....

Já me perguntei isso e vou falar um pouco do meu caso.

Como você sabe, Tenho um GK 400 RB I, trabalhando em 8 ohms (125w), pois estou usando só uma caixa (atualmente a GK 1x12, mas já usei com Teksound 1x12, Handmade 1x10, Meteoro 1x15).

Tenho tocado em bares (alguns grandes, mas a maioria é pequeno/médio, tipo 100 pessoas) e em alguns eventos abertos.

Para minha aplicação, tem atendido muito bem. Não falta volume uso o ampli na boa.
E quando a casa é um pouco maior, jogo pro PA com o Direct Out do Ampli ou Direct box. E mesmo que tivesse um set grande e muito mais potente, eu entendo que em algumas casas ainda sim seria necessário jogar o som do baixo no PA, pois tem as questões acusticas da casa, etc.

Quando vou ensaiar, geralmente tem sets full stack nos estudios, e e me agrada muito pq dá aquela "pressão" bacana, aquele soco de ar na batata da perna vindo do falante de 15x, e a definição boa vindo da 4x10 bem na minha "zoreia". Mas quado toco com meu set, vejo que ele resolve minhas gigs, então hoje eu não teria um set grande de caixas.

EDIT: Além do set menor resolver as questões sonoras, tem as questões logísticas e de tipos de GIG.
Moro em prédio e não tenho ninguém pra carregar meu set pra mim. Um set grande não caberia no meu carro.
Aí tenho que descer carregar o carro, descarregar na gig, montar, desmontar, carregar o carro e chegar em casa e subir o set.

O que eu determinei pra mim é que: não compensa.

Se eu tocasse em grandes palcos e com trocentos músicos do lado, talvez sentisse a necessidade de ter algo maior, etc.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por Coder Sex Dez 11, 2015 2:20 pm

Breno_Barnabe escreveu:Moro em prédio e não tenho ninguém pra carregar meu set pra mim. Um set grande não caberia no meu carro.
Aí tenho que descer carregar o carro, descarregar na gig, montar, desmontar, carregar o carro e chegar em casa e subir o set.

O que eu determinei pra mim é que: não compensa.

Tenho a mesma opinião. Na primeira semana é aquela maravilha, set grande, som potente, etc... No mês seguinte já bate aquela vontade de vender tudo e trocar por um combo, exatamente o que fiz quando vendi meu set 2 x 2x10 + head!
Coder
Coder
Membro

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Dez 11, 2015 2:29 pm

Pois é, Coder.

Alias, o meu set, apesar de ser separado, acabou virando um combo.

Compensa ter muita caixa e pouco amplificador Caixa2

Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por Ricardo Sex Dez 11, 2015 5:05 pm

allexcosta escreveu:Apos tantos anos de forum, continuo sem entender os conceitos "compensar" e "valer a pena".

Só fazem sentido acompanhados do contexto de gosto, desejos, condições financeiras, o que é importante para a pessoa, disponibilidade de enfrentar adversidades como o peso, etc, etc... Ou seja, só fazem sentido justamente para quem pergunta, não tem resposta válida de fora.

Por exemplo, apesar de já ter feito cirurgia na coluna, se tiver que carregar 50 kg dois andares acima para ter o som que gosto e desejo, para mim compensa e vale a pena. Outros dirão que é bobagem e me chamarão de otário... Que seja...
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Dez 11, 2015 5:34 pm

allexcosta escreveu:Apos tantos anos de forum, continuo sem entender os conceitos "compensar" e "valer a pena".

Caso contrario responderia com prazer.
"compensar" e "valer à pena" são conceitos relativos, por conseguinte, devem ser respondidos de forma relativa também; mas podemos estabelecer alguns parâmetros antes (quem pergunta e em que condições) e depois (quem responde), assim, fica fácil...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Dez 11, 2015 5:56 pm

Ricardo. Tamo junto!

Levo minha VX3500 pra qualquer lugar! Pode ser num banheiro, pode ser num palco, num show...sempre levo.
Deixo no carro.

Se chegar no espaço e tiver uma caixa ruim, pego a minha e acabou. Direct out nela. bye bye!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por SILVIAO Sex Dez 11, 2015 8:18 pm

Já tive 4x10 com cabeçote, aquela fissura de fazer tudo tremer kkk.Hoje tenho um pesadão 1x15, e se pudesse com certeza trocaria por um 1x12,combo ou cabeçote +caixa.Em lugares grandes sempre rola PA e amplificador deve ser usado sempre como retorno em ambientes grandes,nunca para fazer a casa toda,e por já ter passado muito por isso ,hoje penso que Stack completo é de responsabilidade da casa,da empresa de sonorização,etc.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagem por Rico Sex Dez 11, 2015 10:31 pm

^Eu hoje uso o melhor dos dois mundos... Tenho um jogo (head e caixa) de quase 100kg, que tem uma potência colossal, e que só sai de casa em eventos grandes e pra lá de especiais. Pra 99% das outras situações, um classe D com uma ou duas caixinhas 1x12 e já foi... Vai pro PA e você precisa dar sorte de achar um operador de som gente boa.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por gsfteodoro Seg Dez 14, 2015 2:40 pm

Vou dar um exemplo meu.
Hoje, tenho duas caixas de 2x10 e um bh500 e um gk1001.
Nas gigs pequenas, não vejo necessidade de carregar duas caixas e o gkzão. Mas tenho visto pessoal carregar full stack pra pouquíssimo som.

Vou dar uma outra situação...
Se vc curte o som de full stack. Num bar para 100 pessoas, se você tivesse o equipamento e quem carregue pra você, pediria para levar?

gsfteodoro
Membro

Mensagem por warZ Seg Dez 14, 2015 3:49 pm

Coder escreveu:Sinceramente, não consigo imaginar uma pessoa sentir prazer em transportar dois trambolhos pesadíssimos, passar horas tocando e depois ter que carregar tudo de novo. Ao menos se tiver uma pessoa para ajudar, ter um carro grande, morar numa casa térrea, coluna em dia...

Isto é coisa para baterista... notme

Fui tomar um chope dia desses e tinha um trio tocando uns classic rock, e no cantinho o baixista com um roland dos mais recentes de 120w, o XL, choperia tava cheia e o baixo destacado e alto até demais pro meu gosto. Me surpreendi!
warZ
warZ
Membro

Mensagem por JonesGurjones Sáb Dez 19, 2015 11:09 pm

Ricardo escreveu:

Só fazem sentido acompanhados do contexto de gosto, desejos, condições financeiras, o que é importante para a pessoa, disponibilidade de enfrentar adversidades como o peso, etc, etc... Ou seja, só fazem sentido justamente para quem pergunta, não tem resposta válida de fora.

Por exemplo, apesar de já ter feito cirurgia na coluna, se tiver que carregar 50 kg dois andares acima para ter o som que gosto e desejo, para mim compensa e vale a pena. Outros dirão que é bobagem e me chamarão de otário... Que seja...

Isso é realmente extremamente relativo e subjetivo... Vai depender se você prefere potência, preço barato, qualidade de som, versatilidade, facilidade de carregar, qualidade da obra em si, materiais bons, etc...
Por exemplo, semana passada fui comprar um amplificador novo, e para mim "compensou" o Hartke A100, pois é fácil de carregar, tem qualidade de som (que também é extremamente relativo e subjetivo), boa durabilidade, qualidade, e entrada para linha (sempre ligo na linha).

Fale para a gente o que você "valoriza mais" em um amplificador para que possamos tentar te ajudar. Smile
JonesGurjones
JonesGurjones
Membro

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Dez 21, 2015 1:21 pm

gsfteodoro escreveu:Vou dar um exemplo meu.
Hoje, tenho duas caixas de 2x10 e um bh500 e um gk1001.
Nas gigs pequenas, não vejo necessidade de carregar duas caixas e o gkzão. Mas tenho visto pessoal carregar full stack pra pouquíssimo som.

Vou dar uma outra situação...
Se vc curte o som de full stack. Num bar para 100 pessoas, se você tivesse o equipamento e quem carregue pra você, pediria para levar?
Acho que não... pra 100 pessoas, dá pra fazer som com menos que um Full Stack.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por arturbmallmann Seg Dez 21, 2015 2:45 pm

uso cubo 1x15, 250w. além de 100 pessoas preciso sacrificar o médio.. nestas horas agradeço o uso de drive(tweeter) para salvar o brilho e manter um timbre legal
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo