Music Man Stingray Slo Special
5 participantes
Página 1 de 1
Music Man Stingray Slo Special
Galera, resolvi criar este tópico porque não encontrei nenhum específico para este baixo aqui no Contrabaixobr. Achei apenas menções vagas em outros tópicos. Acabei de adquirir um destes nos EUA, de 4 cordas, numa loja da Guitar Center, e gostaria que vocês me ajudassem com algumas dúvidas.
Ao testá-lo na loja logo me empolguei com a potência dos graves. Comparando com o Precision que eu tenho, pois são 2 baixos que tem graves potentes, eu achei o timbre diferente, mais aveludado, gordo, e algo distorcido, saturado. Também testei um MM Sterling, gostei bastante do timbre, mas preferi o Stingray (me pareceu um baixo mais bem acabado, e com som mais robusto, além do que o Stingray tem maior facilidade de revenda - o vendedor me disse que muita gente confunde o MM Sterling, com o Sterling Ray 34/35 by MM).
Fiquei meio cismado com o fato de o Stingray ser do tipo Slo Special, porque não sabia bem o que isso significava, mas levei assim mesmo. Depois fui descobrir que a diferença do Slo Special em relação ao modelo tradicional é que ele tem o braço mais fino (com dimensões próximas ao do Sterling), e gostei da notícia porque tenho problemas com braços muito grossos (já quase desenvolvi uma tendinite por forçar muito o punho). E sabia que uma das críticas ao MM Stingray era tocabilidade um pouco ruim devido a grossura do braço.
Pesquisando na internet vi poucos comentários sobre este baixo. Nos fóruns gringos elogiam bastante, e vi apenas um comentário dizendo que ele perderia um pouco do punch devido ao braço mais fino.
E aí, alguém tem alguma experiência com estes MM Stingray Slo Special? Sabem dizer se notam alguma diferença entre estes e o modelo tradicional?
Ah, o meu é escala clara, maple. Depois vou ver se consigo postar algumas fotos dele aqui.
Ao testá-lo na loja logo me empolguei com a potência dos graves. Comparando com o Precision que eu tenho, pois são 2 baixos que tem graves potentes, eu achei o timbre diferente, mais aveludado, gordo, e algo distorcido, saturado. Também testei um MM Sterling, gostei bastante do timbre, mas preferi o Stingray (me pareceu um baixo mais bem acabado, e com som mais robusto, além do que o Stingray tem maior facilidade de revenda - o vendedor me disse que muita gente confunde o MM Sterling, com o Sterling Ray 34/35 by MM).
Fiquei meio cismado com o fato de o Stingray ser do tipo Slo Special, porque não sabia bem o que isso significava, mas levei assim mesmo. Depois fui descobrir que a diferença do Slo Special em relação ao modelo tradicional é que ele tem o braço mais fino (com dimensões próximas ao do Sterling), e gostei da notícia porque tenho problemas com braços muito grossos (já quase desenvolvi uma tendinite por forçar muito o punho). E sabia que uma das críticas ao MM Stingray era tocabilidade um pouco ruim devido a grossura do braço.
Pesquisando na internet vi poucos comentários sobre este baixo. Nos fóruns gringos elogiam bastante, e vi apenas um comentário dizendo que ele perderia um pouco do punch devido ao braço mais fino.
E aí, alguém tem alguma experiência com estes MM Stingray Slo Special? Sabem dizer se notam alguma diferença entre estes e o modelo tradicional?
Ah, o meu é escala clara, maple. Depois vou ver se consigo postar algumas fotos dele aqui.
Daniel Carneiro- Membro
Re: Music Man Stingray Slo Special
Aqui vão algumas imagens do baixo:
Daniel Carneiro- Membro
Mandei fotos com detalhes do braço porque também fiquei com dúvidas a respeito do acabamento deste. Ele parece ser apenas madeira polida quase sem proteção nenhuma, como vocês podem ver. É comum fazer desta forma (os meus Fender tem um verniz de proteção)? Não corre o risco de estragar ou escurecer a madeira mais rapidamente?
Detalhe que este não é o modelo Classic Stingray.
No site da Music Man o acabamento do braço (neck finish) é descrito assim: Gunstock oil and hand-rubbed special wax blend.
Enquanto dos modelos Classic é descrito assim: High gloss polyester.
Qual a diferença entre estes 2 acabamentos? Desde já obrigado pela ajuda.
Detalhe que este não é o modelo Classic Stingray.
No site da Music Man o acabamento do braço (neck finish) é descrito assim: Gunstock oil and hand-rubbed special wax blend.
Enquanto dos modelos Classic é descrito assim: High gloss polyester.
Qual a diferença entre estes 2 acabamentos? Desde já obrigado pela ajuda.
Daniel Carneiro- Membro
Você mesmo já apontou a diferença entre os acabamentos rs...
Esse acabamento "in natura" é bem comum nos warwick, por exemplo. Só na madeira mesmo, ocasionalmente usando algum óleo para hidratar e uma camada bem fina de cera para proteção contra umidade, por exemplo. O outro tem uma camada de poliester brilhante por cima da madeira. O escurecimento da madeira do seu baixo será algo natural, e estragar não vai.
Eu mesmo tenho um baixo com acabamento assim e foi me recomendado fazer uma re-aplicação de óleo e cêra periódicamente, conforme o estado da madeira, pelo próprio fabricante, isso em um intervalo de X anos. Fiz e gostei muito do resultado, parece que a madeira "voltou à vida". Mas já vi muita gente recomendando não fazer nada, pois o óleo das mãos já seria o suficiente pra hidratar a madeira e que a cera entupiria os póros, alterando o som do instrumento. Acho um pouco de exagero essa questão de alterar o som, mas enfim.
Penso que vale a pena você refazer essa pergunta quanto à manutenção de maneira bem específica no sub fórum de luthieria daqui...
Esse acabamento "in natura" é bem comum nos warwick, por exemplo. Só na madeira mesmo, ocasionalmente usando algum óleo para hidratar e uma camada bem fina de cera para proteção contra umidade, por exemplo. O outro tem uma camada de poliester brilhante por cima da madeira. O escurecimento da madeira do seu baixo será algo natural, e estragar não vai.
Eu mesmo tenho um baixo com acabamento assim e foi me recomendado fazer uma re-aplicação de óleo e cêra periódicamente, conforme o estado da madeira, pelo próprio fabricante, isso em um intervalo de X anos. Fiz e gostei muito do resultado, parece que a madeira "voltou à vida". Mas já vi muita gente recomendando não fazer nada, pois o óleo das mãos já seria o suficiente pra hidratar a madeira e que a cera entupiria os póros, alterando o som do instrumento. Acho um pouco de exagero essa questão de alterar o som, mas enfim.
Penso que vale a pena você refazer essa pergunta quanto à manutenção de maneira bem específica no sub fórum de luthieria daqui...
Vinicius F- Membro
Eu tenho um Stingray fabricado no Japão em 97 e o acabamento do braço e igual ao seu, porém o headstock é invernizado na frente e no verso, o que deixa uma nítida linha de onde termina o verniz na divisão entre headstock e braço na parte traseira. É claro que com o tempo a madeira vai ficar um pouco escurecida no braço assim como o meu já esta, afinal sao 18 anos de uso, mas ao meu ver, isso faz parte da personalidade do instrumento, com o tempo vc vai apreciar isso.
Felipencs- Membro
Eu tenho um Stingray SLO e é o braço mais confortável dos baixos que tenho. Engraçado é que nunca tive a oportunidade de colocar ele lado a lado com um Stingray tradicional, para comparar.
LBorges- Membro
Valeu pelas dicas Vinicius F! Vou procurar um luthier aqui na minha cidade para me orientar quanto a manutenção.
Daniel Carneiro- Membro
Felipencs escreveu:Eu tenho um Stingray fabricado no Japão em 97 e o acabamento do braço e igual ao seu, porém o headstock é invernizado na frente e no verso, o que deixa uma nítida linha de onde termina o verniz na divisão entre headstock e braço na parte traseira...
Observando bem percebi que o meu também tem uma camada fina do que parece ser um verniz no headstock, e no braço é madeira mais in natura mesmo.
Fico mais tranquilo de saber que este é um tipo de acabamento comum, porque eu mesmo acho que nunca tinha visto.
Obrigado, Felipencs!
Daniel Carneiro- Membro
LBorges escreveu:Eu tenho um Stingray SLO e é o braço mais confortável dos baixos que tenho. Engraçado é que nunca tive a oportunidade de colocar ele lado a lado com um Stingray tradicional, para comparar.
Eu também achei este baixo muito confortável. Tem ótima tocabilidade, e neste ponto lembra meu Jazz Bass, que também é bastante confortável.
Mas é aí LBorges, você está satisfeito com seu Stingray SLO, com relação a timbre e sonoridade no geral?
Eu toco numa banda de classic rock, e tenho um projeto paralelo de pop/rock/soul. Ainda não toquei com este Stingray na banda de classic rock, mas fiquei com impressão de que ele não vai tirar o lugar de titular do Precision bass, porque apesar de o SR ter graves robustos, ele é um pouco estralado nos agudos (dá pra amenizar com equalização), enquanto o P bass não tem nada de estralado.
Já para o projeto de pop/rock/soul que eu andei tocando neste fim de ano o Stingray foi perfeito. Um timbre de grave potente e fantástico, médios e agudos bem definidos.
E sua experiência com o SR Slo como é LBorges? Você usa para que tipo de som?
Valeu!
Daniel Carneiro- Membro
Então, eu normalmente uso os timbres que gosto mais, independente do estilo. Então ,costumo usar mais os JB ( Giannini e SX) e o Rickenbaker. Uso também os outros baixos que tenho para dar uma variada de vez em quando.
Já passei para frente um Fender Precission por não me adaptar a ele e na mesma época o Music Man quase foi também ,por que usava ele pouco. Um amigo que me convenceu a não vender. E realmente acho que hj me arrependeria se tivesse vendido.
Já passei para frente um Fender Precission por não me adaptar a ele e na mesma época o Music Man quase foi também ,por que usava ele pouco. Um amigo que me convenceu a não vender. E realmente acho que hj me arrependeria se tivesse vendido.
LBorges- Membro
A diferença é só no braço mesmo. O Stingray "normal" tem o braço bem grosso, que eu curto. O SLO é pra quem curte mais a pegada de braço fino, tipo Jazz Bass. Acredito que o timbre não deva mudar muito de um para o outro, mas nunca toquei em um SLO pra poder falar.
Licas- Membro
Galera, só passando aqui pra registrar minhas primeiras impressões deste MM em ação com minha banda.
Mandei regular o baixo em um luthier que confio aqui na minha cidade, pois ele estava trastejando. Também aprendi melhor a regular os knobs para atingir um timbre da minha preferência: tirei um pouco do agudo pra não ficar com som tão metálico.
E o resultado foi fantástico. Consegui entender qual a mística deste MM Stingray. Um timbre muito marcante, com graves robustos, algo saturados, mas sem distorcer ou embolar. E os médios que saltam pra frente do som da banda no geral e mostram presença. Resumindo, o chão tremeu! Tive até que segurar um pouco no volume porque senão abafava o resto da banda. O pessoal também curtiu muito timbre e ficaram fãs do MM.
Estou muito satisfeito e pelo jeito este MM, vai brigar cabeça a cabeça com o Fender Precision pelo posto de titular na banda de classic rock. Detalhe: o único pedal que usei foi um compressor MXR. Depois, se conseguir, posto um áudio aqui.
Acho que li no fórum por aqui que "a grande obra" do baixista é a construção do seu timbre, e acredito que dei bons passos neste sentido com o MM Stingray.
Recomendo...
Mandei regular o baixo em um luthier que confio aqui na minha cidade, pois ele estava trastejando. Também aprendi melhor a regular os knobs para atingir um timbre da minha preferência: tirei um pouco do agudo pra não ficar com som tão metálico.
E o resultado foi fantástico. Consegui entender qual a mística deste MM Stingray. Um timbre muito marcante, com graves robustos, algo saturados, mas sem distorcer ou embolar. E os médios que saltam pra frente do som da banda no geral e mostram presença. Resumindo, o chão tremeu! Tive até que segurar um pouco no volume porque senão abafava o resto da banda. O pessoal também curtiu muito timbre e ficaram fãs do MM.
Estou muito satisfeito e pelo jeito este MM, vai brigar cabeça a cabeça com o Fender Precision pelo posto de titular na banda de classic rock. Detalhe: o único pedal que usei foi um compressor MXR. Depois, se conseguir, posto um áudio aqui.
Acho que li no fórum por aqui que "a grande obra" do baixista é a construção do seu timbre, e acredito que dei bons passos neste sentido com o MM Stingray.
Recomendo...
Daniel Carneiro- Membro